Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7516 Mensagem por Cassio » Sáb Abr 27, 2024 10:08 am

Só que a carteira não aumentou. O evento com o presidente foi usado para anunciar que a Azul receberá 13 E195E2 este ano ( que já estavam encomendados faz tempo)!!! 😤




Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 492
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 334 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7517 Mensagem por Aim For The Top » Sáb Abr 27, 2024 11:48 am

Imagem

Achei no xuitter, se é verídico eu não sei. 8-]




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36261
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3135 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7518 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 27, 2024 5:18 pm

Possivelmente uma montagem de um entusiasta. Mas bem feita. Ficou muito bonita.
Mas isso aí é algo que a FAB só vai começar a pensar daqui uns 10 a 15 anos, quando os E-99 começarem a ser retirados de linha.
É mais provável que a Embraer disponha os E-2 para esta missão.
No planejamento estratégico da FAB existe um programa para o desenvolvimento de radares AESA. Como a Embraer já vem trabalhando nos M-200 e variantes, que é AESA, vai ficar mais fácil propor algo do tipo.
Mas, até agora, depois de 2 anos dos testes feitos em Parintins, nada mais se soube do M-200V. E muito menos do Multimissão.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2392
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 680 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7519 Mensagem por EduClau » Dom Abr 28, 2024 5:30 pm

As tratativas entre Embraer e Colômbia para venda de cargueiro militar

Executivo da companhia esteve no país latino neste mês

https://veja.abril.com.br/coluna/radar- ... ro-militar

Só pra lembrar, receberam uns C-130 doados a pouco tempo.

Sds




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36261
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3135 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7520 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 29, 2024 12:37 pm

Na última vez que o KC-390 da FAB esteve na Colômbia para um exercício conjunto entre vários países, incluindo USA e Canadá, o avião da Embraer foi o único que ficou 100% operacional em todas as missões solicitadas; até para outras forças aéreas ele foi "emprestado" porque os Hércules e\ou outros meios empregados não estavam disponíveis.

Os norte americanos, segundo relatos do pessoal da FAB, ficaram babando no avião. Ele deixou excelentes impressões, principalmente sobre os brigadeiros da FAC.

Não é novidade no país vizinho o desejo de contarem com o KC-390 desde o começo, com uma carta de intenções para 12 unidades.

Acho um número plausível dada a realidade conflitiva interna, além de atender à questões externas de apoio à força aérea colombiana e demais forças militares.

É bom lembrar que além da FAC, exército e marinha, os C-130 ainda apoiam, e muito, as operações antiguerriha e antinarcotráfico dentro do país via Polícia Nacional, que é basicamente um segundo exército em termos de organizações militares. E é uma força bem capaz e robusta em termos organizacionais e operativos, além de ser uma organização bem grande relativo à população e tamanho do país.

Como tenho dito por aqui, temos vários interesses em comum com os colombianos, e vários programas e projetos militares em ambos países que, diria, são complementares. É só questão de sentar e coordenar os investimentos lá e cá. Talvez a visita recente do PR ao vizinho, do qual o PR deles é chegado, traga novidades para a Defesa por aqui. Assim espero.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 704
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceram: 184 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7521 Mensagem por LM » Sex Mai 03, 2024 6:44 pm





Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60626
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6356 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#7522 Mensagem por Túlio » Sex Mai 03, 2024 9:13 pm

LM escreveu: Sex Mai 03, 2024 6:44 pm
Deviam ter vendido os cinco 390 com desconto à FAP ou sei lá, dado o sexto de brinde, porque estão a fazer uma propaganda fabulosa do bicho, e justamente junto ao mais desejado cliente em potencial, o US Military: mal o botaram em operação e já cruzaram o Atlântico Norte com Blackhawk no bucho, e os outro zorópas também andam se babando de vontade, aos verem os "gaijos" humilhando quem (ainda) usa Hercules.

Se emergir um novo continente no Atlântico Sul e os tugas desconfiarem que tem oiro por lá os 390 se tornarão as novas caravelas. [003] [003] [003] [003]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37889
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2609 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7523 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Mai 04, 2024 7:13 am

Tudo o que falas é verdade, mas neste caso esta fotografia é do Esquadrão Zeus da Força Aérea Brasileira (FAB) que fez o tal exercício nos EUA.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
pewdiepie
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 180
Registrado em: Sáb Fev 03, 2018 12:36 pm
Agradeceram: 60 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7524 Mensagem por pewdiepie » Sáb Mai 04, 2024 4:32 pm





Avatar do usuário
mauri
Sênior
Sênior
Mensagens: 856
Registrado em: Dom Jul 17, 2005 7:35 pm
Localização: Fortaleza
Agradeceram: 78 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7525 Mensagem por mauri » Sáb Mai 04, 2024 7:00 pm

pewdiepie escreveu: Sáb Mai 04, 2024 4:32 pm Imagem

Outra venda do KC-TÃO 930

Fonte: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/ ... 1.pdf/view
C-930?? Que aeronave é esta da Embraer?




Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2081
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7526 Mensagem por gogogas » Sáb Mai 04, 2024 7:04 pm

C-390 seria , deve ter confundido




Gogogas !
Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 537
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 321 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7527 Mensagem por Viking » Sáb Mai 04, 2024 10:56 pm

Em minha opinião a FAB deveria realizar um esforço, considerando as capacidades adquiridas e a importância do projeto, junto ao GF para que o plano original de obtenção de 28 KC 390 fosse retomado.

Sds




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36261
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3135 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7528 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 05, 2024 1:56 am

pewdiepie escreveu: Sáb Mai 04, 2024 4:32 pm Imagem

Outra venda do KC-TÃO 930

Fonte: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/ ... 1.pdf/view
E de grão em grão a nossa galinha dos ovos de ouro vai enchendo o papo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36261
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3135 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7529 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 05, 2024 1:58 am

Viking escreveu: Sáb Mai 04, 2024 10:56 pm Em minha opinião a FAB deveria realizar um esforço, considerando as capacidades adquiridas e a importância do projeto, junto ao GF para que o plano original de obtenção de 28 KC 390 fosse retomado.
Sds
É só esperar por mais algumas desgraças ambientais Brasil afora que já já o governo libera a compra das 9 unidades cortadas.
Não tem desculpa melhor e mais inquestionável que comprar avião militar pra fazer caridade social no Brasil.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36261
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3135 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7530 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 07, 2024 3:21 am

Para quem viu tudo o que nos aconteceu neste país desde 2019, quando o primeiro KC-390 operacional foi entregue à FAB, e tudo o que vemos agora no RS, e ainda veremos mais para frente no país, é de se notar duas coisas.

Uma, é que se 28 aviões não atendiam plenamente todas as necessidades militares das três ffaa's, e não somente da força aérea, hoje muito menos 19 serão capazes de fazê-lo, tendo em vista que a aviação de transporte da FAB historicamente dispense mais da metade dos seus recursos voando missões secundárias de cunho civil e apoio governamental.

E dois, a falta de vontade e de recursos para alocar à FAB vetores maiores, como os KC -30, se faz sentir na pele de quem, precisando do meio, não pode esperar por ele face à imobilidade estatal e a indiferença política sobre está (in) capacidade da FAB.

Na minha ignóbil opinião, o MD continua alheio e indiferente aos reclamos e necessidades da Defesa do país em função de sua submissão inconteste aos pequenos interesses político e partidário do governo de plantão. E isso não é de hoje. É comportamento contumaz desde a sua criação.

É preciso deixar a hipocrisia de lado e colocar de forma clara e inequívoca que a missão primária das ffaa's não é ser uma extensão natural de políticas sociais, de segurança ou outras de oportunidade que nada tem a ver com a sua existência. E que tornar constante e regular as reclamações sobre a ação ou omissão delas todas as vezes que uma ou mais desgraças nos bate às portas, e escancara abertamente a corrupção, inépcia e a total falta de preparo deste país para qualquer coisa, além da completa ausência de importância que a classe política dá à sociedade que os mantém é absurdo e inaceitável.

Desculpem o off topic, mas já encheu o saco ver MD com o rabo entre as pernas e morrendo de vergonha na frente das câmeras, de políticos, ou do populacho, apenas por defender a necessidade de mais investimento no setor, só porque "não é hora" para isso.

Quando vai ser a hora afinal? Depois que a desgraça de uma guerra bater na nossa porta, e para a qual igualmente nunca quisemos estar preparados? Aí sim, pode cobrar a vontade porque temos a desculpa perfeita? E ninguém vai questionar porque tudo está sendo feito de última hora e a pagode como no caso de Roraima?

Quando é que vamos aprender que prevenir é sempre melhor que remedia? A não ser que alguém, ou alguns, acham que não ganham nada com isso... 😒




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder