França defende direito a resposta nuclear contra terrorismo

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#16 Mensagem por Lauro Melo » Qui Jan 19, 2006 5:41 pm

França anuncia mudanças no poderio nuclear frente a novas ameaças

Agência EFE

13:45 19/01, atualizada às 15:09 19/01

O presidente da França, Jacques Chirac, apresentou hoje, na base dos submarinos estratégicos franceses, uma adaptação da doutrina nuclear de seu país às novas ameaças, como o terrorismo, e incluiu a defesa de seus aliados entre seus interesses vitais.

Força nuclear da França: submarinos e aviões

Leia abaixo o texto

Chirac disse que a França tem o direito de responder com armas nucleares a "dirigentes de Estados" que recorrerem a "meios terroristas" ou a armas de destruição em massa contra o país.

Ele também anunciou que as forças estratégicas francesas foram estabelecidas para responder de forma flexível e seletiva a ameaças de "potências regionais", sem perder sua capacidade de resposta a grandes forças que atacarem seus interesses vitais.

"Diante das inquietações do presente e das incertezas do futuro, a dissuasão nuclear continua sendo a garantia fundamental de nossa segurança", afirmou o chefe de Estado francês na base de submarinos nucleares lança-mísseis de Ile Longue, no noroeste do país.

Chirac traçou os novos eixos do poderio nuclear da França no pós-Guerra Fria. Antes, ele tinha visitado o Le Vigilant, um dos três submarinos de nova geração equipado com 16 mísseis M45, que a partir de 2010 serão substituídos pelos M51, com um alcance de cerca de 8 mil quilômetros.

Como o segredo é inerente à utilidade do poderio nuclear, Chirac não citou nomes de adversários potenciais. No entanto, em meio à disputa sobre o programa nuclear iraniano, ele denunciou "a tentação de certos Estados de terem poderio nuclear" contra os tratados internacionais.

Diante dos novos desafios do pós-Guerra Fria, Chirac falou sobre a ameaça de uma resposta nuclear.

Embora o poderio nuclear não tenha como objetivo dissuadir "terroristas fanáticos", "dirigentes de Estados que recorrerem a meios terroristas ou que pensarem em utilizar armas de destruição em massa" devem saber que ficarão expostos a uma resposta firme e adaptada", que pode ser "convencional", mas também de "outra natureza", afirmou o presidente.

Chirac também falou sobre a mudança para uma doutrina nuclear flexível, em vez da ameaça de represália em massa, com a destruição de cidades inteiras, que prevalecia na Guerra Fria.

Após dizer que a França continua em condições de causar "danos de todo tipo" a uma "grande" potência que quiser atacar seus interesses vitais, ressaltou que as opções "contra uma potência regional" não se limitam "à inação e à aniquilação".

"A flexibilidade e a reação de nossas forças estratégicas nos permitiriam exercer nossa resposta diretamente sobre seus centros de poder e sua capacidade de atuação", disse.

"Todas nossas forças nucleares foram pensadas com este espírito", insistiu. Para isso, segundo ele, o número de ogivas nucleares foi reduzido em alguns mísseis dos submarinos.

Outra grande novidade do discurso de Chirac é a extensão do que a França pode considerar seus interesses "vitais", o que "não se limita" à integridade de seu território, à proteção de sua população e ao livre exercício da soberania nacional, mas também podem abranger "a garantia de fornecimentos estratégicos e a defesa de países aliados".

Corresponderia ao chefe de Estado "avaliar a amplitude e as conseqüências potenciais de uma agressão, uma ameaça ou uma chantagem insuportável" contra os interesses que "devem ser protegidos".

No entanto, Chirac não falou quais aliados fariam parte destes "interesses vitais", mas citou a "crescente interdependência" dos países da União Européia (UE).

De acordo com ele, o desenvolvimento da política européia de segurança e de defesa, a crescente mistura de interesses dos países da UE e sua "solidariedade" fazem com que o poderio nuclear francês seja um "elemento essencial da segurança do continente europeu".

"Chegou o momento de planejarmos juntos a questão de uma defesa comum, que leve em conta as forças de dissuasão existentes, na perspectiva de uma Europa forte e responsável por sua segurança", disse Chirac depois de lembrar a "ambiciosa" resposta "organizada" idealizada por Paris, em 1995.

Dezenas de manifestantes antinucleares se concentraram em frente à base de Ile Longue para denunciar o rearmamento e a modernização do arsenal atômico francês, que absorve cerca de 10% (aproximadamente 3 bilhões de euros anuais) do orçamento da Defesa.




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#17 Mensagem por Morcego » Qui Jan 19, 2006 6:06 pm

eu acho o seguinte.

NÓS NÃO SOMOS OS CÃES INFIÉIS?? SOMOS
então vamos ser mesmo.

Vamos la amigos VOEM PARA TEERÃ, vão levar seu apio apra aquele cara ,LEVEM ELE PARA MORAR COM VCS.

PQ QUANDO ELE TIVER UMA ARMA BOA E OS MEIOS certos VAI JOGAR EM CIMA DA NOSSA CABEÇA AQUI TB.

só pq aqui temos CARNAVAL e não somos MULÇUMANOS (OS fanáticos claro, O ISLÃ é uma religião de paz).




Carlos Mathias

#18 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jan 19, 2006 6:28 pm

Cuméquié? [037] [037] [037] [037]




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#19 Mensagem por César » Qui Jan 19, 2006 6:46 pm

Patton escreveu:Porque voces querem ver este mundo cheio de armas nucleares? Hiroshima nao era suficiente? Ou talves voces querem ver uma guerra nuclear sendo que a guerra fria nunca resultou com uma? Por um povo dito de ser de paz, voces tem sangue fria.

Hã??? [049]

Não entendi essa sua mensagem amigo Patton. Quem aqui defendeu o uso de armas nucleares? O mundo realmente está cheio de armas nucleares, sendo os seus maiores possuidores os Estados Unidos e a Rússia, e não o Brasil. Aliás, Brasileiros tem verdadeiro horror a armas, especialmente as nucleares. Acho que só os Japoneses tem mais horror de armas nucleares que Brasileiro.

Os Estados Unidos lançaram a cerca de dois anos atrás armas nucleares táticas, possíveis de serem usadas contra países como o Irã. Não seria o caso de os brasileiros perguntarem por que os Estados Unidos tem tantas armas nucleares??

De qualquer forma, gostaria que você explicasse um pouco melhor essa sua mensagem, pois juro que não entendi o porquê dela.

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#20 Mensagem por Einsamkeit » Qui Jan 19, 2006 6:46 pm

Fale por voce

:twisted: :twisted:




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#21 Mensagem por César » Qui Jan 19, 2006 7:07 pm

Cara, hoje eu não estou entendendo mais nada!!! :D :D hahaha




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#22 Mensagem por Einsamkeit » Qui Jan 19, 2006 7:15 pm

César escreveu:Cara, hoje eu não estou entendendo mais nada!!! :D :D hahaha


Brasileiros tem verdadeiro horror a armas, especialmente as nucleares. Acho que só os Japoneses tem mais horror de armas nucleares que Brasileiro.




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#23 Mensagem por César » Qui Jan 19, 2006 7:22 pm

Ahh tá. Bem, no povo em geral não deixa de ser uma verdade. E, quanto as armas nucleares, eu tenho horror a elas também e sou absolutamente contra o Brasil possuí-las. Nossa defesa deve ser feita baseada em armamento convencional.

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#24 Mensagem por Einsamkeit » Qui Jan 19, 2006 7:24 pm

se o convencional for seu o aviao da sua foto, Ai é outra historia........




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#25 Mensagem por Paisano » Qui Jan 19, 2006 9:29 pm

Vou dizer uma coisa e depois me escondo, pois sei que vou levar porrada de todo lado, mas acho que o Brasil deveria possuir armas nucleares.

Não me refiro a bombas A ou H, mas de neutrons.




Avatar do usuário
Jet Crash®
Sênior
Sênior
Mensagens: 1996
Registrado em: Sáb Mai 15, 2004 8:05 pm
Localização: Belo Horizonte
Contato:

#26 Mensagem por Jet Crash® » Qui Jan 19, 2006 9:49 pm

Os francesinhos estão na idade da pedra em relação a armamentos nucleares se comparados aos EUA e Rússia. Não possuem arsenal tático ideal para um ataque contra o Irã.

Foi uma declaração "prá inglês ver" ou ouvir.




Jet Crash®

Imagem
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#27 Mensagem por Einsamkeit » Qui Jan 19, 2006 9:50 pm

Jet Crash® escreveu:Os francesinhos estão na idade da pedra em relação a armamentos nucleares se comparados aos EUA e Rússia. Não possuem arsenal tático ideal para um ataque contra o Irã.

Foi uma declaração "prá inglês ver" ou ouvir.



Claro que sim, por isto que nao existem o Charles de gaulle, Rafale-M, Missil tatico com 600km de alcançe...............




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Jet Crash®
Sênior
Sênior
Mensagens: 1996
Registrado em: Sáb Mai 15, 2004 8:05 pm
Localização: Belo Horizonte
Contato:

#28 Mensagem por Jet Crash® » Qui Jan 19, 2006 9:53 pm

Einsamkeit escreveu:
Jet Crash® escreveu:Os francesinhos estão na idade da pedra em relação a armamentos nucleares se comparados aos EUA e Rússia. Não possuem arsenal tático ideal para um ataque contra o Irã.

Foi uma declaração "prá inglês ver" ou ouvir.



Claro que sim, por isto que nao existem o Charles de gaulle, Rafale-M, Missil tatico com 600km de alcançe...............


E ele chegarão na costa iraniana, enfrentaram um dos sistemas de defesa aéreo e costeira mais capazes do mundo somente para mostrarem que são machões :roll:




Jet Crash®

Imagem
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#29 Mensagem por Einsamkeit » Qui Jan 19, 2006 9:56 pm

Jet Crash® escreveu:
Einsamkeit escreveu:
Jet Crash® escreveu:Os francesinhos estão na idade da pedra em relação a armamentos nucleares se comparados aos EUA e Rússia. Não possuem arsenal tático ideal para um ataque contra o Irã.

Foi uma declaração "prá inglês ver" ou ouvir.



Claro que sim, por isto que nao existem o Charles de gaulle, Rafale-M, Missil tatico com 600km de alcançe...............


E ele chegarão na costa iraniana, enfrentaram um dos sistemas de defesa aéreo e costeira mais capazes do mundo somente para mostrarem que são machões :roll:


Sim, e vao Atacar com as melhores aeronaves embarcadas do mundo, com Scapl-m, SSN so para mostrar, Provavelmente so ajudarao os americanos, ai vao operar rafale a partir do iraque e ........, e tambem mirage 2000-N

Sera que é para ingles ver?




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Jet Crash®
Sênior
Sênior
Mensagens: 1996
Registrado em: Sáb Mai 15, 2004 8:05 pm
Localização: Belo Horizonte
Contato:

#30 Mensagem por Jet Crash® » Qui Jan 19, 2006 10:00 pm

Einsamkeit escreveu:Sim, e vao Atacar com as melhores aeronaves embarcadas do mundo, com Scapl-m, SSN so para mostrar, Provavelmente so ajudarao os americanos, ai vao operar rafale a partir do iraque e ........, e tambem mirage 2000-N

Sera que é para ingles ver?


Desculpe-me discordar de você novamente. A história prova que não se deve depender dos francesinhos. Se houver alguma ação contra o Irã, ela será somente americana ou então anglo-americana.

Os francesinhos poderão tentar colher algum espólio de guerra como tentaram no Iraque, mas sangue francês derramado em solo iraniano jamais.




Jet Crash®

Imagem
Responder