É sabido que com a RAF fora do caminho e tendo superioridade aérea, os navios da RN não dariam conta, seriam alvos fáceis para Luftwaffe, mesmo não tendo aviões torpedeiros disponíveis naquele momento, a invasão da Inglaterra não foi levada a cabo graças (para variar) a Htiler a seu alto comando, vendo que isto não mais seria possivel, começaram os planos e preparativos de invasão da URSS.
->Discordo. Um navio de guerra, nunca é um alvo facil para um avião seja hoje ou em 40. Alem do mais, a maioria dos navios afundados por aviões na guerra foi por torpedeamento, justamente o que os alemães não tinham. Alem do mais, para os bombardealos eles teriam que acertar os navios, e em Dunkerque, o percentual de acerto nos navios de transporte foi muito baixo, devido ao fato da Luftwaffe e a Kriegsmarine, não terem treinamento conjunto antes da Guerra. Somente em 41 com auxilio da Reggia Aeronautica que a Luftwaffe começou a ser mais certeira neste tipo de ação. Alem do mais em Creta ficou provado como um pequena e fragil frota poderia impedir uma ação de desembarque, mesmo com perdas elevadas.
Pelo contrário, os massacres impostos pelos alemães durante a Operação Barbarossa foram claras mostras de desorganização do Exercito Vermelho.
-> Exato, um exercito que estava totalmente desorganizado devido a expurgos ocorridos na decada de 30 e nomeações por "lealdade" que por competencia. Quando em fins de 42 os Russos já tinham mais experiencia, eles deram menos "vexames" na guerra.
De fato ocorreram execuções em massa de muitos soldados soviéticos nas fases iniciais da Op.Barbarossa por parte de seus oficiais, acusados de traição e covardia, este quadro só mudou quando a guerra tornou-se mais favorável ao Exército Vermelho e claro, os alemães é que começaram a adotar tal prática, principalmente apartir de 1944.
->Em todos os exercitos da IIGuerra ocorreram isso. No Exercito americano em Dezembro de 44, exestia uma total exteria com relação a traidores e sabotadores na linha, que muitos soldados foram fuzilados por simples acusações ou desconfianças assim como na Inglaterra em 41.
Agora esses fatos, não chegam nem a 0,5% do total de perdas, o que estatisticamente, não se considera, a não ser para escritores que queiram dar um significante a isso.
No que se refere a comparações após isto é importante salientar que o T-34 era considerado tanque médio, assim como o M-4 Sherman americano, seria concorrente direto dos Panthers, que apesar de mais pesados que estes, eram considerados tanques médios para os alemães.
->Esse é o maior problema. Como podemos considerar um tanque de 46T equivalente a outro de 32T? O Custo de um Panther ou de um Tiger para seus "equivalentes de nomenclatura" eram muitos superiores. O Correto seria comparar o PzkwfIV ao T-34, Cronwell e ao M4 e o Panther ao M-26, Churchill e IS-2. O Tiger I e II seriam apenas comparados ao Centurion A-17 (mesmo assim, somente ao I)
O IS-2 apareceu em combate somente em 06/1944 na campanha contra os Romenos.
->Voce esta certo. Somente em Abril que algumas unidades do Front de Leningrado o receberam para testes, e somente na campanha do norte da Romenia, que foram usados em numeros expressivos, com resultados excelentes.
quem apareceu em 02/44 foi a versão Is-1, que possuia um canhão de 85mm, igualava-se ao Tiger I em poder de fogo e o superava em velocidade e blindagem.
->O IS-1 apareceu em Dez/43. Em 02/44 apareceu o T-34/85. Com relação ao IS-1, ele foi abandonado devido ao fator "Carga HE" do canhão de 122mm.
Os Tiger II eram superiores em blindagem e seu canhão longo de 88mm possuia alcance semelhante ao 122mm do IS-2, mas o canhão alemão tinha um poder de penetração maior que o seu equivalente russo.
->Com relação ao canhão afirmei que o 122mm era superior devido ao fato dele possuir uma granada HE bem mais potente. Quando o canhão A-19 foi adptado para ser usado em tanque, o general russo responsavel, viu que estatisticamente, 70% dos projeteis disparados por tanques são do tipo HE, ou seja, vc usa mais o tanque para dar apoio de fogo do que "combate contra tanques". Assim este fator foi determinante para a escolha, tanto que estava previsto o uso do canhão BS-3 de 100mm (que depois foi derivado para o T-44 e T-54) onde este tinha os melhores resultados de balistica no tocante a perfuração. Com o canhão de 122mm, o IS-2 podia destruir qualquer tipo de edificação, apoiar eficazmente tropas ou atirar fora do alcance da artilharia antitanque inimiga.
O IS-3 era superior ao Tiger II, mas existem muito poucos relatos da atividade deste tanque em combate nas ultimas semanas da guerra, quem as tiver, coloque aki para conferirmos.
-> Com relação ao IS-3, isso ainda é nebuloso, pois o que sabe-se foi devido a uma unidade de tanques pesados russa ter encontrado uma britanica no norte da Alemanha, onde seus tanques eram o IS-3, e como eram em dotação completa deste regimento, e o mesmo estava em combate a pouco tempo tem-se isso como uma "possibilidade" do mesmo ter entrado em combate. Alem disso, em Junho de 45 os Russos fizeram um desfile em Berlin, onde o mesmo apareceu em grandes quantidades.
Entre os médios, os Panthers eram muito superiores aos T-34/76 ou T-34/85, Shermans, Churchills, Croweils entre outros.
->Tecnicamente era, mas se olharmos o seu custo e peso, veremos que ele deve ser comparados aos "pesados" dos aliados, onde a comparação vira-se contra ele.
É uma pena existirem tão poucos deles preservados nos dias de hj, perdi o tesão ao saber que os Tigers do filme não são originais e sim, contruidos apartir do chassi de T-34 !!! rs..
->Não sabia deste fato, mas sempre desconfiava daqueles TIGER I que tinha alguma coisa errada (a esteira eu tinha certeza que era a do T-34)
Tem um evento na Inglaterra que é anual (esqueci o nome) e que desfilam Tigers I, Panthers, Stugs, Pzkfw III e IV , alem de Shermans, T-34s, entre outros recriando momentos da WWII, muito bacana, se descolar umas fotos coloco aki...
->Olha, eu tenho fotos de alguns tanques preservados que poderia por aqui, só que infelizmente eu não tenho a menor ideia de como por fotos aqui.....