O Sonho.....
Realidade: BH artilhados
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Não é preciso dizer que sou fã de carteirinha do Rooivalk.Viktor Reznov escreveu: ↑Sáb Abr 27, 2024 10:37 pm Eu acho que o Rooivalk apesar de ser um projeto impressionante, já teve seu fim decretado quando a SANDF só comprou 12 unidades se eu me lembro bem. E hoje a Denel é corrupta e mau gerenciada demais pra reabrir uma linha de produção pra um cliente estrangeiro. Agora, se o Brasil firmasse um contrato pra umas 24 unidades desse helicóptero, acho capaz que a Denel aceitaria licenciar a fabricação de pelo menos umas 12 unidades pra Helibras.
PS: esses helicópteros Pumas convertidos ficaram sensacionais, poderiam ser uma alternativa já que o Brasil nunca tem verba dedicada pra comprar ou operar helicópteros de ataque dedicados.
Eu creio que com apenas 36 unidades projetadas no planejamento estratégico do EB, qualquer que seja o helo escolhido, esta compra sairá cara demais para o nosso bolso.Pablo Maica escreveu: ↑Sáb Abr 27, 2024 11:34 pm Hooivalk foi um projeto cuja construção foi quase artesanal, o problema é que o pessoal que trabalhou nesse projeto na sua grande maioria deve estar fora de mercado, o ferramental também já deve ter ido para as cucuias. E tendo visto a gestão da Denel nos últimos 15 anos é bem possível que muita documentação do projeto tenha sido perdida também.
Mais fácil pensar em um novo projeto, com o mesmo conceito de comunalidade, do que reviver o Rooivalk.
Um abrço e t+
Na vizinhança o Chile, e outros, usam os H215M e derivados. E não há perspectivas de substituição, ao contrário.
Novamente, insisto, todos com check D realizado, com mais 10 a 15 anos de vida pela frente ou 5 ou 8 mil horas de voo, o que acorrer primeiro.Pablo Maica escreveu: ↑Dom Abr 28, 2024 8:54 pmSem falar que os nossos foram usados além da exaustão. Eram literalmente os burros de carga da AvEx junto com os BH.
Um abraço e t+
Sabes o que mais me deixa puto da vida nesta questão?
E os Panteras e Esquilos tem qual origem? Dizer que o EB simplesmente "não gosta" de helicópteros franceses é ignorar a história da AvEx.
A historiografia dos helos militares no Brasil mostra que os franceses, desde que a Helibras existe, são os vetores incontestes das forças armadas por aqui, menos pelas qualidades em si dos vetores, do que por decisões políticas que as incentivaram.Pablo Maica escreveu: ↑Seg Abr 29, 2024 7:17 pmE os Panteras e Esquilos tem qual origem? Dizer que o EB simplesmente "não gosta" de helicópteros franceses é ignorar a história da AvEx.Um abraço e t+
A única coisa que faz com que os helos franceses estejam aí operando e sendo negociados e renegociados pelas ffaa's se chama Helibrás. E não fosse ela, dificilmente se veria tantos helos franceses por aqui. Militares ou civis.Glauber Prestes escreveu: ↑Seg Abr 29, 2024 9:08 pm O EB gosta bastante dos seus helos franceses, são aeronaves muito capazes.
Mas mais do que isso, eles gostam demais do acordo de suporte que eles tem com a Helibras. Lá em Taubaté tem um galpão que é um almoxarifado enorme, cheio de peças de reposição que normalmente você teria encomendar e esperar chegar, prontas para serem retiradas e instaladas nas aeronaves que precisam ser manutenidas. Além disso, os mecânicos foram capacitados pra fazer manutenções de alta complexidade dentro do quartel. Um equipamento que é bom, fica espetacular né.
Ok, basicamente achismos e boatos.FCarvalho escreveu: ↑Ter Abr 30, 2024 4:43 pmA historiografia dos helos militares no Brasil mostra que os franceses, desde que a Helibras existe, são os vetores incontestes das forças armadas por aqui, menos pelas qualidades em si dos vetores, do que por decisões políticas que as incentivaram.Pablo Maica escreveu: ↑Seg Abr 29, 2024 7:17 pm E os Panteras e Esquilos tem qual origem? Dizer que o EB simplesmente "não gosta" de helicópteros franceses é ignorar a história da AvEx.Um abraço e t+
A FAB usou os Puma por pouco tempo, e mesmo tendo outras possibilidades, escolheu o Super Puma, que operou por mais de trinta anos aqui. E escolheu ele porque já tínhamos aqui uma base logística sustentável. E isso porque ela operava concomitante mais de 30 UH-1 nos esquadrões do 8o Gav. Poderia simplesmente ter comprado mais dos "sapão", mas não o fez. Assim também para para Pantera e Esquilo, que foram escolhidos por causa da Helibras aqui, e por questões óbvias de preço e custos. Mas dizem as más línguas que à época o pessoal queria mesmo era os girinos americanos, e receberam um sonoro Não...
Até o Mi-8\17 esteve perto de operar na Avex no começo, pois tinha preço e qualidades desejáveis, mas, material russo foi considerado muito estranho para começar, de novo, a aviação do exército. E de novo, os H225M nunca foram uma escolha das ffaa's, mas política e governamental. No que dependesse da FAB, era BH e acabou-se a história. MB e Avex já tinham seus próprios planos quanto à aquisição e operação destes helos em suas respectivas frotas, e fora levadas de roldão neste negócio.
Os Cougar foram comprados a partir de 2002, quando o EB pretendia, já naquela época, comprar mais BH, e recebeu, de novo, um sonoro Não como resposta dos primos ricos; aí se virou para os franceses novamente com a versão light do Caracal, que ainda não tinha entrado em serviço. Era o que havia a mão e acessível ao bolso.
Não é novidade que desde sempre os militares por aqui veneram na prática tudo o que é material norte americano, e no que dependesse só deles, as frotas de helos por aqui desde os anos 1980 seriam formadas apenas por Black Hawk em suas mais diversas versões. Para não falar nos Chinook da vida. Mas, a Lookheed Martin, e nenhuma outra gigante aeronáutica norte americana, nunca teve a menor intenção de abrir em terras tupiniquins nada mais que um escritório de representação comercial, quando, e se muito, ao contrário dos franceses que compraram a ideia de uma indústria aeronáutica nacional de helicópteros em fins dos anos 1970.
E é isso que temos hoje. Os militares com certeza tem menos olhos para os seus helos franceses, via de regra geral metidos goela abaixo meio que a contragosto ao longo da história, na falta de alternativas norte americanas palatáveis, do que para os seus girinos idolatrados nas três forças.
Deixa somente nas mãos dos cmtes militares a escolha do que eles querem operar e vejas o que acontece.
Corrigindo a informação que havia saído da RFA, os helicópteros serão novos e provenientes das 135 unidades destinadas ao Excess Defense Articles, de um pedido de 255 feito pelo US Army em 2022.Pablo Maica escreveu: ↑Sex Abr 26, 2024 5:37 pm Serão 12 oriundos dos excedentes do US Army, via FMS, e vão passar por revisão e atualização antes da entrega.
Exército Brasileiro está comprando 12 Helicópteros UH-60M Black Hawk
https://forcaaerea.com.br/exercito-esta ... lack-hawk/
Um abraço e t+
Bom, o que entendes por achismo e boatos, eu vejo como fatos, dados e registro histórico.Ok, basicamente achismos e boatos.
Um abraço e t+