FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: FAB NEWS

#5881 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mai 25, 2024 12:50 pm

Acho que o During caducou desde que pintava que os Ucranianos chegariam em Melitopol em quatro dias.




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Re: FAB NEWS

#5882 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 25, 2024 2:02 pm

FIGHTERCOM escreveu: Sex Mai 24, 2024 10:16 pm Ninguém vai comentar isso daqui?! :roll:
Notas Estratégicas FAB – Hora de decidir por um novo avião de combate

https://www.defesanet.com.br/wp-content/uploads/2024/05/A-F346.jpg

https://www.defesanet.com.br/nfab/notas ... e-combate/
Me parece apenas mais uma peça publicitária do que qualquer outra coisa; de fato o momento recomenda prudência quanto a adquirir mais Gripen, mas me pareceria mais lógico optar entre FA-50 e T-7 (que terá versão armada) do que por um avião que não soma nem em relação ao próprio AMX.

BTW, curioso isso de aviões que começaram a ser entregues nos anos 90 serem todos substituídos até o ano que vem, enquanto outros que chegaram nos anos 70 continuarem ainda por mais um tempo... 🤔




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Re: FAB NEWS

#5883 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mai 25, 2024 2:55 pm

Nem o FA-50 e nem o T-7 possuem diferenças claras quanto ao M346, são soluções ruins de toda a forma.

Substituto dos AMX são mais 8 F-39F e o dobro - ou o triplo - de UCAVs.




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Re: FAB NEWS

#5884 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Mai 25, 2024 3:23 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Mai 25, 2024 2:55 pm Nem o FA-50 e nem o T-7 possuem diferenças claras quanto ao M346, são soluções ruins de toda a forma.

Substituto dos AMX são mais 8 F-39F e o dobro - ou o triplo - de UCAVs.
Concordo, além de serem soluções ruins nenhuma compra dessas faria sentido algum, ainda mais antes de garantirmos o segundo lote de Gripens. Já os UCAVs, acho que infelizmente só vão aparecer na FAB por meio de power point, por um bom tempo. O Hórus esta aí há mais de 10 anos "desenvolvendo doutrina" e nada da FAB dar um passo a frente nesse cenário, só repondo perdas e perdendo as reposições.


Um abraço e t+ :)




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Re: FAB NEWS

#5885 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 25, 2024 3:24 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Mai 25, 2024 2:55 pm Nem o FA-50 e nem o T-7 possuem diferenças claras quanto ao M346, são soluções ruins de toda a forma.
Não? Ambos supersônicos com F-404, T-7 com WAD nativo e a versão armada provavelmente terá AESA (nem sei se ainda vendem aeronaves de combate com radar MSA tipo o Grifo 346 por lá) e com este uma real capacidade BVR (supersônicos podem ligar o PC - que o -346 nem tem em seus dois turbofans - para acelerar e mandar o AAM mais longe) e muito maior resistência a jamming mas concordo que treinador, não importa o quanto o otimizem, não substitui um caça.
gabriel219 escreveu: Sáb Mai 25, 2024 2:55 pm Substituto dos AMX são mais 8 F-39F e o dobro - ou o triplo - de UCAVs.
Sabes que concordo, com a reserva de sempre, as verdadeiras HE:

:arrow: Vizinhos (cada vez mais desarmados)

e

:arrow: A própria população (The Enemy Within)

Quantos caças e drones precisa pra isso? No nosso caso IMHO um update/upgrade nos ST e talvez um lote adicional agregaria todo o necessário para complementar os 36 Gripen E/F.




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Re: FAB NEWS

#5886 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mai 25, 2024 7:10 pm

Túlio escreveu: Sáb Mai 25, 2024 3:24 pm
Não? Ambos supersônicos com F-404, T-7 com WAD nativo e a versão armada provavelmente terá AESA (nem sei se ainda vendem aeronaves de combate com radar MSA tipo o Grifo 346 por lá) e com este uma real capacidade BVR (supersônicos podem ligar o PC - que o -346 nem tem em seus dois turbofans - para acelerar e mandar o AAM mais longe) e muito maior resistência a jamming mas concordo que treinador, não importa o quanto o otimizem, não substitui um caça.
Versão armada do T-7 é folcrore, assim como FA-50. Nenhum desses tem se quer previsão pra atingir essa etapa, pois a Lockheed sabe que o FA-50 mataria vendas do F-16V e a SAAB sabe o mesmo com o T-7 e o Gripen - isso quem quiser. Não citei a Boeing aqui por motivos óbvios, estão construindo F-15 e F-18 com muita sorte, isso se já não começarem a cair.

Então, basicamente, a diferença em entre os três será entre performance física, pois ofensivamente são iguais.
Túlio escreveu: Sáb Mai 25, 2024 3:24 pm(...)Quantos caças e drones precisa pra isso? No nosso caso IMHO um update/upgrade nos ST e talvez um lote adicional agregaria todo o necessário para complementar os 36 Gripen E/F.[/Justificar]
E qual a justificativa de comprar M346, FA-50 ou T-7? Se é pra comprar algo, que comprem mais Gripens.




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Re: FAB NEWS

#5887 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mai 25, 2024 7:11 pm

Pablo Maica escreveu: Sáb Mai 25, 2024 3:23 pm Concordo, além de serem soluções ruins nenhuma compra dessas faria sentido algum, ainda mais antes de garantirmos o segundo lote de Gripens. Já os UCAVs, acho que infelizmente só vão aparecer na FAB por meio de power point, por um bom tempo. O Hórus esta aí há mais de 10 anos "desenvolvendo doutrina" e nada da FAB dar um passo a frente nesse cenário, só repondo perdas e perdendo as reposições.


Um abraço e t+ :)
O pessoal da FAB andou conversando bastante com a Stella...




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Re: FAB NEWS

#5888 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 25, 2024 7:21 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Mai 25, 2024 7:10 pm

Versão armada do T-7 é folcrore, assim como FA-50. Nenhum desses tem se quer previsão pra atingir essa etapa, pois a Lockheed sabe que o FA-50 mataria vendas do F-16V e a SAAB sabe o mesmo com o T-7 e o Gripen - isso quem quiser. Não citei a Boeing aqui por motivos óbvios, estão construindo F-15 e F-18 com muita sorte, isso se já não começarem a cair.

Então, basicamente, a diferença em entre os três será entre performance física, pois ofensivamente são iguais.
Mas foi o que eu disse:
(...) concordo que treinador, não importa o quanto o otimizem, não substitui um caça.
gabriel219 escreveu: Sáb Mai 25, 2024 7:10 pm E qual a justificativa de comprar M346, FA-50 ou T-7? Se é pra comprar algo, que comprem mais Gripens.

Aí já voltamos às verdadeiras HE para a FAB e nisso sabes que não vamos concordar nunca, nem vale o debate, IMHO.




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Re: FAB NEWS

#5889 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Mai 26, 2024 7:39 am

Para mim a solução mais lógica sempre foi: Gripens (2ª lote) + UCAVs.

A aquisição do M-346 ou F-16 seria de uma burrice sem igual. O primeiro por nada agregar à força. O segundo por ser mais caro um Gripen (se for o F-16V).


Abraços,

Wesley




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Re: FAB NEWS

#5890 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 26, 2024 2:03 pm

A solução que está na mesa da FAB desde há tempos, e que todos aqui conhecem, e debatemos à exaustão é o aditamento do contrato atual em +15 unidades e a venda de KC-390 para os suecos. Isto ainda não foi feito porque estamos enrolados, como sempre, em nossos próprios problemas, tão maiores quanto persistentes em aferir desculpas contumazes para o governo da hora negar-se a tratar do assunto em qualquer tempo.

Passo contínuo, estando este negócio fechado e resolvido, a FAB irá negociar o segundo lote de Gripen E\F, que dependerá, e muito, essencialmente da boa vontade política e de recursos que possam ser empenhados no orçamento a fim de que se pague mais estes caças.

A primeira questão pode, e deve, ser resolvida ainda este ano, ou se muito, em 2025, já que os suecos querem apor termo ao assunto com o máximo de celeridade possível, vide a necessidade de substituição dos Hércules que eles possuem, e que já deram mostra de estarem cansados há tempos.

No caso do segundo lote, a coisa é mais complicada porque a atual gestão não considera nenhum investimento além do que está se negociando por agora, e a adição de mais 15 unidades ao contrato atual irá levar o cronograma de entregas, no mínimo, até o começo da próxima década (junto com a linha "contas a pagar"), tendo em vista a lentidão das entregas, e as amarras orçamentárias em que está a FAB, sem perspectivas de melhorias concretas no curto e médio prazo.

Assim, concluir a compra dos 15 Gripen E\F adicionais é a prioridade, pois isto fará com que a FAB tenha mais flexibilidade no sentido de alocar a frota que possui pelos esquadrões disponíveis. Como os F-5 irão durar até 2033, é muito provável que os A-1 sejam substituídos no curto prazo pelos Gripen do contrato atual, assim que forem sendo entregues.

A concorrer com esta premissa, há o retorno do 1o\4o Gav Esquadrão Pacau, que via de regra, subentende-se deverá retornar em breve a Manaus, ou ir para Belém, pois sua reativação não tem outra explicação plausível que não seja esta. E a região norte, hoje, pede da FAB ações concretas no sentido de precaver-se ante os acontecimentos.

De qualquer forma, serão 50\51 unidades que poderemos contar até o fim desta década, a priori. A julgar pelo cronograma, os dois esquadrões de Santa Maria devem ser desativados ou postos de molho até que exista quantidade suficiente de Gripen E\F para dar conta, minimamente que seja, do GDA e Pacau. Suponho que a FAB deva entender que ao menos 12 unidades devem permanecer em Anápolis, com o Pacau e os dosi esquadrões do 10o Gav dividindo o restante da frota. Os F-5EM restantes devem ser divididos entre Santa Cruz e Canoas até o fim da sua vida útil.

Pelo cronograma atual, as entregas maiores serão entre 2026 e 2027. Mas duvido que isto será feito tal como previsto no mesmo. Se agora as coisas já não estão dentro do previsto, daqui a 2 ou 3 anos é que não vão estar mesmo. Nada indica isso, tanto na economia quanto no trato da questão orçamento da Defesa.

Assim, espera-se, com alguma sorte, que estes 15 caças adicionais comecem a ser entregues a partir de 2028. E se seguirem o ritmo atual de entregas até 2025, vamos levar uns 3 a 4 anos para receber todos. Se não houver novos cortes na veia orçamentária da FAB. Até, o 10o Gav penso deverá ter o mesmo destino do Pacau, até que as coisas se resolvam por si mesmas em relação ao lote adicional hora sendo negociado com os suecos. Dedos cruzados e boa sorte para nós. Vamos precisar. E muito.




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Re: FAB NEWS

#5891 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 26, 2024 2:13 pm

Anotem isso. Se a FAB fechar o lote adicional de Gripen E\F agora, o segundo lote só será negociado pelo próximo governo, que terá sua gestão entre 2027 e 2030.
Como as entregas devem ir além disso, e os F-5 duram apenas até 2033, será impositivo à FAB decidir ou por um novo lote de Gripen E\F ou pela compra de outro caça que seja entregue antes dos Mike serem postos fora de linha.
Qualquer decisão, neste sentido, para ser eficaz, terá de ser tomada até o fim da próxima gestão, ou seja, 2030, não por acaso, ano eleitoral. :roll:
No pior dos cenários, a FAB pode se ver obrigada a esperar pela gestão 2031 a 2034 para ter um indicativo de decisão.
Se não quisermos ter paralisações na linha de produção da Embraer, ou soluções de continuidade, a próxima gestão será a bola da vez para o segundo lote de Gripen.
Agora, se deixar para os 47" do segundo tempo, no fim do governo para decidir, ou pior, no começo de uma nova gestão, podem acreditar, vamos ficar nos 50 primeiros, e a FAB que se dê por satisfeita.
Já vimos este mesmo filme antes. E deu no que deu, como se sabe.




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Re: FAB NEWS

#5892 Mensagem por gogogas » Qui Mai 30, 2024 6:24 am

Ainda tem muita conversa dentro da FAB sobre os F-16 ,nao por se tratar de matar um segundo lote do Gripen , mas ter um segundo caça com um preço baixo alem do generoso FMS algo que nenhum país consegue fornecer ,sou totalmente contra um segundo vetor na FAB alem do Gripen ,mas se analisar dinheiro para caças novos pode esta mais distante com o orçamento atual , nem mesmo aqueles 4 anunciado pelo Batista Jr esta nas negociaçoes




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Re: FAB NEWS

#5893 Mensagem por mauri » Qui Mai 30, 2024 9:18 am

gogogas escreveu: Qui Mai 30, 2024 6:24 am Ainda tem muita conversa dentro da FAB sobre os F-16 ,nao por se tratar de matar um segundo lote do Gripen , mas ter um segundo caça com um preço baixo alem do generoso FMS algo que nenhum país consegue fornecer ,sou totalmente contra um segundo vetor na FAB alem do Gripen ,mas se analisar dinheiro para caças novos pode esta mais distante com o orçamento atual , nem mesmo aqueles 4 anunciado pelo Batista Jr esta nas negociaçoes
Acho dificil mais uma compra de prateleira neste governo, depois de gastar 5 bi com Black Hawk para a FAB, se sair um segundo lote de Gripen, já é uma vitória e que pelo menos chegarão junto com os offset!!




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Re: FAB NEWS

#5894 Mensagem por Túlio » Qui Mai 30, 2024 12:49 pm

mauri escreveu: Qui Mai 30, 2024 9:18 am
gogogas escreveu: Qui Mai 30, 2024 6:24 am Ainda tem muita conversa dentro da FAB sobre os F-16 ,nao por se tratar de matar um segundo lote do Gripen , mas ter um segundo caça com um preço baixo alem do generoso FMS algo que nenhum país consegue fornecer ,sou totalmente contra um segundo vetor na FAB alem do Gripen ,mas se analisar dinheiro para caças novos pode esta mais distante com o orçamento atual , nem mesmo aqueles 4 anunciado pelo Batista Jr esta nas negociaçoes
Acho dificil mais uma compra de prateleira neste governo, depois de gastar 5 bi com Black Hawk para a FAB, se sair um segundo lote de Gripen, já é uma vitória e que pelo menos chegarão junto com os offset!!
Bobear e, do jeito que a coisa vai, pra "se desculpar" pelos prejuízos à Shein e Aliexpress, ainda fazem um "programa" J-10 ou até J-20/35; o Lule pode ser xingado de muita coisa mas é inegável sua compreensão da necessidade do poder militar para SE (não NOS) inserir no pequeno grupo dos players globais.

Se pelo menos o país não estivesse tão dividido e com a Economia em queda livre ainda por cima eu apostaria em um belo corte no cronograma do SSN (cria dele, BTW) para começarem os testes sérios ainda nesta década e um Programa igualmente sério para um 5G, uma família de drones, etc...




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Re: FAB NEWS

#5895 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 30, 2024 2:20 pm

Quando foi mesmo que o governo andou comprando mais BH para a FAB a 5 bi para os cofres públicos?
Não estou sabendo.
Até agora a única compra ventilada oficialmente é de BH para a Avex. FAB nem vislumbre de novas aquisições.
Entre 2024 e 2025 a força aérea irá receber seus dois últimos H-36 Caracal. Ambos na versão operacional, com sonda revo e sistemas adicionais. E parou por aí.




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