O EB tem Bda Op Es, a FAB tem o PARASAR, e a MB tem o tonelero. Somam-se o CFN, as duas brigadas leves de Pronto Emprego, (que não são FFEE, mas são altamente preparados), e temos quase 10 mil homens. Dentro do espectro da especulação, não existe problema em mandar as duas brigadas e os fuzileiros por navio, já que a marinha hondurenha é praticamente inexistente. As forças especiais poderiam neutralizar os 4 M198, e 24 M102 do exército hondurenho, que poderiam oferecer algum risco para os navios, e estabelecer um ponto de desembarque seguro. A partir daí, uma progressão só dependeria da logística.Marino escreveu:A FFE, tropa de pronto emprego dos FN, possui 5000 homens prontos, para AGORA.Em dois ou três dias o Brasil já tem 5 mil homens da FFEE e mais outros 5 mil da FAR em prontidão. Levar isso tudo é que exigiria um grande esforço.
Onde que nós temos cinco mim de FE's no Brasil Vinicius?
Não são FE, mas FN.
Projetos Recentes Marinha do Brasil
Moderador: Conselho de Moderação
- Glauber Prestes
- Moderador
- Agradeceu: 419 vezes
- Agradeceram: 265 vezes
Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Corsário01
- Sênior
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 176 vezes
Mais ou menos, pois vc se esqueceu de que eles são dependentes da Esquadra para se mexer.talharim escreveu:O FN prova mais uma vez ser a nossa FA mais bem equipada.
Para mim as 2únicas coisas que faltam para nosso FN ser completo são VANTs de grande porte e um MBT da classe de um Challenger.
Aí fechou o ciclo o FN pode intervir de forma autonoma em qualquer lugar em qualquer hora.
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Abraços,
Padilha
Padilha
Se for necessário uma intervenção militar do Brasil em Honduras, como estamos agora e como se faria isso?
Temos condições e doutrina de ataque em nossos mariners?
O NAE São Paulo está pronto e seus aviões para essa misão?
Como fariamos pra chegar lá nossas tropas?
Muuto obrigado pelas várias respostas. Mas dá pra concluir que não estamos preparados pra hoje irmos lá em honduras e nos fazer respeitar. O nosso Porta Aviões é uma lata velha que até hopje se discute de tipo de avião poderemos utilizar nele. Os A-4 são hoje uma marrecas. Totalmente obsoletos e inoperantes. Falam em Refale F1 pra o São Paulo, mas a discussão é muito grande de comporta ou não as atuais catapultas. Ou seja, estamos investindo nesta ultima refoema 80 milhões numa arma que não sabemos que resposta dará. Esta investindo num revólver que não sabemos que bala poderemos usar, o certo é que não temos as balas.
Alguém sugeriu no item A-12, que poderiam dexcer em El Salvador e Nicaragua com nossos mariners. Mas depender de El Salvador e Nicaragua é BRABO. É FORTE ESTA!!!
Desejo que esta situação que pra maioria é hipotética do Brasil ter que fazer-se respeitar pela miserável Honduras, sirva pra que todos venhamos fazer uma reflexão da nossa real situação.
Respondam-me: Se o Chaves entrar em surto e resolver inavadir e tomar a Embaixa brasileira em Caracas matando os brasileiros que estão lá, que fariamos contra os SU30, os M-35 dele? Onde estão nossas novas aquisições, M-35, scorpene, caças de ultima geração, que nem se quer se comprou ainda?
Desejo que Honduras invada, não desejo a morte de ninguém, mas que só invada a embaixada. Que nos sintamos incapacitados de reagir. Que nos sintamos sem condições de bancar uma guerra com a miserável Honduras, pois assim pode ser que os políticos e a nação venha se dar conta.
E quanto essa de alugar navios, aviãoes pra ir lá em Honduras é duro de engolir. É o meso que esperar terminar o gaz da cozinha, pra ir alugar um de quem casco meio vazio de quem quisesse, pra levar pra casa pra se conseguir cozinhar. Imagina o que os visinhos diriam de tal pai de família?
Se formos atacados em Hondura, envergonhados diante do mundo e nossa fragilidade ficar exposta teremos grandes dicuildades daqui pra frente na América Latrina, pois Lugo, Morales, Chaves, o do Equador e outrops endureceram e muito o diálago conosco.
Viram amigos, este é o preço a ser pago por um país que a 20 e poucos anos cultuou através de todos os partidos políticos um ódio cego dos militares.
Abraço
Paulo Sà
Modernização da aviação embardada.
1- Modernização do A-12, concluida.
2- Aquisição de helicópteros, Sea Hawk's em andamento, 4 unidades encomendadas, previsão para mais 8. Mais 16 EC-725 encomendados.
3- Modernização dos helicópteros Linx, 6 + 6.
4- Modernização dos A-4, 12 unidades.
5- Aquisição de aviões S-2 para missões COD/REVO e AEW.
6- Aqusição de aviões de caça, 4 geração.
