Meu Deus, quanta amargura e sofismo.Ilya Ehrenburg escreveu:Pombas, eles não estão entregando nada! O programa anuncia um atraso após o outro, e os custos aumentaram.wagnerm25 escreveu:Como negócio, se os Suecos entregarem tudo o que prometeram, não tenho nenhuma dúvida que foi o melhor que o Brasil poderia ter feito.
Eu gostaria de ter uma Ferrari, mas um Volvo quebra meu galho.
Quem era mesmo a jaca?
JAS-39 Gripen
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- wagnerm25
- Sênior
- Agradeceu: 83 vezes
- Agradeceram: 198 vezes
Re: JAS-39 Gripen
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6948 vezes
- Agradeceram: 7210 vezes
- Contato:
Desculpes, truta, mas não sei se entendi teu ponto. Olhes, de um lado temos um cara que - best case scenario - usa as mesmíssimas fuentes que nós e, de novo igual a nós, por certo tem suas próprias opiniões. O fato de ele ser ouvido por meio milhão de pessoas e um bando de malucosBolovo escreveu: Pode achar engraçado e tal... mas o cara tem 400 mil inscritos no seu canal (o DB tem menos de 8 mil registrados em mais de dez anos), ele fala com um linguajar mais acessível que os sites especializados (que convenhamos, vivem uma áurea de sabichão, de convencido - o que afasta muita gente) e com mais qualidade do que a mídia comum (que só fala bobagem e chama, por exemplo, o fuzil Barret .50 de arma antiaérea), ou seja, o cara fala coisas razoavelmente coerentes para um publico que é órfão nesse tipo de assunto. Muita gente, mas muita gente cria opinião a partir do que esse cara fala. E eu já vi vários vídeos dele, ele não chega viajar tanto assim na maionese. E ele tá lá, com seus 400 mil inscritos, falando que o Gripen vai atrasar (coisa que eu concordo e acho que ele foi até tranquilo - o Gripen vai ficar full operacional em 2030, me cobrem) e as pessoas concordando com isso. Eu acho que a culpa maior é a do GF, da FAB e da Saab que não deixa a coisa muito clara para a população em geral (a gente não conta, nos somos um bando de malucos que discute o sexo dos anjos), que por não ter quem o informar, vai no Youtube atrás dessas informações...

Porque seus conteúdos são acessados por dezenas de milhões de pessoas, e nem é apenas no Brasil. Só que sequer assisto TV, porque não acredito no que dizem ali. Acredito muito mais num post teu (exceto se for sobre o Lulla-lau e o Gripen, claro

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
Morpheus
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Não, o que eu disse é que a atual situação confusa do Gripen (cada hora um gráfico diferente que fala uma coisa - mano, tá lá: entrega do 1º em 2021, tá em português) dá margem para interpretar que o programa está atrasado (o que eu acho que está mesmo). Daí o cara vai lá, faz um vídeo falando que o Gripen está atrasado, meio milhão de pessoas vê isso e entende isso, porque a interpretação dele das coisas é bem plausível. A Globo faz parecido, tem praticamente monopólio no país com sua cobertura e muita gente se informa por lá, toma como verdadeiro que a interpretação dessa emissora, que tem uma agenda, diz sobre um fato. Entende? O canal do cara não é ruim, não é maravilhoso, mas explica mastigadinho para a maioria das pessoas. Se até aqui, teoricamente um lugar onde sabe-se acima da média, é difícil defender o Gripinho, imagina então pra essa gente.Túlio escreveu:Desculpes, truta, mas não sei se entendi teu ponto. Olhes, de um lado temos um cara que - best case scenario - usa as mesmíssimas fuentes que nós e, de novo igual a nós, por certo tem suas próprias opiniões. O fato de ele ser ouvido por meio milhão de pessoas e um bando de malucosBolovo escreveu: Pode achar engraçado e tal... mas o cara tem 400 mil inscritos no seu canal (o DB tem menos de 8 mil registrados em mais de dez anos), ele fala com um linguajar mais acessível que os sites especializados (que convenhamos, vivem uma áurea de sabichão, de convencido - o que afasta muita gente) e com mais qualidade do que a mídia comum (que só fala bobagem e chama, por exemplo, o fuzil Barret .50 de arma antiaérea), ou seja, o cara fala coisas razoavelmente coerentes para um publico que é órfão nesse tipo de assunto. Muita gente, mas muita gente cria opinião a partir do que esse cara fala. E eu já vi vários vídeos dele, ele não chega viajar tanto assim na maionese. E ele tá lá, com seus 400 mil inscritos, falando que o Gripen vai atrasar (coisa que eu concordo e acho que ele foi até tranquilo - o Gripen vai ficar full operacional em 2030, me cobrem) e as pessoas concordando com isso. Eu acho que a culpa maior é a do GF, da FAB e da Saab que não deixa a coisa muito clara para a população em geral (a gente não conta, nos somos um bando de malucos que discute o sexo dos anjos), que por não ter quem o informar, vai no Youtube atrás dessas informações...que nem nós somos lidos e rebatidos ou apreciados por meia dúzia de gatos pingados torna a verdade dele mais verdadeira do que a nossa? Não estou te zoando, foi mesmo o que entendi do teu post. E, pelo que julgo ter entendido, então a Grobo fala mais verdades do que eu, tu, o DB inteiro e cara dos filminhos juntos!
