Operação Missilex 2017 - Uma análise por Roberto Caiafa

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
joabraga13
Júnior
Júnior
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 7 vezes

Re: Operação Missilex 2017 - Uma análise por Roberto Caiafa

#16 Mensagem por joabraga13 » Sex Ago 18, 2017 3:04 pm

Por que a MB mostrou os impactos dos mísseis na Missilex 2016 na Corveta Frontin e não mostrou na Missilex 2017?

No mínimo essa situação gera muitas dúvidas.

silverstone2
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 1 vez

#17 Mensagem por silverstone2 » Sex Ago 18, 2017 3:31 pm

Juniorbombeiro escreveu:Pronto, o Juarez descobriu o tópico, preparar para a treta...
:lol:
É Júnior, está correndo bastante informação extra oficial sobre o desacerto dos mísseis...
Óbvio que não dá pra confiar em boatos, acho difícil NENHUM atingir o alvo, não dá pra acreditar.
Espero que sejam só boatos maldosos ou foi uma tremenda infelicidade !

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#18 Mensagem por Bolovo » Sex Ago 18, 2017 6:00 pm

Penguin escreveu:
Bolovo escreveu:Oloco, mas nem o infalível Penguim acertou o alvo? Temos que devolver essa tranqueira americana...
Penguin é Norueguês...da Kongsberg Defence & Aerospace:
Então tem que devolver essa tranqueira nórdica!

Tem outra tranqueira nórdica com asas que a gente precisa devolver também... [003]

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#19 Mensagem por Bolovo » Sex Ago 18, 2017 6:03 pm

O que eu acho mais interessante é: se nenhum míssil acertou, porque raios afundaram o navio? Afundar um navio "abrindo as comportas" seria um baita desperdício. Deixassem para a próxima. E no fim de tudo, já tudo deu errado, porque liberaram o vídeo? Poderiam ter liberado nada, por exemplo.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
vplemes
Sênior
Sênior
Agradeceu: 168 vezes
Agradeceram: 159 vezes

#20 Mensagem por vplemes » Sex Ago 18, 2017 6:55 pm

Bolovo escreveu:O que eu acho mais interessante é: se nenhum míssil acertou, porque raios afundaram o navio? Afundar um navio "abrindo as comportas" seria um baita desperdício. Deixassem para a próxima. E no fim de tudo, já tudo deu errado, porque liberaram o vídeo? Poderiam ter liberado nada, por exemplo.
Voltar com o navio intacto e passar recibo da incompetência?

gusmano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 276 vezes
Agradeceram: 208 vezes

#21 Mensagem por gusmano » Sex Ago 18, 2017 7:56 pm

Sim... era uma opção. Afundar a base de canhão, sei lá... qq opção. Agora, abrir comportas...pouts. kkk

Missel não atingir, ok.. 2? hm....3 ? Sendo dois de um tipo e 1 de outro? pouts... Nem avião acertando bomba burra? caraio...

abs

Energys
Sênior
Sênior
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

#22 Mensagem por Energys » Sex Ago 18, 2017 9:15 pm

Apenas para pensar: qual o tipo de guiagem do Penguin?
Crer é direito de todos.

Att.

gusmano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 276 vezes
Agradeceram: 208 vezes

#23 Mensagem por gusmano » Sex Ago 18, 2017 9:25 pm

IR ?

abs

Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior

#24 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sáb Set 02, 2017 12:49 am

Penguin escreveu:
Bolovo escreveu:Oloco, mas nem o infalível Penguim acertou o alvo? Temos que devolver essa tranqueira americana...
Penguin é Norueguês...da Kongsberg Defence & Aerospace:
Exato, estamos devolvendo-o para eles!

[003] [003] [003] [003] [003] [003] [003]
[018] [018] [018] [018]

Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg

Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior

#25 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sáb Set 02, 2017 12:52 am

Não é propriamente um problema...
Realizar um ensaio, um exercício com emprego real de armamentos, sempre é interessante.
Os mísseis lançados não atingiram o casco inativo?
Motivo para a MB estudar os motivos deste fracasso, dado que em anos anteriores os exercícios resultaram em acertos.
Ganha-se estudando aquilo que deu errado, este é o motivo do exercício.

Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg

Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6347 vezes
Agradeceram: 3564 vezes

#26 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 02, 2017 2:20 am

É tão raro as ffaa's usarem munição real em seus exercícios que quando isso acontece vira esse carnaval. Para o bem ou para o mal.
Melhor tentar e errar, do que não fazer nada e depois reclamar que não acertou quando pensava que deveria acertar quando usou.

abs

Carpe Diem
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#27 Mensagem por joao fernando » Sáb Set 02, 2017 9:30 am

O missel dos U$Americanos não acertou o alvo???

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
vplemes
Sênior
Sênior
Agradeceu: 168 vezes
Agradeceram: 159 vezes

#28 Mensagem por vplemes » Sáb Set 02, 2017 10:26 am

joao fernando escreveu:O missel dos U$Americanos não acertou o alvo???
Na realidade, NÃO! Não foram disparados nenhum dos harpoon da FAB (único míssil anti navio americano mas nossas FFAAs), os dois Exocet MM-40 disparados eram franceses, e como nosso colega explicou acima, o Penguin é norueguês, fabricado pela Kongsberg. Você molhou a cueca a toa. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6952 vezes
Agradeceram: 7215 vezes
Contato:

#29 Mensagem por Túlio » Sáb Set 02, 2017 12:51 pm

gusmano escreveu:Sim... era uma opção. Afundar a base de canhão, sei lá... qq opção. Agora, abrir comportas...pouts. kkk

Missel não atingir, ok.. 2? hm....3 ? Sendo dois de um tipo e 1 de outro? pouts... Nem avião acertando bomba burra? caraio...

abs
Shit happens. Pode ter trocentas razões para em algum dia nada dar certo, até aí tudo bem. Recordo de um exercício parecido nos anos 80 quando, no embalo das proezas do argies com seus Exocets, a MB se empolgou e resolveu gastar alguns (2, se não me engano), usando como alvo um daqueles Contratorpedeiros recentemente desativados. O Msl que causou mais "estrago" foi um que detonou por indução, danificando ligeiramente uma das chaminés da antiga belonave. Esta não voltou, e por quê? Bueno, a tigrada resolveu pegar o limão e fazer limonada, então o que era para ser um ataque com mísseis se tornou um exercício dos MECs, que instalaram cargas magnéticas de demolição (os contratorpedeiros eram inteiramente de aço) e pimba, no que chegaram à área segura, detonaram e "tchau, navio". Isso de abrir comportas não bate direito, não para mim...

Agora, o que liga o desconfiômetro de qualquer um é comparar o vídeo da 2016 com o da 2017. Custava dizer A VERDADE? Dava até para enfeitar, tipo "os ventos estavam muito fortes, é só ver, aquelas bombas normalmente impactariam direto mas acabaram caindo mais adiante" (o que pode perfeitamente ter mesmo acontecido) ou algo assim, agora MENTIR e ainda arregimentar gente da mídia especializada para corroborar, à custa da própria credibilidade?

PUTZ. :? :? :? :?

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior

#30 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sáb Set 02, 2017 5:35 pm

Túlio escreveu:
gusmano escreveu:Sim... era uma opção. Afundar a base de canhão, sei lá... qq opção. Agora, abrir comportas...pouts. kkk

abs
Shit happens. Pode ter trocentas razões para em algum dia nada dar certo, até aí tudo bem. Recordo de um exercício parecido nos anos 80 quando, no embalo das proezas do argies com seus Exocets, a MB se empolgou e resolveu gastar alguns (2, se não me engano), usando como alvo um daqueles Contratorpedeiros recentemente desativados. O Msl que causou mais "estrago" foi um que detonou por indução, danificando ligeiramente uma das chaminés da antiga belonave. Esta não voltou, e por quê? Bueno, a tigrada resolveu pegar o limão e fazer limonada, então o que era para ser um ataque com mísseis se tornou um exercício dos MECs, que instalaram cargas magnéticas de demolição (os contratorpedeiros eram inteiramente de aço) e pimba, no que chegaram à área segura, detonaram e "tchau, navio". Isso de abrir comportas não bate direito, não para mim...

Agora, o que liga o desconfiômetro de qualquer um é comparar o vídeo da 2016 com o da 2017. Custava dizer A VERDADE? Dava até para enfeitar, tipo "os ventos estavam muito fortes, é só ver, aquelas bombas normalmente impactariam direto mas acabaram caindo mais adiante" (o que pode perfeitamente ter mesmo acontecido) ou algo assim, agora MENTIR e ainda arregimentar gente da mídia especializada para corroborar, à custa da própria credibilidade?

PUTZ. :? :? :? :?
Seria tão mais simples ser transparente, promovendo uma coletiva e dizendo o que realmente aconteceu: "Desta vez não obtivemos impactos" (...) "Estamos estudando para saber o que aconteceu" (...), "Em 2016 tivemos sucesso".
Tão simples.
Parece falta de confiança em si e na mídia. Acredito que o MinDef ainda tem muita água para remar...

Ilya Ehrenburg

Responder