FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1576 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Set 12, 2009 1:49 pm

Tem gente que ainda acha que o Lula é um despreparado?
E acham que o comunicado sobre a escolha do Rafale foi um ato afobado e não discutido?
Pior é jornalista achar isso.

[]'s

Alberto -
Centurião
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#1577 Mensagem por Centurião » Sáb Set 12, 2009 1:51 pm

AlbertoRJ escreveu:Tem gente que ainda acha que o Lula é um despreparado?
E acham que o comunicado sobre a escolha do Rafale foi um ato afobado e não discutido?

[]'s
A questão AlbertoRJ é que muitos jornalistas estão indo além de suas atribuições e empregando uma velha estratégia de comunição que diz: "Uma mentira repetida por muitos se torna verdade".

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#1578 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Set 12, 2009 3:03 pm

Centurião escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Tem gente que ainda acha que o Lula é um despreparado?

[]'s
A questão AlbertoRJ é que muitos jornalistas estão indo além de suas atribuições e empregando uma velha estratégia de comunição que diz: "Uma mentira repetida por muitos se torna verdade".
O Jânio de Freitas deve ser o aluno número 1 dessa escola de mentiras.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#1579 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Sáb Set 12, 2009 3:48 pm

Centurião escreveu:Eu vou colocar o que entendi sobre esse processo de forma simplificada:

- O governo anunciou em 7 de setembro a intenção de negociar a compra do Rafale. No entanto, na entrevista coletiva, tanto o Celso Amorim quanto o Lula deixaram claro que a concorrência não tinha acabado e que os outros concorrentes ainda tinham chances

- A imprensa está querendo criar uma crise entre a FAB e o governo, ou pelo menos fazer a opinião pública acreditar nisso

- Todo esse jogo da imprensa pode ser facilmente desmentido, mas, acredito eu, não interessa ao governo, pois a intenção é pressionar os franceses para cederem mais

Resta saber o quão errado eu estou.
Depois de passada a euforia do 7 de Setembro e a depressão do dia 8, e após ler toooodooss os posts desse super tópico, ainda acho que temos questões não bem esclarecidas dentro de toda essa celeuma, principalmente com relação à FAB, que entre outras, motivou um recado duro do Presidente Lula, via imprensa, sobre quem detém o poder de decisão, que por sinal entendo ter sido correto e necessário.
Se a intenção era somente botar a bala (doce) na boca do Presidente Francês visando maiores ganhos, parece que está funcionando, mas também parece que esqueceram de combinar a estratégia com alguns entes do Governo.
Não tenho dúvidas que nosso Governo tem agido com bastante habilidade na condução do Programa,e tomara que esta tinha sido de fato a mexida para o cheque-mate.

Um fraternal abraço,

.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#1580 Mensagem por Matheus » Sáb Set 12, 2009 4:18 pm

Flávio Rocha Vieira escreveu:
Centurião escreveu:Eu vou colocar o que entendi sobre esse processo de forma simplificada:

- O governo anunciou em 7 de setembro a intenção de negociar a compra do Rafale. No entanto, na entrevista coletiva, tanto o Celso Amorim quanto o Lula deixaram claro que a concorrência não tinha acabado e que os outros concorrentes ainda tinham chances

- A imprensa está querendo criar uma crise entre a FAB e o governo, ou pelo menos fazer a opinião pública acreditar nisso

- Todo esse jogo da imprensa pode ser facilmente desmentido, mas, acredito eu, não interessa ao governo, pois a intenção é pressionar os franceses para cederem mais

Resta saber o quão errado eu estou.
Depois de passada a euforia do 7 de Setembro e a depressão do dia 8, e após ler toooodooss os posts desse super tópico, ainda acho que temos questões não bem esclarecidas dentro de toda essa celeuma, principalmente com relação à FAB, que entre outras, motivou um recado duro do Presidente Lula, via imprensa, sobre quem detém o poder de decisão, que por sinal entendo ter sido correto e necessário.
Se a intenção era somente botar a bala (doce) na boca do Presidente Francês visando maiores ganhos, parece que está funcionando, mas também parece que esqueceram de combinar a estratégia com alguns entes do Governo.
Não tenho dúvidas que nosso Governo tem agido com bastante habilidade na condução do Programa,e tomara que esta tinha sido de fato a mexida para o cheque-mate.

Um fraternal abraço,

concordo com vc Flávio, esta aparente falta de sintonia entre o governo e FAB é que me deixa com a pulga (não o Gripen....rsrsrs) atrás da orelha.

