JAS-39 Gripen
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6952 vezes
- Agradeceram: 7213 vezes
- Contato:
Re: JAS-39 Gripen
Chuto no F-35 se a principal preocupação for o PAK-FA (razoável); no Super Hornet se for para manter expertises e infraestrutura preexistentes (acho difícil); e Gripen se for para aprofundar os laços de Defesa Mútua com a Suécia (bem razoável). Assim, Gripen, F-35A quase colado e, lá atrás, F-18 SH...
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
Morpheus
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 6347 vezes
- Agradeceram: 3564 vezes
Eu acho que é meio por aí Túlio.
Mas pelo que andei lendo sobre essa concorrência os finlandeses costumam dar muito peso as relações que os fornecedores tem, ou não, com os russos, afim de não criar problemas para eles mesmos no longo prazo, já que também ainda são, ou eram, grandes usuários de material de proveniência russa.
O Gripen E, pelo que se anda dizendo na mídia finlandesa, é o melhor cotado nesta concorrência. Mas não se pode descartar a influência americana, principalmente agora que a Rússia parece estar reassumindo o papel de bicho papão da Europa.
Por outro lado, o advento do caça de 5a G europeu em parceria da França e Alemanha também é visto como um fator a ser avaliado em perspectiva dado que seria algo também a ser pensado mais para frente.
Como tenho dito no tópico do FX-Gripen E, as possibilidades de novos negócios com este caça tem sido bastante promissores, principalmente na Europa, onde além da Finlândia, o caça está bem cotado também na concorrência da Suíça, que espera substituir seus F-5 e F-18 até o fim da próxima década, e que deve demandar até 70 novos caças.
Nada mal para um caça que até outro dia era dito de papel.
abs.
Mas pelo que andei lendo sobre essa concorrência os finlandeses costumam dar muito peso as relações que os fornecedores tem, ou não, com os russos, afim de não criar problemas para eles mesmos no longo prazo, já que também ainda são, ou eram, grandes usuários de material de proveniência russa.
O Gripen E, pelo que se anda dizendo na mídia finlandesa, é o melhor cotado nesta concorrência. Mas não se pode descartar a influência americana, principalmente agora que a Rússia parece estar reassumindo o papel de bicho papão da Europa.
Por outro lado, o advento do caça de 5a G europeu em parceria da França e Alemanha também é visto como um fator a ser avaliado em perspectiva dado que seria algo também a ser pensado mais para frente.
Como tenho dito no tópico do FX-Gripen E, as possibilidades de novos negócios com este caça tem sido bastante promissores, principalmente na Europa, onde além da Finlândia, o caça está bem cotado também na concorrência da Suíça, que espera substituir seus F-5 e F-18 até o fim da próxima década, e que deve demandar até 70 novos caças.
Nada mal para um caça que até outro dia era dito de papel.
abs.
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Quanto mais eu penso nisso de 5G Europeu menos entendo: na prática é enterrar o futuro do Rafale e Typhoon! Já custam uma fortuna, cada novo tranche é quase o preço de um novo caça - a ponto de os Typhoon T1 já estarem à venda faz tempo no mercado dos usados e necas de comprador - dae os caras ainda vão torrar uma nota preta em caça que podiam comprar dos EUA. Quem entende um troço desses? E quem vai seguir comprando os citados Eurocanards biturbinas ao notar que a aposta já é em outro nível e que acabarão sendo descontinuados?
Sei lá, talvez o Rafale tenha uma chance de seguir em produção...NA ÍNDIA! Igual ao que o Françuá tentou fazer com o Mirage 2000 no Brasil, a propósito...
Sei lá, talvez o Rafale tenha uma chance de seguir em produção...NA ÍNDIA! Igual ao que o Françuá tentou fazer com o Mirage 2000 no Brasil, a propósito...
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
Morpheus
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 2160 vezes
- Agradeceram: 2749 vezes
Túlio,
O início de operação deste caça de 5ª geração da França e Alemanha (programa FCAS) está previsto para ser entre 2035 e 2040.
Em 2040 acho que parte dos membros do DB nem vai estar viva rsrs..
O início de operação deste caça de 5ª geração da França e Alemanha (programa FCAS) está previsto para ser entre 2035 e 2040.
Em 2040 acho que parte dos membros do DB nem vai estar viva rsrs..
-
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Eu entendo que se os europeus não enterrarem esses dois caças outros o farão, hoje, ao comprar um caça novo, além da opção econômica o comprador tem basicamente duas opções: Um eurocanard de alto desempenho e não furtivo ou o F-35 furtivo e com desempenho de merda, dois países optaram pelas duas opções, muitos optaram ou por uma ou por outra.Túlio escreveu: Dom Abr 29, 2018 8:36 pmQuanto mais eu penso nisso de 5G Europeu menos entendo: na prática é enterrar o futuro do Rafale e Typhoon! Já custam uma fortuna, cada novo tranche é quase o preço de um novo caça - a ponto de os Typhoon T1 já estarem à venda faz tempo no mercado dos usados e necas de comprador - dae os caras ainda vão torrar uma nota preta em caça que podiam comprar dos EUA. Quem entende um troço desses?
Mas, estão chegando novos players no mercado, tem o Su 57 russo, os J-20 e J-31 chineses, talvez apareça um nipônico no meio do caminho e quem sabe aparece mais alguma coisa por ai, e ao menos no caso do Su 57 russo as chances são de que não seja preciso fazer escolha, é só levar para casa furtividade E desempenho, com esses novos jogadores os eurocanards ficam bem menos interessante.
Quem precisa de um caça para ontem.Túlio escreveu: Dom Abr 29, 2018 8:36 pmE quem vai seguir comprando os citados Eurocanards biturbinas ao notar que a aposta já é em outro nível e que acabarão sendo descontinuados?
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- knigh7
- Sênior
-
- Sênior
Que eu saiba ainda não bateram o martelo, e teve uma oferta da Lockheed que é um cruzamento de F-22 com F-35, de um jeito ou de outro, haveria uma oferta nesse eixo do pacífico.
- Viktor Reznov
- Sênior
- Agradeceu: 2053 vezes
- Agradeceram: 835 vezes
Pra isso acontecer, com certeza os Americanos apresentaram uma proposta tentadora demais pra ser recusada. Eu não acredito nessa história de um caça 5th-gen híbrido entre o F-35 e o F-22, talvez no máximo um F-35 biturbina mas isso ainda seria caro demais pra Lockmart desenvolver sozinha e apresentar pro Japão.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
-
- Sênior
O Japão tem quase 300 caças, se conseguirem vender uns 200 e ainda incluir produção local os japas vão pagar um premio por isso, depois a LM terá um projeto decente para vender para o resto do mundo.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Eu também não. Pelo texto, me pareceu bem mais crível uma reabertura da linha do F-22 em versão aperfeiçoada, beneficiando-se dos progressos com o F-35. Ganha o Japão (que precisa e sempre quis comprar), ganha a USAF e bobear até a Europa Ocidental, em especial Alemanha, França e Inglaterra, que podem arcar com os custos do supercaça que seria um F-22B. A conta seria bem menos salgada do que desenvolver um terceiro caça, mesmo que "híbrido"...Viktor Reznov escreveu: Dom Abr 29, 2018 11:04 pmPra isso acontecer, com certeza os Americanos apresentaram uma proposta tentadora demais pra ser recusada. Eu não acredito nessa história de um caça 5th-gen híbrido entre o F-35 e o F-22, talvez no máximo um F-35 biturbina mas isso ainda seria caro demais pra Lockmart desenvolver sozinha e apresentar pro Japão.
Morpheus
Morpheus
- Viktor Reznov
- Sênior
- Agradeceu: 2053 vezes
- Agradeceram: 835 vezes
É verdade, talvez compensaria mais desfazer a cagada do Robert Gates e dividir a conta da reabertura da linha de montagem do F-22 entre o Japão e os EUA.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Eu já acho que irão fabricar mais e mais F-35 made in Japan.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Ainda mais com a possivel compra do F-35B para o PA (disfarcado) Japones.
