Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: Aviação do Exército

#5131 Mensagem por eligioep » Seg Abr 29, 2024 9:27 am

FCarvalho escreveu: Sáb Abr 27, 2024 7:47 pm

O Sonho.....


Realidade: BH artilhados




Avatar do usuário
stan
Júnior
Júnior
Mensagens: 88
Registrado em: Sex Fev 17, 2006 1:15 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: Aviação do Exército

#5132 Mensagem por stan » Seg Abr 29, 2024 9:34 am

Prezados,

Mas de fato, trocar usados por usados, e os Cougar com a mesma idade dos SH60M, é um pouco dificil de entender.




"ad sumus""
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Aviação do Exército

#5133 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 29, 2024 12:49 pm

Viktor Reznov escreveu: Sáb Abr 27, 2024 10:37 pm Eu acho que o Rooivalk apesar de ser um projeto impressionante, já teve seu fim decretado quando a SANDF só comprou 12 unidades se eu me lembro bem. E hoje a Denel é corrupta e mau gerenciada demais pra reabrir uma linha de produção pra um cliente estrangeiro. Agora, se o Brasil firmasse um contrato pra umas 24 unidades desse helicóptero, acho capaz que a Denel aceitaria licenciar a fabricação de pelo menos umas 12 unidades pra Helibras.
PS: esses helicópteros Pumas convertidos ficaram sensacionais, poderiam ser uma alternativa já que o Brasil nunca tem verba dedicada pra comprar ou operar helicópteros de ataque dedicados.
Não é preciso dizer que sou fã de carteirinha do Rooivalk. 8-]

Mesmo com todos os problemas e percalços tidos desde o início do programa, só o fato destes helos ainda estarem voando, quando tudo levava a crer que seriam transformados em panela pela SAAF, dá o tom do quanto eles são bons em termos de projeto. E são apenas 11, salvo engano, visto que uma unidade teria sido perdida em acidente, sem condições de reaver a célula.

Por outro lado, a Denel está passando hoje por um processo de saneamento financeiro e de gestão, e o governo sul africano tem feito esforços no sentido de que a empresa e recupere e continue a funcionar, apesar de ter perdido muitas das suas capacidades originais.

Os AH-2A da SAAF serão modernizados com eletrônicos turcos, segundo informações da mídia do país. Existe também um projeto para um AH-2 Mk II, que incluise já dispus neste tópico algumas vezes, e que elevaria o helo da Denel a um patamar senão igual, semelhante aos mais modernos de sua categoria.

O helo em si foi projetado de forma a torná-lo o mais independente possível de apoio em terra, e isto, para o EB, seria uma capacidade muito bem vinda, tendo em vista a nossa realidade aqui. E com apenas 36 unidades no planejamento estratégico, há de se ver que uma negociação governo a governo talvez pudesse solucionar a contento os interesses de ambos países.

Fico pensando que hoje temos na BIDS, e na indústria nacional aeroespacial\aeronáutica, capacidades para gerar produtos e soluções que trariam o Hooivalk para o século XXI sem maiores problemas. Mas isto teria um custo que, salvo melhor juízo, seria alto demais para o minguado orçamento do EB. E sabemos que colocar dinheiro em um helo de ataque puro no Brasil seria como tacar pedra na cruz, e seria contestado até a última linha, tendo em vista que este tipo de material não possui nenhuma outra possibilidade de emprego senão aquela para a qual foi criada.

Quem sabe uma hora dessas.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Aviação do Exército

