Os canhões do NPaOc Amazonas

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceram: 132 vezes

Re: Os canhões do NPaOc Amazonas

#16 Mensagem por Hermes » Ter Out 09, 2012 9:54 pm

Por que esse navio tem canhões de 25 e de 30mm e não de um calibre apenas? Existe muita diferença de desempenho (mesmo sendo 30x173) e de utilização que justifique dois calibres tão próximos?




...
Avatar do usuário
Lywis
Sênior
Sênior
Mensagens: 910
Registrado em: Sáb Nov 28, 2009 6:41 pm
Agradeceram: 109 vezes

Re: Os canhões do NPaOc Amazonas

#17 Mensagem por Lywis » Ter Out 09, 2012 9:58 pm

hmundongo escreveu:Por que esse navio tem canhões de 25 e de 30mm e não de um calibre apenas? Existe muita diferença de desempenho (mesmo sendo 30x173) e de utilização que justifique dois calibres tão próximos?
Pra mim não são "tão próximos"... A eficácia da munição 30x173 a longas distâncias é muito superior a do 25x137.




Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceram: 132 vezes

Re: Os canhões do NPaOc Amazonas

#18 Mensagem por Hermes » Ter Out 09, 2012 10:49 pm

É justamente isso que eu queria saber, se haviam diferenças de eficácia que justificassem a adoção dos dois calibres. Mas, se o 30mm é muito mais eficaz, por que não são 03 canhões 30mm em vez de dois 25mm e 01 de trinta? Ou o reparo do canhão de 30mm é muito mais pesado?




...
Avatar do usuário
tykuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1086
Registrado em: Sáb Dez 06, 2008 5:28 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 11 vezes

Re: Os canhões do NPaOc Amazonas

#19 Mensagem por tykuna » Qua Out 10, 2012 8:16 am

Acredito eu que seja porque é mais caro a aquisição.




Imagem
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: Os canhões do NPaOc Amazonas

#20 Mensagem por JL » Qua Out 10, 2012 8:55 am

Temos que lembrar que este navio foi produzido inicialmente para Trinidad e Tobago, sendo que como eles cancelaram o contrato a MB aproveitou e comprou os navios, então ele não foi produzido pelas especificações brasileiras. Mas o navio é show, não pelo armamento, mas pela autonomia enorme, instalações,espaço, condições de navegação. É um tremendo barco, digno para patrulhar o limite extremo da nossa Zona de Exploração Exclusiva.
Particularmente gostei muito deste barco, bem como gosto bastante da propulsão só diesel, sendo que este barco chega a 25 nós lembrando que as nossas corvetas e fragatas Classe Niterói precisam de turbina para chegar a 29 nós.
As turbinas gastam uma barbaridade de combustível e de quando em quando tem que ser revisadas no exterior, ficando os navios somente com motores diesel. Ou seja este barquinho é veloz para caramba e tem uma velocidade de cruzeiro maior que as nossas corvetas e fragatas classe Niterói.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60653
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6369 vezes
Contato:

Re: Os canhões do NPaOc Amazonas

#21 Mensagem por Túlio » Qua Out 10, 2012 2:13 pm

Lywis escreveu:
Túlio escreveu:Nem vou falar do 25, já o 30 x 113 é a versão mais fraca, havendo a 30 x 175, do citado Avenger. Querem o quê, unificar a logística com a do AMX/M2000, que em 10 anos estarão fora? Nem APDS há, POWS!!!

Não dá para entender... :roll: :roll: :roll: :roll:
Até onde eu sei o sistema DS30M Mark 2 utiliza um canhão derivado do MK44 Bushmaster II que utiliza a munição 30 x 173, não existe no momento utilização do calibre 30 x 113 para o combate superfície - superfície ou superfície - ar, se existe eu desconheço...


Devo desculpas aqui, pesquisei mal. Vi no DN que o canhão era da ATK, daí fui pesquisar e logo de saída achei o LW30mm M230LF no site da ATK, dizendo que a munição era a do ADEN e do DEFA. Que eu saiba são 30 x 113, no texto diz "The weapon fires M788, M789 and NATO standard 30mm ADEN/DEFA ammunition. ". Daí fiz essa confusão toda...

http://www.atk.com/capabilities_defense ... 0mm_cg.asp




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Lywis
Sênior
Sênior
Mensagens: 910
Registrado em: Sáb Nov 28, 2009 6:41 pm
Agradeceram: 109 vezes

Re: Os canhões do NPaOc Amazonas

#22 Mensagem por Lywis » Qua Out 10, 2012 5:54 pm

Túlio escreveu:
Lywis escreveu: Até onde eu sei o sistema DS30M Mark 2 utiliza um canhão derivado do MK44 Bushmaster II que utiliza a munição 30 x 173, não existe no momento utilização do calibre 30 x 113 para o combate superfície - superfície ou superfície - ar, se existe eu desconheço...


Devo desculpas aqui, pesquisei mal. Vi no DN que o canhão era da ATK, daí fui pesquisar e logo de saída achei o LW30mm M230LF no site da ATK, dizendo que a munição era a do ADEN e do DEFA. Que eu saiba são 30 x 113, no texto diz "The weapon fires M788, M789 and NATO standard 30mm ADEN/DEFA ammunition. ". Daí fiz essa confusão toda...

http://www.atk.com/capabilities_defense ... 0mm_cg.asp
Que é isso Túlio, aqui tu és considerado... mas garanto que tomei um susto quando vi teu comentário rsrsrsrs :-P

Agora, uma coisa é certa, a discussão sobre qual o melhor calibre para o canhão principal realmente é polêmica, embora na minha opinião, navio de PATRULHA, usa armas compatíveis a missões de PATRULHA, não é navio de guerra! Portanto o canhão principal de 30mm (30x173) é compatível com suas necessidades, embora eu acredite que a marinha deverá substituí-lo por um de 40mm, já que os navios da classe macaé, bem menores que estes, utilizam este calibre. Já com relação aos canhões laterais de 25mm, sua utilização é completamente diferente daquela do canhão de proa, nos próprios Macaé os canhões laterais são de 20mm (na nomenclatura da MB são considerados metralhadoras). As metralhadoras 12,7mm são imprescindíveis para um navio de patrulha, embora na minha opinião bem que poderiam ser metralhadoras GAU-19 no lugar destas!




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60653
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6369 vezes
Contato:

Re: Os canhões do NPaOc Amazonas

#23 Mensagem por Túlio » Qua Out 10, 2012 6:10 pm

Em linhas gerais concordo, tem post meu mais atrás discordando do 76 no NaPaOc por achar demais, em custo e poder de fogo, preferia o Trinity 40 mas até esse 30 x 173 já vai legal. Vou repetir meu argumento: NaPaOc não é navio DE GUERRA, feito para enfrentar outras belonaves, é PATRULHA, caçador de pesqueiro ilegal, contrabandista, etc, e para isso 30 ou 40 tá bem legal...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Os canhões do NPaOc Amazonas

#24 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 23, 2012 3:06 pm

http://4.bp.blogspot.com/-A8fC9hBF89c/T4PucTiUxnI/AAAAAAAAAcs/boCyOHcAHNM/s1600/40+Mk4_100910_01.jpg

On the maritime front, BAE Systems Sweden, a trusted supplier to Malaysia for decades, is showcasing its latest weapons system, the Bofors 40 Mk4 and the 57 Mk3 naval guns.

fonte:http://www.miltechmag.com/2012/04/bae-s ... aysia.html

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder