UCRÂNIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38220
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2650 vezes

Re: UCRÂNIA

#11911 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Mai 24, 2024 11:06 am

Muitos meios anti-aéreos, muitas refinarias, os ataques marítimos continuam... têm é que aguentarem-se até começarem a receber em massa as novas remessas de armas e munições, juntamente com os F-16 fará muita diferença.

Outro aspecto importante é os EUA deixarem cair a proibição do uso do seu armamento em território Russo. estou confiante que essa decisão vai acontecer, mais tarde ou mais cedo.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9346
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 507 vezes

Re: UCRÂNIA

#11912 Mensagem por Brasileiro » Sex Mai 24, 2024 12:37 pm

Alfa BR escreveu: Sex Mai 24, 2024 10:51 am

Nos últimos tempos os ucranianos neutralizaram muitos meios antiaéreos de longo alcance russos como S-300 e S-400.
Não acho que o S-400 seja mal. Mas tê-lo instalado dessa forma já foi uma imbecilidade completa. Completamente exposto, concentrado na área de um campo de futebol.. protegendo exatamente o que? A si mesmos?
É incrível como os russos são pródigos com seus materiais e RH, não sei se uma herança cultural da 2a guerra, mas é possível que na ocasião de um regime de escassez como aquele ainda tivessem mais noção de valor para cada cartucho gasto.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38220
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2650 vezes

Re: UCRÂNIA

#11913 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Mai 24, 2024 1:01 pm

Será que estaria a proteger algum corredor de acesso às cidades/bases/quartéis/petrolíferas Russas? É a única coisa que consigo pensar.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1954
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: UCRÂNIA

#11914 Mensagem por gusmano » Sex Mai 24, 2024 3:55 pm

Brasileiro escreveu: Sex Mai 24, 2024 12:37 pm
Alfa BR escreveu: Sex Mai 24, 2024 10:51 am

Nos últimos tempos os ucranianos neutralizaram muitos meios antiaéreos de longo alcance russos como S-300 e S-400.
Não acho que o S-400 seja mal. Mas tê-lo instalado dessa forma já foi uma imbecilidade completa. Completamente exposto, concentrado na área de um campo de futebol.. protegendo exatamente o que? A si mesmos?
É incrível como os russos são pródigos com seus materiais e RH, não sei se uma herança cultural da 2a guerra, mas é possível que na ocasião de um regime de escassez como aquele ainda tivessem mais noção de valor para cada cartucho gasto.
Engraçado que ele disparou ao menos 6 misseis antes de ser atingido. Será um atque de saturação?

Mas o drone que estava filmando continou lá.

[]´s




Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5242
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 502 vezes

Re: UCRÂNIA

#11915 Mensagem por delmar » Sex Mai 24, 2024 4:19 pm

cabeça de martelo escreveu: Sex Mai 24, 2024 11:06 am Muitos meios anti-aéreos, muitas refinarias, os ataques marítimos continuam... têm é que aguentarem-se até começarem a receber em massa as novas remessas de armas e munições, juntamente com os F-16 fará muita diferença.

Outro aspecto importante é os EUA deixarem cair a proibição do uso do seu armamento em território Russo. estou confiante que essa decisão vai acontecer, mais tarde ou mais cedo.
Eu acredito que apenas remeter armas e munições não fará muita diferença. O que falta para a Ucrânia é pessoal, estão com dificuldades em recrutarem mais gente que esteja motivada. A solução seria cada membro da OTAN, conforme seu tamanho, enviar um contingente para lá. Portugal enviaria mil soldados, a Espanha cinco mil, a França e Alemanha vinte mil e assim por diante. Mensalmente haveria uma remessa adicional para repor as perdas com mortos, doentes e feridos. Não me parece moralmente correto que os ucranianos fiquem sendo massacrados, numa resistência desesperada, para defenderem, em tese, todos países da Europa do "perigo russo". Ou todos metem o pé no barro e pagam sua cota de sangue ou buscam um acordo para parar a guerra.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9346
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 507 vezes

Re: UCRÂNIA

#11916 Mensagem por Brasileiro » Sex Mai 24, 2024 5:24 pm

gusmano escreveu: Sex Mai 24, 2024 3:55 pm
Brasileiro escreveu: Sex Mai 24, 2024 12:37 pm

Não acho que o S-400 seja mal. Mas tê-lo instalado dessa forma já foi uma imbecilidade completa. Completamente exposto, concentrado na área de um campo de futebol.. protegendo exatamente o que? A si mesmos?
É incrível como os russos são pródigos com seus materiais e RH, não sei se uma herança cultural da 2a guerra, mas é possível que na ocasião de um regime de escassez como aquele ainda tivessem mais noção de valor para cada cartucho gasto.
Engraçado que ele disparou ao menos 6 misseis antes de ser atingido. Será um atque de saturação?

Mas o drone que estava filmando continou lá.

[]´s
Devem ter detectado a aproximação dos foguetes (provavelmente vários) e tentaram abatê-los com uma salva.

