Será que o Neil Armstrong foi à lua?
Moderador: Conselho de Moderação
- VICTOR
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
zim escreveu:Continuo sem entender porque tanta gente não acredita que os americanos chegaram a lua (ta quase meio a meio essa votação, que coisa!!).
Vou deixar mais uma vez o link com um texto bem completo rebatendo essa conspiração. http://www.projetoockham.org/historia_lua_1.html
Esse quote é a introdução desse texto.[]s
Infelizmente, tem ideologia no meio. Nem mesmo os russos nunca duvidaram dos êxitos da missão Apollo, assim como os norte-americanos respeitam e admitem o fato dos russos terem tido a dianteira da corrida espacial por mais de uma década.
- lelobh
- Sênior
- Agradeceram: 14 vezes
VICTOR escreveu:zim escreveu:Continuo sem entender porque tanta gente não acredita que os americanos chegaram a lua (ta quase meio a meio essa votação, que coisa!!).
Vou deixar mais uma vez o link com um texto bem completo rebatendo essa conspiração. http://www.projetoockham.org/historia_lua_1.html
Esse quote é a introdução desse texto.[]s
Infelizmente, tem ideologia no meio. Nem mesmo os russos nunca duvidaram dos êxitos da missão Apollo, assim como os norte-americanos respeitam e admitem o fato dos russos terem tido a dianteira da corrida espacial por mais de uma década.
De minha parte posso dizer que acredito que foram, mas o que foi transmitido não é real.
Quanto ao fato de vc dizer que é ideologia em um sentido claramente pejorativo posso lhe dizer cada um aqui defende seu ponto de vista. Cada um possui uma opinião. Não reconheço aquelas passagens como verdadeiras por inúmeras questões, mas essa ideologia a que se refere não está entre elas

Não basta a uma pessoa com bom nível cultural a apresentação de um simples site para arrasar um ponto de vista. Ainda mais quando o site não passa a menor confiança pela sua completa falta de imparcialidade.
Se achas que é imparcial nada posso fazer

Editado pela última vez por lelobh em Ter Jan 31, 2006 12:00 pm, em um total de 1 vez.
Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.
Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
- lelobh
- Sênior
rodrigo escreveu:Se a ida dos americanos à lua foi uma farsa, por que os soviéticos não fizeram uma farsa igual? Ou nem isso iam dar conta?
De minha parte posso dizer que não disse que foi uma farsa a ida. Foi uma farsa o que foi transmitido. Já disse isso uma vez e estou a dizer novamente.
Quanto aos russos eu não saquei a intenção da pergunta! Tb não sei pq eles não fariam igual! Eles precisavam fazer? Se dariam conta acho que sim, mas para que?
O tópico é sobre os americanos e não sobre os russos

- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Talvez você conheça a corrida espacial, e entenda o contexto em que ocorreu essa competição.Quanto aos russos eu não saquei a intenção da pergunta! Tb não sei pq eles não fariam igual! Eles precisavam fazer? Se dariam conta acho que sim, mas para que?
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
- lelobh
- Sênior
rodrigo escreveu:Talvez você conheça a corrida espacial, e entenda o contexto em que ocorreu essa competição.Quanto aos russos eu não saquei a intenção da pergunta! Tb não sei pq eles não fariam igual! Eles precisavam fazer? Se dariam conta acho que sim, mas para que?
Conheço o que todos conhecem.
A transmissão foi ao vivo? (pouso na lua)
-
- Avançado
- Contato:
Olá de novo
Sobre a questão se os homens foram à Lua ou não, o site em questão faz apenas aquilo que outros sites já fizeram, que é desmontar um por um os argumentos dos defensores da teoria da conspiração. O Philip Plait faz o mesmo no seu livro “Bad Astronomy” e no seu site.
http://www.badastronomy.com/bad/tv/foxapollo.html
Podem também ler neste site uma excelente abordagem do assunto, talvez mesmo das melhores:
http://www.redzero.demon.co.uk/moonhoax/
E mais
http://pirlwww.lpl.arizona.edu/~jscotti ... d/FOX.html
http://science.nasa.gov/headlines/y2001/ast23feb_2.htm
Agora parece-me também inconcebível que se pense que perante um programa da dimensão do Programa Apollo, que envolveu dezenas de milhares de pessoas, toda a gente estivesse a trabalhar numa farsa.
