SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Carlos Lima
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Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#151 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 14, 2012 2:51 am

Além disso é bom não confudir manobra de show aéreo de piloto que está ali especialemente para fazer show com manobras reais de combate aéreo. :wink:

Aquilo foi "Show" :wink:

[]s
CB_Lima




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Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#152 Mensagem por adriano de paulo geraldo » Seg Mai 14, 2012 8:03 am

knigh7 escreveu:
osolamaalua escreveu: Sinceramente gostaria de que o F-18 ganhasse pois é muito fácil de operar com os americanos. O que voce contratou é o que vai levar, nem mais nem menos.
Outros oficiais da FAB disseram isso também...

Sem falar nas contrapartidas que viriam , Navios , Blindados e quem sabe alguns AH-1 cobra.




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Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#153 Mensagem por mmatuso » Seg Mai 14, 2012 9:29 am

Se levar em consideração a qualidade em realizar manobras e não ter TOT, é melhor comprar os Flankers então, que mané F18. [004]




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Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#154 Mensagem por Justin Case » Seg Mai 14, 2012 9:30 am

adriano de paulo geraldo escreveu:
knigh7 escreveu: Outros oficiais da FAB disseram isso também...

Sem falar nas contrapartidas que viriam , Navios , Blindados e quem sabe alguns AH-1 cobra.
Amigos,

Existem outros tipos de contrapartidas. Por exemplo, aquelas sofridas pelos turcos, no suprimento de seus sistemas americanos, quando a pressão popular local não deixou que o Governo autorizasse a operação NATO em seu território durante a última campanha no Iraque.
Tem também a contrapartida de transformar a indústria aeronáutica brasileira em "fornecedora da Boeing" em vez de uma indústria competidora dos Estados Unidos.
São várias as possibilidades.
Abraços,

Justin




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Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#155 Mensagem por helio » Seg Mai 14, 2012 9:32 am

sapao escreveu:
helio escreveu: Brisa
Tem mais :
Se a FAB já tivesse adquirido armas, geralmente nestas festividades quando o avião é apresentado de forma estática, colocam embaixo dele toda parafernália de opções de armamentos que ele possui.
Ele estava pelado.
É a mesma coisa com os Sabre, só tem canhões por enquanto.... Na LAAD perguntei ao piloto que trouxe o Sabre, e ele disse que já tinha disparado sim foguetes, mas na Russia........

Hélio
Pela logica então tambem não temos armas no H-60, no F-5M, no A-1 e nem no F-2000 já que nenhum deles tinha nada apresentado...
Durante o evento, pelo menos no sábado não havia nenhum Mirage 2000.
É natural que o F-5M e o AMX não se apresentassem com seu arsenal, pois o publico paulista tá cansado de vê-los, o F5, por exemplo por causa do PAMA, é um verdadeiro arroz de festa aqui nos lados de São Paulo.
O P-3A, ao contrário fez seu debut em São Paulo, estava num local de destaque, logo na entrada do evento , cercado por grades, permitindo que o publico visse de perto de 3 lados. Se tivessem adquirido armas, sem duvida estaria todo equipado.....

Hélio




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Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#156 Mensagem por adriano de paulo geraldo » Seg Mai 14, 2012 9:41 am

Mas levando em conta a falta de grana para equipagem das forças e concorrências de décadas,é melhor ter como aliados os EUA do que ficar mijando na arvinha para Bolivianos ´só como exemplo , hoje quem respeita o poderio militar brasileiro , como ser membro do concelho de segurança.Se em plena comemoração do aniversario da esquadrilha ,aviões da fab não aparecem por motivos de contenção de verbas.
Nem no desfile de 7 de setembro tem dinheiro para a comemoração.
Concordo em desenvolver a industria nacional , mas se esse fosse realmente o objetivo teriamos que estar participando de projetos mais ambiciosos também no que se diz respeito a aviação de caça , já que vamos produzir submarino nuclear , por que não projetar um caça nacional ou mutinacional para a próxima década.




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Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#157 Mensagem por Frederico Vitor » Seg Mai 14, 2012 9:59 am

Gente, e os Rafales? Parace que a vinda dos "americas" e suas vespas fizeram a cabeça de muita gente boa, incluindo os da FAB. :roll: :roll: :roll:

Alô Dilma, fecha logo a conta com o camarada Holland antes que seja tarde!!!! :lol: :lol: :lol:




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Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#158 Mensagem por adriano de paulo geraldo » Seg Mai 14, 2012 10:05 am

Frederico Vitor escreveu:Gente, e os Rafales? Parace que a vinda dos "americas" e suas vespas fizeram a cabeça de muita gente boa, incluindo os da FAB. :roll: :roll: :roll:

Alô Dilma, fecha logo a conta com o camarada Holland antes que seja tarde!!!! :lol: :lol: :lol:

Fred a meu preferido tambem seria o rafale , mas eu ficaria muito mais contento se estivéssemos por exemplo participando do projeto russo...rsrs
Mas como se diz na atual circunstancia qualquer um dos três seria melhor do que ficar comprando f-5 de segunda mão.




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Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#159 Mensagem por Helton2042 » Seg Mai 14, 2012 10:08 am

Não é porque se adquiriu armas que vão equipar a aeronave para o evento, as vezes equipam e as vezes não, na grande maioria não se exibe esse equipamento pois há desgastes ou não há necesssidade de amostra. Um exemplo claro é ver aeronaves equipadas geralmente na base em que ela está sediada, F-5M se tiver sorte verá com seus armamentos em Canoas ou Santa Cruz em grande maioria devido as questão logistícas e facilidades da base sede.
Agora sobre AMX e F-5 não levantar vôo no sábado já estava programado, quem fez o download da programação já sabia que os vôos seriam apenas no domingo e com diferença de decolagem de dois minutos, decolaram juntos como programado. Os motivos de tão pouco provavelmente são cortes do orçamento na realização do evento e foco nas equipes de demonstração. Infelizmente para termos demonstrações semelhantes dos F-18 a FAB teria que voltar a treinar pilotos para a demonstração como era feito no passado.




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Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#160 Mensagem por adriano de paulo geraldo » Seg Mai 14, 2012 10:20 am

Helton2042 escreveu:Não é porque se adquiriu armas que vão equipar a aeronave para o evento, as vezes equipam e as vezes não, na grande maioria não se exibe esse equipamento pois há desgastes ou não há necesssidade de amostra. Um exemplo claro é ver aeronaves equipadas geralmente na base em que ela está sediada, F-5M se tiver sorte verá com seus armamentos em Canoas ou Santa Cruz em grande maioria devido as questão logistícas e facilidades da base sede.
Agora sobre AMX e F-5 não levantar vôo no sábado já estava programado, quem fez o download da programação já sabia que os vôos seriam apenas no domingo e com diferença de decolagem de dois minutos, decolaram juntos como programado. Os motivos de tão pouco provavelmente são cortes do orçamento na realização do evento e foco nas equipes de demonstração. Infelizmente para termos demonstrações semelhantes dos F-18 a FAB teria que voltar a treinar pilotos para a demonstração como era feito no passado.
Num evento de grande repercussão quando o prestigio da força conta em questão a opinião publica , o brasil precisa ter mais orgulho de si mesmo , com um pouquinho mais de força de vontade das autoridades isto poderia melhorar muito.
Tínhamos que ter num evento deste a aeronave exposta com seus armamento no solo todos com painéis informativos , exercícios simulados , pois que comercial seria para nossa força , jovens entusiasmados a um dia pertencer a está força.

Eu sei de todas as dificuldades , mas que falta iniciativa e força de vontade de se valorizar ,falta.




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Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#161 Mensagem por Gerson Victorio » Seg Mai 14, 2012 10:35 am

Estou sem acesso descente a um internet....só na terça vou poder explicar melhor meu comentário...até lá.




de volta a Campo Grande - MS.
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Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#162 Mensagem por Beronha » Seg Mai 14, 2012 12:25 pm

Andre Correa escreveu:
sapao escreveu: Não estou falando de entrar Correa, e sim de defender a esquadra. A função de prover superioridade aérea da esquadra é dele, não de uma aeronave da USAF. Basta olhar o site do United States Navy Strike Fighter Tactics Instructor program (SFTI program, vulgo Top Gun) e ver qual a função deles para perceber que eles fazem sim, e muito, combate aereo.
http://en.wikipedia.org/wiki/United_Sta ... or_program

Quanto a apresentação, foi o que eu disse: nós NÃO temos pilotos de demonstração de F-5 nem de A-1, e muito menos intenção de forma-los pois seria desperdicio de dinheiro (minha opinião), diferente da Boeing (que trouxe o seu time e ainda patrocina o Canadense) que por motivos obvios tem o seu.
E sinceramente, de quem ja viu de perto, vergonhoso e perder uma aeronave ou uma (ou varias, como na Italia e na Russia) em um dia que seria de festa.
Não tiveste tempo de ler meu post editado, antes de responder. Para qualquer eventualidade, são dos pilotos com mais experiência no assunto, actualmente, pois não conheço nenhum outro país que treine tão extensivamente como eles.
Tal como disse, são responsáveis por tal, mas evitam isso ao máximo, visto não haver necessidade de colocar as aeronaves em posição ainda não dominada, quando existem alternativas com risco reduzido.

Quanto ao Show Aereo em Pirassununga, essa desculpa, pra mim, não cola. Não havia necessidade de fazer um show demasiadamente avançado, com rasantes, etc, mas algumas manobras em alusão a um dogfight, ou manobras simples, como looping, tonneau, passagens em alta velocidade, com aeronaves como F-5M e M2k, etc, como fizeram os F-18, não faria tão mal, financeiramente, a uma força que pretende operar aeronaves como Super Hornet, Rafale, etc. Se fossemos pensar assim, era melhor não ter feito os saltos de paraquedas, nem utilizado o Blackhawk, pelo mesmo motivos que expuseste.

Foi sim uma falta de bom senso e descaso com a importância do evento, ou acham que o público não dá a mínima para isso. Pior ainda seria a vergonha de sofrer com comparações dos visitantes (Não por parte da FAB, e sim do GF, pois esta voa com aquilo que os dão). Ou voltamos a época das vaquinhas? :twisted:

6ª maior potência económica mundial uma ova... [003]

[009]
Essa falta de "aparição" dos nossos Mitinga e Matusa são propositais! pense bem... "TAMO" PRESCISANDO DE CAÇAS MEU... :mrgreen:




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Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#163 Mensagem por sapao » Seg Mai 14, 2012 1:32 pm

Andre Correa escreveu: Não tiveste tempo de ler meu post editado, antes de responder. Para qualquer eventualidade, são dos pilotos com mais experiência no assunto, actualmente, pois não conheço nenhum outro país que treine tão extensivamente como eles.
Tal como disse, são responsáveis por tal, mas evitam isso ao máximo, visto não haver necessidade de colocar as aeronaves em posição ainda não dominada, quando existem alternativas com risco reduzido.
Sapao escreveu: concordo.

Quanto ao Show Aereo em Pirassununga, essa desculpa, pra mim, não cola. Não havia necessidade de fazer um show demasiadamente avançado, com rasantes, etc, mas algumas manobras em alusão a um dogfight, ou manobras simples, como looping, tonneau, passagens em alta velocidade, com aeronaves como F-5M e M2k, etc, como fizeram os F-18, não faria tão mal, financeiramente, a uma força que pretende operar aeronaves como Super Hornet, Rafale, etc. Se fossemos pensar assim, era melhor não ter feito os saltos de paraquedas, nem utilizado o Blackhawk, pelo mesmo motivos que expuseste.
Sapão escreveu: A baixa altura? Ninguem treina isso, não naquela altitude.
Novamente, acho que vc está confundindo as coisas. Não foi por falta de dinheiro que não houve apresentação, e sim porque não é missão do Grupo de Caça e nem do Adelphi fazer esse tipo de missão.
Os paraquedistas são os Cometas, grupo do EB especializado em apresentações e competições, ou seja, estavam fazendo a que eles treinam. O H-60 simplesmente fez o que faz sempre: desceu e recolheu o homem SAR no guincho e vôos laterais e a ré, coisa que as unidades treinam constantemente.



Foi sim uma falta de bom senso e descaso com a importância do evento, ou acham que o público não dá a mínima para isso. Pior ainda seria a vergonha de sofrer com comparações dos visitantes (Não por parte da FAB, e sim do GF, pois esta voa com aquilo que os dão). Ou voltamos a época das vaquinhas? :twisted:
Sapão escreveu: Volto a dizer: não foi por falta de dinheiro, porque 30 minutos por dia (15 de manha e 15 a tarde) não iam fazer diferença. O motivo foi outro: Profissionalismo.
Explicando: a MISSÃO do EDA e fazer apresentações, estimulando a mentalidade aeronautica e o interesse na carreira militar, bem como a capacidade de insdutria aeronautica nacional. E para fazer isso eles treinam, e muito, para demonstrar a baixa altura
Desde o ultimo acidente com um F-5 em Natal, foi decidido que só pode fazer demonstração quem treina para isso.
Vale a pena colocar um piloto de caça para ter esse tipo de especialidade: na minha opinião não, primeiro porque não se gastou milhões na sua formação para isso, segundo que esse tipo de vôo encurta a vida util da aeronave (que alem de tudo tem que ser preparada para isso), trazendo então o custo X beneficio quase a zero.
Já do F-18, quem eram os pilotos? Quem esta pagando a conta? Qual o motivo?

Então a politica adotada é que piloto de caça vai treinar e utilizar a aeronave para fazer as missões da aviação de caça (que não incluem demonstração aerea), e quem quer fazer apresentação vai para a Fumaça.
Cada um com seus objetivos, sem confundir as coisas.
Lembre-se: os pilotos do F-18 eram pilotos de Demonstração (que um dia já foram operacionais), os do F-5 e A-1 eram operacionais...
Só para constar, um piloto operacional que pode ter as asas cortadas por querer fazer o que não treina:
http://hawkcentral.com/2011/01/06/kinni ... -complete/
Ou seja, fizeram o que não estava previsto.





Editado pela última vez por sapao em Seg Mai 14, 2012 1:40 pm, em um total de 1 vez.
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Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#164 Mensagem por sapao » Seg Mai 14, 2012 1:35 pm

Frederico Vitor escreveu:Gente, e os Rafales? Parace que a vinda dos "americas" e suas vespas fizeram a cabeça de muita gente boa, incluindo os da FAB. :roll: :roll: :roll:

Alô Dilma, fecha logo a conta com o camarada Holland antes que seja tarde!!!! :lol: :lol: :lol:
As 03 empresas foram convidadas, só a Boeing apareceu...




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Re: SUPER SHOW AÉREO - 60 anos da Esquadrilha da Fumaça

#165 Mensagem por sapao » Seg Mai 14, 2012 1:51 pm

helio escreveu: Durante o evento, pelo menos no sábado não havia nenhum Mirage 2000.
É natural que o F-5M e o AMX não se apresentassem com seu arsenal, pois o publico paulista tá cansado de vê-los, o F5, por exemplo por causa do PAMA, é um verdadeiro arroz de festa aqui nos lados de São Paulo.
O P-3A, ao contrário fez seu debut em São Paulo, estava num local de destaque, logo na entrada do evento , cercado por grades, permitindo que o publico visse de perto de 3 lados. Se tivessem adquirido armas, sem duvida estaria todo equipado.....

Hélio
Pode até ser Helio, mas certamente você veria o armamento de treino ou de manejo, principalmente os misseis.
Isso porque a vida util delas é bastante degradada com ele no ambiente normal (por isso os paiois são climatizados), e tem um certo numero de horas de vôo assim como outras partes da aeronave. Depois disso, quando possivel, tem que fazer manutenção (que obviamente não é barata) ou aposentar.

Então armamento de verdade, e isso não é só aqui não, normalmente só se coloca quando se vai usar.
Normalmente nas bases onde as aeronaves estão sediadas fica mais facil de ver o armamento exposto, já que a logistica para coloca-lo ali é mais facil.

Se fosse colocar em Pirassunuga por exemplo, teria que levar escolta, preparar o paiol, levar oficial de armamento, equipe tecnica e afins.
Do jeito que o avião foi (liso) a coisa é bem mais simples.

Sobre os pilones, toda aeronave o coloca por dentro das asas a fixação, de maneira que quando não estiver sendo utilizada possa ser tampada. Isso porque ele gera arrasto quando exposto, e esse arrasto gera aumento do consumo e perda de performance.
E por ser uma instalação estrutural, nem se a FAB tentasse poderia tira-los, a menos que a NAVY não os tivesse instalado, coisa que eu acho dificil.




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