Página 8 de 11

Re: Xian Y-20

Enviado: Sáb Abr 04, 2020 6:45 pm
por Cassio
FCarvalho escreveu: Sáb Abr 04, 2020 12:44 pm
FCarvalho escreveu: Qua Jan 01, 2020 4:41 pm Uma pequena mostra das capacidades do Xian Y-20 em termos de tipos de carga que podem ser levadas.

Imagem
Não está na hora de deixar eventuais querelas e disputas político-ideológicas de lado e começar a pensar no assunto?
O momento pede de todos celeridade e objetividade.
Como disse no tópico do KC-X2, todo e qualquer recurso a mais neste momento é e será muito bem vindo.
E a falta de uma aviação estratégica na FAB está cobrando um preço algo de nós neste momento.

abs
Não vejo este preço que está sendo cobrado... Precisamos é de cargueiros médios para distribuir recursos pelo país. Deveremos é já ter mais KC390, e mais C130 operacionais.
Para se buscar suprimentos no exterior mandamos nossa aviação comercial.
Depois de passada a tempestade não teremos dinheiro para comprar e nem para manter cargueiros estratégicos. Então esquece.
E se for para ter... Prefiro aeronaves comerciais convertidas, como disse o colega.

Re: Xian Y-20

Enviado: Sáb Abr 04, 2020 10:33 pm
por FCarvalho
Olá Cássio,

Receber mais KC-390 depende da vontade do GF. Recursos não faltam como se pode ver por agora. Três são esperados para este ano. Por mim já deveriam ter sido entregues diante da situação. Mas ninguém dentro ou fora do governo toca no assunto. Pior, esta questão do transporte da FAB sequer está sendo levada em consideração. Já deveríamos ter hoje mais de 10 KC-390 em linha caso o projeto não tivesse sido atrasado pelos motivos de sempre. Se quiserem, colocando o dinheiro na mão da Embraer a empresa coloca todos as aeronaves do cronograma original aí para a FAB sem maiores problema até o ano que vem. Mas não vi ninguém pedir isso na FAB e nem no MD. Os C-130 da FAB já deram o que tinham que dar. E se não fazem mais é porque a FAB sabe muito bem de suas limitações atuais.

No caso de aeronaves como o Y-20 ou semelhantes ele é mais um plus para a nossa capacidade estratégica. Ele complementa os KC-390 e não concorre, assim como eventuais aeronaves como 767 ou A330.

E usar a aviação comercial para fazer o trabalho da força aérea não é exatamente uma solução barata. Há custos que são cobrados e as empresas decidem se cedem ou não suas aeronaves. A declaração de emergência de saúde não obriga ninguém a entregar nada para o governo a toque de caixa e muito menos de graça. Então, se não pagar, não tem.

A questão principal é: estamos em meio a uma situação de emergência e ninguém está questionando se as ffaa's tem os melhores e/ou recursos suficientes para fazer o trabalho que lhes é exigido. Nem os próprios militares.

abs

Re: Xian Y-20

Enviado: Sáb Abr 04, 2020 10:41 pm
por FCarvalho
saullo escreveu: Sáb Abr 04, 2020 3:44 pm Se fosse a FAB, adquiriria Boeing 767 usados e converteria com a IAI, conforme o escolhido mas ainda não executado. Deve ter muitas unidades disponíveis e seria a melhor opção em termos custo/benefício, inclusive já temos tripulação formada.
Já quanto ao cargueiro chinês, no momento atual, chinês, não obrigado.
Abraços
Olá Saullo,

Neste momento não existem 767 ou qualquer outra aeronave cargueira disponível para negócios. E por quê? Porque todas estão sendo usadas nas atividades de transporte de material médico e ajuda humanitária mundo afora contra a pandemia. A demanda simplesmente deu um salto gigantesco para este tipo de aeronave. Até aeronaves já retiradas de uso estão sendo colocadas de volta para voar tal é a demanda.
Conquanto, é possível verificar que em negócios governo a governo talvez fosse possível conseguir alguma coisa.
Infelizmente, pelas notícias que chegam da mídia especializada em aviação comercial, está havendo uma briga generalizada por insumos médicos no mundo, e todos estão naquela fase do faça o que eu digo mas não faça o que faço. Virou na prática cada um por si e o resto que se dane. Com os americanos à frente, claro.
Como disse ao Cássio, a questão é: diante desta emergência, as ffaa's foram chamadas, de novo, para ajudar. Mas ninguém está perguntando se as ffaa's possuem os melhores e/ou suficientes recursos para cumprir eficaz e eficientemente com o que lhes é mandado fazer. Nem os militares e nem o MD.
E aí?

abs

Re: Xian Y-20

Enviado: Dom Abr 12, 2020 11:26 pm
por FCarvalho
Variante da aeronave Xian Y-20 para funções de Avião Tanque deverá ser construida

https://www.aeroflap.com.br/variante-da ... onstruida/

E aos poucos o avião vai seguindo o seu caminho e se tornando cada vez mais presente na força aérea chinesa.

