GEOPOLÍTICA

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akivrx78
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Re: GEOPOLÍTICA

#6601 Mensagem por akivrx78 » Dom Mai 26, 2024 3:12 pm

Vice-primeiro-ministro do Vietname pretende tornar-se um país desenvolvido até 2045

23 de maio de 2024 12h13
O Vice-Primeiro Ministro propõe três garantias e três melhorias para o desenvolvimento futuro da Ásia.
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O vice-primeiro-ministro Le Minh Kai participou do fórum (Foto: VGP)

O vice-primeiro-ministro Le Minh Kai falou no 29º Fórum do Futuro da Ásia, realizado em Tóquio, Japão, em 23 de maio, destacando três garantias e três pontos-chave para o desenvolvimento futuro da Ásia e fortalecendo o seu papel. Notícias do governo relataram que o governo propôs fortalecer o sistema.

As três garantias incluem um ambiente pacífico e estável como pré-requisito para a cooperação e o desenvolvimento. Os benefícios do livre comércio e do investimento são partilhados de forma ampla e equitativa entre os países. e desafios comuns que são abordados através da adoção da cooperação internacional, do multilateralismo, da inclusão e da inclusividade.

As três melhorias incluem o fortalecimento e o fortalecimento da adaptabilidade e resiliência das economias e empresas; Promover a eficácia da utilização de recursos para fortalecer novos motores de crescimento na economia verde e digital. Promover a cooperação B2B, intercâmbios interpessoais e intercâmbios culturais e turísticos.

Ele partilhou que o Vietname está a entrar numa nova fase de desenvolvimento com a visão de se tornar um país desenvolvido até 2045. Para este fim, o Vietname está concentrado na implementação de três avanços estratégicos nas instituições económicas, infra-estruturas e recursos humanos, e está determinado a: Construiremos economias independentes e autossuficientes, ao mesmo tempo que abordaremos a integração internacional de uma forma proativa, ampla, substantiva e eficaz. Ele sublinhou que o Vietname está empenhado em criar condições favoráveis ​​e proteger os direitos e interesses legais e legítimos das empresas e investidores envolvidos em operações de longo prazo, eficazes e sustentáveis ​​no país.

Ele disse que o governo vietnamita trabalhará sempre com empresas e investidores para resolver conjuntamente os desafios futuros, transformar riscos em oportunidades e alcançar um progresso rápido e sustentável. Como membro inseparável cuja jornada e destino estão intimamente ligados à "grande família asiática", é responsabilidade do Vietname contribuir para a paz, a estabilidade e o desenvolvimento na região, disse ele, acrescentando que o Vietname é um "bem e enfatizou que o Japão quer utilizar ainda mais o seu papel como nação. "Amigo, parceiro de confiança e membro responsável da comunidade local e internacional."




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akivrx78
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Re: GEOPOLÍTICA

#6602 Mensagem por akivrx78 » Sex Jun 07, 2024 7:36 pm

O nível de confiança dos australianos no Japão é o mais alto do mundo, os EUA estão em declínio = pesquisa
03/06 (segunda-feira) entrega às 11h14

Reuters
De acordo com a pesquisa de atitude diplomática deste ano divulgada pelo principal grupo de reflexão da Austrália, o Instituto Lowy de Política Internacional, 87% dos entrevistados disseram confiar no Japão, tornando-o o principal país em termos de confiança entre os australianos.

Kirsty Needham

SYDNEY (Reuters) - De acordo com a pesquisa de política externa deste ano divulgada pelo Lowy Institute for International Policy, um importante think tank da Austrália, 87% dos entrevistados disseram confiar no Japão, indicando o nível de confiança que os australianos têm em cada país. ficou em primeiro lugar em graus.

A pesquisa tem sido realizada anualmente nos últimos 20 anos.

A percentagem de entrevistados que confiam nos Estados Unidos caiu 5 pontos em relação ao ano anterior, para 56%. 17% dos entrevistados disseram confiar na China, uma queda significativa em relação aos 52% de cinco anos atrás. Setenta e um por cento dos entrevistados disseram acreditar que a China se tornará uma ameaça militar para a Austrália nos próximos 20 anos.

No entanto, 83% dos entrevistados disseram que a aliança com os EUA era importante do ponto de vista da segurança nacional, e 63% disseram que a aliança tornaria a Austrália mais segura do ataque ou pressão chinesa.

“A confiança dos australianos na China despencou, levantando preocupações sobre o risco de guerra no Indo-Pacífico”, disse Michael Fullilove, do instituto.

Em relação às eleições presidenciais dos EUA deste ano, 68% dos entrevistados queriam que o Presidente Biden fosse reeleito, ultrapassando significativamente os 29% que queriam o regresso do ex-Presidente Trump.

https://news.yahoo.co.jp/articles/5cb88 ... c567920a70




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Re: GEOPOLÍTICA

#6603 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jun 08, 2024 7:01 pm

Inacreditável no que um Governo Woke pode fazer, nem o bundão e criador do ISIS do Obama conseguiu fazer, ainda ele foi muito bom em dar credibilidade pro EUA.




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Suetham
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Re: GEOPOLÍTICA

#6604 Mensagem por Suetham » Ter Jun 11, 2024 8:58 am

https://www.wsj.com/world/china-wants-a ... g-1e8b0941
China Wants a Bigger Role in the Middle East. But Not Too Big.
With the U.S. under fire for support of Israel in the Gaza war, China sees an opening. But Washington’s influence is still predominant.

SINGAPORE—China sought to pitch itself as a friendlier global power to governments in the Middle East this week. Yet its reluctance to offer a security presence is limiting Beijing’s influence in the region.

Waack: O mundo que começou no "Dia D" está acabando agora | WW

Análise: os 80 anos do "Dia D" e o futuro da soberania da Europa | WW
O mundo celebra na próxima quinta-feira (6) o desembarque na Normandia, a entrada dos aliados na Segunda Guerra Mundial. Mas nos 80 anos do "Dia D", a Europa vê sua soberania em crise. O analista de Internacional Lourival Sant’Anna, a analista de Economia Thais Herédia, o correspondente sênior Américo Martins e o professor de Ciências Militares da Eceme Sandro Teixeira comentam os 80 anos do "Dia D" e o futuro da soberania da Europa.

SCOOP: U.S. lawmakers are crafting a bill called the Protecting Allied Travel Here (PATH) Act, which aims to prevent the Maldives from banning Israeli passport holders from entering the country.




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Re: GEOPOLÍTICA

#6605 Mensagem por akivrx78 » Dom Jun 16, 2024 9:26 pm

“Vamos incluir a Coreia do Sul mesmo que retiremos o Canadá”…O crescente debate sobre a adição da Coreia do Sul ao G7
Entregue em 14/06 (sexta-feira) 10h22

JoongAng Ilbo versão japonesa
https://newsatcl-pctr.c.yimg.jp/t/amd-img/20240614-00000021-cnippou-000-1-view.jpg?exp=10800

As discussões sobre a adesão da Coreia do Sul ao G7 (G7) estão se espalhando. O G7 é um órgão consultivo multilateral que é de facto o único que fornece orientação para a ordem internacional numa situação em que países como a China, a Rússia, a Coreia do Norte e o Irão formaram rapidamente um bloco, tornando muitas organizações internacionais como a Nações Unidas impotentes.

Num relatório divulgado no dia 12 (hora local), o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS) dos EUA recomendou que o G7 fosse expandido para incluir o G9, incluindo a Coreia do Sul e a Austrália. A razão para propor a expansão do sistema do G9 para incluir ambos os países está relacionada com o enfraquecimento da influência do G7 e as limitações do sistema actual, que está fortemente voltado para a Europa.

Existem sete países membros do G7, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Japão, Itália e Canadá. O G6, excluindo o Canadá (que aderiu em 1976), começou em 1975, e o seu produto interno bruto (PIB) representava 60% do total mundial. A reunião anual de líderes dos países desenvolvidos tornou-se literalmente as “regras do jogo”. Contudo, a percentagem do PIB do G7 atingiu o pico de 66,9% em 1992, tendo depois diminuído para 43,4%. Isto ocorre porque a participação da China no PIB aumentou rapidamente de 3% na década de 1970 para 18%.

Por esta razão, os Estados Unidos, que competem com a China, estão desesperados por parceiros na Ásia, como a Coreia do Sul e Taiwan, que possuem IA (inteligência artificial) e tecnologia de semicondutores de ponta que determinarão a economia e a segurança futuras, mas o G7 ainda está na década de 1970. Está concentrado na Europa, que era o centro da economia na década de 2000. Devido à forte influência europeia, o G7 participou como membro associado até o Presidente da Comissão Europeia (1977) e o Presidente do Conselho Europeu (2010), e atualmente a Europa é responsável por seis dos nove estados membros do G7.

Em resposta, o CSIS declarou: “Há apenas um país (Japão) que representa a Ásia no G7, e as vozes dos países em desenvolvimento estão excluídas”, e “Com este tipo de estrutura, não podemos liderar a governação global”.