#5134 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 29, 2024 12:57 pm

Pablo Maica escreveu: Sáb Abr 27, 2024 11:34 pm Hooivalk foi um projeto cuja construção foi quase artesanal, o problema é que o pessoal que trabalhou nesse projeto na sua grande maioria deve estar fora de mercado, o ferramental também já deve ter ido para as cucuias. E tendo visto a gestão da Denel nos últimos 15 anos é bem possível que muita documentação do projeto tenha sido perdida também.
Mais fácil pensar em um novo projeto, com o mesmo conceito de comunalidade, do que reviver o Rooivalk.
Um abrço e t+ :)
Eu creio que com apenas 36 unidades projetadas no planejamento estratégico do EB, qualquer que seja o helo escolhido, esta compra sairá cara demais para o nosso bolso.
Aqui e ali diz-se que o Rooivalk custaria em torno de 40 milhões de dólares, o que pode até ser, tendo em vista que apenas 12 foram construídos.
Mas como disse Viktor, só o fato deste helo está operacional até hoje, apesar de tudo contra, mostra o quão bom ele foi projetado.
Se o EB envidar a criação de mais um Bavex em Belém como se aventou outro dia, que seria o 5o Bavex, talvez no futuro a médio prazo as quantidades de helos de ataque possam ser revistas. A meu ver, 12 unidades por Bavex é o mínimo plausível.
Como teremos, supostamente, 5 OM até o final desta década, quando a compra deste tipo de helo deverá ser feita, imagino que 60 helos seria algo bem palatável para discutir com qualquer um, apesar de que não acredito que o EB chegue a demandar de fato tal quantidade, visto que a partir dos anos 2030 será necessário procurar um substituto para os Pantera K2, também.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Aviação do Exército

#5135 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 29, 2024 1:00 pm

gogogas escreveu: Dom Abr 28, 2024 12:06 pm As peças do motor do Cougar são caríssimas ! Quem tem está aposentando ou se desfazendo !
Na vizinhança o Chile, e outros, usam os H215M e derivados. E não há perspectivas de substituição, ao contrário.
Na Argentina estão negociando a compra de H215M para a aviação do exército.
Os Cougar estavam com chech D completo. Poderiam voar muito mais tempo, mas o EB, ao que parece, não gosta mesmo dos helos franceses que tem.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Aviação do Exército

#5136 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 29, 2024 1:04 pm

Pablo Maica escreveu: Dom Abr 28, 2024 8:54 pm
gogogas escreveu: Dom Abr 28, 2024 12:06 pm As peças do motor do Cougar são caríssimas ! Quem tem está aposentando ou se desfazendo !
Sem falar que os nossos foram usados além da exaustão. Eram literalmente os burros de carga da AvEx junto com os BH.
Um abraço e t+ :)
Novamente, insisto, todos com check D realizado, com mais 10 a 15 anos de vida pela frente ou 5 ou 8 mil horas de voo, o que acorrer primeiro.
O EB nunca quis elevar o HM-3 ao mesmo padrão dos Jaguar. Poderia fazê-lo. Mas não quis. E a disponibilidade destes helos sempre foi muito alta.
No entanto, vão trocar seis por meia dúzia para daqui poucos anos terem de repetir a dose.
Sem o governo interessado em qualquer dos projetos da defesa em termos de negociação direta com fornecedores externos, voltamos às velhas soluções de oportunidade\ocasião de sempre.
Viva-se com isso.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Aviação do Exército

#5137 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 29, 2024 1:08 pm

eligioep escreveu: Seg Abr 29, 2024 9:27 am
FCarvalho escreveu: Sáb Abr 27, 2024 7:47 pm
O Sonho.....
Realidade: BH artilhados
Sabes o que mais me deixa puto da vida nesta questão?
Um governo de esquerda jamais admitira dispor do erário público em qualquer momento para compra um helicóptero de ataque para o EB porque não é politicamente correto.
E um governo de direita também não compraria um helicoptero de ataque para o exército porque isso é um gasto desnecessário e não contributivo ao equilíbrio das contas públicas... :roll: :? :oops:
Então, f...-se. Estamos na merda em qualquer tempo e gestão quanto a este assunto.
Se o EB queria helos artilhados, melhor seria ter comprado os H-145M, que a Helibras se dispôs montar lá em Minas Gerais.
Dava para quebrar o galho de helo de manobra e ainda dar uns tiros vez em quando.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Aviação do Exército

#5138 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 29, 2024 1:18 pm

Só para lembrar. Anos atrás eu coloquei aqui uma informação sobre o projeto do Mk II do ROOIVALK.
A ideia da Denel era, e parece ainda é, dispor dois modelos de helos modernizados. Um a 40 milhões de dólares, e outro, que seria vendido a 20 milhões de dólares. As diferenças estariam em sistemas embarcados, desempenho e capacidade de missão.
Me parece que hoje temos plena capacidade de substituir quase tudo que foi proposto naquela modernização, tendo em vista as empresas presentes no Brasil com tal capacidade.
O problema segue sendo o mesmo de sempre: qual o nível de envolvimento do governo de plantão de forma a apoiar este investimento no longo prazo?
Salvo melhor juízo, tirando os motores e partes análogas, todo o resto temos condições de apor aqui. Desde as rodas até os sistemas eletrônicos embarcados, C3, e por aí vai. Até a blindagem temos como desenvolver\propor\produzir aqui.
Mas fato é que nenhum indústria no Brasil vai meter a cara em um negócio desses para apenas 36 unidades. E mesmo que fossem 60 ou 200, de pouco adianta se não resolvermos definitivamente a questão orçamentária e a capacidade de investimento e custeio das ffaa's.
E comprar pura e simplesmente um helo pronto, tipo pacote fechado, é tudo que as forças não querem, mas, no final, terão de engolir. Goste-se ou não.
Os turcos poderiam ser uma alternativa viável com o T-130 ATAK II. Mas como por agora não estamos comprando nem munição para fuzil... :roll:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8824
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 427 vezes

Re: Aviação do Exército

#5139 Mensagem por Pablo Maica » Seg Abr 29, 2024 7:17 pm

FCarvalho escreveu: Seg Abr 29, 2024 1:00 pm
gogogas escreveu: Dom Abr 28, 2024 12:06 pm As peças do motor do Cougar são caríssimas ! Quem tem está aposentando ou se desfazendo !
Na Argentina estão negociando a compra de H215M para a aviação do exército.
Os Cougar estavam com chech D completo. Poderiam voar muito mais tempo, mas o EB, ao que parece, não gosta mesmo dos helos franceses que tem.
E os Panteras e Esquilos tem qual origem? Dizer que o EB simplesmente "não gosta" de helicópteros franceses é ignorar a história da AvEx.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8380
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 246 vezes

Re: Aviação do Exército

#5140 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Abr 29, 2024 9:08 pm

O EB gosta bastante dos seus helos franceses, são aeronaves muito capazes.
Mas mais do que isso, eles gostam demais do acordo de suporte que eles tem com a Helibras. Lá em Taubaté tem um galpão que é um almoxarifado enorme, cheio de peças de reposição que normalmente você teria encomendar e esperar chegar, prontas para serem retiradas e instaladas nas aeronaves que precisam ser manutenidas. Além disso, os mecânicos foram capacitados pra fazer manutenções de alta complexidade dentro do quartel. Um equipamento que é bom, fica espetacular né.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Aviação do Exército

#5141 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 30, 2024 4:43 pm

Pablo Maica escreveu: Seg Abr 29, 2024 7:17 pm
FCarvalho escreveu: Seg Abr 29, 2024 1:00 pm Na Argentina estão negociando a compra de H215M para a aviação do exército.
Os Cougar estavam com chech D completo. Poderiam voar muito mais tempo, mas o EB, ao que parece, não gosta mesmo dos helos franceses que tem.
E os Panteras e Esquilos tem qual origem? Dizer que o EB simplesmente "não gosta" de helicópteros franceses é ignorar a história da AvEx.Um abraço e t+ :)
A historiografia dos helos militares no Brasil mostra que os franceses, desde que a Helibras existe, são os vetores incontestes das forças armadas por aqui, menos pelas qualidades em si dos vetores, do que por decisões políticas que as incentivaram.

A FAB usou os Puma por pouco tempo, e mesmo tendo outras possibilidades, escolheu o Super Puma, que operou por mais de trinta anos aqui. E escolheu ele porque já tínhamos aqui uma base logística sustentável. E isso porque ela operava concomitante mais de 30 UH-1 nos esquadrões do 8o Gav. Poderia simplesmente ter comprado mais dos "sapão", mas não o fez. Assim também para para Pantera e Esquilo, que foram escolhidos por causa da Helibras aqui, e por questões óbvias de preço e custos. Mas dizem as más línguas que à época o pessoal queria mesmo era os girinos americanos, e receberam um sonoro Não... :roll:

Até o Mi-8\17 esteve perto de operar na Avex no começo, pois tinha preço e qualidades desejáveis, mas, material russo foi considerado muito estranho para começar, de novo, a aviação do exército. E de novo, os H225M nunca foram uma escolha das ffaa's, mas política e governamental. No que dependesse da FAB, era BH e acabou-se a história. MB e Avex já tinham seus próprios planos quanto à aquisição e operação destes helos em suas respectivas frotas, e fora levadas de roldão neste negócio.

Os Cougar foram comprados a partir de 2002, quando o EB pretendia, já naquela época, comprar mais BH, e recebeu, de novo, um sonoro Não como resposta dos primos ricos; aí se virou para os franceses novamente com a versão light do Caracal, que ainda não tinha entrado em serviço. Era o que havia a mão e acessível ao bolso.

Não é novidade que desde sempre os militares por aqui veneram na prática tudo o que é material norte americano, e no que dependesse só deles, as frotas de helos por aqui desde os anos 1980 seriam formadas apenas por Black Hawk em suas mais diversas versões. Para não falar nos Chinook da vida. Mas, a Lookheed Martin, e nenhuma outra gigante aeronáutica norte americana, nunca teve a menor intenção de abrir em terras tupiniquins nada mais que um escritório de representação comercial, quando, e se muito, ao contrário dos franceses que compraram a ideia de uma indústria aeronáutica nacional de helicópteros em fins dos anos 1970.

E é isso que temos hoje. Os militares com certeza tem menos olhos para os seus helos franceses, via de regra geral metidos goela abaixo meio que a contragosto ao longo da história, na falta de alternativas norte americanas palatáveis, do que para os seus girinos idolatrados nas três forças.

Deixa somente nas mãos dos cmtes militares a escolha do que eles querem operar e vejas o que acontece. 8-]




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Aviação do Exército

#5142 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 30, 2024 5:06 pm

Glauber Prestes escreveu: Seg Abr 29, 2024 9:08 pm O EB gosta bastante dos seus helos franceses, são aeronaves muito capazes.
Mas mais do que isso, eles gostam demais do acordo de suporte que eles tem com a Helibras. Lá em Taubaté tem um galpão que é um almoxarifado enorme, cheio de peças de reposição que normalmente você teria encomendar e esperar chegar, prontas para serem retiradas e instaladas nas aeronaves que precisam ser manutenidas. Além disso, os mecânicos foram capacitados pra fazer manutenções de alta complexidade dentro do quartel. Um equipamento que é bom, fica espetacular né.
A única coisa que faz com que os helos franceses estejam aí operando e sendo negociados e renegociados pelas ffaa's se chama Helibrás. E não fosse ela, dificilmente se veria tantos helos franceses por aqui. Militares ou civis.
Mas, por outro lado, os militares nunca esconderam, e não escondem, a sua preferência por material militar norte americano, se lhes for dada esta opção.
Como disse no post acima, no que deixar eles escolherem, não pensam duas vezes. É BH na veia, e sem mais conversas. Com ou sem Helibras por aqui.
E tanto é assim que mesmo com a Helibras montando os H225M aqui e tudo o que ela oferece em termos de suporte e apoio pós venda, o exército está comprando o que mesmo? A FAB tem planos de comprar mais BH ou Caracal? A marinha prioriza a compra de mais UH-15 ou de SH-16?
Apenas observando as prioridades de compra de material, é possível constatar que o gosto pelos helos franceses de nossos militares é menos pessoal do que político e econômico.
Só que desta vez, o governo tá fazendo cara de paisagem e que não é consigo nada do que as forças tem em mente quanto a compra de novos helicópteros.
Dessa vez passa.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8824
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 427 vezes

Re: Aviação do Exército

#5143 Mensagem por Pablo Maica » Ter Abr 30, 2024 7:36 pm

FCarvalho escreveu: Ter Abr 30, 2024 4:43 pm
Pablo Maica escreveu: Seg Abr 29, 2024 7:17 pm E os Panteras e Esquilos tem qual origem? Dizer que o EB simplesmente "não gosta" de helicópteros franceses é ignorar a história da AvEx.Um abraço e t+ :)
A historiografia dos helos militares no Brasil mostra que os franceses, desde que a Helibras existe, são os vetores incontestes das forças armadas por aqui, menos pelas qualidades em si dos vetores, do que por decisões políticas que as incentivaram.