É em 2002 eu diria que sim, estamos mal, porém acreditar que tudo se resolva do dia para a noite é o cúmulo do ridículo.
1- Modernização do A-12, concluida.
2- Aquisição de helicópteros, Sea Hawk's em andamento, 4 unidades encomendadas, previsão para mais 8. Mais 16 EC-725 encomendados.
3- Modernização dos helicópteros Linx, 6 + 6.
4- Modernização dos A-4, 12 unidades.
5- Aquisição de aviões S-2 para missões COD/REVO e AEW.
6- Aqusição de aviões de caça, 4 geração.
É em 2002 eu diria que sim, estamos mal, porém acreditar que tudo se resolva do dia para a noite é o cúmulo do ridículo.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 6284 vezes
- Agradeceram: 3528 vezes
glauberprestes escreveu:O EB tem Bda Op Es, a FAB tem o PARASAR, e a MB tem o tonelero. Somam-se o CFN, as duas brigadas leves de Pronto Emprego, (que não são FFEE, mas são altamente preparados), e temos quase 10 mil homens. Dentro do espectro da especulação, não existe problema em mandar as duas brigadas e os fuzileiros por navio, já que a marinha hondurenha é praticamente inexistente. As forças especiais poderiam neutralizar os 4 M198, e 24 M102 do exército hondurenho, que poderiam oferecer algum risco para os navios, e estabelecer um ponto de desembarque seguro. A partir daí, uma progressão só dependeria da logística.Marino escreveu: A FFE, tropa de pronto emprego dos FN, possui 5000 homens prontos, para AGORA.
Não são FE, mas FN.
Bom, deixa eu explicar melhor o teor da pergunta: quando falamos em FE's, ou seja, tropas especializadas, especificamente no caso do Brasil, temos as seguintes unidades:
MB: Blt Tonelero
Grumec
EB: Bgda Ops Esp: Btl CMMdos / Blt Ops Esp
FAB: PARASAR
Estas unidades, na melhor das hipóteses, juntas, mal chegam a 2500 homens. Estou apenas me referindo à infantaria. Quiçá 5000. Estes, se contarmos a logistica e o apoio ao combate talvez chegue-se a este número.
Se olharmos apenas as FAR, em termos de infantaria, temos algo em torno de 8 mil homens. Mas como a inf. não vai a lugar nenhum nenhum sem suas respectivas contrapartes de apoio, então temos pelo menos 15 mil nas FAR brazucas.
Aí voltamos a questão inicial: o problema é como levar este povo todo a algum lugar, sem um esforço hérculeo. Esforço este, acrescento, está aquém de nossas atuais possibilidades para a garantia da continuidade no terreno de eventuais forças em deslocamento fora do território nacional.
abraços
Carpe Diem
- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
NAVIO-PATRULHA DE 500 TONELADAS - No dia 25 de setembro, a Diretoria de Engenharia Naval assinou contrato para a construção de quatro Navios-Patrulha de 500 toneladas com o EISA – Estaleiro Ilha S/A, na cidade do Rio de Janeiro.
Os navios em questão fazem parte de uma série de 27 navios, dentro do preconizado pela Estratégia Nacional de Defesa, cujos dois primeiros se encontram em construção no estaleiro Indústria Naval do Ceará S/A – INACE, a partir de um projeto desenvolvido pela empresa francesa “Constructions Mécaniques de Normandie” – CMN.
O contrato ora assinado com o estaleiro EISA tem duração total de 4 anos, sendo que o primeiro navio está com sua entrega prevista para março de 2012 e os demais navios serão entregues em seqüência, um a cada seis meses.
Os navios em questão fazem parte de uma série de 27 navios, dentro do preconizado pela Estratégia Nacional de Defesa, cujos dois primeiros se encontram em construção no estaleiro Indústria Naval do Ceará S/A – INACE, a partir de um projeto desenvolvido pela empresa francesa “Constructions Mécaniques de Normandie” – CMN.
O contrato ora assinado com o estaleiro EISA tem duração total de 4 anos, sendo que o primeiro navio está com sua entrega prevista para março de 2012 e os demais navios serão entregues em seqüência, um a cada seis meses.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- talharim
- Sênior
- Agradeceram: 212 vezes
COMANDO-GERAL DO CORPO DE FUZILEIROS
NAVAIS
COMANDO DO MATERIAL DE FUZILEIROS
NAVAIS
EXTRATO DE REGISTRO DE PREÇOS
Registrador: Comando do Material de Fuzileiros Navais; Espécie: Ata
de Registro de Preços nº 31000/09-027/00, referente ao Pregão Eletrônico
nº 021/2009; Objeto: Registrar preço com vista à aquisição de
Viaturas Reboques Especializado 1 ½ TON R2 Cisterna Água e
Cisterna Combustível, Data da Assinatura: 02/09/2009; Validade: 12
meses; Registrado: M M XAVIER EPP - CNPJ: 09.251.116/0001-78
- Item 1 - Viatura Reboque Especializado 1 ½ TON R2 Cisterna Água
- 10UN - R$ 49.980,00; e Item 2 - Viatura Reboque Especializado 1
½ TON R2 Cisterna Combustível - 13UN - R$ 52.400,00.
NAVAIS
COMANDO DO MATERIAL DE FUZILEIROS
NAVAIS
EXTRATO DE REGISTRO DE PREÇOS
Registrador: Comando do Material de Fuzileiros Navais; Espécie: Ata
de Registro de Preços nº 31000/09-027/00, referente ao Pregão Eletrônico
nº 021/2009; Objeto: Registrar preço com vista à aquisição de
Viaturas Reboques Especializado 1 ½ TON R2 Cisterna Água e
Cisterna Combustível, Data da Assinatura: 02/09/2009; Validade: 12
meses; Registrado: M M XAVIER EPP - CNPJ: 09.251.116/0001-78
- Item 1 - Viatura Reboque Especializado 1 ½ TON R2 Cisterna Água
- 10UN - R$ 49.980,00; e Item 2 - Viatura Reboque Especializado 1
½ TON R2 Cisterna Combustível - 13UN - R$ 52.400,00.
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
- Corsário01
- Sênior
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 176 vezes
Esses eu vou acompanhar de perto.Marino escreveu:NAVIO-PATRULHA DE 500 TONELADAS - No dia 25 de setembro, a Diretoria de Engenharia Naval assinou contrato para a construção de quatro Navios-Patrulha de 500 toneladas com o EISA – Estaleiro Ilha S/A, na cidade do Rio de Janeiro.

Abraços,
Padilha
Padilha
- tykuna
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 11 vezes
[quote="FCarvalho"]
Estas unidades, na melhor das hipóteses, juntas, mal chegam a 2500 homens. Estou apenas me referindo à infantaria. Quiçá 5000. Estes, se contarmos a logistica e o apoio ao combate talvez chegue-se a este número.
FCarvalho,
Você não está considerando a reserva. Lembre-se disso.
Abraços
FCarvalho,
Abraços

- FCarvalho
- Sênior
tykuna escreveu:FCarvalho escreveu:
FCarvalho,
Abraços
Salvo melhor juízo meu, FE's não operam com reserva, a não ser que sejam cobertos por FAR. A quantidade que explicitei abrange a totalidade das unidades disponíveis de acordo com sua atual dotação.
Mas se estiver equivocado, a que reserva tu te referes Tykuna?
Carpe Diem
Ahaaa. Vcs andam lendo o BONO heim!Marino escreveu:NAVIO-PATRULHA DE 500 TONELADAS - No dia 25 de setembro, a Diretoria de Engenharia Naval assinou contrato para a construção de quatro Navios-Patrulha de 500 toneladas com o EISA – Estaleiro Ilha S/A, na cidade do Rio de Janeiro.
- tykuna
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 11 vezes
Sim, usei a palavra errada, me refiro ao pessoal que não se encontra na brigada, mas que já realizou o curso. Tem bastante gente.FCarvalho escreveu:tykuna escreveu:
Salvo melhor juízo meu, FE's não operam com reserva, a não ser que sejam cobertos por FAR. A quantidade que explicitei abrange a totalidade das unidades disponíveis de acordo com sua atual dotação.
Mas se estiver equivocado, a que reserva tu te referes Tykuna?

- Glauber Prestes
- Moderador
- Agradeceu: 419 vezes
- Agradeceram: 265 vezes
Tem muita gente espalhada pelo EB com brevê de comandos, FE, e outros...
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Cuidado com os sintomas.
- talharim
- Sênior
- Agradeceram: 212 vezes
DIRETORIA DE ENGENHARIA NAVAL
EXTRATO DE CONTRATO
Contratada: Empresa STARBOAT DO BRASIL BARCOS INFLAVEIS
LTDA; CNPJ: 04.288.918/0001-39; Espécie: Contrato n.º
45000/2009-010/00; Objeto: fornecimento de 2 (duas) Embarcações
de Casco Semirrígido Grandes com maca (ECSR-G-A), 2 (duas)
Embarcações de Casco Semirrígido Grandes sem maca (ECSR-G-B),
09 (nove) Embarcações de Casco Semirrígido Médias (ECSR-M), e
17 (dezessete) Embarcações de Casco Semirrígido Pequenas (ECSRP)
Processo: PREGÃO ELETRÔNICO nº 63007.000018/2008-27; Valor
Total: R$ 3.164.500,00; Vigência: 210 dias; Assinatura:
28/09/2009.
EXTRATO DE CONTRATO
28/09/2009.
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
one behind me."
- FCarvalho
- Sênior
talharim escreveu:DIRETORIA DE ENGENHARIA NAVAL
EXTRATO DE CONTRATO
28/09/2009.
São hovercraft ou quê essas embarcações?
Carpe Diem