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Enviado: Qua Jun 01, 2005 8:50 pm
por Einsamkeit
Eu tava querendo fazer um UAV pra mim, um Helicoptero + uma Camera de Tv + Transmissor de video sai por uns 3.500 a 4000reais, otimo pra fazer imagens aereas, o Helicoptero tem mais de meia hora de voo acho.
Enviado: Qui Jun 02, 2005 1:08 pm
por Rui Elias Maltez
Colegas:
Pelo que percebi, essa valência do Exército Brasileiro ainda não tem os helis para operar.
É como o nosso GALE:
Estará pronto lá para 2010, com os 10 NH-90, e mais os helis de ataque (que em princípio serão os A-109).
Helis de atque dedicados, tipo Cobra, ou Apache está fora de questão.
Para quando se prevê a aquisição dos helis para o vosso Exército, e em que número de aeronaves?
Enviado: Qui Jun 02, 2005 1:42 pm
por Guerra
talharim escreveu:Eu não entendo porque as nossas 3 forças ainda não possuem UAVs (é moderno demais para nós?)........
Os israelenses são mestres neste tipo de produto.
Como já mantemos vários contratos comerciais com a IAI e suas subsidiárias não custaria nada adquirir uma dezena de UAVs para que já começássemos a implantar essa doutrina por aqui.
Seria excelente para as 3 forças.Daria um grande ganho na tarefa de reconhecimento,e se adquirirmos um UAV mais avnaçado esses aparelhos poderiam designar alvos para nossas Forças Especiais e caças da FAB e MB,inclusive poderiam ser operados do ar pelos prórios R-99 da FAB.
Dentre 2 opções óbvias para o Brasil temos:

SCOUT = Já operado por Cingapura,África do Sul,Sri Lanka e Exército Suíço.

SEARCHER II = Já operado pela Índia,Cingapura,Sri Lanka,Taiwan e Tailândia.
Ou então com um pouco mais de grana e SE os EUA permitirem poderíamos comprar essa belezinha:

RQ-2A/2B Pioneer
Mas falando especificamente das necessidades do EB,conseguir ver em tempo real via datalink por TV a cores o avanço de uma coluna blindada inimiga nos pouparia tempo e muitas vidas...............
O que será que se passa na cabeça do EB?

Não existe inteligencia operacional no EB. Vai demorar vermos um AVANT operando no EB. Existe o planejamento, olhe o que eu comentei no topico sobre radares de vigilancia terrestre:
“As DEs teriam uma cia de inteligência compostas por pelotão de inteligência (que operariam esses sensores), pelotão de contra-inteligência ( interrogatórios, intérpretes, tradutores) e pelotão de apoio técnico (operar veículos não tripulados etc). As brigadas teriam um pelotão de inteligência. Por enquanto a inteligência do EB esta voltada para operações GLO (como quase todo o EB).”
Enviado: Qui Jun 02, 2005 2:29 pm
por Lauro Melo
Rui Elias Maltez
Colegas:
Pelo que percebi, essa valência do Exército Brasileiro ainda não tem os helis para operar.
É como o nosso GALE:
Estará pronto lá para 2010, com os 10 NH-90, e mais os helis de ataque (que em princípio serão os A-109).
Helis de atque dedicados, tipo Cobra, ou Apache está fora de questão.
Para quando se prevê a aquisição dos helis para o vosso Exército, e em que número de aeronaves?
RUI,
A aviação do EB foi implantada em 1989, veja o equipamento atual : SÃO
83 UNIDADES - ENTRE 4 ( QUATRO ) TIPOS DIFERENTES DE HELICÓPTEROS :
8 UNIDADES
36 UNIDADES
35 UNIDADES
4 UNIDADES

Enviado: Qui Jun 02, 2005 2:34 pm
por sgt alex
Luís Henrique escreveu:OAviões de asa fixa devem ficar na FAB e MB.
Não concordo, acho que o EB teveria ter sim aeronaves de asa fixa, pois assim não ficaria na dependência da FAB para suprir algumas de suas atividades.
Não quero dizer que o EB deveria ter, por exemplo, aviões Hércules, mas aeronaves que possam operar em pistas rudimentares e relativamente pequenas, como o Bandeirante e o Brasília, para transporte de pessoal e apoio, principalmente para os pelotões especiais de fronteira.
Enviado: Qui Jun 02, 2005 2:49 pm
por Vinicius Pimenta
Rui, como visto, a AvEx já está operando há muito tempo com suas próprias aeronaves.
Enviado: Qui Jun 02, 2005 4:58 pm
por rodrigo
Nessa 1ª foto postada pelo Lauro, dá pra ver a construção de uma pista de pouso na Base de Taubaté. Alguém sabe se ela já está ativa?

