TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#16 Mensagem por felipexion » Qua Mai 22, 2013 10:13 pm

dalton romao escreveu:realmente contra facas, na mão, não dá. treinei muito tempo karatê coreano, "MU DO KWAN", com um coreano que era das forças especiais e que tinha servido no vietnam, mestre Kim, isso nos anos 70 e ele sempre dizia, contra faca na mão só se for última instância, melhor correr se puder e olha que ele era "feríssima". aliás treinei um pouco de combate com facas com ele mesmo e sei que é arriscado de mais dar uma de valentão e tentar tirar a faca de alguém.
Por falar em facas:





[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 82 vezes

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#17 Mensagem por BrasilPotência » Qua Mai 22, 2013 10:13 pm

Bom vejo que não estou sozinho nas Artes Marciais, sou praticante há 6 anos e sou Federado aqui pelo estado de São Paulo, Faixa Marrom de KickBoxing e Azul ponta preta no Muay Thai, e também coloco ai entre as melhores das artes, quem gosta de trocação fica aí uma dica boa. :wink:




Brava Gente, Brasileira!!!
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#18 Mensagem por Andre Correa » Qua Mai 22, 2013 10:16 pm

felipexion escreveu:
Andre Correa escreveu:
Vejo então que o Luís Henrique conhece muito pouco sobre BJJ, pois a intenção é justamente desabilitar o oponente de maneira rápida, e não apenas no chão. Eu também pratico desde 2005 pela Barra Gracie, aqui em Portugal, e digo o mesmo, que com pouco treinamento, um praticante de BJJ é capaz de defender-se de qualquer outro praticante de artes marciais, independente do seu nível, faixa, etc.

[009]
Foi-se o tempo que o BJJ era imbatível. Nas academias que vejo, os lutadores treinam as saídas e as defesas contra o BJJ.
Vai ter que ter queixo de aço para aguentar porrada e finalizar o oponente sem bater.
Então deve ser algo que vês aí, pois no resto do mundo, BJJ ainda é padrão para qualquer lutador, e ensinado a muitas forças de segurança.

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#19 Mensagem por Túlio » Qua Mai 22, 2013 10:26 pm

Mas não ao "tira" comum, que é o escopo do tópico, André véio. Esse recebe umas aulinhas furrecas e fim, toca pra rua. Talvez tenhamos aí umas das razões pelas quais se mata tanto no Brasil, o despreparo para quase qualquer ação não-letal, ou o Policial já é "bom na mão" ao natural ou está com vários colegas (e não falta vídeo de "brutalidade policial" por aí) ou vai acabar tendo de usar força letal para não levar um couro e arriscar ser desarmado e abatido com sua própria arma...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3190
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 205 vezes

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#20 Mensagem por jumentodonordeste » Qua Mai 22, 2013 11:02 pm

Tenho uma simpatia grande pelo Kombato.
Conheço praticantes e sei que essas técnicas ensinadas são treinadas ao estilo militar mesmo, sem facilidade. Não considero muito técnico, mas é bem ao estilo militar/policial.



Defesa contra qualquer tipo de arma deve ser sempre em último caso, infelizmente no Brasil quem é policial ou militar tem que reagir obrigatoriamente, se descobrirem sua profissão é muito provável que você vai morrer.

Essa aqui eu conheço e já usei:



Imobilização de suspeito




Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#21 Mensagem por Andre Correa » Qua Mai 22, 2013 11:54 pm

Túlio escreveu:Mas não ao "tira" comum, que é o escopo do tópico, André véio. Esse recebe umas aulinhas furrecas e fim, toca pra rua. Talvez tenhamos aí umas das razões pelas quais se mata tanto no Brasil, o despreparo para quase qualquer ação não-letal, ou o Policial já é "bom na mão" ao natural ou está com vários colegas (e não falta vídeo de "brutalidade policial" por aí) ou vai acabar tendo de usar força letal para não levar um couro e arriscar ser desarmado e abatido com sua própria arma...
Pois, não sei a realidade aí, mas pelo que vi, muitas forças policiais, como o BOPE no RJ, treinam BJJ. E para o polícia comum, praticar 1 ou 2x por semana, não deve ser lá algo tão absurdo. Afinal, o intuito da polícia é apenas desabilitar o agressor, não abatê-lo, nem enfrentar agressor armado, de mãos vazias.

