Fuerza Aérea Argentina (FAA)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60592
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6342 vezes
Contato:

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1171 Mensagem por Túlio » Qua Abr 17, 2024 12:44 am

FIGHTERCOM escreveu: Ter Abr 16, 2024 10:11 pm
Mas F-16A/B MLU é mesmo um bom caça, especialmente para quem largou Mirage III e foi voar Skyhawk, depois foi largando este por não ter la guita para mantê-lo em linha de voo e foi passando ao Pampa; é sim um grande avanço e minha única dúvida se prende a se conseguirão botar umas 80 hs/ano por célula, sabendo o que sabemos sobre os MLU da FACh, ou seja, com lo presupuesto atual nem parando todo o resto da FAA conseguem.

E antes de botarmos salto alto e sairmos dizendo que somos OS FODÕES devemos lembrar que os F-5M e A-1M voam mais ou menos isso nos anos bons e seu CPFH fica ali pela metade do Gripen, eis aí uma das razões para eu considerar temerário botar mais de 36; se são necessários? Claro que sim! Se isso é sustentável? Olhem onde os cortes orçamentários pegaram, e para onde a Economia está indo...


Imagem




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8372
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 242 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1172 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Abr 17, 2024 4:00 am


Motivos de segurança, sei...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54744
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2306 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1173 Mensagem por P44 » Qua Abr 17, 2024 8:19 am





Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1174 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Abr 17, 2024 9:42 pm

Fodão?! Eu não acho, eu tenho certeza! 8-]

Imagem




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6174
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 426 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1175 Mensagem por Matheus » Qua Abr 17, 2024 9:46 pm

Vão receber com todos esses juguetes?




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6736
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1176 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Abr 17, 2024 11:49 pm

Glauber Prestes escreveu: Qua Abr 17, 2024 4:00 am
Motivos de segurança, sei...
Vida de Ancap não é fácil e nem segura, especialmente num país onde metade da população é de Peronistas retardados mentais e uns 25% de comunistas mais vermelhos que sangue de fígado coagulado.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6736
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1177 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Abr 17, 2024 11:50 pm

Matheus escreveu: Qua Abr 17, 2024 9:46 pm
Vão receber com todos esses juguetes?
Acho muito improvável.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36194
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1178 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 18, 2024 2:12 pm

Brasileiro escreveu: Ter Abr 16, 2024 12:23 pm Não sei, cara. Estamos num tempo em que tudo está ficando cada vez mais imprevisível. Em 2030 os interesses da Argentina (e, porque não, os interessados NA Argentina) talvez não sejam os mesmos de 1982. Estamos na beirada do precipício geopolítico, econômico e ambiental... Em 2030 ainda estaremos na beirada, em queda livre ou já estaremos "do lado de lá"?
Por enquanto, os F-16 são o que é possível.
De cabeça, salvo engano, em 1982 a FAA contava com 4 ou 5 esquadrões de caça, com Mirage III franceses, Nesher e Dagger isralenses. Não lembro direito a designação deles, mas, me parece que eram Grupo 3, Grupo 4 e Grupo 5 de caça. Existia também, se me recordo, o Grupo 8 operando os A-4 Skyhawks. Durante a guerra ativaram outros dois grupos, salvo engano.

A aviação naval também possuía dois esquadrões. Um de SE e outro de A-4 Skyhawk, todos operacionais no Nae ARA 25 de Mayo.

Hoje praticamente a FAA não possui mais nada efetivo em termos de caças, a não ser os A-4 modernizados anos atrás, dos quais apenas um punhado ainda está operacional. E mesmo assim não são caças capazes de realizar a defesa aérea propriamente.

Sendo uma sombra do que foi no passado, a FAA teria que mudar radicalmente o seu status quo caso os políticos de lá quisessem retomar toda a capacidade perdida de 40 anos atrás. Um trabalho que levaria, com certeza, mais de vinte anos para ser completado. Obviamente isto não vai acontecer.

Eram mais de 80 caças de primeira linha em 1982, e hoje, a FAA deve ter, se muito, uns 10 operando na forma dos Skyhawk. Muito provavelmente estas 24 unidades sejam distribuídas a um ou dois grupos de caça que serão reativados, com os A-4 seguindo sendo um vetor de transição, digamos, para os cadetes que saem dos Pucará e Pampa para a primeira linha, e sem um substituto a curto prazo.

Eu bem que gostaria que FAA e COAN pudessem reaver seu status de outrora. Como já disse de outras vezes aqui no fórum, nossa melhor defesa é a segurança e estabilidade dos nossos vizinhos. E para isso acontecer de verdade, devemos ser nós os primeiros a ter, e oferecer, condições de segurança a eles, com a respectiva recíproca. Se um dia conseguirmos falar a mesma língua em questões de defesa, claro.

