UCRÂNIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8658
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: UCRÂNIA

#11896 Mensagem por prp » Dom Mai 19, 2024 1:17 am





Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7482
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 97 vezes

Re: UCRÂNIA

#11897 Mensagem por FOXTROT » Dom Mai 19, 2024 9:16 am

As noticias que chegam do front falam sobre pequenos avanços russos em algumas áreas e estagnação em outras, essa estagnação devido a Ucrânia estar lançando tudo o que tem na linha de frente, principalmente Klarkiv a um custo colossal em pessoal e equipamentos, a quantidade de vídeos com Lancets destruindo artilharias e veículos blindados é sem igual.

Não sei por quanto tempo a Ucrânia poderá fazer isso, mas não creio que seja por muitas semanas.

Chasov Yar estagnou, a luta é encarniçada aos estilo Bakhamut, com os russos muito mais cuidadosos que na ultima.

um importante e renomado piloto de caça ucraniano e seu (Mig-29 ou Su-27) foram abatidos por um Su-35 a 100Km de distância.

"A mídia ucraniana noticiou a morte do tenente-coronel Denis Vasilyuk em 18 de maio. O piloto era o chefe do Estado-Maior – primeiro vice-comandante do esquadrão de aviação da 831ª Brigada de Aviação Tática, que opera principalmente caças Su-27."

Rússia diminui o lançamento de mísseis o que deve ser um preparação (estocagem) para um ataque em larga escala.

Saudações




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13574
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2317 vezes

Re: UCRÂNIA

#11898 Mensagem por gabriel219 » Dom Mai 19, 2024 11:29 am

Avanços hoje. Os Russos tem avançado pouco mais do que 3-4 km² a cada 12 horas. Os Russos aumentaram significativamente a pressão, especialmente em Chasov Yar.






Está sendo alegado que um R-37M abateu um Su-27 Ucraniano, pilotado por um Tenente-Coronel da AFU, a mais de 200 km de distância.



Mais ataques. A impressão que tenho é que a AFU não possui quase nada mais em termos de AAe de médio alcance, quase nada é abatido e os Russos lançam poucos mísseis, 12-16 por alvo e a maioria deles acertam.




A atenção dos Russos com Kherson vem aumentando, assim como o uso do LMUR, que deve estar em produção acelerada nas três versões, pois é mais comum seus lançamentos e também mais diversificado a quantidade de alvos. Os Russos parecem ter total controle ISTAR sobre Kherson, especialmente na costa do Dnieper.



A AFU deve ter recebido muita munição 122 mm, provavelmente de origem Paquistanesa. Uma grande quantidade de 2S1 estão sendo abatidos, especialmente em Kharkiv.




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8658
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: UCRÂNIA

#11899 Mensagem por prp » Dom Mai 19, 2024 8:23 pm





Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13574
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2317 vezes

Re: UCRÂNIA

#11900 Mensagem por gabriel219 » Seg Mai 20, 2024 3:55 pm





ISTAR:







Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7482
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 97 vezes

Re: UCRÂNIA

#11901 Mensagem por FOXTROT » Ter Mai 21, 2024 9:19 am

https://southfront.press/all-fronts-mov ... ap-update/

TODAS AS FRENTES EM MOVIMENTO: O EXÉRCITO RUSSO ASSUMIU O CONTROLE DE BELOGOROVKA NA DIREÇÃO DE SEVERSK (ATUALIZAÇÃO DO MAPA)

Todas as frentes em movimento: o exército russo assumiu o controle de Belogorovka na direção de Seversk (atualização do mapa)
Clique para ver a imagem em tamanho real

Em 20 de maio, o Ministério da Defesa russo confirmou oficialmente o controle total da Rússia sobre a vila de Belogorovka, na República Popular de Luhansk.

O assentamento foi capturado pelos combatentes do grupo sul de forças do exército russo como resultado de pesadas batalhas prolongadas. A luta continua lá há meses. Fontes militares não oficiais russas e ucranianas confirmaram o avanço russo em Belogorovka nos últimos dias.

O ataque russo em Belogorovka foi complicado pela paisagem local e pelas fortificações ucranianas. A grande vitória foi alcançada depois que as forças russas assumiram o controle da grande instalação industrial, a fábrica de giz local localizada na periferia sudeste da aldeia. LINK As forças ucranianas em retirada tomaram a defesa no território do grande depósito de giz localizado perto da fábrica, na periferia sudoeste de Belogorovka. Ao mesmo tempo, as tropas russas atacavam as posições militares ucranianas posicionadas nas ruas da aldeia. Os militares russos avançaram na direção leste.