Enviado: Qui Jun 02, 2005 7:36 pm
por fredom
creio que o principal problema da avex seja a falta de vant (como foi dito) porem eu gostaria de ver o numero de UH-60/70??? (não sei direito o nome) aumentado de 4 unidades para pelo mesmo umas 36 e que essas unidades fossem operadas na amazonia, alem disso gostaria tambem de ver alguns tigres voando com EB, eu cito o tigre pq a Helibras é uma subsidiaria da eurocopter e com isso ela poderia trazer algumas dessas belezinhas pra ca´
Enviado: Qui Jun 02, 2005 8:09 pm
por Einsamkeit
Acho que um vetor de ataque tambem, alguem sabe se nossos Helicopteros Possuem Missil anti-blindado? Seria tao caro comprar Cobras ou Algum MI Usado? Aquele Russo que cabem 70 Soldados seria otimo na amazonia o nome é Mi-26 acho, a argentina opera CH-46, nao acho que seja tao caro operar um helicoptero deste porte.
Enviado: Sex Jun 03, 2005 7:43 am
por Rui Elias Maltez
Lauro e Vinícius:
Obrigado pelos esclarecimento e fotos:
De facto acho que tinha percebido mal, e essa unidade é uma importante força para o EB.
Apenas me parece ter um problema, na minha opinião:
Tem poucos helis médios para transporte de tropas (estou a referir-me aos PUMA e aos Black-Hawk).
Se aumentassem um pouco mais esse número, ou abatessem os BH e no futuro os substituíssem por EH-101, ficariam com muito maior mobilidade aérea para transporte rápido de tropas (o Brasil é enorme, e os EH-101 têm uma autonomia de voo notável).
Enviado: Sex Jun 03, 2005 8:39 am
por Guerra
Rui Elias Maltez escreveu:
Tem poucos helis médios para transporte de tropas (estou a referir-me aos PUMA e aos Black-Hawk).
Se aumentassem um pouco mais esse número, ou abatessem os BH e no futuro os substituíssem por EH-101, ficariam com muito maior mobilidade aérea para transporte rápido de tropas (o Brasil é enorme, e os EH-101 têm uma autonomia de voo notável).
A Aviação atualmente tem capacidade de 1200 vagas (mais ou menos isso), é preciso 1400 para transportar uma brigada leve.

Enviado: Sex Jun 03, 2005 9:20 am
por Rui Elias Maltez
Para aumentar essa capacidade de mobilidade rápida, por exemplo para 2 batalhões de 600 homens cada, poderiam apostar num bom lote de Chinook ou EH-101, para tropas e equipamentos ligeiros (viaturas tácticas, pequenas peças de artilharia, baterias anti-aéreas, etc.) e nos médios (NH-90, Black-Hawk em maior número) ou nos PUMA.
Por exemplo:
20 Chinook, ou EH-101
35 BH ou PUMA (se não adquirirem os NH-90)
Em rotatividade, do tipo ponte aérea, poderiam conseguir isso.
Os sectores da Administração Militar assegurariam a logística da operação, do tipo reabastecimento de combustível, alimentos e água, numa cadeia por terra, com o apoio da FAB, que ainda protegeria o corredor para a passagem dos blindados e camiões de transporte de tropas e outros equipamentos.
No fundo essa aviação do Exército seria a vanguarda da força terrestre.
Enviado: Sex Jun 03, 2005 11:35 am
por Lauro Melo
Rui Elias Maltez escreveu:Para aumentar essa capacidade de mobilidade rápida, por exemplo para 2 batalhões de 600 homens cada, poderiam apostar num bom lote de Chinook ou EH-101, para tropas e equipamentos ligeiros (viaturas tácticas, pequenas peças de artilharia, baterias anti-aéreas, etc.) e nos médios (NH-90, Black-Hawk em maior número) ou nos PUMA.
Por exemplo:
20 Chinook, ou EH-101
35 BH ou PUMA (se não adquirirem os NH-90)
Em rotatividade, do tipo ponte aérea, poderiam conseguir isso.
Os sectores da Administração Militar assegurariam a logística da operação, do tipo reabastecimento de combustível, alimentos e água, numa cadeia por terra, com o apoio da FAB, que ainda protegeria o corredor para a passagem dos blindados e camiões de transporte de tropas e outros equipamentos.
No fundo essa aviação do Exército seria a vanguarda da força terrestre.
Rui,
As 36 UNIDADES DO Aerospatiale AS-365K Pantera ( HM-1), ajudam nesta função.
Abraços,

Enviado: Sex Jun 03, 2005 1:50 pm
por Brasileiro
Acho o Pantera pobre em armamento para auto-defesa. Poderiam pelo menos colocar umas metralhadoras .50 no lado (em baixo) e nas portas, e quem sabe uns foguetes 70mm no lado. Acho um disperdício, um helicóptero moderno e com tantas qualidades não possuir capacidade de autodefesa.
Alguém tem alguma foto do Pantera com metralhadoras na porta ou ao lado? (já vi até Cougar assim, mas nunca vi um Patera minimamente armado).
abraços
Enviado: Sex Jun 03, 2005 2:10 pm
por Pablo Maica
Brasileiro eu acho que o problema em instalar as .50 ( ja foram feitos teste com este armamento no pantera) é o mesmo do sapão da FAB, um sub do 5º/8º Gav que é meu amigo disse que quando se faziam disparos com estas armas o heli tremia inteiro, ou seja e estrutura era muito castigada, a não ser que se colocasse apenas uma .50 no heli, mas ai o poder de fogo fica diminuido em função da cadência de tiros, e que só um lado ficaria protegido, por isso optam pela instalação de duas 7,62.
Um abraço e t+
