Notícias da Marinha do Brasil

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Notícias da Marinha do Brasil

#16 Mensagem por gogogas » Qua Mar 31, 2021 8:28 pm

Mais um esquadrão para o famoso ( desenvolver doutrina )




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Re: Notícias da Marinha do Brasil

#17 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Abr 02, 2021 8:35 am

Ou, o início do FIM da aviação de asa fixa na MB.

Abraços,


Wesley




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Re: Notícias da Marinha do Brasil

#18 Mensagem por gogogas » Sex Abr 02, 2021 9:09 am

Os A-4 não são eternos , junto com C-1A que nem notícias tem mais ..... Vamos ver o que a MB vai aprontar na próxima década ...




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Re: Notícias da Marinha do Brasil

#19 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 02, 2021 11:52 pm

Não existe qualquer chance de a MB abrir mão da asa fixa na aviação naval. O VF-1 e o VEC-1 podem até ficar sem aviões, mas não serão desmantelados e muito menos extintos.
A opção mais barata e honesta para substituir os AF-1B/C é o leasing de Gripen C/D usados. Ou a aquisição de novos Gripen E/F independente de se vai haver ou não um novo Nae para a esquadra.
Em qualquer uma destas soluções a MB teria o apoio peso pesado (em Brasília e alhures) da Embraer e de toda a sua cadeia de produção ao redor. O nosso vale do silício tem lá as suas influências no planalto central. E não é pouca diga-se de passagem.
Quanto ao VEC-1 os C-2 irão chegar de acordo com as verbas alocadas ao projeto. Não dá mais para voltar atrás. Seria muito mais caro do que receber os 4 aviões programados.
Quanto ao novo esquadrão de VANT, isso é aquela velha mania de criar novos cargos para poder ocupar oficiais com postos de comando e assim garantir os ganhos devidos. Triste, mas é uma realidade dentro das ffaa's. Faz parte.




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Re: Notícias da Marinha do Brasil

#20 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Abr 04, 2021 5:42 pm

Túlio escreveu: Seg Fev 15, 2021 3:57 pm
JavaLindo66 escreveu: Seg Fev 15, 2021 3:33 pm
E não é que é verdade? Fiz umas alterações de leve num programa de fotos e saiu isso...

Imagem

Dá pra até imaginar essa foto numa revista da época :lol: :lol: :lol:
Só um detalhe, vindo de quem comprou a Tecnologia e Defesa número 1 na banca, as fotos não eram coloridas e tinham fraca nitidez! Ia ser mais ou menos como o abaixo:


Imagem


PS.: CREDO cupincha, que época TOSCA eu vivi! [003] [003] [003] [003]
Só faltou aquele camuflado americano da segunda guerra... Meu pai tem um saco de dormir nesse padrão, HORRÍVEL!




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Re: Notícias da Marinha do Brasil

#21 Mensagem por Túlio » Dom Abr 04, 2021 5:44 pm

Glauber Prestes escreveu: Dom Abr 04, 2021 5:42 pm
Só faltou aquele camuflado americano da segunda guerra... Meu pai tem um saco de dormir nesse padrão, HORRÍVEL!
CREDO, cupincha, coitado do teu Véio, é em preto e branco também? :lol: :lol: :lol: :lol:

PS.: quando eu era guri adorava acampar, e adivinhes: enxerguei nos anos 70 um saco de dormir naquele padrão "onça verde" (também conhecido como "tigrado") do EB numa loja de caça e pesca e comprei na hora. Guri é FUOOOOODASSSSSSSSS......... :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: Notícias da Marinha do Brasil

#22 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Abr 04, 2021 5:53 pm

FCarvalho escreveu: Sex Abr 02, 2021 11:52 pm Não existe qualquer chance de a MB abrir mão da asa fixa na aviação naval. O VF-1 e o VEC-1 podem até ficar sem aviões, mas não serão desmantelados e muito menos extintos.
A opção mais barata e honesta para substituir os AF-1B/C é o leasing de Gripen C/D usados. Ou a aquisição de novos Gripen E/F independente de se vai haver ou não um novo Nae para a esquadra.
Em qualquer uma destas soluções a MB teria o apoio peso pesado (em Brasília e alhures) da Embraer e de toda a sua cadeia de produção ao redor. O nosso vale do silício tem lá as suas influências no planalto central. E não é pouca diga-se de passagem.
Quanto ao VEC-1 os C-2 irão chegar de acordo com as verbas alocadas ao projeto. Não dá mais para voltar atrás. Seria muito mais caro do que receber os 4 aviões programados.
Acho que se a MB quer manter a operação de asa fixa de maneira séria, deveria é aposentar os Skyhawks e Traders/Tracers, e se concentrar em Patrulha Marítima.