É difícil imaginar que a FAA algum dia consiga ter novamente aqueles números acima, mas, não é impossível. Obviamente que o F-16 não seria o vetor a compor tal frota, tendo em vista as restrições britânicas, que continuam valendo. E os USA podem mudar de ideia em relação à Argentina tão rápido quanto procuram fomentar outra guerra para a sua indústria de armas manter os bolsos cheios.

Por outro lado, seria muito legal imaginar a FAA operando com mais de 80 Gripen E\F produzidos no Brasil pela Embraer. 8-]




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36194
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1179 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 18, 2024 2:26 pm

Incrível como uma folha de papel e duas canetas podem fazer com um tópico no DB. :mrgreen:

No mais, para quem está há mais de 40 anos sem saber de verdade o que é estar na primeira linha da caça a nível mundial, estes F-16 de primeira geração retrofitados é um salto quântico para a FAA.

Não que eles sejam o suprassumo da modernidade, mas, para os padrões argentinos são sim um enorme crescimento de capacidades. Conquanto, apenas 24 unidades não fazem verão em termos de defesa aérea; servem no máximo para manter o pé e mão, como se faz, aliás, por aqui há décadas. E os Gripen E\F não vão modificar isso. Por enquanto.

Não tem como comparar em termos de modernidade F-16A\B MLU com Gripen E\F. Infelizmente só vamos poder ver estes caças em operação conjunta com os nossos na própria Argentina, já que a legislação deles proíbe que caças da FAA sejam operados fora do país.

De qualquer forma, vai ser um acréscimo muito bem vindo para eles. Tomaram não os estraguem tão cedo. Vai levar muito mais tempo para ter outros do que levaram para comprar estes.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8797
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 414 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1180 Mensagem por Pablo Maica » Sex Abr 19, 2024 3:52 pm

Não adianta, tem certos angus que só panela velha consegue cozinhar bem:

Estados Unidos aprovam venda de aeronave Basler BT-67 para a Argentina operar na Antártica

https://cdn-cavok.nuneshost.com/wp-content/uploads/2024/04/BT-67_Basler_Argentina3.jpg
O Departamento de Estado dos EUA aprovou uma possível venda militar estrangeira (FMS) ao governo da Argentina de aeronave Basler BT-67 e elementos relacionados de logística e apoio ao programa por um custo estimado de US$ 143 milhões. A aeronave será usada em missões ao continente antártico.


O Governo da Argentina solicitou a compra da aeronave Basler BT-67; motores sobressalentes; peças sobressalentes e de reparo, consumíveis, acessórios e serviços de reparo e devolução; grandes modificações e suporte de manutenção; equipamentos e suporte para aeronaves e assistência em terra; publicações não classificadas e documentação técnica; apoio de translado e transporte; treinamento de pessoal e equipamentos de treinamento; Serviços de apoio técnico, logístico e de engenharia do governo dos EUA e de empreiteiros; e outros elementos relacionados de logística e apoio ao programa.
https://www.cavok.com.br/estados-unidos ... -antartica


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36194
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1181 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 19, 2024 9:18 pm

Tudo isso porque eles não podem (conseguem) comprar KC-390. :roll:
Quanto tempo até este senhor de idade avançada metido a gatinho ir parar em um museu da FAA :?:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8797
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 414 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1182 Mensagem por Pablo Maica » Sex Abr 19, 2024 11:40 pm

Vou te dizer que corre o risco de os C-130 da FAA se aposentarem e este senhor estar operando a todo vapor.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36194
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1183 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 20, 2024 3:30 pm

Não duvido nada. Afinal, são mais de 100 milhões de doletas postas em um único avião e tudo o que ele irá precisar para sem manter em voo.

Os Hércules argentinos qualquer hora dessas, vão parar de vez na verdade, de tão problemática que é a logística deles.

Mas antes que eles se vejam na posição de ter de comprar KC-390, eles arrumam mais Hércules usados, agora do -J cheio de MLU da vida e depois vociferar que são os Hércules mais fodões do universo e que não devem nada ao cargo brasileiro. :mrgreen:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1184 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Abr 21, 2024 10:14 am

Isso não é uma exclusividade da FAA. Toda a América Porteña está indo de C-130, do Uruguai à Colômbia.

Existe a possibilidade do primeiro C-390 nesses países acabar sendo usado, proveniente de algum país Europeu que está fazendo a aquisição nesse momento.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8797
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 414 vezes

Re: Fuerza Aérea Argentina (FAA)

#1185 Mensagem por Pablo Maica » Dom Abr 21, 2024 2:22 pm

Com os EUA distribuindo C-130 H como se fosse panfleto em eleição, acho que é por ai mesmo. Ainda creio que o Chile seja um possível comprador do 390, de resto, só vão procurar algo novo a hora em que a USAF não tiver mais Hércules nem no deserto.


Um abraço e t+ :)




Responder