Pedido de Oração para um amigo do DB

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Edu Lopes
Sênior
Sênior

Re: Pedido de Oração para um amigo do DB

#106 Mensagem por Edu Lopes » Qui Jan 22, 2009 1:18 pm

Brasil entra na maior rede mundial de doadores de medula óssea

DOU publicou portaria que autoriza envio de amostras de células-tronco. As amostras enviadas podem ser de medula óssea ou sangue.

O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta quinta-feira (22) uma decisão do Ministério da Saúde que autoriza o envio de amostras de células-tronco para o exterior, o que possibilita a entrada do Brasil na maior rede mundial de doadores voluntários, a National Marrow Donor Program (NMDP).

De acordo com decisão, as células são de doadores cadastrados no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e serão usadas em transplantes. As amostras enviadas podem ser de medula óssea, sangue ou sangue de cordão umbilical e placentário.

A Secretaria de Atenção à Saúde será a responsável pelos trâmites legais, e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) deverá adotar as providências necessárias para o desempenho efetivo e eficaz das funções técnicas e operacionais do registro de doadores.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,, ... OSSEA.html

ImagemImagem
binfa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

#107 Mensagem por binfa » Ter Fev 03, 2009 9:26 pm

Tempo de busca por doador de medula no Brasil cai para 6 meses

O tempo de busca por um doador de medula óssea no Brasil caiu de um ano e seis meses para seis meses. Por causa da intensificação das campanhas, a meta de registro de doadores foi alcançada três anos antes do previsto - 940 mil pessoas estão cadastradas (a previsão era chegar a 920 mil em 2011). Em 2009, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) iniciará o processo para manter o doador, com o objetivo de dados como endereço e telefones serem constantemente atualizados.

O Centro de Transplante de Medula Óssea (Cemo) foi criado em 1993 e, até 2003, tinha nos registros os dados de 35 mil possíveis doadores - que fizeram o exame de sangue e se disseram dispostos a doar a medula, caso sejam compatíveis com algum paciente. O maior salto de cadastro de doadores havia ocorrido em 2000, com a novela Laços de Família, da Rede Globo de Televisão, em que uma personagem sofria de leucemia. Naquele momento, o registro passou de 11 mil para 25 mil.

A partir de 2004, o Inca passou a fazer campanhas para captar doadores em todo o País - os trabalhos começaram com um evento dentro do hospital, com os funcionários, para servir de exemplo. "O mais importante é que começamos a ter diversidade étnica. A população brasileira tem muita mistura. O Sul tem característica de imigrantes europeus. No Paraná, que tem muitos doadores, não se consegue achar quem seja compatível com paraenses ou pernambucanos", afirma o diretor do Cemo Luís Fernando Bouzas.

Até 2004, o cadastro era praticamente formado por moradores do Sul e do Sudeste. Somente 3% dos registros eram de pessoas do Norte, Nordeste e Centro-oeste - esse índice subiu para 15%. "Temos uma satisfação grande porque a população está se comprometendo", disse. Apesar do crescimento, o Cemo ainda não chegou ao número ideal de cadastro de possíveis doadores.

Hoje, é possível atender de 65% a 70% dos pacientes com o banco nacional. Para o restante, é preciso recorrer aos bancos internacionais e o custo da busca (testes e transporte) passa de R$ 12 mil para US$ 32 mil (cerca de R$ 75.500).

Fonte: Correio Web

att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 419 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#108 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Fev 03, 2009 9:31 pm

Aliás, quinta feira eu tenho que ir lá na Unicamp para doar sangue e atualizar os meus cadastros... Mudei de telefone e não avisei!!!! :oops:

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
binfa
Sênior
Sênior

#109 Mensagem por binfa » Dom Fev 08, 2009 8:19 am

Câmara aprova Semana para Doação de Medula Óssea - 05/02/2009

Em solidariedade ao colega Beto Albulquerque, que perdeu o filho, Pietro, 19 anos, para a leucemia, os deputados federais aprovaram ontem o projeto de lei que institui a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea.

A votação do projeto, proposto por Beto, foi uma iniciativa do presidente Michel Temer (PMDB). A proposta precisa ainda passar pelo Senado antes de ir para sanção presidencial.

Pelo projeto, a semana ocorrerá, anualmente, de 14 a 21 de dezembro. No período, serão desenvolvidas atividades de esclarecimento e de incentivo à doação de medula óssea e à captação de doadores. O dia 14 foi escolhido porque marca o início da luta de Pietro e da família Albuquerque contra a enfermidade. O rapaz chegou a fazer transplante de medula, mas teve rejeição e acabou não resistindo.

A proposta do deputado prevê ações, atividades e campanhas publicitárias para orientar sobre o cadastro de doadores, a importância da doação e o armazenamento de dados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Beto Albuquerque apresentou o projeto em novembro de 2008, em meio ao tratamento do filho. A semana pretende mobilizar também a coleta de sangue para a realização do teste de histocompatibilidade (HLA), que identifica os tipos de doadores.

Fonte: Zero Hora

att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Edu Lopes
Sênior
Sênior

#110 Mensagem por Edu Lopes » Dom Fev 08, 2009 12:23 pm

Matéria do Correio Braziliense:
Incompatibilidade dificulta transplante para as vítimas da leucemia

Rodrigo Couto - Especial para o Correio Braziliense

De acordo com o Ministério da Saúde, foram realizados, em 2008, 1.582 transplantes de medula óssea no país. Estima-se que hoje existam 3 mil pessoas na fila de espera. A maior dificuldade é encontrar um doador, como o que ocorreu com Pietro, filho do deputado Beto Albuquerque. No mês passado, a esperança dos que aguardam por um transplante ganhou forças, depois que o ministério oficializou parceria com o maior banco de doadores de medula do mundo, o americano National Marrow Donor Program. O convênio vai permitir que a busca por doadores estrangeiros ocorra de forma mais sitemática.

Segundo Carmino de Souza, conselheiro científico da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), metade dos pacientes com leucemia não chega ao transplante de medula óssea porque não encontrou doador ou porque não sobreviveu ao tratamento. Na sua opinião, porém, o maior problema para tratar a doença no país não são os transplantes de médula óssea, mas sim o atendimento inicial. Ele defende um aumento da quantidade de leitos em todos os estados para tratar os pacientes da doença. “Se isso fosse feito, muita gente seria curada, uma vez que a fase inicial do processo é fundamental para a matar a leucemia.” Carmino diz que isso não ocorre porque o paciente com a doença custa muito ao sistema de saúde, exigindo a atençao de uma equipe multidisciplinar. “Aqui em Campinas, por exemplo, todas as pessoas que têm leucemia se tratam na Unicamp”, aponta.

Mesmo com tantas pesquisas sobre o assunto, os cientistas ainda não sabem o que causa a leucemia. A chefe do Serviço de Hematologia do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Jane Dobbin, alerta que alguns fatores ambientais podem influenciar no surgimento da enfermidade. “O ar que respiramos, muitas vezes poluído, a água, a terra e a alimentação são elementos importantes para os seres vivos”, explica. Além disso, os efeitos da irradiação, exposição a drogas quimioterápicas, fatores genéticos e imunológicos e contato com algumas viroses podem provocar a doença. “Mas é importante ressaltar que nenhum desses fatores está comprovado como causador da doença”, pondera Jane.

Sonho

Mobilizada desde o ano passado para encontrar um doador de medula para Bruno Bukvic, 23 anos, Brasília torce pela recuperação do rapaz. Estudante de engenharia mecânica da Universidade de Brasília (UnB), Bukvic está em São Paulo para fazer o transplante, que deve ocorrer nos próximos dias. “Estamos muito confiantes de que tudo vai dar certo. A esperança de cura é grande”, afirmou ao Correio Gerson Bukvic, pai de Bruno. Foi encontrada uma medula compatível na Alemanha, mas a burocracia para trazê-la ao país obrigou a família a utilizar outra alternativa. “Para não perder mais tempo e aumentar as chances de cura do Bruno, decidimos realizar um transplante haploidêntico (quando os doadores de medula óssea não precisam ser totalmente compatíveis)”, explicou. A mãe do estudante será a doadora.

O sonho da família de Bruno é ver o jovem tão saudável quanto o atleta Rafael dos Anjos, 25 anos, está hoje. Foi em novembro de 2004 que o corredor de marcha atlética descobriu que tinha leucemia linfoide aguda. Assim que recebeu o diagnóstico, Rafael foi internado no Hospital Universitário de Brasília, para iniciar tratamento à base de quimioterapia. Ele conseguiu a cura sem o transplante de medula. “Passei momentos muito difíceis, mas nunca desanimei”, conta (lei depoimento).