Vamos ver quando sai a primeira exportação. Se é que será exportado.

abs

Re: Xian Y-20

Enviado: Dom Abr 12, 2020 11:32 pm
por FCarvalho

Re: Xian Y-20

Enviado: Ter Abr 14, 2020 11:40 pm
por FCarvalho
Avião cargueiro Y-20 chinês pode levar dois tanques Type 15
14 de abril de 2020

https://www.forte.jor.br/2020/04/14/avi ... s-type-15/

Re: Xian Y-20

Enviado: Qua Abr 15, 2020 9:51 am
por saullo
Esse cargueiro vem com corona modelo 19 ou já trará o corona modelo 20 ?

Abraços

Re: Xian Y-20

Enviado: Qua Abr 15, 2020 10:17 pm
por FCarvalho
Não sei. Mas tem uma capacidade de carga que por aqui não existe em nenhum outro avião nem com todos os vírus, fungos, bactérias e amebas que temos.

abs

Re: Xian Y-20

Enviado: Qui Abr 16, 2020 9:45 am
por saullo
Mas continua sendo do país do Coronga.

Abraços

Re: Xian Y-20

Enviado: Qua Jul 15, 2020 2:17 pm
por FCarvalho
Um desenvolvimento interessante mas que até o presente momento não saiu, ainda, do papel.
Shenyang Y-30 medium transport
In addition to the Y-20 jet transport, Shenyang Aircraft Corporation (SAC) of Aviation Industry Corp of China is working on a four-engine turboprop military transport aircraft, the Y-30. The transport Y-30 has a takeoff weight of 80 tons and a planned load of 30 tons. The type has apparently grown during the studies, since Avic has previously mentioned plans for a transport aircraft of about 60 tons gross weight. It will be China’s mainstream carrier aircraft. The Y-30 would compatible with newer generation wheeled vehicles, which are larger and heavier than their predecessors. The Type 09 vehicles, slated to become the backbone of China's land forces, would use the Y-30 and not have to rely on the heavier Xian Y-20.
https://www.globalsecurity.org/military/world/china/images/y-30-image06.jpg

https://www.globalsecurity.org/military ... a/y-30.htm

Re: Xian Y-20

Enviado: Qua Jul 15, 2020 2:25 pm
por FCarvalho
Embora haja apenas especulações sobre as características do projeto Y-30, a manter-se os indicativos atuais, ou seja, um payload na faixa das 30/40 ton e MTOW de 80 a 100 ton, além das dimensões muito parecidas com o KC-390 - apenas a envergadura é maior - vislumbra-se nele as muitas possibilidades que temos em relação ao desenvolvimento posterior do avião da Embraer. Inclusive no sentido de nos havermos com uma versão carga pesada do mesmo.

De momento, o que parece é que está para nascer um concorrente direto para o A400M europeu. Por enquanto os chinas parecem não estar interessados em algo na mesma categoria dos C-130/KC-390.

Aparentemente eles estão olhando mais para o mundo do que para dentro de casa com este projeto e o Y-20 e o Y-20F-100.

abs

Re: Xian Y-20

Enviado: Qua Nov 11, 2020 12:46 am
por FCarvalho
Aeronave de transporte militar chinesa Y-20 realiza primeira missão internacional

https://www.cavok.com.br/aeronave-de-tr ... ernacional

Eu ficaria surpreso de fato se ele tivesse aparecido em Le Bouget ou Farborouht. 8-]

abs

Re: Xian Y-20

Enviado: Qua Nov 11, 2020 8:42 pm
por jambockrs
FCarvalho escreveu: Ter Abr 14, 2020 11:40 pm Avião cargueiro Y-20 chinês pode levar dois tanques Type 15
14 de abril de 2020

https://www.forte.jor.br/2020/04/14/avi ... s-type-15/
Cada tanque Type 15 pesa a bagatela de 35 toneladas. O Y-20 pode levar dois!

Re: Xian Y-20

Enviado: Qui Nov 12, 2020 4:35 pm
por FCarvalho
Várias fontes da mídia aeronáutica admitem que o Y-20 é capaz de transportar até 66 ton em seu interior. O modelo Y20F-100 civil teria, segundo a mídia chinesa, capacidade de 65 ton de carga, dispondo de 27 metros em seu interior.

O Type-15 pesa 33 ton standart, ou 36 ton com proteção blindada adcional. Ou seja, dentro das capacidades do Y-20. Na matéria acima é cito que o peso do tanque seria de 30 ton, que deve ser ele vazio, para transporte aéreo.

Eu continuo crendo que um Y-20, civil ou militar, é um vetor mais que necessário à FAB a fim de complementar os KC-390 e os futuros KC-X que um dia terão de aparecer por aí. Embora os chineses não estejam vendendo este avião para o exterior, pode-se admitir que assim que as turbinas chinesas estiverem disponíveis para uso no avião, ele se tornará objeto de desejo de muitas forças aéreas pelo mundo. E a FAB com certeza será uma delas, mesmo fingindo que não.

abs

Re: Xian Y-20

Enviado: Qui Nov 12, 2020 6:51 pm
por Cassio
Desejo da FAB ou do FACarvalho!?!

Brincadeira... Não pode resistir.

Para mim aviões assim são para países com pretensões estratégicas e países que podem mantê-los.
Não somos este país.
Não temos $$ para ter AA descente, não temos um segundo lote do Gripen, e muitas outras necessidades. Eu isso porque a FAB é a arma que está em melhores condições de equipamento.
Vamos de um par de 767 ou coisa parecida que já tá bom demais.