gogogas escreveu: Dom Mar 23, 2025 1:07 pm
Até mesmo países que possuem caças zero Bala ! China tem velharia , americanos tem velharia , ingleses , franceses e por aí vai … aposto que os nossos F-5 os últimos que foram modernizados vai estar firme e forte pra lá de 2030 , não é o que eu quero ,porém a realidade é outra
Sim, é o que tem, com todos os (crescentes)riscos inerentes à células que se já não ultrapassaram a vida operacional que tinham, estão sendo mantidas quase que por milagre.
O F-5 teve o seu tempo, e já deveria estar aposentado há pelo menos 10 anos.
Mas, é como disse, coisa de país subdesenvolvido e sem responsabilidade.
Túlio escreveu: Dom Mar 23, 2025 2:37 pm
Não entendi: pelo que havia lido sobre os contratos originais era a GE-CELMA que faria isso.
Então, não sei, mas eu vou participar disso lá. Vão receber motores lá e vão fazer teste completo de célular e dos compressores. Como não assinei NDA, posso falar, mas visitei eles em Março.
Talvez a FAB esteja pensando numa segundo sítio.
Creio que seja mais um dos efeitos colaterais do Donald Duck de topete. E presumo não vai parar por aí.
Pode ser que a manutenção seja feita no PAMA pelo pessoal e com logística da CELMA em conjunto com a FAB. Lembro que no ESM da BASM havia presença perene de pessoal da RR lotado na seção de motores, dando manutenção nos spey junto com o pessoal do esquadrão, inclusive tinham seu próprio no estoque de peças e ferramentaria.
Pablo Maica escreveu: Ter Mar 25, 2025 7:00 pm
Pode ser que a manutenção seja feita no PAMA pelo pessoal e com logística da CELMA em conjunto com a FAB. Lembro que no ESM da BASM havia presença perene de pessoal da RR lotado na seção de motores, dando manutenção nos spey junto com o pessoal do esquadrão, inclusive tinham seu próprio no estoque de peças e ferramentaria.
A LAAD nunca teve em nenhuma de suas edições eventos voltados para material aeronáutico ao vivo e a cores. E não existe no momento nenhuma indicação de que a feira venha a ter tal espaço.
Portanto, o anúncio da vinda destes caças ao Brasil não passa de má interpretação do anúncio da Rusoboronexport.
Se continuar neste ritmo, em breve a FAB se reduzirá na prática, e de fato, apenas ao GTE.
E vai virar de vez, se é que já não é mesmo, um aeroclube de luxo para formar pilotos e técnicos ao custo do erário público para o mercado privado.