Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60728
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6392 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#16396 Mensagem por Túlio » Qua Jul 21, 2021 12:31 pm

O que diabos é AKIMBO no que se refere a Fz??? [085] [085] [085] [085]

Fora isso, vamos com calma, tigrada: o @gabriel219 se passou mas o @Pablo Maica começou. Ademais, eu concordo com ele NA PARTE QUE INTERESSA, quem tem ou teve arma e atirou/atira bastante e sempre faz limpeza e manutenção sabe, a arma sempre acaba "desbotando", não importa que se use os produtos indicados pelo fabricante (e tá assim de nego que limpa arma com WD40, baita HERESIA [062] ); o que importa é que arma não é pra ser bonita e toda pintadinha, é pra funcionar bem, isso sim. Se faz o trabalho então tá buena, mil vezes melhor que aquela outra toda mint que a gente nunca sabe como vai se comportar numa situação da vida real.




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13575
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2317 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16397 Mensagem por gabriel219 » Qua Jul 21, 2021 12:56 pm

Túlio escreveu: Qua Jul 21, 2021 12:31 pm
O que diabos é AKIMBO no que se refere a Fz??? [085] [085] [085] [085]

Fora isso, vamos com calma, tigrada: o @gabriel219 se passou mas o @Pablo Maica começou. Ademais, eu concordo com ele NA PARTE QUE INTERESSA, quem tem ou teve arma e atirou/atira bastante e sempre faz limpeza e manutenção sabe, a arma sempre acaba "desbotando", não importa que se use os produtos indicados pelo fabricante (e tá assim de nego que limpa arma com WD40, baita HERESIA [062] ); o que importa é que arma não é pra ser bonita e toda pintadinha, é pra funcionar bem. Se faz isso então tá buena, mil vezes melhor que aquela outra toda mint que a gente nunca sabe como vai se comportar numa situação da vida real.
Akimbo é o que usar duas armas ao mesmo tempo, uma em cada mão, especialmente se forem automáticas.

Eu só acho que tem coisas bem mais interessantes a serem discutidas do que desbotamento de arma. Já vi todo tipo de arma sendo desbotada, SCAR, HK 416 (versão Norueguesa em FDE), C4 e afins, nunca se quer vi esse tipo de discussão. O que poderia estar sendo discutido é: por que a Imbel não usa logo uma caixa de culatra fixa e não aquela porcaria solta? Por que não adotar o padrão de mira da Meprolight no lugar das Irons horríveis? Por que não tentar partir pra um IA2 Mk.2, em conjunto com a Sig, com extensas melhorias no Fuzil, aproveitando já os fuzis atuais, como os Israelenses fizeram com os antigo TAR-21 pro X95?

Por diversas vezes já mostrei as críticas pontuais ao IA2. Eu mesmo gostaria de ver um IA3 já em desenvolvimento, talvez em Bullpump, cano 16", calibre 6.5x40 mm, quem sabe 6.5 x 53 mm em formado "Caseless", utilizando Grafeno e sistema de recuo balanceado das novas AK's para mitigar o recuo.

Existe ainda o interesse da Taurus em fabricar fuzis de Grafeno, tão ou mais leve que polímero mas bem mais útil. Isso abre diversas portas, pois produzido em grande escala, o Grafeno é até barato, pois é um material simples de produzir. Muitos dizem ser a solução para munições "Caseless" confiáveis, já que as que possuem cobertura de polímero tendem ao "cock-off". Existem munições, ainda como protótipos, feitas com o apelido de "FGJ" ou "Full-Graphene-Jacket".

Imagem

A sensação que tenho é aquela mesma discussão de sempre de "ah, pra que perder tempo com MBT's novos, porque não investir tudo em drone e míssil anticarro?".