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 374 vezes

#1581 Mensagem por Penguin » Sáb Set 12, 2009 5:15 pm

Materia da IstoÉ....com a mesma versão da Veja da ameaça de pedido de demissão de Saito.

Conexão francesa
Lula antecipa escolha pelos caças da França, desagrada à FAB e espera novas propostas dos concorrentes

Claudio Dantas Sequeira

Imagem
PARCERIA Lula e Sarkozy não se contentam com helicópteros e submarinos

A rápida passagem do presidente da França, Nicolas Sarkozy, pelo Brasil na última semana foi marcada por uma sequência de contratempos com repercussão internacional. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, comemorou o 7 de setembro em visível saia-justa e o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, assistiu ao desfile militar sem saber se terminaria a semana no cargo.

Tudo porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não se contentou em anunciar publicamente apenas o que já estava previamente combinado: a compra de helicópteros e submarinos franceses, num pacote de R$ 22,6 bilhões. Embalado pelo discurso da necessidade de defesa do pré-sal, Lula afirmou que o Brasil estaria iniciando negociações diretas com a França para a aquisição de 36 aviões supersônicos Rafale.

Assim, antecipou uma decisão, passando por cima do Ministério da Defesa e da Aeronáutica, que ainda não haviam se manifestado sobre as propostas dos Estados Unidos e da Suécia, que disputam com a França o reequipamento da Força Aérea Brasileira. Diante de Sarkozy, Saito sentiu-se desmoralizado e cogitou deixar o comando da Aeronáutica. Só recuou depois que o ministro Jobim emitiu uma nota oficial afirmando que a escolha do avião ainda não estava definida.

Os mal-entendidos começaram na noite do domingo 6. Para celebrar a parceria com os franceses, Lula organizou um churrasco no Palácio da Alvorada. A carne já estava próxima do ponto quando o teto de vidro da churrasqueira não resistiu ao calor e explodiu, espalhando cacos sobre as carnes. A gafe não foi maior porque dona Marisa tinha uma carta na manga. Durante a tarde, a primeiradama mandou preparar uma moqueca capixaba, pois temia que chovesse e o churrasco ficasse comprometido. Não choveu, mas a moqueca acabou substituindo a picanha.

Durante o jantar, Sarkozy perguntou sobre os aviões e Lula reclamou do preço ofertado pelos franceses. Desta vez, quem tirou, literalmente, uma carta do bolso foi o presidente francês. No documento entregue a Lula, Sarkozy se compromete com a "transferência irrestrita" de tecnologia e "preço competitivo" dos supersônicos Rafale, além de prometer a compra de dez aviões cargueiros KC-390, um projeto em desenvolvimento pela Embraer.

Foi a carta de Sarkozy que motivou Lula a antecipar a decisão a favor da França. Jobim e Saito fo ram informados por Lula sobre a negociação na mesma noite, durante reunião da qual participaram o embaixador do Brasil na França, José Maurício Bustani, o assessor de assuntos internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, além do chefe do Estado-Maior francês e o embaixador da França no Brasil. Contrariado, Saito pediu a Jobim que soltasse a nota pública mantendo a disputa aberta. Diante do imbróglio, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) pediu explicações ao ministro da Defesa e convocou uma reunião extraordinária da Comissão de Defesa Nacional do Senado na quarta-feira 16.

"O governo fez uma tremenda confusão ao anunciar o resultado de um processo que não estava concluído", disse Azeredo à ISTOÉ. A Casa Branca, por sua vez, acreditou na versão de Jobim e partiu para o ataque. Divulgou, por meio da embaixada em Brasília, uma nota em que reafirma a disposição dos Estados Unidos de transferir "toda a tecnologia necessária" e destaca que o Congresso americano não fez objeção à proposta de venda feita ao Brasil.

Os EUA também prometeram fazer a montagem final do F-18 com a Embraer. Mas a promessa pareceu "genérica" na visão de Marco Aurélio Garcia, que pediu "garantias efetivas do processo de tecnologia". Lula, por sua vez, ironizou a situação, dizendo que vai acabar recebendo os aviões "de graça". A confusão obrigou os concorrentes a apresentar novas propostas até 18 de setembro.

O deputado Julio Delgado (PSB-MG) está cético quanto ao resultado da concorrência. "Desde o início estava clara a predileção do presidente Lula e do ministro Jobim pelos franceses", afirma. Para o parlamentar, "se a análise técnica for apenas uma formalidade, não haverá outra saída para Saito que não a renúncia". O analista Salvador GhelfiRaza, do Centro Hemisférico de Estudos de Defesa, braço acadêmico do Pentágono, avalia que o governo errou.

