Força Aérea Portuguesa (FAP)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2881 Mensagem por Túlio » Ter Mai 07, 2024 11:12 am

LM escreveu: Seg Mai 06, 2024 8:34 pm Concordo que temos todos uma queda para "nos queixarmos" :mrgreen:

Em relação ao KC-390 há 2 pontos a reter: existe quem o defenda no fórum "afincadamente"e já se sabe que "ação provoca uma reação"; e mts preferiam outro "mix" (A400M + C295, etc).
E eu acho que eles têm lá sua razão: até poderia ser um negócio bem vantajoso, a Espanha assinou por 27 e até agora só fez 13 encomendas firmes. Podem estar à procura de países para (re)vender os restantes 14, dos quais uns 5 ou 6 poderiam ter ido para Portugal (com desconto), onde voariam o tempo todo, em vez dos 390 que mal voam de vez em quando.

CURIOSIDADE: qual A-319 pode transportar um Pandur pronto para operar, ou um Blackhawk? E qual o CPFH do mesmo 319 comparado ao 390? Resposta 1 nenhum, resposta 2 menor, provavelmente BEM MENOR. Ademais, comparar aeronaves comerciais com militares é bem forçado: as primeiras precisam voar muito porque o lucro dos voos é o que as faz SE pagarem, já as militares quanto mais voam, mais pressão sobre o orçamento da Força.

Ou seja, num caso quanto mais voa, maior o lucro; no outro o que aumenta é o prejuízo.

Sobre CPFH o do 400 deve ser maior do que os dois já citados juntos (basta mencionar a propulsão, desenvolvida exclusivamente para ele, e são 4 motores contra 2 - de amplo emprego BTW - usados pelos outros dois), além de provavelmente precisar de mais horas de voo - o que poderia resolver as queixas de alguns - porque não é tão rápido.

De qualquer forma, relembro vários posts meus dos tempos em que o contrato pelos 390 ainda não tinha sido assinado: Portugal podia muito bem, e com meios próprios, ter modernizado os Hercules restantes enquanto adquiria mais - p ex à Espanha, que os anda vendendo a preço de feira - e os modernizado também; com o troco elevaria os F-16AM/BM ao padrão V ou talvez até pagaria a entrada dos F-35 ao "doar" os Vipers à Ucrânia (esta parte já me parece meio exagerada, o F-16V ainda será um tremendo caça por muitos e muitos anos).




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2882 Mensagem por P44 » Qua Mai 08, 2024 10:23 am

O dinheiro que serviria para o upgrade para os V está reservado para os tucanitos que não vão servir para nada (excepto encher alguns bolsos)




Triste sina ter nascido português 👎
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2883 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mai 08, 2024 12:33 pm

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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2884 Mensagem por Túlio » Qua Mai 08, 2024 12:38 pm

P44 escreveu: Qua Mai 08, 2024 10:23 am O dinheiro que serviria para o upgrade para os V está reservado para os tucanitos que não vão servir para nada (excepto encher alguns bolsos)
Cuidado, tenho cá comigo que um avião mais lento (estol abaixo dos 100 km/h) e com um par de M3 no interior das asas pode descobrir, atacar e abater muito mais facilmente (dia e noite) os drones Geran-2 quando já estiverem prestes a atacaire o Palácio de São Bento do que os F-16V ou mesmo F-35.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2885 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mai 22, 2024 11:38 am





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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2886 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 22, 2024 3:33 pm

Coragem, falta de juízo, ou falta de dinheiro. Ou os três juntos.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2887 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Mai 24, 2024 1:35 pm

FCarvalho escreveu: Qua Mai 22, 2024 3:33 pm Coragem, falta de juízo, ou falta de dinheiro. Ou os três juntos.
?