Porque seus conteúdos são acessados por dezenas de milhões de pessoas, e nem é apenas no Brasil. Só que sequer assisto TV, porque não acredito no que dizem ali. Acredito muito mais num post teu (exceto se for sobre o Lulla-lau e o Gripen, claro), aliás...
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Continuo sem entender qual a diferença. Aliás, sequer defendo o Gripen, o que faço é seguir e apoiar um Programa que foi escolhido pela FAB e chancelado legalmente por um governo eleito (e eu nem gostava dele, não é segredo que adorei o impeachment, errei o pulo apenas porque pensava que caía a chapa todaBolovo escreveu:
Não, o que eu disse é que a atual situação confusa do Gripen (cada hora um gráfico diferente que fala uma coisa - mano, tá lá: entrega do 1º em 2021, tá em português) dá margem para interpretar que o programa está atrasado (o que eu acho que está mesmo). Daí o cara vai lá, faz um vídeo falando que o Gripen está atrasado, meio milhão de pessoas vê isso e entende isso, porque a interpretação dele das coisas é bem plausível. A Globo faz parecido, tem praticamente monopólio no país com sua cobertura e muita gente se informa por lá, toma como verdadeiro que a interpretação dessa emissora, que tem uma agenda, diz sobre um fato. Entende? O canal do cara não é ruim, não é maravilhoso, mas explica mastigadinho para a maioria das pessoas. Se até aqui, teoricamente um lugar onde sabe-se acima da média, é difícil defender o Gripinho, imagina então pra essa gente.

Atraso acontece, p ex PAK-FA era mencionado inclusive oficialmente (nada menos que o Ministro da Defesa da Rússia, o que se pode ver no próprio tópico do caça) como a entrar em serviço em 2015 e o que se vê? Uma baita coleção de protótipos, todos diferentes entre si, e acaso os Russos ou mesmo entusiastas Brasileiros andam reclamando disso? Outro exemplo é o F-35, que anda entrando em serviço faz anos e segue capengando. Tem até coisa pior, como o Typhoon, que era para ser "o" caça da Europa e já tem usuários oferecendo no mercado de usados, de tão caro que é modernizar e operar.
Shit happens...
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
Morpheus
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 3040 vezes
- Agradeceram: 2737 vezes
BULGÁRIA RELANÇA CONCURSO PARA AQUISIÇÃO DE CAÇAS (M1930 - 67/2017)
quarta-feira, 25 de outubro de 2017 às 02:34
A Bulgária irá lançar um novo concurso para a aquisição de oito caças destinados a substituir a frota de MiG-29 actualmente a desempenhar a missão de defesa aérea do país.
Contrariando a recomendação de um grupo Ministério da Defesa que aconselhava a aquisição de Gripen novos, após o primeiro concurso ao qual Portugal e Itália também concorreram, com F-16 e Typhoon usados, respectivamente, a Assembleia Nacional búlgara votou a favor da reabertura do processo concursal.
A escolha do Gripen cedo foi contestada pelo novo Governo empossado em Sófia, pouco tempo depois da decisão tomada pelo anterior Governo de gestão em Abril passado. No início do corrente mês de Outubro de 2017, uma comissão parlamentar emitiu finalmente um relatório, recomendando o relançamento do concurso, relatório esse que seria aprovado com 126 votos a favor, 59 contra de duas abstenções.
http://www.passarodeferro.com/2017/10/b ... -para.html
quarta-feira, 25 de outubro de 2017 às 02:34
A Bulgária irá lançar um novo concurso para a aquisição de oito caças destinados a substituir a frota de MiG-29 actualmente a desempenhar a missão de defesa aérea do país.
Contrariando a recomendação de um grupo Ministério da Defesa que aconselhava a aquisição de Gripen novos, após o primeiro concurso ao qual Portugal e Itália também concorreram, com F-16 e Typhoon usados, respectivamente, a Assembleia Nacional búlgara votou a favor da reabertura do processo concursal.