A maneira como enfrentou a enfermidade fez de Rafael um exemplo de superação. Ainda durante o tratamento, ele conquistou, em junho de 2006, a terceira colocação no Troféu Brasil Caixa de Atletismo, a mais importante competição da modalidade no país. No ano seguinte, na mesma semana em que foi submetido a uma sessão de quimioterapia, conseguiu a prata no Troféu Brasil. Totalmente recuperado, Rafael conquistou, em julho do ano passado, o primeiro lugar na mesma competição. Desde setembro passado, ele integra o elenco da equipe paulista BM&F, a mesma de atletas como Maurren Maggi e Marilson Gomes.

Exame de ponta disponível para crianças do DF

Aproximadamente 3 mil casos de leucemia infantil surgem a cada ano no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Em crianças, 85% das leucemias são da forma linfoide aguda (LLA), 10% são mieloides agudas (LMA) e 5%, mieloides crônicas (LMC). As linfoides crônicas (LLC) não se manifestam nos pequenos. Graças a uma parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e o Hospital de Apoio (HAB), especializado em oncologia infantil, já é oferecido aos pacientes do Distrito Federal o diagnóstico molecular, exame que consegue aumentar a eficiência do tratamento em até 80%.

“O exame, que já está disponível desde o ano passado no HAB, oferece um diagnóstico detalhado da doença”, afirma Cezar Martins de Sá, professor do Instituto de Ciências Biológicas da UnB e responsável pelos estudos que culminaram na implantação do diagnóstico na capital. No HAB, quase 150 crianças já fizeram o exame, que também é oferecido em algumas capitais do Sul e Sudeste.

Denominado RT-PCR, o teste permite identificar exatamente o tipo de leucemia presente no organismo. Ao olhar a célula cancerosa no nível molecular, tipo de exame mais refinado que existe hoje, é possível identificar qualquer um dos mais de 10 subtipos da doença entre as crianças. “A viabilização desse exame só ocorreu graças ao financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF”, destaca Martins de Sá, lembrando que o teste também pode ser aplicado em adultos. “Esse diagnóstico é parte de um projeto sobre leucemia que pretendemos estender para outras faixas etárias.”

Preocupação

Com apenas 3 anos, Artur Almeida convive com a leucemia linfoide aguda (LLA) desde 2008. Sua mãe, a auxiliar administrativa Soraia Almeida, 36 anos, lembra que tudo começou em 24 de junho do ano passado. “Apareceram alguns hematomas na coxa do meu filho. A primeira coisa que veio à minha cabeça foi que ele estava apanhando dos coleguinhas na creche que frequentava desde os 5 meses”, lembra.

Soraia estava enganada e, logo em seguida, veio a notícia de que seu filho estava com leucemia. As sessões de quimioterapia são realizadas no HAB. Já se sabe que o pequeno vai precisar se submeter a um transplante de medula, mas exames realizados nos dois irmãos mostraram que um tem 50% de compatibilidade, enquanto o outro tem zero.

“Ficamos muito abalados com tudo isso, mas não vamos desanimar. Meu marido até largou o emprego para acompanhar de perto o tratamento dele”, relata a auxiliar administrativa, que desde o diagnóstico da doença não consegue dormir sossegada. Até sexta-feira passada, Artur se preparava para deixar o Hospital Regional da Asa Sul, antigo Hospital Materno Infantil, onde estava internado para tratar de uma infecção.

Depoimento - Rafael dos Anjos

“Nunca duvidei que eu seria curado”

“Naquela época, eu não podia imaginar como uma pessoa saudável poderia ter uma doença tão grave como o câncer. Ainda mais um atleta que dedicava sua vida para o aperfeiçoamento do corpo. Simplesmente não pensava no assunto, até o dia em que recebi o diagnóstico de leucemia.

Lembro que o momento foi muito marcante. Eu já estava no hospital havia três dias, sem saber o que estava acontecendo. Eu ia de um lado a outro para fazer exames. Até então, eu nunca tinha ficado mais do que alguns minutos no hospital, por causa de alguns pontos que levei na perna quando era criança. O diagnóstico foi dado por uma médica muito sensível, que me fez entender de forma tranquila o que estava ocorrendo. Foi a primeira vez que chorei no tratamento.

Uma coisa muito forte de que me recordo é que nunca duvidei que eu seria curado. Nunca cheguei a pensar em outra possibilidade. Encarei o tratamento como mais uma meta a ser vencida para alcançar o futuro, e logo poder treinar novamente. O tempo foi passando e fui me estabilizando. Comecei a me sentir melhor e as coisas começaram a fluir. Acho que a partir daí, com a cabeça mais tranquila, pude despertar para um mundo que nunca tinha visto antes: minha percepção das coisas simples e fundamentais parecia muito mais clara.

Quando a fase mais pesada do tratamento acabou, resolvi recuperar o tempo perdido. Na verdade, queria aproveitar cada segundo e fazer as coisas de que mais gosto: treinar e competir. Agora, porém, não penso apenas nas medalhas e nos resultados. Sei que o maior valor está na jornada, na alegria de poder subir e curtir a evolução do trabalho, passo a passo, a cada dia.”

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/ht ... erna.shtml

ImagemImagem
binfa
Sênior
Sênior

#111 Mensagem por binfa » Ter Fev 17, 2009 11:12 pm

Prezados(as) boa noite!

Gostaria de compartilhar com vocês uma guerra que estou travando na surdina junto algumas instituições, entre elas a gloriosa FAB onde tive o orgulho de pertencer um dia, guerra esta para DIVULGAR e INCENTIVAR a DOAÇÃO DE MEDULA....

Prezado Senhor Alexandre,

Agradecemos seu contato com a Força Aérea Brasileira (FAB) por meio deste Centro de
Comunicação Social, principalmente por suas palavras elogiosas.

Ficamos muito sensibilizados por sua mensagem e, ao mesmo tempo, contentes com o resultado final.

Por incrível que pareça, estamos em sintonia com a sua idéia, porque estamos para
inserir nos nossos programas um que trata da "responsabilidade social" e a proposta
é inserir a doação de sangue, órgãos e medula em um de nossos projetos.

Você poderá observar que a iniciativa da Base Aérea de Belém não é isolada, porque
no sul do país, por exemplo, as organizações da FAB fazem campanhas periódicas de
doação de sangue.

De qualquer maneira, agradecemos por suas sugestões e, sobretudo, pelo seu entusiasmo.

Atenciosamente,
Divisão de Relações Públicas

FORÇA AÉREA BRASILEIRA
“ASAS QUE PROTEGEM O PAÍS”

att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
binfa
Sênior
Sênior

#112 Mensagem por binfa » Sex Fev 27, 2009 7:04 pm

Prezados(as) boa noite! vou fazer força para não ausentar-me do forum, principalmente quanto as postagens nos tópicos "Acervos FAB/MB"... mais sei que não vai ser facil....

descobri ontem que estou com paralisia facial.

um forte abraço a todos

continuem orando por nós!

att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#113 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Fev 27, 2009 7:25 pm

:shock:

Cara, mais uma luta que você vai enfrentar e vai vencer, com a torcida de todos nós!

Forte abraço!

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
LEO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Contato:

#114 Mensagem por LEO » Sex Fev 27, 2009 7:36 pm

A torcida do DB já mostrou que é forte e você vai superar mais esta adversidade!

Abraço!

"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#115 Mensagem por Paisano » Sex Fev 27, 2009 10:40 pm

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#116 Mensagem por Immortal Horgh » Sex Fev 27, 2009 11:09 pm

LEO escreveu:A torcida do DB já mostrou que é forte e você vai superar mais esta adversidade!

Abraço!

X 2

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 419 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#117 Mensagem por Glauber Prestes » Sáb Fev 28, 2009 1:30 am

Binfa meu amigo, os médicos já descobriram a causa? Se sim, quando começa a fisioterapia?

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#118 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Fev 28, 2009 6:23 am

Pode contar com as nossas oracoes!!

Melhoras!

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#119 Mensagem por Rodrigoiano » Sáb Fev 28, 2009 6:25 am

Recentes vitórias ocorreram!!! Tenha certeza que mais uma se realizará, Deus já está fazendo a Sua parte e realizando mais uma obra em sua família!!!!

Nossas orações e pedidos a Deus, Santa Rita e aos benfeitores espirituais brevemente trarão alívio a mais esse obstáculo.

Força, esperança e fé para o colega forista e família!

Cordial abraço!

Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#120 Mensagem por Beronha » Sáb Fev 28, 2009 8:44 am

Minhas humildes orações pra vc também amigo binfa

Responder