O que o lançamento das várias missões Apollo fosse também uma farsa.
Ou então que os próprios soviéticos também tivessem sido enganados por essa farsa. E os soviéticos tinham todas as razões para denunciar tal situação, pois sentiam-se ultrapassados pelos americanos. Não só tinham razões como também tinham meios para provar se tudo aquilo era uma farsa ou não.
Portanto, acho essas teorias completamente disparatadas e brevemente teremos imagens lunares tiradas por sondas que vão permitir ver a parte inferior dos módulos lunares e ver que realmente os astronautas estiveram lá.
Um abraço
Zé
Sobre a questão se os homens foram à Lua ou não, o site em questão faz apenas aquilo que outros sites já fizeram, que é desmontar um por um os argumentos dos defensores da teoria da conspiração. O Philip Plait faz o mesmo no seu livro “Bad Astronomy” e no seu site.
Podem também ler neste site uma excelente abordagem do assunto, talvez mesmo das melhores:
E mais
Agora parece-me também inconcebível que se pense que perante um programa da dimensão do Programa Apollo, que envolveu dezenas de milhares de pessoas, toda a gente estivesse a trabalhar numa farsa.
Ou então que os próprios soviéticos também tivessem sido enganados por essa farsa. E os soviéticos tinham todas as razões para denunciar tal situação, pois sentiam-se ultrapassados pelos americanos. Não só tinham razões como também tinham meios para provar se tudo aquilo era uma farsa ou não.
Portanto, acho essas teorias completamente disparatadas e brevemente teremos imagens lunares tiradas por sondas que vão permitir ver a parte inferior dos módulos lunares e ver que realmente os astronautas estiveram lá.
Um abraço
Zé
- FinkenHeinle
- Sênior
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 19 vezes
- Contato:
lelobh escreveu:?
Não seguiu o autor parâmetros que dessem a pesquisa imparcialidade portanto para mim não serve para mudar meu ponto de vista. Parece tipo "padre quevedo". Leia com mais imparcialidade. Olhe todo o site. Parece que o autor está em uma intifada contra o oculto! Não estou dizendo que ele esteja errado, que tudo seja verdadeiro, mas que me desculpem os apaixonados, impacialidade é essencial! Ao menos na pesquisa!![]()
Então ARGUMENTE contra os parâmetros que ele usou.
Dizer, pura e simplesmente, que os parâmetros e argumentos estão equivocados, sem argumentar o porque dessa opinião, não lhe dará maior confiabilidade do que o cara que fez tal pesquisa.
O Pe. QueMedo é respeitabilíssimo porque até hoje ninguém, NUNCA, conseguiu provar nada contra os argumentos que ele usa.
Simples assim.
Se você não consegue combater a pesquisa com argumentos, então é hora de rever seus conceitos sobre o tema!
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
- FinkenHeinle
- Sênior
- Contato:
lelobh escreveu:De minha parte posso dizer que acredito que foram, mas o que foi transmitido não é real.
Quanto ao fato de vc dizer que é ideologia em um sentido claramente pejorativo posso lhe dizer cada um aqui defende seu ponto de vista. Cada um possui uma opinião. Não reconheço aquelas passagens como verdadeiras por inúmeras questões, mas essa ideologia a que se refere não está entre elas![]()
Não basta a uma pessoa com bom nível cultural a apresentação de um simples site para arrasar um ponto de vista. Ainda mais quando o site não passa a menor confiança pela sua completa falta de imparcialidade.
Realmente não basta.
Bastam argumentos, e até agora, você não os apresentou.
Atte.
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
- FinkenHeinle
- Sênior
- Contato:
Jose Matos escreveu:Olá de novo
E mais
Um abraço
Zé
Olá José Matos,
Excelente postagem.
Grifei um trecho. É exatamente isso. Imaginem, dezenas de milhares de pessoas trabalhando na Apollo, e até hoje os EUA conseguiram mantêr em Segredo tal farsa... Isso seria impossível...
Atte.
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
- lelobh
- Sênior
FinkenHeinle escreveu:lelobh escreveu:De minha parte posso dizer que acredito que foram, mas o que foi transmitido não é real.
Quanto ao fato de vc dizer que é ideologia em um sentido claramente pejorativo posso lhe dizer cada um aqui defende seu ponto de vista. Cada um possui uma opinião. Não reconheço aquelas passagens como verdadeiras por inúmeras questões, mas essa ideologia a que se refere não está entre elas![]()
Realmente não basta.
Bastam argumentos, e até agora, você não os apresentou.
Em verdade está havendo uma inversão.
Eu não estou tentando convencer ninguém

- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6936 vezes
- Agradeceram: 7197 vezes
- Contato:
Bueno, vou meter a colher torta. Dei uma banda nesses sites aí, tanto contra quanto a favor das tales de conspirações. A conclusão a que chego - a dar crédito aos 'contra', eu deveria então ficar plenamente convencido que o nosso velho planeta é um paraíso racionalista, onde tudo pode ser explicado pela lógica empírica - vá lá, com uma ajudinha da metafísica de vez em quando, hehehe... - e que nunca houve, ao menos nos tempos hodiernos, nenhuma conspiração em larga escala. Bobear e esses índios aí desmentem até o mensallão, e de um jeito que nos levaria a todos a irmos correndo votar no Lulla, com os olhos rasos d'água, implorando perdão por sermos todos tão incréus...
Agora, como sou assumidamente revisionista, não aceito Verdades Fundamentais, Dogmas, Imperativos Categóricos & quetales...Digo: falta explicar muita coisa nessa história aí...
Finken, os americanos de que estamos falando eram os do governo Nixon, o mais vil e mentiroso da última metade do século passado. Queres saber mais sobre ele? Leias 'Ambição Cega', escrito por John Dean, que estava bem no meio do rolo e foi em cana também - Watergate.
PS.: MEUS PÁRA-CHOQUES PELO TÓPICO E POR TUA DEFESA DO QUE ACREDITAS OU NÃO, GUIGUINHO! É ISSO AÍ!!
Agora, como sou assumidamente revisionista, não aceito Verdades Fundamentais, Dogmas, Imperativos Categóricos & quetales...Digo: falta explicar muita coisa nessa história aí...
Simplesmente não acredito que os Americanos seriam tão ingênuos de inventarem uma história deixando tal quantidade de "furos"
Finken, os americanos de que estamos falando eram os do governo Nixon, o mais vil e mentiroso da última metade do século passado. Queres saber mais sobre ele? Leias 'Ambição Cega', escrito por John Dean, que estava bem no meio do rolo e foi em cana também - Watergate.
PS.: MEUS PÁRA-CHOQUES PELO TÓPICO E POR TUA DEFESA DO QUE ACREDITAS OU NÃO, GUIGUINHO! É ISSO AÍ!!

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
Morpheus
- FinkenHeinle
- Sênior
- Contato:
lelobh escreveu:Em verdade está havendo uma inversão.
Eu não estou tentando convencer ninguémPor isso nem preciso argumentar. Só comento que eu achei a pesquisa do autor do site tendenciosa.
Que situação confortável, né?!
Atte.
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
- FinkenHeinle
- Sênior
- Contato:
tulio escreveu:Bueno, vou meter a colher torta. Dei uma banda nesses sites aí, tanto contra quanto a favor das tales de conspirações. A conclusão a que chego - a dar crédito aos 'contra', eu deveria então ficar plenamente convencido que o nosso velho planeta é um paraíso racionalista, onde tudo pode ser explicado pela lógica empírica - vá lá, com uma ajudinha da metafísica de vez em quando, hehehe... - e que nunca houve, ao menos nos tempos hodiernos, nenhuma conspiração em larga escala. Bobear e esses índios aí desmentem até o mensallão, e de um jeito que nos levaria a todos a irmos correndo votar no Lulla, com os olhos rasos d'água, implorando perdão por sermos todos tão incréus...
Túlio, o Mundo É um Paraíso Racional... Com raras exceções, em repiques de Loucura...
Em dado momento da História, a Idade das Trevas cedeu lugar à Era da Razão, que tem esse nome não por mero acaso, mas sim por... lógica.
Tu que lê bastante sabe que dos grandes pensadores, vários são dessa época...
Mas de fato, não existem Verdades Fundamentais. Tudo pode ser questionado. Mas quando o for, que se faça por meio de... lógica. Que se faça por meio de Argumentos Racionais...
Os Adeptos da Teoria da Conspiração deram o primeiro passo. Outros retrucaram... Falta somente que os Conspiratórios contra-argumentem a Réplica dadas nos SItes e aqui no tópico.
tulio escreveu:Finken escreveu:Simplesmente não acredito que os Americanos seriam tão ingênuos de inventarem uma história deixando tal quantidade de "furos"
Túlio, isso têm menos à ver com o mentiroso, do que com a mentira.
O Gov. Nixon pode ter mentido, isso não faz muita diferença.
Ocorre que "ninguém pode enganar à todos por todo o tempo", já diz o ditado! Tudo bem, eles podem ter TENTADO mentir, mas isso não significa que eles conseguiriam fazê-lo.
Meus dois argumentos básicos, não aqueles técnicos, são o seguinte:
- Primeiro, não acredito que os Americanos da NASA seriam tão ingênuos, estúpidos e imbecis de contar uma mentira de proporções gigantescas como essa, e ao "montar" tal mentira, cometessem uma quantidade tão grande de erros primários na colocação de luzes, sombras, filmagem e quetales. Tenho certeza que se eles tivessem feito, teriam pensado em tudo, ainda mais com os bilhões dispendidos nisso;
- O Programa Apolo teve envolvimento de dezenas de milhares de pessoas. Sofreu em alto grau de espionagens - não só soviéticas -, e tambémsofreu vasculhas minuciosas dos adeptos das Teorias Conspiratórias. Não acredito que uma mentira tão gigantesca teria suportados isso se não fosse real. Aliás, TODOS os argumentos dos Conspiratórios já foram derrubados por outros.
COmo disse, não existe Verdade Universal, mas por ora, a Verdade "vigente" é de que o Homem FOI à Lua. Isso pode mudar, mas até agora isso não ocorreu.
Atte.
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6936 vezes
- Agradeceram: 7197 vezes
- Contato:
Finken, meu cupincha, ADORO essas certezas tão absolutas que tens agora. Ao chegares à minha idade, não mais as terás, digo-te. És inteligente demais para isso... Um dia, terás tempo para ler SÓ o que quiseres, não o que o profe manda. E, tendo tempo e maturidade, começarás a pensar e, por extensão, indagar. Beberás o conhecimento de muitas fontes, te apresentarás perante os maiores sábios da raça humana - que vivem em seus livros - totalmente despido de preconceitos e pré-julgamentos, daí... começarás a duvidar! Então sim, começarão os dias em que será brabo de te convencer de alguma coisa, pois se te mostrarem provas de algo, não faltará quem te prove o contrário. Terás então que aprender a cotejar e escolher de acordo com teu caráter de homem adulto, que já passou por várias e agüentou o tranco...
Ah, e creio que existam mentiras MUITO MAIORES do que essa aí da lua -
se é que é mentira
Ademais, convidar-te-ia a me indicares UM ÚNICO MEDIEVALISTA - não apenas Professor de História - que te corrobore o termo Idade das Trevas aplicado à Idade Média ... UM SÓ! Ademais, como amigo, te sugiro que dês uma olhada mais profunda no chamado Renascimento, a tal de Idade da Razão: garanto-te, ficarás desapontado, pois nesta, se a Humanidade evoluiu muito nuns pontos, involuiu em outros tantos...
PS.: não estou querendo fazer pouco de ti, meu truta, tento apenas te revelar o quão pouco és perante o que ainda serás... E tudo indica que irás bem longe...
Abração
Ah, e creio que existam mentiras MUITO MAIORES do que essa aí da lua -

Ademais, convidar-te-ia a me indicares UM ÚNICO MEDIEVALISTA - não apenas Professor de História - que te corrobore o termo Idade das Trevas aplicado à Idade Média ... UM SÓ! Ademais, como amigo, te sugiro que dês uma olhada mais profunda no chamado Renascimento, a tal de Idade da Razão: garanto-te, ficarás desapontado, pois nesta, se a Humanidade evoluiu muito nuns pontos, involuiu em outros tantos...
PS.: não estou querendo fazer pouco de ti, meu truta, tento apenas te revelar o quão pouco és perante o que ainda serás... E tudo indica que irás bem longe...
Abração
“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”
Morpheus
Morpheus