Sobre o KC-390
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Re: Sobre o KC-390
Eslováquia poderá adquirir três ou quatro aeronaves multimissão Embraer C-390
https://www.lrcadefenseconsulting.com/2 ... es-ou.html
_________________________________________________________________________________
Aviação de Transporte Militar da Eslováquia pode tornar-se mais um usuário do KC-390 Millennium da Embraer
De acordo com o Ministro da Defesa da Eslováquia, Robert Kaliňák, a tecnologia atualmente em uso tem capacidade de carga e alcance operacional insuficientes
https://www.infodefensa.com/texto-diari ... da-embraer
Como disse antes, este negócio era só questão de tempo. Outras se seguirão na Europa naturalmente.
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Aviação de Transporte Militar da Eslováquia pode tornar-se mais um usuário do KC-390 Millennium da Embraer
De acordo com o Ministro da Defesa da Eslováquia, Robert Kaliňák, a tecnologia atualmente em uso tem capacidade de carga e alcance operacional insuficientes
https://www.infodefensa.com/texto-diari ... da-embraer
Como disse antes, este negócio era só questão de tempo. Outras se seguirão na Europa naturalmente.
Carpe Diem
- Cassio
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Re: Sobre o KC-390
A fila de interessados só aumenta...
E imaginar que teve gente criticando o projeto quando a Embraer fez suas projeções de mercado... que o pessoal da Embraer era louco, que prepararam um estudo para iludir o Governo e o convencer a investir no programa com números irreais.
Vejam que agora aqueles número de projeção de mercado já não parecem tão irreais assim.
Já ouvi que não venderia além da FAB. Outros disseram que nunca venderia para um país além daqueles que fazem parte do programa.
Cheguei a ser até ofendido em fóruns, acusado de garoto propaganda da Embraer, de estar recebendo dinheiro para falar bem do avião, e outros absurdos.
Também ouvi que nunca decolaria de pistas não-pavimentadas, que isso e que aquilo.
Que nunca competiria com o lendário Hércules. e blá-blá-blá. A cada dia, a cada nova notícia, estas pessoas devem ficar mais envergonhadas. E eu mais feliz.
E imaginar que teve gente criticando o projeto quando a Embraer fez suas projeções de mercado... que o pessoal da Embraer era louco, que prepararam um estudo para iludir o Governo e o convencer a investir no programa com números irreais.
Vejam que agora aqueles número de projeção de mercado já não parecem tão irreais assim.
Já ouvi que não venderia além da FAB. Outros disseram que nunca venderia para um país além daqueles que fazem parte do programa.
Cheguei a ser até ofendido em fóruns, acusado de garoto propaganda da Embraer, de estar recebendo dinheiro para falar bem do avião, e outros absurdos.
Também ouvi que nunca decolaria de pistas não-pavimentadas, que isso e que aquilo.
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- FCarvalho
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- J.Ricardo
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Re: Sobre o KC-390
Os cães ladram e a caravana passa.Cassio escreveu: Sex Nov 29, 2024 6:52 pm A fila de interessados só aumenta...
E imaginar que teve gente criticando o projeto quando a Embraer fez suas projeções de mercado... que o pessoal da Embraer era louco, que prepararam um estudo para iludir o Governo e o convencer a investir no programa com números irreais.
Vejam que agora aqueles número de projeção de mercado já não parecem tão irreais assim.
Já ouvi que não venderia além da FAB. Outros disseram que nunca venderia para um país além daqueles que fazem parte do programa.
Cheguei a ser até ofendido em fóruns, acusado de garoto propaganda da Embraer, de estar recebendo dinheiro para falar bem do avião, e outros absurdos.
Também ouvi que nunca decolaria de pistas não-pavimentadas, que isso e que aquilo.
Que nunca competiria com o lendário Hércules. e blá-blá-blá. A cada dia, a cada nova notícia, estas pessoas devem ficar mais envergonhadas. E eu mais feliz.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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- gogogas
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Re: Sobre o KC-390
Será quem tem cronograma pra um pouso na Antártida ? Os C-105 foram recentemente …
Gogogas !
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Re: Sobre o KC-390
Está aí o substituto dos P-3M e P-95 na FAB!!
Algumas observações a destacar nestes vídeos;
Obs1: Que grande visão a Embraer teve no desenvolvimento do KC-390, planejou um avião multimissão que pode ser adaptado para uma série de novas missões por meio de "kits" de sensores e armas que podem ser instalados e desinstalados em poucas horas nas aeronaves, algo que coloca os aviões da empresa brasileira na vanguarda do mercado!
Obs2: No segundo vídeo o Felipe Salles questiona o comandante da FAB à respeito dos mísseis harpon americanos presentes no mockup do C-390IVR e a possibilidade de integrar na nova aeronave os novos mísseis nacionais Mansup-ER/Manaer, e bizarramente e sumariamente o comandante prontamente descarta está possibilidade, afirmando que a FAB não tem interesse neste diferencial... É broxante perceber que o próprio comandante da nossa força aérea não tem qualquer pensamento estratégico que vise incentivar a nossa indústria nacional e por consequência eliminar a dependência de tecnologia estrangeira!!!
Obs3: Outro momento vergonha alheia, é o atual comandante da FAB destacar que hoje uma das missões prioritárias da força é o transporte executivo...
Algumas observações a destacar nestes vídeos;
Obs1: Que grande visão a Embraer teve no desenvolvimento do KC-390, planejou um avião multimissão que pode ser adaptado para uma série de novas missões por meio de "kits" de sensores e armas que podem ser instalados e desinstalados em poucas horas nas aeronaves, algo que coloca os aviões da empresa brasileira na vanguarda do mercado!
Obs2: No segundo vídeo o Felipe Salles questiona o comandante da FAB à respeito dos mísseis harpon americanos presentes no mockup do C-390IVR e a possibilidade de integrar na nova aeronave os novos mísseis nacionais Mansup-ER/Manaer, e bizarramente e sumariamente o comandante prontamente descarta está possibilidade, afirmando que a FAB não tem interesse neste diferencial... É broxante perceber que o próprio comandante da nossa força aérea não tem qualquer pensamento estratégico que vise incentivar a nossa indústria nacional e por consequência eliminar a dependência de tecnologia estrangeira!!!
Obs3: Outro momento vergonha alheia, é o atual comandante da FAB destacar que hoje uma das missões prioritárias da força é o transporte executivo...
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Re: Sobre o KC-390
O kc-390 IVR não seria um substituto do R-99?
Catapultam habeo. Nisi pecuniam omnem mihi dabis, ad caput tuum saxum immane mittam.
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Re: Sobre o KC-390
Embraer e FAB assinam acordo para ampliar capacidade do C-390 Millennium em missões especiais
· Embraer apresenta estratégia de evolução do C-390 Millennium ao fomentar novas capacidades que irão ampliar a flexibilidade operacional da aeronave, atendendo às necessidades de clientes e demandas do mercado

Brasília, 03 de dezembro de 2024 - A Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) assinaram hoje, na Mostra BID, Feira Nacional de Defesa e Segurança, em Brasília, um acordo para aprofundar os estudos colaborativos que visam ampliar a capacidade da plataforma C-390 Millennium para o segmento de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), com foco em missões de Patrulhamento Marítimo.
Graças à sua flexibilidade, robustez, sistemas de comunicação e de autoproteção de última geração, a aeronave apresenta grande potencial para atender ou mesmo superar necessidades e expectativas não apenas da Força Aérea Brasileira, mas também de outros clientes.
“Os estudos para adaptação da plataforma C-390 Millennium às missões de IVR têm evoluído de forma estruturada, analisando a aderência e flexibilidade da aeronave às necessidades atuais e futuras da Força Aérea Brasileira, principalmente em relação ao Patrulhamento Marítimo”, aponta o Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Aeronáutica.
"Temos a honra de avançar com a FAB nos estudos de expansão das capacidades operacionais do C-390 Millennium. Esse acordo reforça nosso compromisso de sempre oferecer aos nossos clientes uma aeronave capaz de realizar as missões mais desafiadoras com eficiência inigualável", disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. "Este é mais um passo importante no relacionamento de longo prazo construído com a FAB".
O desenvolvimento de novas funcionalidades operacionais demonstra a capacidade de engenharia e integração de sistemas da Embraer. A aeronave já é considerada por seus usuários como a mais moderna em sua categoria e foi escolhida por diversos países, como Brasil, Hungria, Áustria, Coreia do Sul, Holanda, República Tcheca, Portugal e Suécia, para modernizar suas forças aéreas.
Com uma carga útil máxima de 26 toneladas, uma velocidade máxima de 470 nós e aviônicos de última geração, o C-390 Millennium é a melhor aeronave de sua categoria. Seus potentes motores, amplo compartimento de carga equipado com rampa traseira e trem de pouso robusto permitem realizar as missões mais exigentes em pistas não pavimentadas.
A atual frota de aeronaves em operação em todo o mundo acumula mais de 15.000 horas de voo, demonstra taxa de prontidão para a missão em 93% e taxa de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.
FONTE: Embraer
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... -para.html
abs.
arcanjo
· Embraer apresenta estratégia de evolução do C-390 Millennium ao fomentar novas capacidades que irão ampliar a flexibilidade operacional da aeronave, atendendo às necessidades de clientes e demandas do mercado

Brasília, 03 de dezembro de 2024 - A Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) assinaram hoje, na Mostra BID, Feira Nacional de Defesa e Segurança, em Brasília, um acordo para aprofundar os estudos colaborativos que visam ampliar a capacidade da plataforma C-390 Millennium para o segmento de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), com foco em missões de Patrulhamento Marítimo.
Graças à sua flexibilidade, robustez, sistemas de comunicação e de autoproteção de última geração, a aeronave apresenta grande potencial para atender ou mesmo superar necessidades e expectativas não apenas da Força Aérea Brasileira, mas também de outros clientes.
“Os estudos para adaptação da plataforma C-390 Millennium às missões de IVR têm evoluído de forma estruturada, analisando a aderência e flexibilidade da aeronave às necessidades atuais e futuras da Força Aérea Brasileira, principalmente em relação ao Patrulhamento Marítimo”, aponta o Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Aeronáutica.
"Temos a honra de avançar com a FAB nos estudos de expansão das capacidades operacionais do C-390 Millennium. Esse acordo reforça nosso compromisso de sempre oferecer aos nossos clientes uma aeronave capaz de realizar as missões mais desafiadoras com eficiência inigualável", disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. "Este é mais um passo importante no relacionamento de longo prazo construído com a FAB".
O desenvolvimento de novas funcionalidades operacionais demonstra a capacidade de engenharia e integração de sistemas da Embraer. A aeronave já é considerada por seus usuários como a mais moderna em sua categoria e foi escolhida por diversos países, como Brasil, Hungria, Áustria, Coreia do Sul, Holanda, República Tcheca, Portugal e Suécia, para modernizar suas forças aéreas.
Com uma carga útil máxima de 26 toneladas, uma velocidade máxima de 470 nós e aviônicos de última geração, o C-390 Millennium é a melhor aeronave de sua categoria. Seus potentes motores, amplo compartimento de carga equipado com rampa traseira e trem de pouso robusto permitem realizar as missões mais exigentes em pistas não pavimentadas.
A atual frota de aeronaves em operação em todo o mundo acumula mais de 15.000 horas de voo, demonstra taxa de prontidão para a missão em 93% e taxa de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.
FONTE: Embraer
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Re: Sobre o KC-390
Bom, a FAB desde uns 5 anos para cá começou a adotar o que podemos chamar de visão pragmática de missão no que diz respeito os investimentos em modernização através de compras de novos meios. Isso na prática quer dizer que não tem mais dinheiro para a BIDS, e muito menos para a Embraer, desenvolver nada dos projetos estratégicos da força, a não ser enfiado goela abaixo pelo governo de plantão. E sem quaisquer garantias no longo prazo com os mesmos, como de praxe.Strike91 escreveu: Ter Dez 03, 2024 2:31 pm Está aí o substituto dos P-3M e P-95 na FAB!!
Algumas observações a destacar nestes vídeos;
Obs1: Que grande visão a Embraer teve no desenvolvimento do KC-390, planejou um avião multimissão que pode ser adaptado para uma série de novas missões por meio de "kits" de sensores e armas que podem ser instalados e desinstalados em poucas horas nas aeronaves, algo que coloca os aviões da empresa brasileira na vanguarda do mercado!
Obs2: No segundo vídeo o Felipe Salles questiona o comandante da FAB à respeito dos mísseis harpon americanos presentes no mockup do C-390IVR e a possibilidade de integrar na nova aeronave os novos mísseis nacionais Mansup-ER/Manaer, e bizarramente e sumariamente o comandante prontamente descarta está possibilidade, afirmando que a FAB não tem interesse neste diferencial... É broxante perceber que o próprio comandante da nossa força aérea não tem qualquer pensamento estratégico que vise incentivar a nossa indústria nacional e por consequência eliminar a dependência de tecnologia estrangeira!!!
Obs3: Outro momento vergonha alheia, é o atual comandante da FAB destacar que hoje uma das missões prioritárias da força é o transporte executivo...
O fato dele estar falando de kits para os KC-390, novos caças supersônicos - entregaram os pontos no caso do FX-2 Gripen E

Ademais, venhamos e convenhamos, a FAB nem f...do admite qualquer "intrusão" de outros projetos das demais forças em suas próprias ações pelo simples e cômodo fisiologismo institucional castrense de sempre. MB e EB da mesma forma.
Como disse acima, o que vale é o pragmatismo de ações e planejamentos, ou seja, já que temos aí talvez meia dúzia de Harpoon homologados nos P-3AM, para quê gastar mais dinheiro que nem se tem com integrações, desenvolvimento, indústria e o que mais for, para simplesmente no fim comprar as mesmas meia dúzia de mísseis? Deixa os mísseis norte americanos aí, que quando, e se, for necessário, a gente pode ir naturalmente na bodega da esquina do tio Sam que ele, com certeza, vende mais um punhado de espelhinhos e quinquilharias para o pessoal aqui "manter a doutrina, e se defender", que está bom demais. Afinal, ninguém no alto comando da FAB, e das ffaa's, tem uma guerra de verdade na agenda para semana que vem, não é mesmo?

As vezes eu fico pensando quem é que de fato manda na defesa do Brasil...

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Re: Sobre o KC-390
IVR é o acrônimo em português criado pela FAB para a sigla ISR, de Vigilância, Sensoriamento e Reconhecimento.
É usado nos dois casos para designar as capacidades que as aeronaves possuem, e não a missão em si necessariamente.
As missões de patrulha marítima faz tempo integram, e requerem, tais capacidades nos vetores adotados.
Neste sentido, é natural que a FAB aplique, também, esta sigla para designar as capacidades dos aviões da Embraer quando configurados para a missão de patrulha marítima.
Paralelamente, isto irá ter desdobramentos sobre a frota de E\R-99, mas apenas daqui uns 15 anos, posto que a modernização destes últimos irá levá-los até o fim dos anos 2030.
Um hipotético C-390 AEW&C na FAB e que possa substituir aquelas duas versões dos ERJ-145 com certeza só lá para os anos 2040. Se chegarmos a tanto, claro.
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Re: Sobre o KC-390
O mais foda é ter que ver tudo isso se reduzir simplesmente à modificação de 6 unidades mais antigas do KC-390, enquanto a frota da FAB permanece nas mesmas 19 unidade... em 2034. Ou seja, esta será mais uma solução de oportunidade, limitada em seu conteúdo e objetivo ao disposto no orçamento anual da força, enquanto atende as demandas obrigatórias do sectarismos político-idelológico tupiniquim.
Traduzindo em miúdos, o que já é pouco e limitado em matéria de capacidade de transporte, vai ficar pior ainda com mais esta solução de brilhante e racionalista da FAB.
E a MB não vai dizer uma única palavra porque simplesmente não tem culhão, Esquadra e nem dinheiro para bancar qualquer discussão sobre o assunto.
Sinceramente, f...-se. O melhor a fazer mesmo é se aposentar, deixar rolar, e ver o nosso ocaso de longe, de bem longe preferencialmente, embalando na rede.
E aproveitando o ensejo, deixa eu manter a minha sanha de chato e irritante do DB, e lembrar que, no que dependesse de nossas reais e concretas necessidades de patrulha marítima ao longo da costa brasileira - para ficar só nas AJB - seria possível planejar a aquisição de até 36 novas unidades (6 por DN localizado no litoral) de um C-390 MPA, mantendo-se o conceito original de instalação de kits para o exercícios das missões de acordo com as necessidades... da aviação naval, claro.
Renovo que as 28 unidades preteridas no contrato da Embraer ainda são insuficientes para atender as demandas sempre crescentes da FAB, em todos os aspectos, mas principalmente no que diz respeito à pressão exercida pela claque política e seus asseclas sobre o uso (indevido) dos aviões da força aérea. Uma versão strech a meu ver continua necessária, e urgente, além de um novo vetor tático pesado militar para o 1o\2o GT.
Quem sabe quando a desgraça bater à nossa porta e a politicagem em Brasília se vir obrigada a fazer alguma coisa, nem que seja só mais do mesmo de sempre, para tirar o seu da reta. Ou alguém aqui acha mesmo que políticos em um país em guerra se importam de verdade com seus conscidadãos e a soberania nacional? Aliás, o que é isso mesmo? Esqueceram de colocar na lista de tradução dos nomes pomposos e bonitos para os discursos da semana.
Traduzindo em miúdos, o que já é pouco e limitado em matéria de capacidade de transporte, vai ficar pior ainda com mais esta solução de brilhante e racionalista da FAB.
E a MB não vai dizer uma única palavra porque simplesmente não tem culhão, Esquadra e nem dinheiro para bancar qualquer discussão sobre o assunto.
Sinceramente, f...-se. O melhor a fazer mesmo é se aposentar, deixar rolar, e ver o nosso ocaso de longe, de bem longe preferencialmente, embalando na rede.
E aproveitando o ensejo, deixa eu manter a minha sanha de chato e irritante do DB, e lembrar que, no que dependesse de nossas reais e concretas necessidades de patrulha marítima ao longo da costa brasileira - para ficar só nas AJB - seria possível planejar a aquisição de até 36 novas unidades (6 por DN localizado no litoral) de um C-390 MPA, mantendo-se o conceito original de instalação de kits para o exercícios das missões de acordo com as necessidades... da aviação naval, claro.
Renovo que as 28 unidades preteridas no contrato da Embraer ainda são insuficientes para atender as demandas sempre crescentes da FAB, em todos os aspectos, mas principalmente no que diz respeito à pressão exercida pela claque política e seus asseclas sobre o uso (indevido) dos aviões da força aérea. Uma versão strech a meu ver continua necessária, e urgente, além de um novo vetor tático pesado militar para o 1o\2o GT.
Quem sabe quando a desgraça bater à nossa porta e a politicagem em Brasília se vir obrigada a fazer alguma coisa, nem que seja só mais do mesmo de sempre, para tirar o seu da reta. Ou alguém aqui acha mesmo que políticos em um país em guerra se importam de verdade com seus conscidadãos e a soberania nacional? Aliás, o que é isso mesmo? Esqueceram de colocar na lista de tradução dos nomes pomposos e bonitos para os discursos da semana.
Editado pela última vez por FCarvalho em Qua Dez 04, 2024 11:17 pm, em um total de 1 vez.
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- henriquejr
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Re: Sobre o KC-390
Ninguém percebeu que a Comandante da FAB confirmou que estão em busca de um "novo caça"?
.
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Re: Sobre o KC-390
Pois é. Mais um tiro pelas costas no programa Gripen E\F.henriquejr escreveu: Ter Dez 03, 2024 8:36 pm Ninguém percebeu que a Comandante da FAB confirmou que estão em busca de um "novo caça"?

Entretanto, ninguém se importa. Nem aqui, e muito menos no mundo real lá fora.
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Re: Sobre o KC-390
Onde?!henriquejr escreveu: Ter Dez 03, 2024 8:36 pm Ninguém percebeu que a Comandante da FAB confirmou que estão em busca de um "novo caça"?
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh