Página 93 de 365
Enviado: Sáb Nov 11, 2006 7:49 pm
por cabeça de martelo
Enviado: Sáb Nov 11, 2006 7:51 pm
por cabeça de martelo
Enviado: Seg Nov 13, 2006 8:47 am
por P44
Caros,
Nesta página do Wikipedia
http://en.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_ ... ss_frigate
encontrei a seguinte info referente á Roberto Ivens (F482):
Decommissioned in the late 90's after colliding with a Tankership on a Nato exercise. The vessel was seriously damaged by the accident and had to be towed to harbor. Due to the age and extent of the damage, it was decided to decommission the ship. It was stripped of its equipage, taken to sea and sunk.
Alguém confirma que a Ivens tenha sido afundada?
Desconhecia por completo, pensei que tivesse sido levada para Alhos Vedros e lá desmantelada

Enviado: Seg Nov 13, 2006 9:21 am
por luis F. Silva
Alguém confirma que a Ivens tenha sido afundada?
Ainda este ano estava na base, junto com duas corvetas. Mal possa vou dar uma vista de olhos do môrro da Lisnave, e depois digo qualquer coisa.
Enviado: Seg Nov 13, 2006 9:23 am
por P44
luis F. Silva escreveu:Alguém confirma que a Ivens tenha sido afundada?
Ainda este ano estava na base, junto com duas corvetas. Mal possa vou dar uma vista de olhos do môrro da Lisnave, e depois digo qualquer coisa.
Luis,
Acho que a JB que está no Alfeite desarmada é a Capelo F481

Enviado: Seg Nov 13, 2006 10:31 am
por Rui Elias Maltez
Não tenho qualquer notícia de que tenha sido afundada.
Os últimos navios da Armada a serem afundados recenteente foram o S. Miguel e o Limpopo.
Acho que eles terão intrepretado mal.
O navio foi desmantelado.
Enviado: Seg Nov 13, 2006 11:49 am
por P44
Já viram a foto da Van Nes no tópico das KD?
Enviado: Seg Nov 13, 2006 12:07 pm
por Rui Elias Maltez
Já.
A bandeirinha portuguesa lá no mastro não se costuma hastear se o navio estiver no país que a bandeira representa?
Teria sido em honra à visita do nosso MDN, ou será que juridicamente, após a assinatura do contrato, o navio para a ser português?
É que eu não percebo nada destas coisas protocolares

Enviado: Seg Nov 13, 2006 12:14 pm
por P44
Rui Elias Maltez escreveu:Já.
A bandeirinha portuguesa lá no mastro não se costuma hastear se o navio estiver no país que a bandeira representa?
Teria sido em honra à visita do nosso MDN, ou será que juridicamente, após a assinatura do contrato, o navio para a ser português?
É que eu não percebo nada destas coisas protocolares

Pois, eu tb não
Como escrevi, a foto deve ter sido tirada durante a visita do Severiano Teixeira á F833 (pelo menos o local é o mesmo)
Em termos protocolares não sei o que significa a Bandeira Portuguesa no mastro e a Bandeira Holandesa a ré, estando o Navio na HOLANDA
pode ser indicação de algo, mas tb pode apenas ser para efeitos de protocolo.
Acho que o navio só "transita" para Portugal depois de ser abatido ao efectivo da marinha Holandesa.
E depois passa a hastear apenas a bandeira Portuguesa (pelo menos com os navios chilenos foi assim)
Que os Velhos da Tasca nos elucidem!!!!!

Enviado: Seg Nov 13, 2006 12:45 pm
por luis F. Silva
Pô estes gajos dão-me cabo da carola.
Como escrevi, a foto deve ter sido tirada durante a visita do Severiano Teixeira á F833 (pelo menos o local é o mesmo)
Foi isso mesmo.
Em termos protocolares não sei o que significa a Bandeira Portuguesa no mastro e a Bandeira Holandesa a ré, estando o Navio na HOLANDA
Nos navios mercantes é içada no mastro principal a bandeira do país visitado, e a da nação em que está registado no mastro de ré.
O mesmo sucede em navios de guerra em visita não oficial.
Durante a visita dos SNMG da NATO todos os dias é içada a bandeira de um dos países da força. A razão concreta não sei, mas
por exemplo pode ser a indicação do médico de serviço.
De resto não se usa içar a bandeira do país visitado numa visita oficial.
Enviado: Seg Nov 13, 2006 1:33 pm
por P44
sobretudo nada de nervos
(asterix dixit...)
Obrigado pelos exclarecimentos, Oh velho buda iluminado do Feijó
É pena ser mais fácil ter acesso aos arquivos da secreta da Coreia do Norte do que a noticias da MP, se assim não fosse já não faziamos tanta pergunta....

Enviado: Seg Nov 13, 2006 2:42 pm
por luis F. Silva
P 44 escreveu:
É pena ser mais fácil ter acesso aos arquivos da secreta da Coreia do Norte do que a noticias da MP, se assim não fosse já não faziamos tanta pergunta....
Lá tive de ir arrefecer o meu pequeno cérebro com umas fresquinhas!...

Enviado: Seg Nov 13, 2006 9:43 pm
por JLRC
P44 escreveu: Que os Velhos da Tasca nos elucidem!!!!!

VELHO DA TASCA É O CACE$%&#%
É claro que só passam para a posse da Marinha portuguesa após serem abatidas ao efectivo da Marinha holandêsa e transferidas para a portuguesa. Só nessa altura é que arvorarão o pavilhão e o jack da Marinha portuguesa. Portanto só em 2008 e 2009.
Enviado: Ter Nov 14, 2006 10:26 am
por P44
JLRC escreveu:P44 escreveu: Que os Velhos da Tasca nos elucidem!!!!!

VELHO DA TASCA É O CACE$%&#% É claro que só passam para a posse da Marinha portuguesa após serem abatidas ao efectivo da Marinha holandêsa e transferidas para a portuguesa. Só nessa altura é que arvorarão o pavilhão e o jack da Marinha portuguesa.
Portanto só em 2008 e 2009.
Então e as Chilenas que já arvoravam o pavilhão do Chile e ainda estavam na Holanda?
E a Leopold I que já ostenta o numeral F930 Belga?
Hein, Oh Velho da Tasca???????????????????????
Enviado: Ter Nov 14, 2006 11:52 am
por Rui Elias Maltez
Mas esse hastear da bandeira do país que as comprou poder ter acontecido após o abate oficial das fragatas na Marinha da Holanda e posterior transferência oficial para o país receptor.
Ou seja:
As fragatas nesse caso já são chilenas ou belga, mas permanecem na Holanda para que decorram os trabalhos de revisão, manutenção e pintura, etc.
Julgo que isso tudo é posterior à data da assinatura do contrato.
Possivelmente nesse contrato, estará estabelecido o calendário com os vários passos (cronograma) para que se troquem as bandeiras e se adoptem os novos nomes dos navios.