Aproveitando o terreno, as Forças Armadas da Ucrânia equiparam passagens subterrâneas fortemente fortificadas e bunkers em Belogorovka e ao redor da aldeia há muitos anos, durante a chamada operação antiterrorista contra a população do Donbass. As posições militares das forças ucranianas foram fortificadas com equipamento de mineração turco.

Finalmente, a prolongada batalha sangrenta por Belogorovka terminou com a vitória russa. Os militares russos oprimiram a defesa ucraniana com o apoio da aviação russa, inclusive com ataques massivos de bombas pesadas. Operadores de UAVs de reconhecimento russos e pequenos drones FPV descobriram a grande rede de passagens ucranianas, instalações subterrâneas e trincheiras na área da altura dominante. Isso ajudou a coordenar as operações das unidades de assalto e direcionar as aeronaves das Forças Aeroespaciais Russas para os alvos identificados.

A vitória em Belogorovka é uma importante vitória tática dos militares russos na região. O controle da aldeia abre caminho para novos ataques russos a Seversk e depois às últimas fortalezas ucranianas em Donbass, as cidades de Slavyansk e Kramatorsk.

No meio da ofensiva em curso na região de Kharkiv, os militares russos não param as operações de assalto nas linhas da frente noutras direcções, repelindo com sucesso a AFU de um reduto após outro. As forças russas também lançam ataques repentinos em áreas anteriormente inflamadas por prolongadas batalhas posicionais, como Belogorovka, na região de Slavyansk.

De acordo com o Ministério da Defesa russo, outros ganhos russos no último dia incluíram:
Quatro depósitos de munições das Forças Armadas da Ucrânia foram destruídos.
O grupo de tropas Dnepr destruiu um grupo de sabotagem e reconhecimento das Forças Armadas da Ucrânia na ilha de Pereyaslavsky.
Aviação, UAVs, forças de mísseis e artilharia das Forças Armadas da Federação Russa destruíram o radar do sistema de defesa aérea IRIS-T de fabricação alemã, bem como o lançador de mísseis de defesa aérea S-125.
Os ataques russos atingiram o local da reunião dos comandantes das 92ª e 95ª brigadas de assalto da AFU, área de acumulação de mão de obra e equipamento militar da AFU em 138 distritos.
O exército ucraniano perdeu um total de 1.260 soldados em todas as direções durante o dia.




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7482
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 97 vezes

Re: UCRÂNIA

#11902 Mensagem por FOXTROT » Ter Mai 21, 2024 12:37 pm

https://warnews247.gr/war-monitor/oukra ... antinofka/

Torniquete russo apertando cada vez mais as forças ucranianas.

Saudações




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38219
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2649 vezes

Re: UCRÂNIA

#11903 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Mai 21, 2024 1:53 pm

Ucrânia utiliza armas ocidentais para afundar o último navio russo capaz de disparar mísseis cruzeiro

https://cnnportugal.iol.pt/navio/atacam ... 989221194f

Imagem
O facto de a Ucrânia ter sido capaz de atingir um alvo com mísseis a uma distância de mais de 240 quilómetros parece comprovar a informação de que as forças de Kiev utilizaram os mísseis de longo alcance recém fornecidos por Washington
As más notícias ainda não pararam de chegar para a frota russa do Mar Negro. O exército ucraniano afundou o navio de guerra Tsiklon, um dos mais modernos e o último desta frota capaz de disparar mísseis cruzeiros, no porto de Sebastopol, na região da Crimeia. A informação está a ser avançada por vários bloggers militares russos, horas depois de o Ministério da Defesa da Ucrânia ter noticiado que tinha afundado outra embarcação no domingo.

De acordo com a plataforma de notícias Astra, o cais onde o navio estava atracado foi atingido por três mísseis ATACMS, que tiraram a vida a seis militares e feriram outros onze. De acordo com fontes russas, nove mísseis foram abatidos pelas defesas antiaéreas.


O facto de a Ucrânia ter sido capaz de atingir um alvo com mísseis a uma distância de mais de 240 quilómetros parece corroborar a informação de que as forças de Kiev utilizaram os mísseis de longo alcance recém fornecidos por Washington DC. Mas o facto de terem sido atingidos alvos a essa distância pode indicar que a administração Biden enviou a versão mais evoluída aos dispor das forças americanas.