A FAB usou os Puma por pouco tempo, e mesmo tendo outras possibilidades, escolheu o Super Puma, que operou por mais de trinta anos aqui. E escolheu ele porque já tínhamos aqui uma base logística sustentável. E isso porque ela operava concomitante mais de 30 UH-1 nos esquadrões do 8o Gav. Poderia simplesmente ter comprado mais dos "sapão", mas não o fez. Assim também para para Pantera e Esquilo, que foram escolhidos por causa da Helibras aqui, e por questões óbvias de preço e custos. Mas dizem as más línguas que à época o pessoal queria mesmo era os girinos americanos, e receberam um sonoro Não... :roll:

Até o Mi-8\17 esteve perto de operar na Avex no começo, pois tinha preço e qualidades desejáveis, mas, material russo foi considerado muito estranho para começar, de novo, a aviação do exército. E de novo, os H225M nunca foram uma escolha das ffaa's, mas política e governamental. No que dependesse da FAB, era BH e acabou-se a história. MB e Avex já tinham seus próprios planos quanto à aquisição e operação destes helos em suas respectivas frotas, e fora levadas de roldão neste negócio.

Os Cougar foram comprados a partir de 2002, quando o EB pretendia, já naquela época, comprar mais BH, e recebeu, de novo, um sonoro Não como resposta dos primos ricos; aí se virou para os franceses novamente com a versão light do Caracal, que ainda não tinha entrado em serviço. Era o que havia a mão e acessível ao bolso.

Não é novidade que desde sempre os militares por aqui veneram na prática tudo o que é material norte americano, e no que dependesse só deles, as frotas de helos por aqui desde os anos 1980 seriam formadas apenas por Black Hawk em suas mais diversas versões. Para não falar nos Chinook da vida. Mas, a Lookheed Martin, e nenhuma outra gigante aeronáutica norte americana, nunca teve a menor intenção de abrir em terras tupiniquins nada mais que um escritório de representação comercial, quando, e se muito, ao contrário dos franceses que compraram a ideia de uma indústria aeronáutica nacional de helicópteros em fins dos anos 1970.

E é isso que temos hoje. Os militares com certeza tem menos olhos para os seus helos franceses, via de regra geral metidos goela abaixo meio que a contragosto ao longo da história, na falta de alternativas norte americanas palatáveis, do que para os seus girinos idolatrados nas três forças.

Deixa somente nas mãos dos cmtes militares a escolha do que eles querem operar e vejas o que acontece. 8-]
Ok, basicamente achismos e boatos.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8824
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 427 vezes

Re: Aviação do Exército

#5144 Mensagem por Pablo Maica » Ter Abr 30, 2024 7:42 pm

Pablo Maica escreveu: Sex Abr 26, 2024 5:37 pm Serão 12 oriundos dos excedentes do US Army, via FMS, e vão passar por revisão e atualização antes da entrega.

Exército Brasileiro está comprando 12 Helicópteros UH-60M Black Hawk

https://forcaaerea.com.br/exercito-esta ... lack-hawk/


Um abraço e t+ :)
Corrigindo a informação que havia saído da RFA, os helicópteros serão novos e provenientes das 135 unidades destinadas ao Excess Defense Articles, de um pedido de 255 feito pelo US Army em 2022.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Aviação do Exército

#5145 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 01, 2024 3:19 pm

Ok, basicamente achismos e boatos.
Um abraço e t+ :)
Bom, o que entendes por achismo e boatos, eu vejo como fatos, dados e registro histórico.
Mas cada um com seu cada qual.
Bola pra frente. Os franceses não vão ficar tristes por causa de nós. :mrgreen:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder