Guerras Peninsulares

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

#16 Mensagem por pafuncio » Ter Jan 03, 2006 10:18 pm

Einsamkeit escreveu:
pt escreveu:
a Primeira derrota de Napoleao foi Leipzig em 1813, e se nao me engano, foi para prussianos e russos


Einsamkeit: Você nunca ouviu falar de 1812, de uma campanha na Russia ?

Além dessa, e só para referir Portugal, em 1808, com o desembarque das tropas britânicas em Portugal, é rechaçada a primeira invasão francesa, com a vitória sobre os franceses na batalha de Vimeiro.

Cumprimentos


A Campanha da russia nao foi uma vitoria das tropas russas em campo aberto, pelo contrario foram vencidos pelos franceses, os franceses perderam foi na retirada, o que nao conta como batalha, borodino foi no maximo um empate, Leipzig foi a primeira verdadeira derrota




:?: :?: :?: :?:


discordo ....

alexandre




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#17 Mensagem por pt » Ter Jan 03, 2006 10:23 pm

Clermont escreveu:Ponto de viragem mesmo foi na história da América portuguesa. Com a Família Real saindo às pressas de Lisboa rumo a suas colônias, iniciou-se o processo de independência daquilo que viria a ser o Brasil.


Clermont, o Brasil, já existia em 1808, com a condição de principado. Na altura, como hoje o herdeiro da coroa britânica é o Principe de Gales, ou o herdeiro da coroa espanhola é o Principe das Asturias, o herdeiro da coroa portuguesa, era por inerência o Principe do Brasil.

D. João VI, vai para os seus dominios, como Principe do Brasil, mas não é muito credivel que o processo de independência fosse alterado por isso. Quando muito atrasou-o e alterou-lhe a forma, ao introduzir a figura da monarquia constitucional, que é caso único no continente, se exceptuarmos a sangrenta e curtissima experiência mexicana e o caso do Canadá, que é uma monarquia, cujo rei está noutro país.

Se não tivesse ocorrido a saída da coroa e a mudança da capital de Portugal, de Lisboa para o Rio de Janeiro, o Brasil tinha-se tornado independente como república. Nunca teria havido império, e o Brasil provavelmente ter-se-ía separado em vários países (embora mesmo aí eu tenha algumas dúvidas, mas são tema fora deste tópico).

A casa real de Bragança, limitou-se a organizar uma separação tão pacifica quanto possivel, mas eu duvido que não tivesse ocorrido separação da mesma maneira.

O próprio Reino Unido, uma invenção essencialmente brasileira, não tinha como funcionar, pois praticamente implicava a transformação de Portugal numa colónia. A separação era inevitável, e tería ocorrido de qualquer forma.

Mas admito, que a america de lingua portuguesa, teria provavelmente outra configuração.

Cumprimentos




Avatar do usuário
Spectral
Sênior
Sênior
Mensagens: 740
Registrado em: Qui Fev 03, 2005 8:47 pm
Localização: UK // Portugal

#18 Mensagem por Spectral » Ter Jan 03, 2006 10:26 pm

A 1ª derrota de Napoleão ?

- Egipto.




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#19 Mensagem por Einsamkeit » Ter Jan 03, 2006 11:21 pm

alexandre lemos escreveu:
Einsamkeit escreveu:
pt escreveu:
a Primeira derrota de Napoleao foi Leipzig em 1813, e se nao me engano, foi para prussianos e russos


Einsamkeit: Você nunca ouviu falar de 1812, de uma campanha na Russia ?

Além dessa, e só para referir Portugal, em 1808, com o desembarque das tropas britânicas em Portugal, é rechaçada a primeira invasão francesa, com a vitória sobre os franceses na batalha de Vimeiro.

Cumprimentos


A Campanha da russia nao foi uma vitoria das tropas russas em campo aberto, pelo contrario foram vencidos pelos franceses, os franceses perderam foi na retirada, o que nao conta como batalha, borodino foi no maximo um empate, Leipzig foi a primeira verdadeira derrota




:?: :?: :?: :?:


discordo ....

alexandre


porque?




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Responder