Quanto ao drone, provavelmente sequer foi detectado, tanto que não foram lançados mísseis contra ele. O que indica outro problema na utilização desse S-400: a falta de sistemas de menor alcance (por exemplo, o Pantsyr), em camadas, para proteger o próprio sistema de ameaças diretas. Tudo errado.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
mauri
Sênior
Sênior
Mensagens: 880
Registrado em: Dom Jul 17, 2005 7:35 pm
Localização: Fortaleza
Agradeceram: 80 vezes

Re: UCRÂNIA

#11917 Mensagem por mauri » Sex Mai 24, 2024 6:18 pm

delmar escreveu: Sex Mai 24, 2024 4:19 pm
cabeça de martelo escreveu: Sex Mai 24, 2024 11:06 am Muitos meios anti-aéreos, muitas refinarias, os ataques marítimos continuam... têm é que aguentarem-se até começarem a receber em massa as novas remessas de armas e munições, juntamente com os F-16 fará muita diferença.

Outro aspecto importante é os EUA deixarem cair a proibição do uso do seu armamento em território Russo. estou confiante que essa decisão vai acontecer, mais tarde ou mais cedo.
Eu acredito que apenas remeter armas e munições não fará muita diferença. O que falta para a Ucrânia é pessoal, estão com dificuldades em recrutarem mais gente que esteja motivada. A solução seria cada membro da OTAN, conforme seu tamanho, enviar um contingente para lá. Portugal enviaria mil soldados, a Espanha cinco mil, a França e Alemanha vinte mil e assim por diante. Mensalmente haveria uma remessa adicional para repor as perdas com mortos, doentes e feridos. Não me parece moralmente correto que os ucranianos fiquem sendo massacrados, numa resistência desesperada, para defenderem, em tese, todos países da Europa do "perigo russo". Ou todos metem o pé no barro e pagam sua cota de sangue ou buscam um acordo para parar a guerra.
= Guerra Europeia que poderia se transformar em uma Terceira Guerra Mundial




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13579
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2319 vezes

Re: UCRÂNIA

#11918 Mensagem por gabriel219 » Sex Mai 24, 2024 7:25 pm

Os Russos voltaram a imprimir pressão no eixo de Kupyansk, além de avançar alguns pontos nos arredores de Bakhmut e Avdiinvka2:






A Ucrânia abriu as comportas da usina de Dnipropetrovsk, onde causará inundação nas ilhas fluviais no delta do Dnieper.





Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13579
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2319 vezes

Re: UCRÂNIA

#11919 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mai 25, 2024 12:58 pm

Em Chasov Yar, os Russos voltam suas atenções para Kalinovo, considerando que se consolidaram nas posições de microdistritos centrais. Me parece que a manobra agora será pelo Norte, afim de cortar as rodas de suprimentos que passam pela estrada O0506.

Em Kharkiv, os Russos estão se entrincheirando em vários frontes, esperando uma anunciada contra ofensiva da AFU na região, enquanto operações ativas continuam em Volvchansk e Liptsy. Nessa cidade, os Russos precisarão tomar Borshchevaya, Russkie e Cherkasy Tishk, o grande detalhe é que os Russos não estariam empregando nem metade do Grupo Norte, então as operações basicamente serão feitas a passos de tartaruga. Depois de algumas semanas, fica claro que é basicamente uma ofensiva diversionária e a AFU parece morder a isca por mídia. Ao que consta, em toda a ofensiva, os Russos estariam utilizam somente 15 mil tropas das 50 mil que supostamente o Grupo Norte possui.

A AFU anunciou a contra ofensiva mas ainda de fato não a fez, ainda está reunindo tropas e, ao mesmo tempo, os Russos reúnem tropas em diversos setores. Pra mim é muito provável que os Russos irão parar seus avanços após Volvchansk, se entrincheirar e esperar a conterink da AFU, quando isso ocorrer, os Russos iniciarão ofensivas em outros setores. Além de Kharkiv, não há nenhum outro ponto em que os Russos estejam em uma ofensiva dura, com novas tropas empregadas, então avançando mais pelo vácuo de tropas que estão sendo realocadas para Kharkiv.






Ataques de precisão:





Informações sobre AAe Russa:




Parece que os Russos aprenderam a lhe dar contra os USVs. Porém, ainda creio que a implementação de CIWS e lanchas especializadas, complementando drones com foguetes guiados e helicópteros, podem trazer uma eficiência maior, pois alguns USVs com foguetes burros acabaram atravessando a barreira.





Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38220
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2650 vezes

Re: UCRÂNIA

#11920 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Mai 25, 2024 1:54 pm

delmar escreveu: Sex Mai 24, 2024 4:19 pm
cabeça de martelo escreveu: Sex Mai 24, 2024 11:06 am Muitos meios anti-aéreos, muitas refinarias, os ataques marítimos continuam... têm é que aguentarem-se até começarem a receber em massa as novas remessas de armas e munições, juntamente com os F-16 fará muita diferença.

Outro aspecto importante é os EUA deixarem cair a proibição do uso do seu armamento em território Russo. estou confiante que essa decisão vai acontecer, mais tarde ou mais cedo.
Eu acredito que apenas remeter armas e munições não fará muita diferença. O que falta para a Ucrânia é pessoal, estão com dificuldades em recrutarem mais gente que esteja motivada. A solução seria cada membro da OTAN, conforme seu tamanho, enviar um contingente para lá. Portugal enviaria mil soldados, a Espanha cinco mil, a França e Alemanha vinte mil e assim por diante. Mensalmente haveria uma remessa adicional para repor as perdas com mortos, doentes e feridos. Não me parece moralmente correto que os ucranianos fiquem sendo massacrados, numa resistência desesperada, para defenderem, em tese, todos países da Europa do "perigo russo". Ou todos metem o pé no barro e pagam sua cota de sangue ou buscam um acordo para parar a guerra.
Para mim era fazer como o Salazar fez na guerra civil Espanhola, criou uma unidade de voluntários e manteve a sua posição de "neutralidade". Esta seria uma forma de colocar no To dezenas de milhares de militares devidamente treinados, equipados e armados.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Viriatos

No entanto acredito que se a situação descambar, haverá tropa combatente europeia na Ucrânia e não apenas formadores (o exemplo Português é a GNR que tem uma missão de formação na Ucrânia a dar cursos à Policia ucraniana).




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13579
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2319 vezes

Re: UCRÂNIA

#11921 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mai 25, 2024 2:53 pm

Só farão isso se Papai deixar, vocês sabem que só tomarão ação se o EUA deixar e enviar tropas da OTAN oficialmente - pois até um General da ativa Polonês já morreu lá - na Ucrânia é dar carta branca pros Russos utilizarem armas táticas de menor grau de destruição e depois ter que arcar as consequências.

O EUA não irá aprovar isso e nem vários países da OTAN irão apoiar isso, como foi quando Macron ameaçou fazer isso e teve que se sustentar sozinho ao dizer isso. O máximo que farão é aprovar uso de armas contra território reconhecido Russo, o que abrirá precedente para os Russos aumentarem o poder de destruição dentro da Ucrânia e até abrir mão de não atacar sistemas de inteligência da OTAN que está pintando alvos pros Ucranianos, que são alvos verdadeiramente legítimos.

Se a parte Européia da OTAN tivesse culhões pra sustentar sozinho, já estariam em Lviv, Rivne e Odessa a muito tempo, mas o crivo precisa vir do EUA e não virá.




Avatar do usuário
Ziba
Avançado
Avançado
Mensagens: 436
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 5:34 pm
Agradeceram: 16 vezes

Re: UCRÂNIA

#11922 Mensagem por Ziba » Sáb Mai 25, 2024 5:18 pm

E vai ter alguma diferença no campo de batalha se houver tropa da OTAN?

Isso é mais folclórico do que tudo.

Vamos ver o que vão falar quando Europeus branquinhos começarem a voltar para casa em sacos pretos.

Enquanto estão morrendo eslavos eles não estão nem aí.




Avatar do usuário
Ziba
Avançado
Avançado
Mensagens: 436
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 5:34 pm
Agradeceram: 16 vezes

Re: UCRÂNIA

#11923 Mensagem por Ziba » Sáb Mai 25, 2024 5:27 pm

mauri escreveu: Sex Mai 24, 2024 6:18 pm
delmar escreveu: Sex Mai 24, 2024 4:19 pm

Eu acredito que apenas remeter armas e munições não fará muita diferença. O que falta para a Ucrânia é pessoal, estão com dificuldades em recrutarem mais gente que esteja motivada. A solução seria cada membro da OTAN, conforme seu tamanho, enviar um contingente para lá. Portugal enviaria mil soldados, a Espanha cinco mil, a França e Alemanha vinte mil e assim por diante. Mensalmente haveria uma remessa adicional para repor as perdas com mortos, doentes e feridos. Não me parece moralmente correto que os ucranianos fiquem sendo massacrados, numa resistência desesperada, para defenderem, em tese, todos países da Europa do "perigo russo". Ou todos metem o pé no barro e pagam sua cota de sangue ou buscam um acordo para parar a guerra.
= Guerra Europeia que poderia se transformar em uma Terceira Guerra Mundial
Principalmente agora que os Ucranianos passaram a atacar infra nuclear dos Russos.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13579
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2319 vezes

Re: UCRÂNIA

#11924 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mai 25, 2024 10:57 pm

Ataque em massa na Ucrânia, neste momento.







Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13579
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2319 vezes

Re: UCRÂNIA

#11925 Mensagem por gabriel219 » Dom Mai 26, 2024 12:02 pm

Os Russos estão implementando um intenso bombardeio em posições da AFU em Sumy e está sendo especulado que os Russos usaram a 2ª parte do terço do Grupo Norte para invadir a região e atrair mais tropas da AFU. Enquanto isso, está sendo dito que os Russos acumularam tropas, em Chasov Yar, eixo de Kupyansk e em Avdeenvka, para lançarem uma ofensiva em uma dessas regiões ou em todas elas. Uma relativa pausa operacional Russa já dura aproximadamente três semanas e sempre há uma ofensiva forte após o período de um mês.



Hoje os Russos capturaram mais três vilarejos, um em Kharkiv, Zaporizhzhia e outro em Kupyansk.




Responder