A escolha do Gripen cedo foi contestada pelo novo Governo empossado em Sófia, pouco tempo depois da decisão tomada pelo anterior Governo de gestão em Abril passado. No início do corrente mês de Outubro de 2017, uma comissão parlamentar emitiu finalmente um relatório, recomendando o relançamento do concurso, relatório esse que seria aprovado com 126 votos a favor, 59 contra de duas abstenções.
http://www.passarodeferro.com/2017/10/b ... -para.html
*Turn on the news and eat their lies*
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 6347 vezes
- Agradeceram: 3564 vezes
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 3324 vezes
Acredito mais no F-16.FCarvalho escreveu:Enfim, mais um cliente para o Gripen. De novo.
abs.
- FCarvalho
- Sênior
O lance foi dado. Tirando as inferências político-econômicas de praxe americanas, o Gripen tecnicamente leva essa aposta.cabeça de martelo escreveu:Acredito mais no F-16.FCarvalho escreveu:Enfim, mais um cliente para o Gripen. De novo.
abs.

E ainda tem Croácia, Eslovênia, Romênia, Eslováquia...

Nem começamos a falar sobre o mercado europeu para o E/F.
abs
Carpe Diem
- Thor
- Sênior
- Agradeceu: 34 vezes
- Agradeceram: 185 vezes
Túlio, desde que o contrato entrou na fase final de negociação, com inclusão dos requisitos finais da FAB e indústrias nacionais, bem como adequação do anexo relativo ao cronograma físico-financeiro, já se tinha essa data de 2019 para o DCTA/IFI e 2021 para uma Unidade Operacional, com entrega das últimas aeronaves no final de 2024 (não me lembro ao certo).Túlio escreveu:Continuo sem entender qual a diferença. Aliás, sequer defendo o Gripen, o que faço é seguir e apoiar um Programa que foi escolhido pela FAB e chancelado legalmente por um governo eleito (e eu nem gostava dele, não é segredo que adorei o impeachment, errei o pulo apenas porque pensava que caía a chapa todaBolovo escreveu:
Não, o que eu disse é que a atual situação confusa do Gripen (cada hora um gráfico diferente que fala uma coisa - mano, tá lá: entrega do 1º em 2021, tá em português) dá margem para interpretar que o programa está atrasado (o que eu acho que está mesmo). Daí o cara vai lá, faz um vídeo falando que o Gripen está atrasado, meio milhão de pessoas vê isso e entende isso, porque a interpretação dele das coisas é bem plausível. A Globo faz parecido, tem praticamente monopólio no país com sua cobertura e muita gente se informa por lá, toma como verdadeiro que a interpretação dessa emissora, que tem uma agenda, diz sobre um fato. Entende? O canal do cara não é ruim, não é maravilhoso, mas explica mastigadinho para a maioria das pessoas. Se até aqui, teoricamente um lugar onde sabe-se acima da média, é difícil defender o Gripinho, imagina então pra essa gente.). Se há atraso, que diferença faz? Na próxima década ainda vai ter F-5M e AMX voando, não é nem parecido com o caso da MB, que já está "desdentada" desde a década passada e necas de Escolta nova ou sequer previsão.
Atraso acontece, p ex PAK-FA era mencionado inclusive oficialmente (nada menos que o Ministro da Defesa da Rússia, o que se pode ver no próprio tópico do caça) como a entrar em serviço em 2015 e o que se vê? Uma baita coleção de protótipos, todos diferentes entre si, e acaso os Russos ou mesmo entusiastas Brasileiros andam reclamando disso? Outro exemplo é o F-35, que anda entrando em serviço faz anos e segue capengando. Tem até coisa pior, como o Typhoon, que era para ser "o" caça da Europa e já tem usuários oferecendo no mercado de usados, de tão caro que é modernizar e operar.
Shit happens...
Em abril de 2015 e em outras oportunidades ao longo de 2015 e 2016 eu já havia comentado aqui no DB. Fico surpreso com o espanto e propagação de mensagens visando a desacreditar o projeto. Algumas informações não são divulgadas dado o carater sigiloso dos acordos de compensação e demais partes envolvidas.
AbraçosEm abril/2015 - Infelizmente, penso que o GDA só deve receber de fato em 2021. Em 2019 ainda deve estar ocorrendo a aceitação e fases finais de certificação. Coisas de quem quer desenvolver e aprender fazendo.
Brasil acima de tudo!!!
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Cupincha véio, não tenho como concordar mais! Pior, volta e meia pergunto qual é o ponto dos caras, nessa insistência por datas & quetales. No fim das contas, a FAB, a tão mal falada FAB - que para os mesmos é a "vergonha do Brasil" (sendo a desdentada MB "o orgulho", claro) - vai ter, na próxima década, a frota mais poderosa e sofisticada de caças da América Latina, vetorada por AEW&C e reabastecida em voo por KC-390, tudo feito aqui (ao menos em grande parte).Thor escreveu: Túlio, desde que o contrato entrou na fase final de negociação, com inclusão dos requisitos finais da FAB e indústrias nacionais, bem como adequação do anexo relativo ao cronograma físico-financeiro, já se tinha essa data de 2019 para o DCTA/IFI e 2021 para uma Unidade Operacional, com entrega das últimas aeronaves no final de 2024 (não me lembro ao certo).