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13575
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2317 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16398 Mensagem por gabriel219 » Qua Jul 21, 2021 1:16 pm

Pra ser mais sincero, eu fosse o EB, fazia logo uma PPP com a Imbel, modernizava a fábrica e apostaria em Impressoras 3D para fabricação de peças, a maioria delas, de um novo fuzil e em munições Caseless também impressas em 3D, com materiais indo do polímero ao grafeno.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60728
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6392 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#16399 Mensagem por Túlio » Qua Jul 21, 2021 2:04 pm

gabriel219 escreveu: Qua Jul 21, 2021 1:16 pm Pra ser mais sincero, eu fosse o EB, fazia logo uma PPP com a Imbel, modernizava a fábrica e apostaria em Impressoras 3D para fabricação de peças, a maioria delas, de um novo fuzil e em munições Caseless também impressas em 3D, com materiais indo do polímero ao grafeno.
Já eu venderia para quem quisesse fazer apenas Mun para Art, talvez até as próprias bocas de fogo (canhões, howitzers), torres, etc.




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13575
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2317 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16400 Mensagem por gabriel219 » Qua Jul 21, 2021 2:08 pm

Túlio escreveu: Qua Jul 21, 2021 2:04 pm
gabriel219 escreveu: Qua Jul 21, 2021 1:16 pm Pra ser mais sincero, eu fosse o EB, fazia logo uma PPP com a Imbel, modernizava a fábrica e apostaria em Impressoras 3D para fabricação de peças, a maioria delas, de um novo fuzil e em munições Caseless também impressas em 3D, com materiais indo do polímero ao grafeno.
Já eu venderia para quem quisesse fazer apenas Mun para Art, talvez até as próprias bocas de fogo (canhões, howitzers), torres, etc.
As demais fábricas, principalmente de munição, eu venderia mesmo. Eu gostaria que fosse totalmente privatizada, mas como não será, uma PPP já ajudaria e, principalmente, trocar aquele maquinário.

O que limita a Imbel hoje é o maquinário da década de 60, que não produzirá nada diferente de um FAL.




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7523
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16401 Mensagem por J.Ricardo » Qua Jul 21, 2021 2:44 pm

Fica difícil então querer procuzir um fuzil moderno com maquinas antigas, é o mesmo que querer produzir uma bmw em uma fábrica com ferramental de fusca...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13575
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2317 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16402 Mensagem por gabriel219 » Qua Jul 21, 2021 4:20 pm

Apesar de ser Airsoft, penso nessa ideia:




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8859
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 450 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16403 Mensagem por Pablo Maica » Qua Jul 21, 2021 5:03 pm

Túlio escreveu: Qua Jul 21, 2021 12:31 pm
O que diabos é AKIMBO no que se refere a Fz??? [085] [085] [085] [085]

Fora isso, vamos com calma, tigrada: o @gabriel219 se passou mas o @Pablo Maica começou. Ademais, eu concordo com ele NA PARTE QUE INTERESSA, quem tem ou teve arma e atirou/atira bastante e sempre faz limpeza e manutenção sabe, a arma sempre acaba "desbotando", não importa que se use os produtos indicados pelo fabricante (e tá assim de nego que limpa arma com WD40, baita HERESIA [062] ); o que importa é que arma não é pra ser bonita e toda pintadinha, é pra funcionar bem, isso sim. Se faz o trabalho então tá buena, mil vezes melhor que aquela outra toda mint que a gente nunca sabe como vai se comportar numa situação da vida real.
A questão é, pelo mesmo preço e utilizando o maquinário já existente podem fabricar a peça em polímero verde (e eu sei disso por que usamos esses polímeros de altíssima resistência na minha empresa) mas resolvem fazer tudo em preto, gerando assim a necessidade mais um processo de fabricação (pintura) com necessidade de gastar em mais insumos, e é um processo que vai ter que se repetir nas OMs periodicamente, como é feito atualmente, o que vai obrigar as armarias a terem mais um item em estoque. É o fim do mundo, com certeza não, é um problema grave, definitivamente não também, mas é uma questão de eficiência. Ninguém, falou que o fuzil deixa de ser bom por desbotar. Mas é mais um ponto a observar quanto ao fato de que parece que imbel tem uma fraqueza por falta de eficiência e processes desnecessários.

Outra coisa, sempre vou me opor a membros do fórum, que não sejam da moderação, que tentem pautar o que deve ou não ser discutido aqui. Com todo respeito aos moderadores, podem me punir, deixar de gancho ou banir. Nesses mais de 10 anos de DB vi por diversas vezes, tópicos que eu acompanho sempre, serem tomados por assuntos triviais, insípidos, sem nexo ou apenas bobos, e tudo o que fiz foi ter o mínimo de bom senso e me abster, até que o assunto se tornasse mais interessante a mim, e deixar o restante com a moderação, a quem compete a função de delimitar os assuntos ou não assuntos. Apenas gostaria de esclarecer isso e encerrar por aqui o assunto.


Um abraço e t+ :)




Editado pela última vez por Pablo Maica em Qua Jul 21, 2021 8:59 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2103
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 212 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16404 Mensagem por gogogas » Qua Jul 21, 2021 8:01 pm

Enquanto a Imbel for do estado , não vamos ter a ilusão de grandes investimentos nesta empresa ! Tudo que é do estado , já sabemos como é a realidade !
Não adianta investir pesado na Imbel , se não tem demanda , se tudo o que tem tá suprindo o EB e as demais forças e segurança pública , pra que modernizar ?




Gogogas !
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60728
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6392 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#16405 Mensagem por Túlio » Qua Jul 21, 2021 8:06 pm

Pablo Maica escreveu: Qua Jul 21, 2021 5:03 pm
Outra coisa, sempre vou me opor a membros do fórum, que não sejam da moderação, que tentem pautar o que deve ou não ser discutido aqui. Com todo respeito aos moderadores, podem me punir, deixar de gancho ou banir. Nesses mais de 10 anos de DB vi por diversas vezes, tópicos que eu acompanho sempre, serem tomados por assuntos triviais, insípidos, sem nexo ou apenas bobos, e tudo o que fiz foi ter o mínimo de bom senso e me abster, até que o assunto se tornasse mais interessante a mim, e deixar o restante com a moderação quem é a quem compete a função de delimitar os assuntos ou não assuntos. Apenas gostaria de esclarecer isso e encerrar por aqui o assunto.


Um abraço e t+ :)
Que eu me lembre até convidado a fazer parte da Moderação já foste, o que basta para dizer o que pensamos a teu respeito. Notar ainda que não postei em verde, o que já seria mais do que uma mera opinião mas, em tópico com Moderador de Área, me subordino a ele voluntariamente, ou seja, falei como teu Colega e usei a prerrogativa que eu, tu e qualquer outro temos, que é usar @ para que ninguém pense que estamos usando técnica de "sub-tweet".

Não obstante, assinalei em negrito um dos comportamentos que nos acostumamos a te ver tendo, e desta vez o único dos três nesta charla que o adotou FUI EU!

Sim, tinha visto antes as postagens "cromáticas" e, ao invés de postar, me limitei a ir adiante, não me interessava, justamente por ter larga experiência com armas e saber que não precisa olhar duas vezes, p ex, para uma MP5, seja do GATE/BM, seja da Guardia Republicana (UY) para saber se é recém-chegada ou já usaram bastante e notar ainda, não estou falando de armas vagabundas mas H&K originais, que chegaram zerinho da mesma fábrica que produziu o Fz que usavas na FAB e hoje têm mais "cinza" do que preto, mesmo nas partes de polímero.


E PARES DE ME TORRAR OU EU TACO O

:twisted: ESTATUTO DO IDOSO :twisted:

NI TI!!! [003] [003] [003] [003]
Art. 4o Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.

§ 1o É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

Tomou, papudo? [082] [082] [082] [082]




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7523
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16406 Mensagem por J.Ricardo » Qui Jul 22, 2021 11:31 am

Pablo Maica escreveu: Qua Jul 21, 2021 5:03 pm
Túlio escreveu: Qua Jul 21, 2021 12:31 pm
O que diabos é AKIMBO no que se refere a Fz??? [085] [085] [085] [085]

Fora isso, vamos com calma, tigrada: o @gabriel219 se passou mas o @Pablo Maica começou. Ademais, eu concordo com ele NA PARTE QUE INTERESSA, quem tem ou teve arma e atirou/atira bastante e sempre faz limpeza e manutenção sabe, a arma sempre acaba "desbotando", não importa que se use os produtos indicados pelo fabricante (e tá assim de nego que limpa arma com WD40, baita HERESIA [062] ); o que importa é que arma não é pra ser bonita e toda pintadinha, é pra funcionar bem, isso sim. Se faz o trabalho então tá buena, mil vezes melhor que aquela outra toda mint que a gente nunca sabe como vai se comportar numa situação da vida real.
A questão é, pelo mesmo preço e utilizando o maquinário já existente podem fabricar a peça em polímero verde (e eu sei disso por que usamos esses polímeros de altíssima resistência na minha empresa) mas resolvem fazer tudo em preto, gerando assim a necessidade mais um processo de fabricação (pintura) com necessidade de gastar em mais insumos, e é um processo que vai ter que se repetir nas OMs periodicamente, como é feito atualmente, o que vai obrigar as armarias a terem mais um item em estoque. É o fim do mundo, com certeza não, é um problema grave, definitivamente não também, mas é uma questão de eficiência. Ninguém, falou que o fuzil deixa de ser bom por desbotar. Mas é mais um ponto a observar quanto ao fato de que parece que imbel tem uma fraqueza por falta de eficiência e processes desnecessários.

Outra coisa, sempre vou me opor a membros do fórum, que não sejam da moderação, que tentem pautar o que deve ou não ser discutido aqui. Com todo respeito aos moderadores, podem me punir, deixar de gancho ou banir. Nesses mais de 10 anos de DB vi por diversas vezes, tópicos que eu acompanho sempre, serem tomados por assuntos triviais, insípidos, sem nexo ou apenas bobos, e tudo o que fiz foi ter o mínimo de bom senso e me abster, até que o assunto se tornasse mais interessante a mim, e deixar o restante com a moderação, a quem compete a função de delimitar os assuntos ou não assuntos. Apenas gostaria de esclarecer isso e encerrar por aqui o assunto.


Um abraço e t+ :)
Até o momento, não houve nada a ser mensurado pela moderação, a discussão esta transcorrendo de forma tranquila, e sendo todos adultos, sabemos nos portar e dar atenção ou não a comentários de todos os membros, se houver alguma quebra nas regras, iremos intervir.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
marcusv
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 229
Registrado em: Sáb Fev 18, 2006 1:33 am
Localização: porto alegre
Agradeceram: 31 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16407 Mensagem por marcusv » Qui Jul 22, 2021 4:41 pm

Por fotos e vídeos que tenho visto da imbel de Itajubá a maquinário foi bastante modernizado.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13575
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2317 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16408 Mensagem por gabriel219 » Qui Jul 22, 2021 5:24 pm

marcusv escreveu: Qui Jul 22, 2021 4:41 pm Por fotos e vídeos que tenho visto da imbel de Itajubá a maquinário foi bastante modernizado.
A maior parte sim, mas a máquina que produz o "corpo", que é a parte central da arma, é ainda a mesma utilizada pra fazer o FAL. Como o AR-18 possui semelhanças estruturais, aproveitaram pra fazer isso.

As primeiras concepções do IA2 parecia ser muito mais uma evolução para a família AR-15 do que pro AR-18, apesar de ainda levar muito do AR-18 nisso. O próprio funcionamento do IA2 7.62 também seria em ferrolho rotativo, porém...




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6756
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 770 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16409 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Jul 23, 2021 1:14 am

gabriel219 escreveu: Qui Jul 22, 2021 5:24 pm
As primeiras concepções do IA2 parecia ser muito mais uma evolução para a família AR-15 do que pro AR-18, apesar de ainda levar muito do AR-18 nisso. O próprio funcionamento do IA2 7.62 também seria em ferrolho rotativo, porém...
O que aconteceu?




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13575
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2317 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16410 Mensagem por gabriel219 » Sex Jul 23, 2021 11:57 am

Viktor Reznov escreveu: Sex Jul 23, 2021 1:14 am
gabriel219 escreveu: Qui Jul 22, 2021 5:24 pm
As primeiras concepções do IA2 parecia ser muito mais uma evolução para a família AR-15 do que pro AR-18, apesar de ainda levar muito do AR-18 nisso. O próprio funcionamento do IA2 7.62 também seria em ferrolho rotativo, porém...
O que aconteceu?
Sinceramente, não sei, o EB optou por modificar o ferrolho basculante do FAL e utilizar um novo sistema de gases, que é o principal calcanhar de aquiles do FAL. De toda forma, eu sinceramente gostaria que fosse já pensando um IA3, com calibre novo, em Bullpup.




Responder