Notícias da Marinha do Brasil
Moderador: Conselho de Moderação
Re: Notícias da Marinha do Brasil
Mais um esquadrão para o famoso ( desenvolver doutrina )
Gogogas !
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4836
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceram: 643 vezes
Re: Notícias da Marinha do Brasil
Ou, o início do FIM da aviação de asa fixa na MB.
Abraços,
Wesley
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Re: Notícias da Marinha do Brasil
Os A-4 não são eternos , junto com C-1A que nem notícias tem mais ..... Vamos ver o que a MB vai aprontar na próxima década ...
Gogogas !
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36388
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3144 vezes
Re: Notícias da Marinha do Brasil
Não existe qualquer chance de a MB abrir mão da asa fixa na aviação naval. O VF-1 e o VEC-1 podem até ficar sem aviões, mas não serão desmantelados e muito menos extintos.
A opção mais barata e honesta para substituir os AF-1B/C é o leasing de Gripen C/D usados. Ou a aquisição de novos Gripen E/F independente de se vai haver ou não um novo Nae para a esquadra.
Em qualquer uma destas soluções a MB teria o apoio peso pesado (em Brasília e alhures) da Embraer e de toda a sua cadeia de produção ao redor. O nosso vale do silício tem lá as suas influências no planalto central. E não é pouca diga-se de passagem.
Quanto ao VEC-1 os C-2 irão chegar de acordo com as verbas alocadas ao projeto. Não dá mais para voltar atrás. Seria muito mais caro do que receber os 4 aviões programados.
Quanto ao novo esquadrão de VANT, isso é aquela velha mania de criar novos cargos para poder ocupar oficiais com postos de comando e assim garantir os ganhos devidos. Triste, mas é uma realidade dentro das ffaa's. Faz parte.
A opção mais barata e honesta para substituir os AF-1B/C é o leasing de Gripen C/D usados. Ou a aquisição de novos Gripen E/F independente de se vai haver ou não um novo Nae para a esquadra.
Em qualquer uma destas soluções a MB teria o apoio peso pesado (em Brasília e alhures) da Embraer e de toda a sua cadeia de produção ao redor. O nosso vale do silício tem lá as suas influências no planalto central. E não é pouca diga-se de passagem.
Quanto ao VEC-1 os C-2 irão chegar de acordo com as verbas alocadas ao projeto. Não dá mais para voltar atrás. Seria muito mais caro do que receber os 4 aviões programados.
Quanto ao novo esquadrão de VANT, isso é aquela velha mania de criar novos cargos para poder ocupar oficiais com postos de comando e assim garantir os ganhos devidos. Triste, mas é uma realidade dentro das ffaa's. Faz parte.
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)
- Glauber Prestes
- Moderador
- Mensagens: 8380
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceram: 246 vezes
Re: Notícias da Marinha do Brasil
Só faltou aquele camuflado americano da segunda guerra... Meu pai tem um saco de dormir nesse padrão, HORRÍVEL!Túlio escreveu: ↑Seg Fev 15, 2021 3:57 pmJavaLindo66 escreveu: ↑Seg Fev 15, 2021 3:33 pm
E não é que é verdade? Fiz umas alterações de leve num programa de fotos e saiu isso...
Dá pra até imaginar essa foto numa revista da época
Só um detalhe, vindo de quem comprou a Tecnologia e Defesa número 1 na banca, as fotos não eram coloridas e tinham fraca nitidez! Ia ser mais ou menos como o abaixo:
PS.: CREDO cupincha, que época TOSCA eu vivi!
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 60653
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceram: 6369 vezes
- Contato:
Re: Notícias da Marinha do Brasil
Glauber Prestes escreveu: ↑Dom Abr 04, 2021 5:42 pm
Só faltou aquele camuflado americano da segunda guerra... Meu pai tem um saco de dormir nesse padrão, HORRÍVEL!
CREDO, cupincha, coitado do teu Véio, é em preto e branco também?
PS.: quando eu era guri adorava acampar, e adivinhes: enxerguei nos anos 70 um saco de dormir naquele padrão "onça verde" (também conhecido como "tigrado") do EB numa loja de caça e pesca e comprei na hora. Guri é FUOOOOODASSSSSSSSS.........
PS.: quando eu era guri adorava acampar, e adivinhes: enxerguei nos anos 70 um saco de dormir naquele padrão "onça verde" (também conhecido como "tigrado") do EB numa loja de caça e pesca e comprei na hora. Guri é FUOOOOODASSSSSSSSS.........
"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
- Glauber Prestes
- Moderador
- Mensagens: 8380
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceram: 246 vezes
Re: Notícias da Marinha do Brasil
Acho que se a MB quer manter a operação de asa fixa de maneira séria, deveria é aposentar os Skyhawks e Traders/Tracers, e se concentrar em Patrulha Marítima.FCarvalho escreveu: ↑Sex Abr 02, 2021 11:52 pm Não existe qualquer chance de a MB abrir mão da asa fixa na aviação naval. O VF-1 e o VEC-1 podem até ficar sem aviões, mas não serão desmantelados e muito menos extintos.
A opção mais barata e honesta para substituir os AF-1B/C é o leasing de Gripen C/D usados. Ou a aquisição de novos Gripen E/F independente de se vai haver ou não um novo Nae para a esquadra.
Em qualquer uma destas soluções a MB teria o apoio peso pesado (em Brasília e alhures) da Embraer e de toda a sua cadeia de produção ao redor. O nosso vale do silício tem lá as suas influências no planalto central. E não é pouca diga-se de passagem.
Quanto ao VEC-1 os C-2 irão chegar de acordo com as verbas alocadas ao projeto. Não dá mais para voltar atrás. Seria muito mais caro do que receber os 4 aviões programados.
Caça, carga, e AEW são missões da FAB. Se for para a MB operar tudo isso do solo, e sem previsão de adquirir um NAe, não vejo sentido, nem pra manter a doutrina. Assim como eu não vejo muito sentido na operação de P-3 e P-95 na FAB.
Não estaria relacionado a aquisição dos Scan Eagle?Quanto ao novo esquadrão de VANT, isso é aquela velha mania de criar novos cargos para poder ocupar oficiais com postos de comando e assim garantir os ganhos devidos. Triste, mas é uma realidade dentro das ffaa's. Faz parte.
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Re: Notícias da Marinha do Brasil
Acredito que a MB não vá abrir mão de aviação de caça,até pq a modernização de suas velharias vieram acompanhados de mais de 20 mil peças sobressalentes além de vários A-4 que vai ser canibalizado até ter recursos para algum substituto ! Hoje a IAS em Minas Gerais faz a manutenção dos motores do A-4 , que tem grande expertise nesses motores ! Então , a MB vai manter a doutrina conquistada ao longo desses anos mesmo não tendo um PA ! Hoje vejo os A-4 como um braço armado da esquadra ( mesmo sendo contra a sua operação ) hoje é mais fácil os A-4 Modernizado com alguma capacidade , do que ter nada em futuro próximo !
Gogogas !
Re: Notícias da Marinha do Brasil
A MB por parte do alto Comando tem real interesse em manter a Aviação de Asa Fixa (estou falando apenas do VF-1).
Isso é bom sinal, sem dúvidas.
Foi investimento alto de recursos em tempo, pessoal e material.
A grande surpresa do pacote foram os problemas com o A-12, que de fato parou em 2005 (apesar de ter feito pequenas viagens depois disso) e foi realisticamente de baixa.
As autoridades não contavam com isso, pois o A-12 operou de fato de 2000 a 2005. Esperava-se muito mais.
Agora qual será o próximo passo depois do A-4 Modernizado, de fato, não há resposta, que não seja um chute.
Não há hoje a menor chance da MB bancar o desenvolvimento de um Gripen Naval.
Acho que vai se empurrando a operação do A-4 enquanto puder, a fim de manter a capacidade.
O Esquadrão é pequeno, forma e recebe poucos pilotos (formação final na US Navy), dentro de um cenário que considero realista.
Isso é bom sinal, sem dúvidas.
Foi investimento alto de recursos em tempo, pessoal e material.
A grande surpresa do pacote foram os problemas com o A-12, que de fato parou em 2005 (apesar de ter feito pequenas viagens depois disso) e foi realisticamente de baixa.
As autoridades não contavam com isso, pois o A-12 operou de fato de 2000 a 2005. Esperava-se muito mais.
Agora qual será o próximo passo depois do A-4 Modernizado, de fato, não há resposta, que não seja um chute.
Não há hoje a menor chance da MB bancar o desenvolvimento de um Gripen Naval.
Acho que vai se empurrando a operação do A-4 enquanto puder, a fim de manter a capacidade.
O Esquadrão é pequeno, forma e recebe poucos pilotos (formação final na US Navy), dentro de um cenário que considero realista.
Re: Notícias da Marinha do Brasil
Um usado por ai ... até comprar novos ....
Chuto em F-18 via FMS ...
Chuto em F-18 via FMS ...
Gogogas !
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36388
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3144 vezes
Re: Notícias da Marinha do Brasil
Glauber Prestes escreveu: ↑Dom Abr 04, 2021 5:53 pm Acho que se a MB quer manter a operação de asa fixa de maneira séria, deveria é aposentar os Skyhawks e Traders/Tracers, e se concentrar em Patrulha Marítima.
Sobre este tema, o pouco que se sei é que MB e FAB estão meio que de acordo que a patrulha marítima irá migrar para a aviação naval. Mas não há planejamento ou cronogramas e nem recursos sobre isso nos planos de ambas as forças. Está na verdade ao sabor dos ventos da economia e da oportunidade.
Caça, carga, e AEW são missões da FAB. Se for para a MB operar tudo isso do solo, e sem previsão de adquirir um NAe, não vejo sentido, nem pra manter a doutrina. Assim como eu não vejo muito sentido na operação de P-3 e P-95 na FAB.