Em abril de 2015 e em outras oportunidades ao longo de 2015 e 2016 eu já havia comentado aqui no DB. Fico surpreso com o espanto e propagação de mensagens visando a desacreditar o projeto. Algumas informações não são divulgadas dado o carater sigiloso dos acordos de compensação e demais partes envolvidas.
AbraçosEm abril/2015 - Infelizmente, penso que o GDA só deve receber de fato em 2021. Em 2019 ainda deve estar ocorrendo a aceitação e fases finais de certificação. Coisas de quem quer desenvolver e aprender fazendo.
Fico ainda mais espantado com as tentativas de desacreditar o Projeto: mas logo AQUI??? Num simples Fórum da internet? Ora, que se candidatem ao
Morpheus
Morpheus
- FCarvalho
- Sênior
A torcida agora deveria ser não pela questão cronológica do projeto, mas que a FAB consiga este pequeno grande milagre de não ficar nos 36 inciais.
Se conseguirmos isso, e nada garante que vamos, já podemos nos dar por satisfeitos.
E não estou nem falando de uma substituição 1x1 dos F-5/A-1, mas de simplesmente conseguirmos ao menos um segundo lote do Gripen.
Porque se ficar só em 36...
abs.
Se conseguirmos isso, e nada garante que vamos, já podemos nos dar por satisfeitos.
E não estou nem falando de uma substituição 1x1 dos F-5/A-1, mas de simplesmente conseguirmos ao menos um segundo lote do Gripen.
Porque se ficar só em 36...

abs.
Carpe Diem
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
FCarvalho escreveu:A torcida agora deveria ser não pela questão cronológica do projeto, mas que a FAB consiga este pequeno grande milagre de não ficar nos 36 inciais.
Porque se ficar só em 36...![]()
abs.
Cupincha véio, concordo integralmente, agregando apenas que, com as míseras verbas disponíveis atualmente (e no futuro previsível) para o voo - lembres dos Tenentes-Aviadores destacados na "Patrulha das torneiras e chuveiros" e outros que comandam a "Patrulha das tomadas e interruptores" - mesmo para 36 vai ser brabo ter sequer 50% de disponibilidade na frota...
Morpheus
Morpheus
- FCarvalho
- Sênior
Só podemos lamentar tal situação a que chegamos. Infelizmente as perspectivas concretas para a nossa defesa não são nada animadoras.
A FAB fez bem em escolher o projeto do Gripen E/F. Ao menos vamos ganhar alguma coisa em termos de avanço tecnológico para a industria aeronáutica e a própria força. Porque do ponto de vista operacional, vamos praticamente voltar aos anos 40/50's quando até tínhamos caças modernos... para um país que praticamente se resumia ao Rio de Janeiro.
abs
A FAB fez bem em escolher o projeto do Gripen E/F. Ao menos vamos ganhar alguma coisa em termos de avanço tecnológico para a industria aeronáutica e a própria força. Porque do ponto de vista operacional, vamos praticamente voltar aos anos 40/50's quando até tínhamos caças modernos... para um país que praticamente se resumia ao Rio de Janeiro.
abs
Carpe Diem
- Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Túlio escreveu:FCarvalho escreveu:A torcida agora deveria ser não pela questão cronológica do projeto, mas que a FAB consiga este pequeno grande milagre de não ficar nos 36 inciais.
Porque se ficar só em 36...![]()
abs.
Cupincha véio, concordo integralmente, agregando apenas que, com as míseras verbas disponíveis atualmente (e no futuro previsível) para o voo - lembres dos Tenentes-Aviadores destacados na "Patrulha das torneiras e chuveiros" e outros que comandam a "Patrulha das tomadas e interruptores" - mesmo para 36 vai ser brabo ter sequer 50% de disponibilidade na frota...
Concordo com vocês.
Eu quero Meteor, A-darter, RBS-15 ER e KEPD 350.
Sobre mais 2 lotes de Gripen NG, eu quero que a FAB faça um estudo sério sobre as capacidades do caça frente à caças de 5a geração.
Se o Gripen E PROVAR ser equivalente, sou favorável a padronização da frota. Mais 2 lotes e a FAB terá 108 Gripen E/F bem armados.
Porém, SE o Gripen E/F não conseguir bons resultados frente à ameaças de 5a geração, sou favorável a iniciar um NOVO programa FX e selecionar um caça de 5a geração para preencher os outros 2 lotes.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.