Operação Paz na Galiléia - Junho de 1982

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

#16 Mensagem por pafuncio » Qui Jan 12, 2006 5:16 pm

1) Ué, os Mig 29´s da URSS não abateram F 16 paquistaneses ?

2) Este artigo da última Revista Asas também é um pouco mais ponderado.

Aparentemente, o Exército Sírio bateu-se muito bem, causando danos terríveis aos israelenses. Os helicópteros árabes funcionaram também.

Quando usado dentro das táticas preconizadas pelos soviéticos, os Mig 23 (que não eram os mais avançados e tinham pouco vetoramento do Controle Aéreo), conseguiram nos dias seguintes esgotar o estoque de mísseis ar-ar israelenses, valendo-se da sua potência e velocidade. Seus mísseis ar-ar eram desatualizados, então. Se não me engano, nem o Apid tinham.

Dizem que os Su 22 ao final da campanha atuaram razoavelmente bem, sob a escolta dos Floggers (ops, o Mig 23 foi um dos meus caças prediletos, nos anos 80).

Outrossim, a defesa terra-ar síria não fora tão eficiente assim. Havia falhas, conforme os soviéticos descobriram ao depois, sanando muitas delas.

Se não me engano, um F 15 fora praticamente destruído por um Atoll, retornando à base por milagre.

3) O ideal seria obter dados com mais credibilidade. Como tudo, na história militar, é difícil penetrar no manto de contra-informação e propaganda.

Dou como exemplo a Batalha de Jutland. Já li alguns livros. No papel, parece-me que a Alemanha venceu, até pela superioridade da blindagem dos seus navios, praticamente encerrando com o mito do cruzador de batalha inglês. Ainda assim, taticamente muitos consideram que os ingleses venceram.

Modestamente, penso diferente. ESTRATEGICAMENTE, não há dúvidas. A marinha do Kaiser a partir daí não mais ousou, ficando recolhida nos portos. Á primeira guerra mundial, aliás, a marinha inglesa teve uma derrota após mais de 100 anos (Malvinas? No começo da guerra, perderam cruzadores em uma batalha no Atlântico Sul, se não me engano; deram troco ao depois, é verdade).

Salu2, alexandre.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#17 Mensagem por Lauro Melo » Qui Jan 12, 2006 5:37 pm

thicogo escreveu:Pessoal,me desculpe mudar o contexto discutido,mas o F-16 foi ou não foi abatido em combates aéreos,pelo pouco que eu sei, dizem que ele :wink: s foi o unico caça moderno que nunca foi abatido em modo AR-AR.VALEU

Olha que esta na pagina do F-16.

http://www.f-16.net/f-16_mishaps_airforce-TUAF.html

08 Oct 1996 [w/o] 91-0023 91-0023 192 Filo F-16D Block 40J News Article Details
Comments:
Crashed into the Aegean Sea nine miles off the island of Chios during a routine flight. It was part of a flight of four F-4's and two F-16's. Just prior to the mishap two Mirage 2000's intercepted them. One of two person crew was rescued but the other is missing. According to an official report, the TUAF formation had illegaly violated Hellenic airspace and so was intercepted by 2 HAF Mirage 2000EG (331sqn, 114FW, Tanagra AB). The 2 TUAF F-16s evidently denied to comply and started agressive maneuvers against the HAF Mirage 2000EG. During the engagment that followed, one of the HAF Mirage 2000EG (piloted by lt. Grivas) fired a Magic IR missile. As a result a TUAF F-16D (#91-0023) was shot down. Immediately the second TUAF F-16 paused the engagment and escaped to the east in order to return to international air space. It was later determined (and kept secret) that the downed pilot who survived from the crash was in fact an Israeli pilot (Osman Cıceklı) dispached from IDFAF. The second pilot (TUAF flight officer) failed to eject in time due to the missile hit and was killed. The downed pilot was rescued 30 min. after shot down by a HAF AB-205 SAR helo (from 358th search and rescue squadron). The pilot received immediate medical care and returned a few days later to Turkey with a HAF C-130 flight. At first the incident was kept secret for obvious purposes and both countries (Greece and Turkey) officialy adopted a mechanical failure as the main cause of the accident. In 2003 the Greek Minister of Defence, Mr. Giannos Papantoniou, stated in public that the incident of Oct. 8th, 1996, that led to the loss of the TUAF F-16D was a result of the immediate action that was taken by HAF fighters during an interception against TUAF fighters violating Greek airspace.




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

#18 Mensagem por pafuncio » Qui Jan 12, 2006 5:50 pm

Boa, Lauro. Falta agora descobrir se Mig 29´s soviéticos fizeram o mesmo.
Li esta informação em uma publicação semanal da década de 80 (Caças do Mundo ? eram fascículos semanais, muito legais), quando foi analisado o novo e temível Mig 29, "capaz de manobras impossíveis para qualquer caça ocidental".




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#19 Mensagem por VICTOR » Sáb Jan 14, 2006 1:57 pm

Caro Alexandre,

Acho que o que aconteceu foi que os MiG-29 iluminaram os F-16 com seus radares, conseguindo inclusive travamento no alvo (lock on), mas não me consta nenhum abate (estou falando de memória, contudo).




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
Spectral
Sênior
Sênior
Mensagens: 740
Registrado em: Qui Fev 03, 2005 8:47 pm
Localização: UK // Portugal

#20 Mensagem por Spectral » Sáb Jan 14, 2006 2:22 pm

Pelo menos o artigo do acig sobre essa altura não parece mencionar nada entre F-16 e MiG-29 :

http://www.acig.org/artman/publish/article_337.shtml




Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#21 Mensagem por VICTOR » Sáb Jan 28, 2006 7:12 pm

Imagem

Muito boa a reportagem, citando inclusive vários movimentos da guerra terrestre e movimentos das colunas blindadas. O Tom Cooper tem a enorme vantagem de não ter nenhum grande viés pró-russo ou pró-americano. Ele menciona várias perdas israelenses, entre elas eu me lembro de ter lido sobre no mínimo um F-4 Phantom e um F-15 Eagle. Aquela alegação dos israelenses de 82 a zero fica parecendo cada vez mais conto da carochinha, mas de qualquer forma eles abateram uma quantidade várias vezes maior de caças adversários do que o contrário.




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#22 Mensagem por VICTOR » Sáb Jan 28, 2006 7:23 pm

Excelente artigo do ACIG sobre os F-16A/B em serviço por Israel. Muitos perfis e histórias sobre os "Netz" que participaram do Ataque a Osirak e da Batalha do Bekaa.

Imagem

Copyright Acig / Tom Cooper




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Responder