Todas essas são missões que a aviação naval pode e desenvolve em um quadro de forças tarefas nucleadas em Nae. Nós não temos isso. Mas independente de não ter, a MB quer manter essa doutrina e capacidades. Do contrário são anos de investimentos jogados fora. E para quê? Para a FAB continuar não fazendo nada disso em pró da esquadra como sempre? Acho que não cola mais.
Não estaria relacionado a aquisição dos Scan Eagle?Quanto ao novo esquadrão de VANT, isso é aquela velha mania de criar novos cargos para poder ocupar oficiais com postos de comando e assim garantir os ganhos devidos. Triste, mas é uma realidade dentro das ffaa's. Faz parte.
Sim, exatamente. Um esquadrão para operar 6 VANT que vão operar basicamente como material orgânico dos navios em que forem dispostos. Espero que navios patrulha.
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36388
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3144 vezes
Re: Notícias da Marinha do Brasil
Se o almirantado quiser mesmo colocar alguma coisa no lugar dos AF-1, e que tenha viabilidade política e industrial, tem que ser o Gripen E/F, ou buscar junto aos suecos modelos C/D sob leasing.papagaio escreveu: ↑Dom Abr 04, 2021 8:42 pm A MB por parte do alto Comando tem real interesse em manter a Aviação de Asa Fixa (estou falando apenas do VF-1).
Isso é bom sinal, sem dúvidas.
Foi investimento alto de recursos em tempo, pessoal e material.
A grande surpresa do pacote foram os problemas com o A-12, que de fato parou em 2005 (apesar de ter feito pequenas viagens depois disso) e foi realisticamente de baixa.
As autoridades não contavam com isso, pois o A-12 operou de fato de 2000 a 2005. Esperava-se muito mais.
Agora qual será o próximo passo depois do A-4 Modernizado, de fato, não há resposta, que não seja um chute.
Não há hoje a menor chance da MB bancar o desenvolvimento de um Gripen Naval.
Acho que vai se empurrando a operação do A-4 enquanto puder, a fim de manter a capacidade.
O Esquadrão é pequeno, forma e recebe poucos pilotos (formação final na US Navy), dentro de um cenário que considero realista.
Difícil crer que qualquer outra caça por aí seja aceitável quando temos uma linha de produção aqui mesmo dele. Como é que explica isso para os engravatados de Brasília? Fora o lobby da Embraer/FAB/SAAB.
Falar em Gripen M agora é no mínimo fantasioso. Mas como já disse em outro tópico, um novo Nae na marinha é improvável antes de 2040.
Editado pela última vez por FCarvalho em Seg Abr 05, 2021 12:53 pm, em um total de 1 vez.
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4836
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceram: 643 vezes
Re: Notícias da Marinha do Brasil
Faz um pacote (A4 + Traders + peças sobressalentes) e vende para os argentinos, que estão lutando para operar uma meia dúzia de A4 armados com AIM-9 Sidewinder e bombas burras.gogogas escreveu: ↑Dom Abr 04, 2021 6:24 pm Acredito que a MB não vá abrir mão de aviação de caça,até pq a modernização de suas velharias vieram acompanhados de mais de 20 mil peças sobressalentes além de vários A-4 que vai ser canibalizado até ter recursos para algum substituto ! Hoje a IAS em Minas Gerais faz a manutenção dos motores do A-4 , que tem grande expertise nesses motores ! Então , a MB vai manter a doutrina conquistada ao longo desses anos mesmo não tendo um PA ! Hoje vejo os A-4 como um braço armado da esquadra ( mesmo sendo contra a sua operação ) hoje é mais fácil os A-4 Modernizado com alguma capacidade , do que ter nada em futuro próximo !
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36388
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3144 vezes
Re: Notícias da Marinha do Brasil
Começo a pensar que esse projeto dos C-2A não irá terminar bem por aqui. Mas duvido que se consiga vender qualquer coisa para os argentinos. Se os Traders chegarem a ser modernizados, o valor deles, mesmo que pequeno se comparado a outros tipos de aviões, ainda assim seria salgado para eles.
Mas confesso que uma forma de tentar tirar a asa fixa da MB do buraco em que se enfiou seria tentar vender tudo para quem se interessar e pegar o dinheiro e colocar em Gripen C/D sob leasing. Ou se for possível, comprar mesmo. Acho que os suecos se dariam esse trabalho de disponibilizar 8 a 12 células para nós, já que o contrário disso seria perder esse espaço para eventuais sucatarias americanas.
Mas confesso que uma forma de tentar tirar a asa fixa da MB do buraco em que se enfiou seria tentar vender tudo para quem se interessar e pegar o dinheiro e colocar em Gripen C/D sob leasing. Ou se for possível, comprar mesmo. Acho que os suecos se dariam esse trabalho de disponibilizar 8 a 12 células para nós, já que o contrário disso seria perder esse espaço para eventuais sucatarias americanas.
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8831
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceram: 432 vezes
Re: Notícias da Marinha do Brasil
Esses traders já deveriam estar sendo transformados em aviões de combate a incêndio, pois talvez seja a única forma do Brasil ter um necessário retorno com esse devaneio de almirante.
Um abraço e t+
Um abraço e t+