Em particular, enfatizou que a Coreia do Sul “desempenha um papel importante na proteção das cadeias de abastecimento de tecnologias emergentes” e “está a apresentar melhores resultados do que alguns países membros do G7”. O CSIS continuou a propor que o estatuto de membro das instituições relacionadas com a UE, que ocupam dois assentos, fosse unificado, a fim de permitir que a Coreia do Sul e a Austrália aderissem como novos Estados-Membros. A lógica é que, se alguns países europeus tradicionais não podem ser excluídos, a UE deveria deixar um “lugar” aberto.

Também vale a pena notar que há uma discussão bipartidária nos Estados Unidos sobre a adição da Coreia do Sul ao G7 no período que antecede as eleições presidenciais. As discussões sobre a adesão da Coreia do Sul ao G7 começaram em maio de 2020, quando o então presidente dos EUA, Donald Trump, falou sobre a mudança para o sistema G11, que incluiria a Coreia do Sul e quatro outros países, incluindo Austrália, Índia e Rússia. No entanto, as discussões relacionadas foram efectivamente suspensas com a chegada da administração Biden, e mesmo quando a possibilidade de adicionar a Coreia do Sul foi levantada no período que antecedeu a Cimeira de Hiroshima no ano passado, o Departamento de Estado disse: “Não temos conhecimento de quaisquer discussões relacionadas a mudanças nos estados membros.'' Desenhei uma linha.

Mais tarde, em novembro do ano passado, o assessor mais próximo do presidente Biden, Ron Klain (ex-chefe de gabinete), escreveu num artigo enviado ao Carnegie Endowment for International Peace que “Ao considerar o desafio da China, deveríamos considerar a Coreia do Sul e A Austrália entre os países da Ásia-Pacífico.''É apropriado adicioná-la como um G9", disse ele, reacendendo o debate relacionado. Elbridge Colby (ex-subsecretário adjunto de Defesa para Estratégia e Desenvolvimento de Forças), que está sendo considerado assessor presidencial após a reeleição de Trump, disse em entrevista a JoongAng Ilbo: “A Ásia é o núcleo (da estratégia de segurança dos EUA)”. Precisamos mudar (os estados membros europeus) para países asiáticos”, disse ele, acrescentando: “Se necessário (para persuadir a Europa), apoio a remoção do Canadá e a inclusão da Coreia do Sul como estado membro”.

Uma fonte diplomática disse no mesmo dia: "A adesão da Coreia do Sul ao G7 significa que ela se transformará de um ``decisor de regras'' que segue regras feitas por países desenvolvidos para um ``criador de regras'' que cria regras", ' acrescentando: ``Atualmente, todos os países membros simpatizo com a necessidade de expandir a participação de ``países com posições semelhantes'' que partilham os mesmos interesses, mas as suas posições são mistas devido aos seus próprios interesses.''

Actualmente, o campo que se opõe à entrada da Coreia do Sul no G7 são os países europeus que estão preocupados com o enfraquecimento da sua influência à medida que o número de países membros aumenta. A Grã-Bretanha, que deixou a UE, é o único país europeu que apoia a participação da Coreia do Sul no G7. O Japão, único país membro da Ásia, também não está satisfeito com a participação da Coreia do Sul, temendo que esta “reduza o seu papel”. Esta atmosfera reflecte-se no recente convite do presidente sul-coreano para a cimeira do G7.

A Coreia do Sul foi oficialmente convidada para a Cimeira do G7 de 2021 no Reino Unido, após a Cimeira do G7 de 2020 nos Estados Unidos durante a administração Trump. O Japão também convidou a Coreia do Sul no ano passado, mas é necessário ter em consideração o facto de que, na altura, os Estados Unidos não podiam ignorar o esforço para fortalecer a aliança Coreia-EUA-Japão, independentemente da posição do Japão. Por outro lado, dois países europeus, a Alemanha, que sediou o evento em 2022, e a Itália, que sediará este ano, excluíram conjuntamente a Coreia do Sul de ser convidada.

O CSIS disse: “Durante a Cimeira de Hiroshima, eles apresentaram agendas globais ambiciosas, como IA e segurança económica, mas a Itália ignorou a continuidade ao mudar a agenda para a questão da imigração africana (que está na agenda europeia). agenda causará confusão na comunidade internacional, falta de medidas de acompanhamento e mostrará os limites da capacidade de implementar compromissos.''

Com efeito, estas palavras podem ser interpretadas como uma crítica à exclusão da Coreia do Sul, um país central cooperante em IA e segurança económica, do convite.

https://news.yahoo.co.jp/articles/f48ac ... d6bd673653




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