"Ou você faz um processo essencialmente político ou uma análise técnica séria, que seja levada em conta." Para o deputado Rodrigo Rollemberg, líder do PSB na Câmara, "o mais importante é garantir que a empresa que vença a concorrência possa promover de fato uma ampla transferência de tecnologia". Na FAB, a sensação é de que os próximos passos da consulta serão mera formalidade, pois a decisão a favor do Rafale já foi tomada.

Imagem

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

#1582 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Set 12, 2009 5:16 pm

Santiago, você acredita que o Saito pediu demisão?

DELTA22
Sênior
Sênior

#1583 Mensagem por DELTA22 » Sáb Set 12, 2009 5:18 pm

Santiago escreveu:Imagem
Dá VERGONHA ver um info(?)gráfico como esse... Lamentável... :oops: [033] [054]

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Carlos Mathias

#1584 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Set 12, 2009 5:27 pm

Por isso eu perguntei ao Santiago.
Ficar postando essas besteiras acho que só conta contra quem o faz, porque dá eco a coisas sem pé nem cabeça.
Esse quadro comparativo é uma piada de péssimo gosto, extremamente dirigido e completamente irreal.
Acho que já passamos desse ponto e sabemos todos que há muito, mas muito mais coisas envolvidas que esse números bobos.

E onde está a proposta do Gripen-NG nesse quadro? :roll:
Por que só a Boeing e a Dassault?
Por que essa necessidade de se mostrar uma falsa superioridade da proposta americana, dado que ninguém sabe o que se ofertou por trás das cortinas midiáticas?

Esse nota e esse quadro passaram por mim aqui no Mangue. Piorou a catinga... :lol:

Penguin
Sênior
Sênior

#1585 Mensagem por Penguin » Sáb Set 12, 2009 5:29 pm

IstoE Dinheiro

O pacote ficou ainda maior. Ou quase
Além da compra de submarinos e helicópteros, Lula acerta com Nicolas Sarkozy a aquisição de 36 caças franceses, mas a disputa não terminou

Gustavo Gantois

Imagem
Lula e Sarkozy: o brasileiro antecipou ao francês o resultado da licitação

Já se sabia que, nas comemorações do 7 de setembro, o presidente Lula anunciaria com pompa e circunstância o maior pacote militar da história recente do País, com investimentos de R$ 20 bilhões na compra de submarinos e helicópteros franceses. Mas durante um jantar com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, em que se serviram churrasco e moqueca capixaba, Lula decidiu também concluir um processo que se arrastava havia quase dez anos, anunciando a intenção de adquirir 36 caças franceses, os Rafale. Com isso, a conta do pacote bélico subiu para R$ 37,5 bilhões. "Nós decidimos começar as negociações para a compra dos Rafale", disse o presidente em entrevista coletiva no dia seguinte. Apesar disso, a questão ainda não está decidida. Um dia após o anúncio, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, reuniu os líderes de partidos políticos no Congresso para dizer que não havia nenhum negócio fechado. Em nota, a Aeronáutica afirmou que o resultado oficial da licitação será divulgado no fim do mês, quando entregará seu relatório técnico à Presidência da República.

O episódio ilustra que, nesta questão militar, o presidente Lula chamou para si a decisão. O que teria pesado a favor dos franceses seria a transferência de tecnologia e os benefícios à Embraer. Há duas semanas, em entrevista à France Presse, o presidente elogiou a disposição da Dassault, que produz o Rafale, em abrir vários processos da produção do caça para fabricantes nacionais. E antes mesmo da coletiva, na segunda-feira 7, Lula chamou Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, num canto do Palácio para comunicá-lo das conversas que tivera com Sarkozy na noite anterior. Enquanto Lula falava, Saito acompanhava, juntamente com Por dentro do Rafale os jornalistas, o material que tinha sido distribuído pela assessoria do presidente. Naquela mesma noite, o comandante da Aeronáutica chegou a apresentar sua demissão a Jobim, que recusou e pediu paciência. "O chefe é assim mesmo, passional", disse o ministro.

No CCBB, sede temporária da presidência, a articulação pró-França vinha sendo liderada pelo Itamaraty. A avaliação dos diplomatas envolvidos na negociação era a de que se o Brasil desse um sinal mais claro de que estava inclinado ao Rafale, o governo americano poderia baixar a guarda e lançar mão da transferência de tecnologia que tanto brilha aos olhos dos militares brasileiros. Dito e feito, na quarta-feira 9 a embaixada americana divulgou um comunicado no qual diz esperar que o governo brasileiro não tenha tomado uma decisão final sobre a compra das aeronaves. "A análise feita pelo Congresso dos EUA sobre a venda potencial do F/A-18 Super Hornet foi concluída em 5 de setembro sem nenhuma objeção formal à venda proposta", diz a nota. "Isso significa que a aprovação do governo dos Estados Unidos para transferir ao Brasil as tecnologias avançadas associadas ao F/A-18 Super Hornet é definitiva."