A confirmar-se que estes mísseis foram responsáveis pela destruição deste navio, o ataque é uma das maiores conquistas ucranianas no Mar Negro nos últimos meses. Estes projéteis são utilizados para atingir alvos em terra e não havia, até ao momento, qualquer registo de que tenham sido utilizados contra embarcações.

Estes ataques revelam uma difícil realidade para a Rússia. As famosas defesas antiaéreas S-400, que Moscovo diz ser o sistema mais avançado do mundo, não foram capazes de intercetar os mísseis norte-americanos. Esta realidade faz com que o porto de Sebastopol, atual casa da frota do Mar Negro, esteja ao alcance de futuros ataques ucranianos.

No passado, a Ucrânia tem utilizado um misto de técnicas para atingir os navios russos que operam na região. Até à data, quase todos os ataques tinham utilizado armas desenvolvidas e produzidas na Ucrânia, como os mísseis Neptuno e diversas classes de drones navais.

A exceção foi quando a Ucrânia utilizou uma combinação de mísseis SCALP e Stormshadow para atingir um navio de assalto anfíbio, um submarino e o quartel-general da Frota do Mar Negro, em setembro de 2023.
[/quote]




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60728
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6392 vezes
Contato:

Re: UCRÂNIA

#11904 Mensagem por Túlio » Ter Mai 21, 2024 7:16 pm

Imagem


[018] [018] [018] [018]




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13574
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2317 vezes

Re: UCRÂNIA

#11905 Mensagem por gabriel219 » Qua Mai 22, 2024 7:02 am





A VKS começou as operações de bombardeios pesados contra Seversk, que se tornou o principal Hub logístico para Chasov Yar e outros territórios na região.


A 98ª Brigada da VDV começa a abrir caminho em Chasov Yar, com relatos de que a AFU estaria retirando aos poucos a cidade, não querendo transformar numa nova Bakhmut e reforçar Kharkiv. Apesar de Bakhmut ter sido uma vitória estratégica para a Rússia, talvez a mais importante da Guerra, pois simplesmente sacrificou a Wagner para construir suas defesas, mobilizar centenas de milhares de tropas, reconstruir e retreinar todas as suas tropas, Chasov Yar de fato é um alvo estratégico militar ainda mais importante, pois abre caminho direto para Slavyansk, Kramatorsk e Konstantinovka.




Além disso, parece que os Russos estão finalizando os kits UMPCs para FAB-3000s e dizem numa suposta OBAD-3000 sendo projetada. Ainda há uma necessidade dos Russos para bombas de demolição, como a IAF utiliza variantes da MK-84, que explodem por delay, nas fundações de prédios, o que ajudou demais a IDF a avançar em Gaza, demolindo edifícios que poderiam abrigar resistência ou postos de desdobramento.

As operações em Kharkiv de fato hoje mostram ser ações diversionárias, enquanto Syrsky e Zelensky continuam a morder por questões políticas, retirando tropas do Donbass para proteger Kharkiv.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13574
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2317 vezes

Re: UCRÂNIA

#11906 Mensagem por gabriel219 » Qua Mai 22, 2024 3:42 pm

A AFU continua a colapsar em vários setores do Donbass. Por enquanto, pra mim está claro que não é um recuo estratégico, mas sim colapso das defesas locais por falta de tropas e/ou suprimentos.



Mais uma rodada de alvos e praticamente nenhuma interceptação. A única coisa que a AFU anda abatendo são drones Shaheds, esses fáceis de serem derrubados por ser um alvo mais fácil, inclusive por metralhadoras PKM.







Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38219
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2649 vezes

Re: UCRÂNIA

#11907 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Mai 23, 2024 12:56 pm

Drones portugueses ajudam Ucrânia a destruir mais de mil milhões de euros de equipamento militar russo

Imagem

Equipamentos da empresa criada por ex-alunos do IST têm sido fundamentais para detetar as movimentações do exército russo a longas distâncias, bem como identificar potenciais alvos para serem destruídos

O ministro da Defesa britânico, Grant Shapps, revelou que os veículos aéreos não tripulados doados pelo Reino Unido à Ucrânia, do qual se destacam drones de reconhecimento da empresa portuguesa Tekever, destruíram cerca de 1.100 milhões de euros de equipamento militar russo.