Por isso que acredito que vale mais a pena praticar, até que aquilo vire uma espécie de "instinto", onde já estamos habituados com tantas situações, que criamos respostas automáticas para como reagirmos, em cada circunstância, e com o treino policial, o gajo aprende a avaliar quando há possibilidade de resolver sem ser necessário utlizar arma de fogo, ou bastão, etc.

Eu vejo certas artes, como o Krav Maga, mais voltado a defesa pessoal, ou seja, atacar de maneira fulminante, para fugir. Já o BJJ consiste em dominar ou desabilitar o oponente, de forma rápida e segura, sendo de escolha do defensor determinar o grau de trauma que irá causar. É algo difícil de explicar, pois só mesmo depois de um tempo a praticar o BJJ que percebes que, sem dar-te por conta, está lá teu cérebro a "maquinar" N maneiras para cada situação, com base no que aprendeste, e no que já aplicaste, ou em ti foste aplicado.

Não sei se faço-me perceber claramente. Depois, se queres complementar, o KN e Kombato são óptimas opções, mas não aplicam-se a todos os casos, quando trata-se de Força Policial, ao meu ver.

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#22 Mensagem por henriquejr » Qua Mai 22, 2013 11:58 pm

Kombato, Krav Maga, entre outras lutas desenvolvidas ESPECIFICAMENTE para defesa pessoal são, na verdade, uma mistura de técnicas de várias Artes Marciais! São técnicas que devem ser práticas e fáceis de ser aplicadas com pouco treinamento, e são destinadas àquelas pessoas que geralmente não possuem pouca ou nenhuma experiencia em artes marciais, com a finalidade de lhes dá alguma capacidade para se defender numa situação em que não lhes resta outra alternativa a não ser recorrer as vias de fato. Não são técnicas destinadas a atletas de competição, que tem vocação e todo tempo do mundo para viver em cima de um tatame treinando suas habilidades. Tanto é que no MMA não se ver nenhum praticante dessas "artes marciais" em posição de destaque. Neste quesito, o Jiujitsu é, na minha opinião, a arte marcial mais completa e eficiente. Logico que um lutador de ponta tem que ser um bom boxeador, e ter conhecimento em outros lutas como Taekwondo, etc, mas o básico para qualquer lutador ter sucesso hoje em dia é o Jiu-jitsu!




.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#23 Mensagem por Luís Henrique » Qui Mai 23, 2013 12:59 am

Andre Correa escreveu:
Luís Henrique escreveu:O Krav Maga é uma arte para ser utilizada em situações de guerra.

O jiu-jitsu é muito eficiente no combate um contra um, mas acredito que o treinamento do Krav Maga é mais eficiente no combate de um contra muitos.

Na guerra, se você levar o oponente para o chão, enquanto vc tenta finalizá-lo, se surgirem mais oponentes, eles não farão uma rodinha para assistir.......

O Krav Maga ensina técnicas para neutralizar o oponente o mais rápido possível. Por isto que tem muitos golpes fatais, golpes para atingir as genitais, olhos, etc.
Ou seja, regiões que seriam proibidas em um campeonato, mas que na guerra/conflito tiram o adversário de cena muito rapidamente.

Cada um no seu quadrado.

Pense nisto.
Vejo então que o Luís Henrique conhece muito pouco sobre BJJ, pois a intenção é justamente desabilitar o oponente de maneira rápida, e não apenas no chão. Eu também pratico desde 2005 pela Barra Gracie, aqui em Portugal, e digo o mesmo, que com pouco treinamento, um praticante de BJJ é capaz de defender-se de qualquer outro praticante de artes marciais, independente do seu nível, faixa, etc.

O que este instrutor mostrou nesse vídeo, se é praticado contra um praticante de BJJ com alguma experiencia já, teria se dado muito mal... mas ali ele mostra uma situação contra um agressor que não percebe absolutamente nada sobre como atacar, e é extremamente fácil de ser evitado.

O Krav Maga é eficiente, a sua maneira, mas eu, tal como muitas outras pessoas e forças de defesa, continuo a preferir o BJJ, pois é mais completo, e prepara-te para todo tipo de situações. Se combinares com kickboxe, aí fica virtualmente imbatível para qualquer outra arte marcial.

[009]
Caro Andre, realmente não possuo grande conhecimento sobre o Jiu-Jitsu, mas já convivi muito no ambiente de artes marciais.
Já treinei Judo, Capoeira, Karatê e Kung-Fu. Este último foi o que mais treinei.

Já assisti algumas aulas de Jiu-Jitsu e conversei bastante com algumas feras nesta arte marcial. Realmente eu a admiro.
Porém o que vi nos treinamentos é que você aprende um pouco de tudo, porém A MAIOR PARTE DO TEMPO, o treinamento é em combates no chão.

Diria que o Judo para as atividades policiais, talvez seja até melhor que o Jiu-Jitsu, pois você treina muito mais em pé.
E na rua o combate sempre inicia nesta posição.

O que comentei é que o Krav Maga é utilizado para neutralizar o inimigo da pior maneira possível.
Não é para competição. É para o combate real. Os treinamentos são destinados para isto.
A maioria dos golpes são mortais ou em locais que seriam proibidos em um esporte, como olhos, garganta, nuca, genitais, etc.

Apenas acredito que para o caso específico que o Tulio mencionou, policiais, etc. Um treinamento mais específico como este e outros (outras artes marciais), pode ser também um professor de Jiu-Jitsu, porém o treinamento será mais voltado para estes casos em vez de passar horas e horas nos combates de chão.
Entende?

Apenas isto.

Sobre o culto ao Jiu-Jitsu, como você é praticante, é normal.
Eu também quando praticava Kung-Fu achava que era invencível e que todas as outras artes marciais não prestavam.
Mas a questão é muito mais o nível de treinamento do que a arte marcial em si.
Não existe arte marcial completa. Existe o lutador mais completo e que treinou mais.

Só para exemplificar. Quando treinei Karate, treinava no tatame, descalço. Quando encaixava um golpe, o professor marcava a pontuação e recomeçava o combate.
O treino era 2 x por semana, 1 hora cada aula.
Depois, na época que eu treinei Kung-Fu, treinávamos no asfalto, de tênis e os chutes eram permitidos em qualquer parte do corpo, exceto genitais.
Ficava a marca do tênis na camisa e era comum alguns colegas decolarem um pequeno vôo, principalmente quando alguém encaixava um chute lateral e suas variações.
Os socos não eram permitidos no rosto. Porém podíamos acertar sequências completas com socos e chutes à vontade, sem interrupção do combate. As vezes acontecia alguns 'erros de cálculo', alguns amigos levaram pontos na boca, eu acabei quebrando a costela de um colega em 3 partes, etc.
Eu treinava de 2ª à 6ª feira, todos os dias sem falta e cada treino era de 2 horas. Para completar eu viciei de tal forma que treinava mais 2 horas em casa.
Nos finais de semana era comum combinar com algum amigo para treinar mais...

AI eu pergunto, qual arte marcial é melhor, o Karate ou o Kung Fu?
As duas são boas.
Mas qual Luís Henrique era melhor?
É óbvio que na época do Kung Fu eu daria conta de várias cópias minhas no Karatê. E até com certa facilidade.