Caça, carga, e AEW são missões da FAB. Se for para a MB operar tudo isso do solo, e sem previsão de adquirir um NAe, não vejo sentido, nem pra manter a doutrina. Assim como eu não vejo muito sentido na operação de P-3 e P-95 na FAB.
Quanto ao novo esquadrão de VANT, isso é aquela velha mania de criar novos cargos para poder ocupar oficiais com postos de comando e assim garantir os ganhos devidos. Triste, mas é uma realidade dentro das ffaa's. Faz parte.
Não estaria relacionado a aquisição dos Scan Eagle?




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Re: Notícias da Marinha do Brasil

#23 Mensagem por gogogas » Dom Abr 04, 2021 6:24 pm

Acredito que a MB não vá abrir mão de aviação de caça,até pq a modernização de suas velharias vieram acompanhados de mais de 20 mil peças sobressalentes além de vários A-4 que vai ser canibalizado até ter recursos para algum substituto ! Hoje a IAS em Minas Gerais faz a manutenção dos motores do A-4 , que tem grande expertise nesses motores ! Então , a MB vai manter a doutrina conquistada ao longo desses anos mesmo não tendo um PA ! Hoje vejo os A-4 como um braço armado da esquadra ( mesmo sendo contra a sua operação ) hoje é mais fácil os A-4 Modernizado com alguma capacidade , do que ter nada em futuro próximo !




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Re: Notícias da Marinha do Brasil

#24 Mensagem por papagaio » Dom Abr 04, 2021 8:42 pm

A MB por parte do alto Comando tem real interesse em manter a Aviação de Asa Fixa (estou falando apenas do VF-1).
Isso é bom sinal, sem dúvidas.
Foi investimento alto de recursos em tempo, pessoal e material.
A grande surpresa do pacote foram os problemas com o A-12, que de fato parou em 2005 (apesar de ter feito pequenas viagens depois disso) e foi realisticamente de baixa.
As autoridades não contavam com isso, pois o A-12 operou de fato de 2000 a 2005. Esperava-se muito mais.
Agora qual será o próximo passo depois do A-4 Modernizado, de fato, não há resposta, que não seja um chute.
Não há hoje a menor chance da MB bancar o desenvolvimento de um Gripen Naval.
Acho que vai se empurrando a operação do A-4 enquanto puder, a fim de manter a capacidade.
O Esquadrão é pequeno, forma e recebe poucos pilotos (formação final na US Navy), dentro de um cenário que considero realista.




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Re: Notícias da Marinha do Brasil

#25 Mensagem por gogogas » Dom Abr 04, 2021 8:52 pm

Um usado por ai ... até comprar novos ....
Chuto em F-18 via FMS ...




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Re: Notícias da Marinha do Brasil

#26 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 05, 2021 12:34 pm

Glauber Prestes escreveu: Dom Abr 04, 2021 5:53 pm Acho que se a MB quer manter a operação de asa fixa de maneira séria, deveria é aposentar os Skyhawks e Traders/Tracers, e se concentrar em Patrulha Marítima.

Sobre este tema, o pouco que se sei é que MB e FAB estão meio que de acordo que a patrulha marítima irá migrar para a aviação naval. Mas não há planejamento ou cronogramas e nem recursos sobre isso nos planos de ambas as forças. Está na verdade ao sabor dos ventos da economia e da oportunidade.

Caça, carga, e AEW são missões da FAB. Se for para a MB operar tudo isso do solo, e sem previsão de adquirir um NAe, não vejo sentido, nem pra manter a doutrina. Assim como eu não vejo muito sentido na operação de P-3 e P-95 na FAB.

Todas essas são missões que a aviação naval pode e desenvolve em um quadro de forças tarefas nucleadas em Nae. Nós não temos isso. Mas independente de não ter, a MB quer manter essa doutrina e capacidades. Do contrário são anos de investimentos jogados fora. E para quê? Para a FAB continuar não fazendo nada disso em pró da esquadra como sempre? Acho que não cola mais.
Quanto ao novo esquadrão de VANT, isso é aquela velha mania de criar novos cargos para poder ocupar oficiais com postos de comando e assim garantir os ganhos devidos. Triste, mas é uma realidade dentro das ffaa's. Faz parte.
Não estaria relacionado a aquisição dos Scan Eagle?