Nao acho que eles iram matar os seus projetos de pesquisa simplesmente, mas nao duvido de mais F-35 Made in Japan.
Eu sei que esse nao 'e o topico apropriado, mas 'e algo para se pensar o efeito cascata de uma compra de F-35B para o Japao. Isso mudaria bastante o tabuleiro naquela regiao.
Mas 'e papo para outro topico.
[]s
CB
Nao acho que eles iram matar os seus projetos de pesquisa simplesmente, mas nao duvido de mais F-35 Made in Japan.
Eu sei que esse nao 'e o topico apropriado, mas 'e algo para se pensar o efeito cascata de uma compra de F-35B para o Japao. Isso mudaria bastante o tabuleiro naquela regiao.
Mas 'e papo para outro topico.
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima 

- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 6347 vezes
- Agradeceram: 3564 vezes
Os japoneses não são bobos e nem nada. sabem bem fazer as contas.
Não tem como arrumar um caça stealht nipônico antes de 2030. E os chinas já tem J-20 operacional e J-31 no forno para o começo da próxima década. E ambos com propostas de embarcar nos novos Naes da marinha chinesa. Se for considerar o que também irão dispor no pós-2020 em termos de UAV's semi-autônomos ou autônomos, aí a coisa fica feia mesmo.
Eles estão apenas sendo práticos. Se fabricarem os F-35 no Japão, alguém acha que eles vão querer apenas montar o quebra-cabeça?
abs.
Não tem como arrumar um caça stealht nipônico antes de 2030. E os chinas já tem J-20 operacional e J-31 no forno para o começo da próxima década. E ambos com propostas de embarcar nos novos Naes da marinha chinesa. Se for considerar o que também irão dispor no pós-2020 em termos de UAV's semi-autônomos ou autônomos, aí a coisa fica feia mesmo.
Eles estão apenas sendo práticos. Se fabricarem os F-35 no Japão, alguém acha que eles vão querer apenas montar o quebra-cabeça?
abs.
Carpe Diem
- knigh7
- Sênior
O orçamento para o ATD-X para o próximo ano fiscal é zero e a projeção para os anos seguintes também.
Se não encerraram o projeto, pelo menos foi suspenso.
Meu palpite é como do Cross. Os americanos devem ter feito uma oferta melhor e aí os japas pisaram no freio. Até porque desenvolver caça de 5ª geração é osso pra caralh...
O DGA publica edições periódicas em versão digital. Tempos atrás estava lendo sobre o que eles ainda chamam de programa nEUron, ou então UCAS, que prevê a entrada em operação para 2030. Os franceses estão trabalhando o campo da inteligência artificial. A parte de design já foi superada.
Um bombardeiro subsônico, stealth, que não precisa manobrar como os caças de combate, então, relativamente tranquilo. Vai entrar em operação bem antes do FCAS. Porque esse sim, é o osso, embora obviamente os 2 programas acabem por beneficiar um ao outro. Mas o caça stealth é incomparavelmente mais complicado.
Se não encerraram o projeto, pelo menos foi suspenso.
Meu palpite é como do Cross. Os americanos devem ter feito uma oferta melhor e aí os japas pisaram no freio. Até porque desenvolver caça de 5ª geração é osso pra caralh...
O DGA publica edições periódicas em versão digital. Tempos atrás estava lendo sobre o que eles ainda chamam de programa nEUron, ou então UCAS, que prevê a entrada em operação para 2030. Os franceses estão trabalhando o campo da inteligência artificial. A parte de design já foi superada.
Um bombardeiro subsônico, stealth, que não precisa manobrar como os caças de combate, então, relativamente tranquilo. Vai entrar em operação bem antes do FCAS. Porque esse sim, é o osso, embora obviamente os 2 programas acabem por beneficiar um ao outro. Mas o caça stealth é incomparavelmente mais complicado.