Portanto, esta afirmação de que com pouco treinamento em Jiu-Jitsu da para se defender de qualquer arte marcial independente do nível e faixa você deveria repensar.
Se você pegar um Mestre de Kung Fu com 25 anos de treino, igual o que eu tive e colocar um faixa preta em Jiu Jitsu, por melhor que ele seja, eu lhe asseguro que ele poderá vencer mas também poderá perder. Ou seja, não terá um combate fácil.
Agora se for um iniciante de Jiu Jitsu, ai a luta duraria segundos.

Outra coisa, as faixas também não dizem muito.
Com 5 anos no Karatê eu pegaria a faixa Preta.
Já fiz as contas e a carga horário de treinos que eu teria seria a mesma de apenas 1 ano no Kung Fu (sem contar treinos em casa).
Com 1 ano de Kung Fu eu tinha passado apenas dois níveis, de branca iniciante para branca intermediário e em seguida para branca avançado.
Ou seja, faixa branca e faixa preta ambos com a mesma carga horário de treinamentos.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#24 Mensagem por Andre Correa » Qui Mai 23, 2013 2:10 am

Luís Henrique escreveu:
Andre Correa escreveu: Vejo então que o Luís Henrique conhece muito pouco sobre BJJ, pois a intenção é justamente desabilitar o oponente de maneira rápida, e não apenas no chão. Eu também pratico desde 2005 pela Barra Gracie, aqui em Portugal, e digo o mesmo, que com pouco treinamento, um praticante de BJJ é capaz de defender-se de qualquer outro praticante de artes marciais, independente do seu nível, faixa, etc.

O que este instrutor mostrou nesse vídeo, se é praticado contra um praticante de BJJ com alguma experiencia já, teria se dado muito mal... mas ali ele mostra uma situação contra um agressor que não percebe absolutamente nada sobre como atacar, e é extremamente fácil de ser evitado.

O Krav Maga é eficiente, a sua maneira, mas eu, tal como muitas outras pessoas e forças de defesa, continuo a preferir o BJJ, pois é mais completo, e prepara-te para todo tipo de situações. Se combinares com kickboxe, aí fica virtualmente imbatível para qualquer outra arte marcial.

[009]
Caro Andre, realmente não possuo grande conhecimento sobre o Jiu-Jitsu, mas já convivi muito no ambiente de artes marciais.
Já treinei Judo, Capoeira, Karatê e Kung-Fu. Este último foi o que mais treinei.

Já assisti algumas aulas de Jiu-Jitsu e conversei bastante com algumas feras nesta arte marcial. Realmente eu a admiro.
Porém o que vi nos treinamentos é que você aprende um pouco de tudo, porém A MAIOR PARTE DO TEMPO, o treinamento é em combates no chão.

Diria que o Judo para as atividades policiais, talvez seja até melhor que o Jiu-Jitsu, pois você treina muito mais em pé.
E na rua o combate sempre inicia nesta posição.
Obrigado pela resposta.

Primeiro, tenho que destacar que em 99% das ocasiões, um combate acaba no chão pois trata-se de 2 lutadores de BJJ, que conhecem várias técnicas, e sabem que o único caminho para finalizar o oponente poderá ser no solo. É bem diferente se aplicarmos isso para um Policial, que na rua vai encontrar, na maioria das vezes, pessoas com pouco ou nenhum conhecimento sobre defesa pessoal.

Eu, por exemplo, pratiquei Judo antes de conhecer o BJJ, e a "evolução" foi quase que natural, a ponto de dizer que, da minha experiência, o Judo é mais um esporte, quando comparado ao BJJ. Também, quando adolescente, fiz 2 anos de Karatê, e lembro-me bem sobre a disciplina que aprendi ali, mas pouca coisa era mesmo prática para defesa pessoal na rua, a não ser que uma pessoa dedique anos a aperfeiçoar suas técnicas.