Sim, exatamente. Um esquadrão para operar 6 VANT que vão operar basicamente como material orgânico dos navios em que forem dispostos. Espero que navios patrulha.




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Re: Notícias da Marinha do Brasil

#27 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 05, 2021 12:38 pm

papagaio escreveu: Dom Abr 04, 2021 8:42 pm A MB por parte do alto Comando tem real interesse em manter a Aviação de Asa Fixa (estou falando apenas do VF-1).
Isso é bom sinal, sem dúvidas.
Foi investimento alto de recursos em tempo, pessoal e material.
A grande surpresa do pacote foram os problemas com o A-12, que de fato parou em 2005 (apesar de ter feito pequenas viagens depois disso) e foi realisticamente de baixa.
As autoridades não contavam com isso, pois o A-12 operou de fato de 2000 a 2005. Esperava-se muito mais.
Agora qual será o próximo passo depois do A-4 Modernizado, de fato, não há resposta, que não seja um chute.
Não há hoje a menor chance da MB bancar o desenvolvimento de um Gripen Naval.
Acho que vai se empurrando a operação do A-4 enquanto puder, a fim de manter a capacidade.
O Esquadrão é pequeno, forma e recebe poucos pilotos (formação final na US Navy), dentro de um cenário que considero realista.
Se o almirantado quiser mesmo colocar alguma coisa no lugar dos AF-1, e que tenha viabilidade política e industrial, tem que ser o Gripen E/F, ou buscar junto aos suecos modelos C/D sob leasing.
Difícil crer que qualquer outra caça por aí seja aceitável quando temos uma linha de produção aqui mesmo dele. Como é que explica isso para os engravatados de Brasília? Fora o lobby da Embraer/FAB/SAAB.
Falar em Gripen M agora é no mínimo fantasioso. Mas como já disse em outro tópico, um novo Nae na marinha é improvável antes de 2040.




Editado pela última vez por FCarvalho em Seg Abr 05, 2021 12:53 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Notícias da Marinha do Brasil

#28 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Abr 05, 2021 12:49 pm

gogogas escreveu: Dom Abr 04, 2021 6:24 pm Acredito que a MB não vá abrir mão de aviação de caça,até pq a modernização de suas velharias vieram acompanhados de mais de 20 mil peças sobressalentes além de vários A-4 que vai ser canibalizado até ter recursos para algum substituto ! Hoje a IAS em Minas Gerais faz a manutenção dos motores do A-4 , que tem grande expertise nesses motores ! Então , a MB vai manter a doutrina conquistada ao longo desses anos mesmo não tendo um PA ! Hoje vejo os A-4 como um braço armado da esquadra ( mesmo sendo contra a sua operação ) hoje é mais fácil os A-4 Modernizado com alguma capacidade , do que ter nada em futuro próximo !
Faz um pacote (A4 + Traders + peças sobressalentes) e vende para os argentinos, que estão lutando para operar uma meia dúzia de A4 armados com AIM-9 Sidewinder e bombas burras.


Abraços,

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Re: Notícias da Marinha do Brasil

#29 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 05, 2021 1:01 pm

Começo a pensar que esse projeto dos C-2A não irá terminar bem por aqui. Mas duvido que se consiga vender qualquer coisa para os argentinos. Se os Traders chegarem a ser modernizados, o valor deles, mesmo que pequeno se comparado a outros tipos de aviões, ainda assim seria salgado para eles.
Mas confesso que uma forma de tentar tirar a asa fixa da MB do buraco em que se enfiou seria tentar vender tudo para quem se interessar e pegar o dinheiro e colocar em Gripen C/D sob leasing. Ou se for possível, comprar mesmo. Acho que os suecos se dariam esse trabalho de disponibilizar 8 a 12 células para nós, já que o contrário disso seria perder esse espaço para eventuais sucatarias americanas.




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Re: Notícias da Marinha do Brasil

#30 Mensagem por Pablo Maica » Seg Abr 05, 2021 6:19 pm

Esses traders já deveriam estar sendo transformados em aviões de combate a incêndio, pois talvez seja a única forma do Brasil ter um necessário retorno com esse devaneio de almirante.


Um abraço e t+ :)




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