A notícia foi recebida com um ar de ironia pelo governo. "Daqui a pouco, vou receber de graça", disse Lula. Mas quem emendou o soneto foi o assessor da Presidência, Marco Aurélio Garcia. "Os antecedentes com outros parceiros não são bons, e com a França, no caso dos submarinos e dos helicópteros, é bom", disse Garcia, referindo-se ao veto do governo americano quando o Brasil tentou vender os Super Tucano para a Venezuela, em 2006.

De acordo com o relato de assessores presentes ao jantar entre Lula e Sarkozy, pesou na decisão brasileira um golpe de contrainformação protagonizado pelo presidente francês. Ciente de que a Boeing, fabricante do F-18, estava interessada no projeto do cargueiro KC-390, que a Embraer está desenvolvendo para a FAB, Sarkozy tirou da cartola uma encomenda de dez aviões e a promessa de investir no programa. Além disso, prometeu a Lula trabalhar para reduzir o valor dos caças Rafale e oferecer melhores condições de financiamento - o Brasil será também responsável pela venda dos Rafale a outros países da América Latina. Jobim, que estava ao lado do presidente da Dassault, Charles Edelstenne, não chegou a acompanhar o diálogo entre Lula e Sarkozy. Mas não há dúvida de que os franceses são favoritos.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Penguin
Sênior
Sênior

#1586 Mensagem por Penguin » Sáb Set 12, 2009 5:33 pm

Carlos Mathias escreveu:Santiago, você acredita que o Saito pediu demisão?
Eu nem acredito e nem desacredito.
Eu não estava lá e nem tenho fontes privilegiadas.

[]s

Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

#1587 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Set 12, 2009 5:46 pm

Não existe nenhuma notícia contra os EUA na nossa imprensa ou é só impressão minha?
Deve ser o céu na terra, e a França o inferno fumegante e enxofrento por aqui.
Porra, sobre a França é desgraça atrás de desgraça, putaria atrás de putaria. Por outro lado, os EUA aparecem com uma nobreza de atitudes dignas de um anjo celestial passado na água sanitária e lavado com OMO.
A França fala em 10 KCs, os EUA rebatem com 100 ST, no mínimo.
A França fala em 38 indústrias, os EUA estapeiam com ... Com quantas mesmo Santiago? Sei lá, deve ser no mínimo o dobro.
A França oferece fabricação local, os EUA rebatem com fabricação local também e quiçá o F-18BRI, a exemplo do F-35BRI. :roll: :mrgreen: (essa eu não resisti).
A França ... Enfim, a França é uma merda,a imprensa brasileira já "provou" isso.

Então eu estou me perguntando aqui, porque será meu Deus do céu, que ainda não compraram o F-18E????
Por que será que ficam reapresentando propostas, uma atrás da outra, se na imprensa já se sabe que a reapresentação da Boeing cobre tudo e muito mais, onde nenhum homem jamais foi antes?

Pô, isso é um desperdício!
A Boeing vai dar de mamar pra EMBRAER gente!!!!
OS EUA nos colocaram no lugar da Inglaterra, Israel já ficou láááááááá prá trás faz tempo, aliás, desde os tempos de F-16BRI e semelhantes.

Chama logo os caras e diz que queremos de graça, com a fábrica da Boeing aqui, os caras assinam e o congresso reassina tudo no dia seguinte.

Só o que esses jornalistas já gastaram de cérebro prá escrever essas maravilhas jornalísticas dá prá comprar mais um F-18E de tão barato que está vindo prá nós.

Penguin
Sênior
Sênior

#1588 Mensagem por Penguin » Sáb Set 12, 2009 5:47 pm

Carlos Mathias escreveu:Por isso eu perguntei ao Santiago.
Ficar postando essas besteiras acho que só conta contra quem o faz, porque dá eco a coisas sem pé nem cabeça.
Esse quadro comparativo é uma piada de péssimo gosto, extremamente dirigido e completamente irreal.
Acho que já passamos desse ponto e sabemos todos que há muito, mas muito mais coisas envolvidas que esse números bobos.

E onde está a proposta do Gripen-NG nesse quadro? :roll:
Por que só a Boeing e a Dassault?
Por que essa necessidade de se mostrar uma falsa superioridade da proposta americana, dado que ninguém sabe o que se ofertou por trás das cortinas midiáticas?

Esse nota e esse quadro passaram por mim aqui no Mangue. Piorou a catinga... :lol:
Independente de ser ou não besteira isso saiu em uma revista de circulação nacional. Logo é relevante a postagem aqui.
Gostar ou não do conteúdo é outra história. Não confunda as coisas. Em um fórum de discussão plural vc se deparará com informações nem sempre favoráveis a sua preferência.

Cada um tire sua conclusões. Tudo isso faz parte do jogo. E vai ficar pesado. Alias, a Dassault já usou muito a IstoE e a IstoE Dinheiro para os seus propósitos. Eu nunca vi nenhum simpatizante da proposta da Dassault criticar as inúmeras bobagens já veiculadas por essas duas revistas. Talvez agora a Dassault não precise mais e a Boeing sim.

Devagar que o santo é de barro!

[]s

Carlo M. Cipolla
Penguin
Sênior
Sênior

#1589 Mensagem por Penguin » Sáb Set 12, 2009 5:55 pm

Carlos Mathias escreveu:Não existe nenhuma notícia contra os EUA na nossa imprensa ou é só impressão minha?
Deve ser o céu na terra, e a França o inferno fumegante e enxofrento por aqui.
Porra, sobre a França é desgraça atrás de desgraça, putaria atrás de putaria. Por outro lado, os EUA aparecem com uma nobreza de atitudes dignas de um anjo celestial passado na água sanitária e lavado com OMO.
A França fala em 10 KCs, os EUA rebatem com 100 ST, no mínimo.
A França fala em 38 indústrias, os EUA estapeiam com ... Com quantas mesmo Santiago? Sei lá, deve ser no mínimo o dobro.
A França oferece fabricação local, os EUA rebatem com fabricação local também e quiçá o F-18BRI, a exemplo do F-35BRI. :roll: :mrgreen: (essa eu não resisti).
A França ... Enfim, a França é uma merda,a imprensa brasileira já "provou" isso.

Então eu estou me perguntando aqui, porque será meu Deus do céu, que ainda não compraram o F-18E????
Por que será que ficam reapresentando propostas, uma atrás da outra, se na imprensa já se sabe que a reapresentação da Boeing cobre tudo e muito mais, onde nenhum homem jamais foi antes?

Pô, isso é um desperdício!
A Boeing vai dar de mamar pra EMBRAER gente!!!!
OS EUA nos colocaram no lugar da Inglaterra, Israel já ficou láááááááá prá trás faz tempo, aliás, desde os tempos de F-16BRI e semelhantes.

Chama logo os caras e diz que queremos de graça, com a fábrica da Boeing aqui, os caras assinam e o congresso reassina tudo no dia seguinte.

Só o que esses jornalistas já gastaram de cérebro prá escrever essas maravilhas jornalísticas dá prá comprar mais um F-18E de tão barato que está vindo prá nós.
Deixa de choro CM.
O Rafale já é o escolhido político. E isso é determinante.
Até a verborragia do dia 7, eram só críticas aos EUA: 4a Frota, bases na Colômbia, ameaça de invasão a Amazônia, "cachorro mordido por cobra tem medo lingüiça", etc.

[]s

Editado pela última vez por Penguin em Sáb Set 12, 2009 5:58 pm, em um total de 1 vez.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

#1590 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Set 12, 2009 5:56 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:

Prá mim que você vem dizer isso?
Independente de ser ou não besteira isso saiu em uma revista de circulação nacional. Logo é relevante a postagem aqui.
Gostar ou não do conteúdo é outra história. Não confunda as coisas. Em um fórum de discussão plural vc se deparará com informações nem sempre favoráveis a sua preferência.
Ahã, ahã...

Ah! Minha preferência já saiu faz tempo da disputa, logo, mire noutra direção que essa passou longe. :wink: :lol:
Cada um tire sua conclusões. Tudo isso faz parte do jogo. E vai ficar pesado. Alias, a Dassault já usou muito a IstoE e a IstoE Dinheiro para os seus propósitos. Eu nunca vi nenhum simpatizante da proposta da Dassault criticar as inúmeras bobagens já veiculadas por essas duas revistas. Talvez agora a Dassault não precise mais e a Boeing sim.
Mas foi exatamente o que eu fiz, você é que parece ( veja bem, parece) se mordeu porque eu bati no artigo pró USA.
Repetindo a frase de abertura:

Prá mim que você vem dizer isso?
Eu ia fazer um joguinho com tuas próprias palavras, mas vai dar muito trabalho. :wink:

Abraços!!!!

Responder