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2888 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Mai 24, 2024 1:35 pm





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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2889 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 25, 2024 1:06 pm

cabeça de martelo escreveu: Sex Mai 24, 2024 1:35 pm
FCarvalho escreveu: Qua Mai 22, 2024 3:33 pm Coragem, falta de juízo, ou falta de dinheiro. Ou os três juntos.
?
Aparentemente pro nosso cupincha a Aviação de Treinamento deve trocar tudo constantemente para se manter sempre state-of-the-art; por certo ficaria muito chocado ao ver que Israel, que por certo tem uma das Forças Aéreas menos eficazes do mundo, voava com cada calhambeque para isso que até eu ficava chocado, mas persistiram com foco na Aviação de Combate; para ficar num só exemplo, eles ainda voavam Skyhawk como LIFT até conseguirem trocar um satélite e uns AEW por M-346 com a Itália em meados da década passada. Típico paiseco de 3° mundo, devia fazer como a Argentina e desprezar caças, sendo a poderosa FAA formada por meia dúzia de tipos de treinadores diferentes, com mais um (IA-100) já no forno... 🤦‍♂️




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2890 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Mai 25, 2024 1:40 pm

A FAP remotorizou em 98, sete aeronaves Chipmunk dos 30 que ainda tinha. Assim foi instalado um novo motor, o Textron Lycoming O360-A4M mais potente que o anterior, um novo bloco de travões, inclusão de transponder, novo rádio VHF, entre outras pequenas modificações necessárias face à remotorização sofrida, nomeadamente novos instrumentos de controlo dos parâmetros de motor.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2891 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 25, 2024 1:57 pm

Eu sou por aquele ditado que diz que o seguro morreu de velho. No que compete a formação básica, treinamento e afins, sempre que for possível, para mim o ideal é estar no mesmo nível dos países desenvolvidos. Não creio que seja de todo impossível, já que existem muitas alternativas no mercado que podem servir bem a este ofício com custos mais que aceitáveis a qualquer orçamento mais minguado, como o nosso.

O Brasil pelo menos não tem desculpas neste campo para manter T-25 e T-27 ainda em operação, por melhores que sejam, quando já há muitos anos existem substitutos para eles. E sem uma Embraer da vida para prover-lhes um novo vetor, é mais honesto e seguro dispor e operar novos vetores, ainda que sejam baseados em plataformas civis.

Enfim, cada um se vira como pode. Mas isso não significa, e não pode significar, menosprezo ou relativização das vidas que voam nestes vetores só por questões de ordem econômica.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2892 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 25, 2024 2:21 pm

cabeça de martelo escreveu: Sáb Mai 25, 2024 1:40 pm A FAP remotorizou em 98, sete aeronaves Chipmunk dos 30 que ainda tinha. Assim foi instalado um novo motor, o Textron Lycoming O360-A4M mais potente que o anterior, um novo bloco de travões, inclusão de transponder, novo rádio VHF, entre outras pequenas modificações necessárias face à remotorização sofrida, nomeadamente novos instrumentos de controlo dos parâmetros de motor.
E é quanto basta: se a célula está conforme e cumpre as missões sem problemas, moderniza-se aquilo que já está complicado de adquirir (normalmente pelo fechamento da linha de produção e consequente escassez de repuestos), atualiza-se o cockpit e bola pra frente que as prioridades são outras.

Claro, isto se aplicaria aos -130 também, e mantenho inalterada a minha posição que já vem de vários anos atrás, pois com os cerca de USD mil milhões do -390 daria para fazer um upgrade nos Hercules, adquirir à Espanha mais uns dois e com o troco ainda poder optar entre modernizar os F-16AM/BM, trocar por V ou mesmo já ter um bom guito para dar a largada a um programa de aquisição de F-35, que inclusive poderia incluir a "doação" dos atuais F-16 da FAP à Ucrânia a qual, ao contrário de Portugal, não tem acesso a nenhum dos dois.




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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2893 Mensagem por LM » Ter Mai 28, 2024 4:43 pm

Sempre que passam por cá obrigam a serem acompanhados pela Marinha e/ou pela Força Aérea... desta vez houve "maior intervenção" :P


Evacuação médica ao largo da costa continental portuguesa a partir de navio de investigação científica russo proveniente do Atlântico Sul

Imagem
27 de Maio de 2024

O navio de investigação científica da Federação Russa "Akademik Fedorov" ("Академик Фёдоров"), IMO 8519837, no decurso do acompanhamento pelas Forças Armadas Portuguesas ao longo da sua passagem ao largo da costa continental de Portugal, solicitou, a 27 de Maio de 2024, assistência para um homem de 27 anos, com sintomas de apendicite. Este pedido conduziu a uma evacuação médica (MEDEVAC), levada a cabo por um helicóptero EH-101 "Merlin" da Esquadra 751 "Pumas" (visível na foto, sobre o convés de voo, à ré), com apoio de aeronave EADS CASA C-295 da Esquadra 502 – "Elefantes", ambos da Força Aérea Portuguesa (FAP) e a operarem a partir da Base Aérea N.º 6 (BA6), no Montijo; sob acompanhamento marítimo do Navio Patrulha Oceânico NRP "Viana do Castelo" (P360), da Marinha Portuguesa, a operar a partir da Base Naval de Lisboa (BNL).

O sujeito foi evacuado para o Aeródromo de Trânsito N.º 1 (AT1), em Lisboa (popularmente designado por "Figo Maduro"), e transportando para uma unidade hospitalar, com verificação de protolocos de identificação e segurança a cargo da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Comandado por Andrey Leonidovich Alekseev ("Андрей Леонидович Алексеев"), este navio largou originalmente a 20 de Outubro de 2023 de São Petersburgo, no Báltico, tendo como destino a Cidade do Cabo, na África do Sul, tendo então, na passagem pela zona económica exclusiva de Portugal, sido alvo de acompanhamento pelas Forças Armadas Portuguesas.

Seguiu posteriormente para a Antárctida, onde a Federação Russa possui várias estações científicas permanentes e onde este navio, sazonalmente, presta suporte. Aí prestou suporte à 69.ª Expedição Russa da Antárctida em rotação da 68.ª (iniciada em Novembro de 2022, também com o seu apoio). A 69.ª Expedição tem data projectada de conclusão, e possível rotação, para Junho de 2025, seguindo a duração típica de cerca de 78 semanas das missões antes realizadas.

Largou a 10 de Maio de 2024 de 2024 de Durban, na África do Sul, rumando a São Petersburgo, na Federação Russa, onde se projecta chegue a 6 de Junho de 2024. Navega actualmente, pelas 08:04 UTC de 28 de Maio de 2024, ao largo da costa continental portuguesa (a cerca de 110 milhas náuticas a Oeste da Viana do Castelo), a 13,2 nós, com rumo 9.3° (Norte).

O "Akademik Fedorov" ("Академик Фёдоров") faz parte da frota de 3 navios afecta ao Instituto de Investigação do Árctico e Antárctida ("Арктический и антарктический научно-исследовательский институт", ААНИИ, AARI), uma entidade do Estado da Federação Russa, criada e sediada em São Petersburgo desde 1920, dirigida actualmente por Alexander Sergeyevich Makarov ("Александр Сергеевич Макаров"). As várias estações científicas da Federação Russa na Antárctida, as primeiras a remontar à década de 1950, são detidas e geridas por este mesmo instituto - estando actualmente 5 activas.

Construído na Finlândia em 1987, o "Akademik Fedorov" é um quebra-gelos de categoria Arc7, desloca 16 200 toneladas, com um comprimento de 141 metros, uma boca de 23 metros e um calado de 8,5 metros, com uma velocidade de 16 nós. Conta, à ré, com convés de voo (e hangar) para helicópteros. Tem um tripulação de 75 elementos podendo transportar 175 passageiros e operar, com apoio de gruas e convés de trabalho, variados equipamentos de pesquisa (conta com 11 laboratórios a bordo), compreendendo sonar capaz de produzir imagens tridimensionais do fundo do oceano e sondas de grande profundidade que podem recolher amostras a profundidades de 6 000 metros.

Foto via Marinha Portuguesa




Editado pela última vez por LM em Ter Mai 28, 2024 4:45 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2894 Mensagem por hotm » Ter Mai 28, 2024 4:45 pm

P44 escreveu: Qua Mai 08, 2024 10:23 am O dinheiro que serviria para o upgrade para os V está reservado para os tucanitos que não vão servir para nada (excepto encher alguns bolsos)
Não deveriamso comprar o F-35 mas algo mais barato de comprar mas principalmente de manter :evil:




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