“Os nossos parceiros ucranianos estimam, de forma conservadora, que os drones britânicos destruíram esse valor em equipamento russo”, afirmou Shapps no Ukrainian Drone Defence Forum, em Londres, na segunda-feira.

O Reino Unido já enviou mais de quatro mil drones para a Ucrânia desde que a Rússia lançou a invasão à Ucrânia, em fevereiro de 2022. Segundo o ministro, foram doados mais de 30 tipos de aeronaves, com diferentes capacidades e valências, num pacote de apoio que superou os 500 milhões de euros. O governo britânico prevê aumentar esta ajuda em 380 milhões de euros ao longo do próximo ano.

Entre os veículos enviados está o AR3, um drone de pequenas dimensões desenvolvido e fabricado em Portugal capaz de operar em ambientes saturados de instrumentos de guerra eletrónica e de fazer vigilância a longa distância. Altamente versáteis e com uma autonomia de 16 horas, estes drones têm permitido à Ucrânia detetar as movimentações do exército russo a longas distâncias, bem como identificar potenciais alvos para serem destruídos.


“O AR3 é um sistema que foi desenvolvido para ser extremamente flexível no terreno. Estes sistemas conseguem trazer para uma dimensão muito reduzida – são sistemas ainda assim bastante pequenos – um grande conjunto de capacidades”, diz Ricardo Mendes, CEO da Tekever, à CNN Portugal.

A Tekever, criada por antigos alunos do Instituto Superior Técnico para ser uma empresa de de software ligada à inteligência artificial, tem no contínuo desenvolvimento de software uma das suas principais características. Os engenheiros da empresa portuguesa recebem relatórios dos problemas encontrados pelos seus clientes e desenvolvem soluções que permitam ultrapassar esses desafios.

O facto de operar sistemas com inteligência artificial permite ao veículo permanecer no ar e cumprir a sua rota, independentemente de ter perdido o sinal com o operador, devido à interferência de equipamentos de guerra eletrónica hostis.

“Um fator-chave para o sucesso dos nossos sistemas na Ucrânia é a sua capacidade de serem constantemente atualizados em resposta à evolução das necessidades no terreno, mesmo em ambientes congestionados [por sistemas de guerra eletrónica]”, escreve a empresa numa publicação nas suas redes sociais.


Os equipamentos produzidos pela Tekever são exclusivamente focados em vigilância e Ricardo Mendes garante que a empresa não está disposta a alterar o rumo para passar a criar produtos de natureza militar. Ainda assim, as qualidades dos drones portugueses junto dos soldados ucranianos tem garantido à empresa vários elogios. “A nossa cooperação tem tido um impacto incrível no campo de batalha”, acrescentou Grant Shapps.

Este ano, a empresa desvendou um novo produto, o ARX, um sistema capaz de destacar e coordenar enxames de drones. Este veículo só estará disponível em 2025 - promete “reforçar significativamente as capacidades de vigilância e de salvamento de vidas humanas, quer em organizações civis, quer em militares”, com mais autonomia, maior velocidade, capacidade de transportar mais tecnologia e “captar mais informação”.

https://cnnportugal.iol.pt/drones-portu ... 9bbb3ddda1




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7482
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 97 vezes

Re: UCRÂNIA

#11908 Mensagem por FOXTROT » Qui Mai 23, 2024 4:08 pm

Nesse momento o caos impera nas fileiras ucranianas, cedem terra em todas as frentes para Moscou, bombas russas atingem impunemente a UA que perde vilas e cidades uma após a outra, sempre recuando para "posições mais vantajosas", enquanto tropas russas vão recuperando território a ponto de se fala em República Popular de Klarkiv....

Resta a kiev a pirotecnia dos seus ataques em refinarias russas, a possíveis destruição de barcos russos no mar negro que trazem impacto insignificante na guerra e principalmente na linha de frente que mesmo com toda ajuda Ocidental move-se para Oeste.

Saudações




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13574
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2317 vezes

Re: UCRÂNIA

#11909 Mensagem por gabriel219 » Qui Mai 23, 2024 6:03 pm












Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 542
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: UCRÂNIA

#11910 Mensagem por Alfa BR » Sex Mai 24, 2024 10:51 am



Nos últimos tempos os ucranianos neutralizaram muitos meios antiaéreos de longo alcance russos como S-300 e S-400.




Responder