Fique descansado que nos primeiros anos até fiquei encantado com o BJJ, mas isso já passou, principalmente depois que vamos conhecendo nossos limites, etc. De qualquer maneira, eu continuo a apoiar que o BJJ deveria ser obrigatório em qualquer força policial, e o Kombato, que já conhecia por vídeos no YT, seria um bom aliado para a formação em defesa, no caso específico de um polícia.

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#25 Mensagem por Luís Henrique » Qui Mai 23, 2013 12:48 pm

Ok. Apenas uma questão para reflexão...

Muitas academias de artes marciais estão mais preocupadas em ensinar a Disciplina, as Doutrinas e os treinamentos servem muito mais para manter uma boa saúde, exercitar, etc.
É utilizado muito em crianças também com a finalidade de ensinar hierarquia, respeito e disciplina. Existem muitos professores que não combatem, não participam de campeonatos, muito menos campeonatos de MMA, o antigo vale-tudo.

O Jiu Jitsu ficou famoso porque os Gracie começaram a visitar várias academias e a vencer professores de outras artes marciais. Mas como eu disse, a maioria dos profissionais não se dedicam tanto ao combate. Outra coisa, os Gracie eram especializados no chão, mas sabiam se defender EM PÉ. Isto fez toda a diferença.

A mesma coisa ocorreu nos campeonatos, no MMA (antigo vale-tudo) o jiu jitsu se destacou muito.

Agora vou colocar os motivos na minha opinião:

1) os lutadores de outras artes marciais não conheciam as técnicas do jiu jitsu de combate no chão. Quando o combate ia para o chão, o lutador de jiu jitsu vencia a luta.

2) mas porque a luta não terminava antes de chegar ao chão? Simplesmente porque os lutadores de jiu jitsu também treinavam o combate em pé, para poderem se defender até chegar na luta de chão.

E o que temos hoje no MMA? Todos treinam VÁRIAS artes marciais para saberem se defender de todos os tipos de ataque, tanto de pé como no chão.
O Jiu Jitsu continua sendo muito importante, mas já não é tão comum as vitórias serem sempre por finalizações. Em muitas vezes ocorre vitórias através de socos, chutes, joelhadas, cotoveladas, etc.

Trazendo isto para o uso na rua:

Da mesma forma que um lutador de jiu jitsu vencerá o oponente rapidamente, se este não souber se defender no chão, um lutador de outra arte marcial de trocação (socos e chutes) vencerá facilmente um adversário que não sabe se defender em pé.

Na rua a MAIORIA não sabe nem uma coisa nem outra. Portanto qualquer que seja a arte marcial, se for no chão ou em pé, você, na maioria das vezes, terá a vantagem, se for bem treinado.

A grande diferença é que para uso policial, o treinamento tem que ser mais específico. Teria que usar mais as quedas do jiu jitsu ou as chaves e torções EM PÉ (ensinadas mais a fundo no Aikido), pois não acho muito proveitoso levar o oponente para o chão TENDO OUTROS OPONENTES POR PERTO. A não ser que seja apenas 1 criminoso. Ai muda de figura e o Jiu Jitsu se torna muito mais eficiente.

Se forem VÁRIOS criminosos, ou pelo menos 2, uma pessoa BEM TREINADA em combate em pé, com socos, chutes e chaves será mais eficiente que uma pessoa bem treinada no combate no chão.
Pois o tempo que demora para derrubar o adversário, adquirir a guarda e aplicar um arm lock ou um estrangulamento, até a pessoa apagar ou algo do tipo, da tempo de SOBRA para o outro criminoso INTERVIR.
E se você for bem treinado em combate em pé você poderá nocautear VÁRIAS pessoas utilizando socos e chutes e chaves rápidas em muito pouco tempo.

Apenas estes detalhes para a função policial ou em guerra..Ok?




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#26 Mensagem por Túlio » Qui Mai 23, 2013 2:33 pm

Mais uma vez vou tentar explicar a função do tópico: trata-se, numa situação como as descritas acima - no meu caso com exemplos concretos - de que passa-se muitas vezes de uma situação de relaxamento/despreocupação para outra de alta adrenalina de um instante para o outro.

Já o(s) oponente(s) costumam chegar com a adrenalina a toda, estão decididos e motivados. Notar este vídeo, famoso há anos. O cara sai da completa despreocupação direto para a alta adrenalina, enquanto os rufiões tinham aparentemente alguma altercação entre si e já estavam enraivecidos. O azar deles: o cara era bem treinado em boxe e conhecia os fundamentos da luta de rua, notar que isolou um do outro, detonava ora o primeiro (o que agrediu sua garota) até derrubar (2 x), depois partiu sem hesitar para o outro; ao neutralizá-lo, retorna ao primeiro e só então pega de novo o segundo.





Isso é EXCEÇÃO! Não se aprende em academia, pois as formas de acontecer são inúmeras, incontáveis, imprevisíveis.


Agora olhem para a cena a seguir. Dois policiais pretendem deter um baita cara, mais banha do que músculo. Apanham porque desprevenidos da possibilidade de reação, não notaram que o sujeito estava à beira do total descontrole. Se não houvesse mais dois, sei não...




Isso é COMUM! É a realidade do policial de rua, depende tanto dos colegas que não se preocupa muito em desenvolver suas próprias capacidades: se já as tem, ótimo; se não, sempre há quem ajude (mas já levou o dele e o vago vai se gabar disso pelo resto da vida, por mais que apanhe DEPOIS)...


O que o pessoal sempre se esquece são os princípios básicos:

:arrow: Manter distância suficiente para evitar um ataque de surpresa. Braços em prontidão para empurrar o vago que ataca e pernas prontas para saltar para trás, tendo tempo de armar sua defesa.

:arrow: Se não for possível - e muitas vezes não é - já se aproximar com um plano de defesa/esquiva e imediato contraataque (como o descrito acima).

O FUNDAMENTAL - JAMAIS estar de bobeira, achando que é só mais um dia de rotina, pois ROTINA MATA! Notar abaixo um exemplo dessa última assertiva: TRÊS policiais x um vago e numa sala aparentemente de identificação, ou seja, DENTRO de um distrito. Notar ainda que um dos policiais leva quase meia hora só para sacar o tubo de CN (gás lacrimogêneo), e o dispara indiscriminadamente, sobre o vago e os colegas. Isso indica DESPREPARO para lidar com altos índices de adrenalina e DESCONHECIMENTO do fato que qualquer vago próximo é um potencial agressor. Notar que eles SEMPRE "telegrafam" antes de atacar. Até cadeirada um dos policiais leva enquanto foge do vago...




Em suma, é DISSO que falo, não se o BBJ é mais legal que o Mway Thay ou o Judô. Falo de VIDA REAL, não de RINGUES E ACADEMIAS. Vai sozinho pro solo com o vago e vê se não vai acabar aparecendo uma boa alma pra te dar um coice na cabeça ou se o próprio vago não vai dar de mão numa pedra e te rachar o crânio antes de lhe imobilizares o braço...

Aliás, um último exemplo de INESPERADO, quando de uma algemação, vago já rendido:




Mas não poderia finalizar sem mostrar um ÓTIMO exemplo de um POLICIAL (na verdade, Guarda de Segurança) com todas as letras maiúsculas. Claro, este ganha para frequentar Academia e entende que briga de rua não tem REGRA, notar o sempre excelente posicionamento, a variação constante e correta da distância (ele estava lúcido e racional o tempo todo) e dos golpes, alternando punhos, cotovelos e pernas/joelhos:




VIDA REAL NÃO É EM RINGUE COM REGRINHA!!!




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Léo Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 492
Registrado em: Qui Dez 29, 2005 3:52 pm
Localização: Vitória da Conquista-BA
Agradeceram: 8 vezes

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#27 Mensagem por Léo Brito » Qua Jun 19, 2013 2:57 am

Quem luta BJJ defende a arte como melhor defesa pessoal por um simples motivo: Qualquer pessoa pode treinar jiu-jitsu, independente do porte físico, pois utiliza sistema de alavanca.
As REGRAS do Jiu-jitsu limitam-se ao ambiente de treino/competição. Na rua, o pau quebra e só tem uma regra: FICAR VIVO. O limite do golpe vai ser a fratura ou rendição do agressor.

A vantagem do BJJ é que o treino é basicamente force on force, o que nos dá a capacidade do raciocínio rápido e antecipação de situação, a luta vai ao chão no ambiente controlado, pois se está "guerreando" com alguém que domina a arte.

Na rua, o lutador vai utilizar sua técnica sobre o rival ou rivais, mas sem rolar no chão. As imobilizações/finalizações ocorrem diretamente em pé e sendo o caso você faz a queda no peão apenas pra facilitar a sua ação e limitar a do oponente. Outra vantagem, é o fato de aprender tudo (maior parte) da técnica logo na faixa branca, o resto são variações.

Para o leigo (quem não convive com a arte marcial) é complicado entender “lutar jiu-jitsu” em pé ou desferindo golpes, pois, a imagem que vai logo a cabeça é dos caras de quimono atracados no chão... De fato, quase não existem golpes de impacto, mas o lutador desenvolve a base da luta em pé por conta do dinamismo do treinamento.

O que se mostra impossível para o policial/cidadão é treinar para “fulminar”, pois é uma realidade comum apenas para operadores táticos. Viver atento e ser proativo, são circunstancias que requerem treinamento constante. Vantagem que treino em ambiente controlado propicia. Não adianta dica, vídeo demonstrativo de movimento complexo... nada. Você só consegue se preparar se repetir o movimento contra alguém disposto a apanhar/bater.

Na academia que eu treinava, sempre havia treinamento de defesa pessoal após o treino da “arte”, justamente por estarmos fatigados e vulneráveis. O lema era: Se não vai com jeito, vai na ignorância.
Por sorte, encontrei um vídeo no youtube que representa em parte a “estratégia” que eu tentava repetir. O garoto logo após derrubar, faz a montada e desfere socos, eu treinava essa combinação substituindo a montada por chute.


Esse outro vídeo demonstra no 1:05 como uma queda pode ser determinante para liquidar faturas.


Lá na academia havia um horário em que só existia aluno policial, eram cerca de 10~12 policiais, eles treinavam com roupas de paisano e pagavam um valor diferenciado, uns 20 reais cada (nos idos de 2005, o preço normal era 80reais) a coisa com eles era menos ortodoxa :twisted: , o pau fechava direto... Um deles durante a folga foi vítima de assalto e ele quebrou o braço do ladrão.




"Falsa é a idéia de utilidade que sacrifica mil reais vantagens (...) As leis que proibem o porte de armas são leis de tal natureza. Elas desarmam somente aqueles que não estão nem dispostos a cometer crimes."(Cesare Beccaria)
Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#28 Mensagem por dalton romao » Qua Jun 19, 2013 9:48 pm

Esse é um de 3 filmetes sobre combate com facas da escola israelense. Vale a pena assistir.




Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#29 Mensagem por dalton romao » Ter Jul 02, 2013 5:48 pm

Outro cara que mostra técnicas fáceis de serem assimiladas e ajudam muito na defesa pessoal
você vê nesse filmete.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38080
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2627 vezes

Re: TÉCNICAS SIMPLES E EFICAZES DE DEFESA PESSOAL/POLICIAL

#30 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Jul 18, 2013 1:01 pm

Mais nada! :wink:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder