Força Aérea Portuguesa (FAP)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37836
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2851 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Abr 17, 2024 12:46 pm

FCarvalho escreveu: Qua Abr 17, 2024 12:25 pm Agora imaginem 24 Gripen E\F fazendo o mesmo. Só imaginem... :twisted:
Só mesmo na imaginação, porque o que o CEMFA e a FAP querem é isto.

Imagem




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36188
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2852 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 17, 2024 1:28 pm

Acho honestamente que vão ficar só no querer.
É uma bomba relógio para a FAP.
Mas, podem seguir tentando. E se conseguirem, preparem-se para alugar metade das bases aéreas para poder pagar os boletos, e vender a outra metade para a USAF.
Até KC-390, e tudo o mais que se pretenda em material de voo, vai rodar se continuarem insistindo neste assunto.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 700
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceram: 182 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2853 Mensagem por LM » Qua Abr 17, 2024 2:03 pm

Consigo imaginar Gripen E\F... se forem Suecos. :mrgreen:

Se é para serem nossos prefiro imaginar F-16V Viper (usando os aviões do Peace Atlantis I) e, daqui a uns 10 anos, uns F-35A Block 4... Quem não tem dinheiro, não tem vícios (de imaginar muito) :wink:



Entretanto a Força Aérea também lançou vídeo da estreia do KC-390 a lançar paraquedistas:






Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36188
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2854 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 17, 2024 3:43 pm

A FAP, imagino, tem bem menos problemas para lidar com defesa aérea do que seus vizinhos a leste, apesar de possuir uma zona de defesa bastante grande no mar à sua frente; mas nada que se possa resolver com um punhado de caças bem resolvidos, dispostos e operacionais, além da ajuda dos vizinhos, vide OTAN.

Em todo caso, me parece que F-16V para vocês no curto e médio prazo seria uma opção atraente, pois aproveitaria tudo o que se investiu até hoje neles por aí. E os custos não seriam tão exagerados quanto um F-35 da vida, que só vive de dar problemas e tem restrições a perder de vista, e ainda contando, para todos os clientes fora dos USA.

Não sei porquê dessa insistência em um caça cuja hora de voo pagaria facilmente dois ou três Gripen E\F, ou mesmo F-16V, já que eles não acrescentariam muita coisa em termos de defesa aérea, dado que nem são bons para isso, embora a propaganda da LM diga o contrário.

Fico pensando em tudo o que a FAP teria de abrir mão para poder dispor de recursos a fim de bancar esse sonho transloucado. Todos os países da OTAN que operam ou compraram o F-35 estão pagando o pão que o diabo amassou e cuspiu em relação a este caça, mesmo com todos os muitos problemas que ele tem, ainda assim insistem em obter e operar o mesmo. É uma nota preta em um vetor que não demonstrou ainda a que veio, mesmo depois de anos de sua entrada em operação. Ao contrário, tem sido motivo para dores de cabeça a perder de vista a seus donos.

Mas claro, o lobby político-militar e econômico norte americano costuma ser muito maior, e melhor, do que as bugigangas que vendem aos seus parceiros, e desafetos políticos.

Agora é esperar para ver. Tem gente pagando mais de 5, 6 até 7 bilhões por um punhado de F-35 quando poderiam comprar, e operar sem problemas e demais restrições impostas pelos estadunidenses os Gripen E\F e até mesmo Typhooon ou Rafale. Mas essa tara por stealh parece corroer as cabeças pensantes por aí. E o inverno já passou faz tempo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6736
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2855 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Abr 17, 2024 5:33 pm

Eu acho que se a FAP acordar um pouco pra realidade, eles encomendariam uns 36 caças Gripen C e D na modernização mais recente porque Portugal como Força Aérea não tem perspectiva nenhuma de entrar em combate contra qualquer nação que opere aviões de 5ª Geração, nem mesmo a Argélia que fica alí do outro lado do Mediterrâneo. E também temos que levar em conta o fato de que os Russos ainda não conseguiram estabelecer uma produção industrial em massa do Su-57, que ainda continua sendo construído de forma completamente artesanal e não há nada que indique que os funcionários técnicos da KnAAPO tenham conseguido fabricar as unidades atuais com as tolerâncias necessárias entre os painéis da fuselagem pra garantir a não-refletividade das ondas de radar e ainda há também a questão do fato que a Rússia não mostrou ser capaz de fabricar um caça 5ª geração com os parafusos recessados de cabçea lisa nos painéis da fuselagem. Com o orçamento atual da FAP, eles não conseguiriam nem manter 12 F-35 em condições de vôo. Seria o equivalente ao Lula amanhã assinar um contrato pra 48 Rafales F4 sem aumentar o orçamento da FAB.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36188
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2856 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 18, 2024 1:48 pm

A defesa aérea da PenÍnsula Ibérica é, por assim dizer, um trabalho dos menos exigentes em termos de operações, senão vejamos.

O Marrocos, que é um país limítrofe com Portugal e Espanha, grosso modo, não tem a mínima intenção de mexer com quem está quieto no seu canto, leia-se Portugal e Espanha, ao contrário, tende a amortecer quaisquer conflitos com eles; e o maior problema hoje para estes países é a imigração ilegal nas cidades satélites espanholas encravadas no território marroquino, tolerada pelo governo local por puro e simples pragmatismo político.

Por outro lado, este país tem na Argélia e no Saara Ocidental suas maiores fontes de problemas, militares, diga-se, já que o primeiro é um desafeto e concorrente militar há décadas, e o segundo é um país invadido e ocupado há quase 50 anos, e que luta até hoje para conseguir sua independência contra as forças marroquinas de ocupação; luta essa apoiada obviamente pelos argelinos.

A Argélia, não por acaso é um dos principais fornecedores de gás e petróleo para a Europa, e por agora muito mais, já que os russos arrumam confusão com seus maiores clientes. E o país tende a ser neutro em questões mundiais, não tendo, a princípio, nada que justifique qualquer disputas com os europeus. O Mediterrâneo é a fronteira natural entre eles, e a França, como potência colonial que foi, e sem quaisquer relações com aquele país, em tese seria o único motivo para tirar o sono dos argelinos por um motivo qualquer. Mas isto está longe de acontecer.

Resta o Atlântico Norte, do qual Portugal tem uma gigantesca zona de defesa aérea e busca e salvamento, tal como o Brasil no Atlântico Sul. No caso, os russos quase nunca dão as caras por aquelas bandas, e quando o fazem, via de regra são acompanhados de perto por britânicos, franceses e norte americanos, com a marinha e força aérea portuguesa mantendo apenas a observação de longe, alertados para quaisquer intervenções que forem convenientes.

Em um hipotético conflito entre OTAN e Rússia, para Portugal seria dada a óbvia missão de cobrir o tráfego de navios e aviões que cruzariam o Atlântico dos USA para a Europa, não sem a ajuda dos próprios norte americanos, com a sua marinha e FAP operando no sentido de mante o C4ISR sobre a área de sua responsabilidade, além de cumprir o SAR\C-SAR.

A meu ver, as missões de patrulha marítima, SAR, C4ISR e defesa área de ponto no Atlântico Norte seriam as principais missões para as quais a FAP deveria empenhar-se em obter, e operar, seus recursos mais importantes. Não há quaisquer ameaças que justifiquem F-35 na FAP, e mesmo que houvessem, a OTAN faria este trabalho de dissuasão com seus próprios vetores, e eles não são poucos, como se sabe. Para a FAP, dispor e operar bem Gripen E\F ou F-16V seria o máximo exigido dela, sendo que o caça sueco, pelas capacidades que possui, superiores ao caça norte americano a meu ver, principalmente no que tange o seu custo\modo de operação, revela-se mais adaptável à realidade das necessidades orçamentárias e operacionais portuguesas.

Só para dar uma puxada de saco bem básica mesmo, operar Super Tucano como vetor de treinamento básico\avançado, oferecendo suas capacidades para outros países da OTAN, assim como sistema ISR de baixa performace, além de ataque leve, onde e quando necessário seria adequado à FAP já traria á FAP bons dividendos. Espaço é o que não lhes falta no apertado e disputado espaço aéreo continental europeu. Da mesma forma, os KC-390 pode futuramente ampliar suas operações e missões, substituindo com muita vantagens os vestuto P-3 Orion comprados recentemente, além de fazer, também, o SAR com amplas capacidades sobre o Atlântico. Além destes vetores, imagino que a FAP teria maior independência se optasse por agregar 2 ou 3 plataformas ISR\AEW da Embraer na forma do Praetor 600, além de outras missões que a família de aeronaves leves e médias da empresa pode proporcionar em termos de missões militares.

Enfim, me parece que com um pouco de sobriedade e senso de realidade, a FAP pode ser uma força aérea muito mais capaz e moderna se souberem onde colocar seus parcos recursos, de forma a ampliar suas capacidades de acordo com o TO em que estão, assim como as responsabilidades que tem com a OTAN, sem precisar abaixar as calças ou pedir penico para ninguém, ao contrário.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37836
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2857 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Abr 18, 2024 1:59 pm

FCarvalho, isso seria na primeira guerra fria, onde é que há neste momento um Destacamento de Caças da FAP? No Báltico! Ou seja, na linha da frente.

O mesmo podemos falar do Exército e mesmo na Marinha dependeria de muita coisa.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36188
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2858 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 18, 2024 2:38 pm

cabeça de martelo escreveu: Qui Abr 18, 2024 1:59 pm FCarvalho, isso seria na primeira guerra fria, onde é que há neste momento um Destacamento de Caças da FAP? No Báltico! Ou seja, na linha da frente.
O mesmo podemos falar do Exército e mesmo na Marinha dependeria de muita coisa.
A marinha portuguesa me parece estar apostando agora em projetos que consigam demandar multiplicidades de missões com os poucos navios de que se irá dispor a bem da missão de patrulhar a ZEE portuguesa, além de participar das missões que lhe couberem junto à OTAN. Só não decidiram ainda o que fazer em relação as fragatas, salvo engano, e que cedo ou tarde terão de ser substituídas. A aposta nos NPO nacionais é bem vinda, porque existe uma demanda clara para eles, e a meu ver é preciso ter bem mais do que 2 ou 3 deles para dar conta, minimamente, das reponsabilidades que se tem sobre o mar à frente de Portugal.

O exército só faz sentido se for uma força pequena mas muito bem equipada, treinada e armada para fazer isso que estão a fazer agora nos bálticos. Qualquer coisa além, é falta de bom senso a meu ver.

Quanto à FAP, o que um F-35 faria a mais de tão bom e por menos da metade do preço que Gripen E\F ou F-16V já não fazem e com ótimo desempenho nas missões no báltico? Pergunta honesta. Sem considerar a questão da furtividade.

O F-35 é muito ruim em missões de defesa aérea, mas, insistem nele porque é um caça stealh, o que está na moda, e não agregará muito no futuro, tendo em vista o desenvolvimento desde agora de radares capazes de identificar tais vetores. Como se sabe, a tecnologia avança como um raio nos últimos anos. Hoje todo mundo admira aviões stealh, amanhã pode ser que não seja mais assim.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36188
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2859 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 18, 2024 2:45 pm

A única diferença entre um Gripen E\F e o F-35, além da questão geracional, é que o caça sueco não é stealh.

No mais, as capacidades em guerra eletrônica embarcada e de interferência nos sistemas adversários além da obliteração de identificação do próprio caça sueco são tão bons, quiçá até melhores em alguns aspectos, que o vetor norte americano.

E com a vantagem de não ter de vender um fígado ou um olho para comprar, e manter, com todos os problemas existentes, sem considerar os que não foram divulgados, e que ainda vão aparecer, do F-35.

Para a FAP, operar 12 F-35 dá para dispor tranquilamente de 24, 36 ou até mesmo 48 Gripen E\F levando-se apenas em consideração a questão custos. É só olhar os contratos do avião norte americano para na Europa.

Definitivamente, não estão trocando quantidade por qualidade. Ao contrário, estão a meter os pés pelas mãos por questões que tem menos a ver com a defesa do país do que com as vantagens e desvantagens de fazer negócios com os USA.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54742
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2306 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2860 Mensagem por P44 » Qui Abr 18, 2024 4:51 pm

Porque carga de água iriamos passar de cavalo para burro , do F16 para o gripas?




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36188
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2861 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 18, 2024 8:24 pm

P44 escreveu: Qui Abr 18, 2024 4:51 pm Porque carga de água iriamos passar de cavalo para burro , do F16 para o gripas?
Porque ele faz o mesmo trabalho que o jumento do F-35 faz, e que o cavalo do F-16 não topa mais fazer sem dar coice semana sim, semana não, no coitado do cavaleiro.
Ademais, o burro sueco é mais esperto e menos dispersivo, reclama menos, responde na hora quando pedem, e ainda é educado o suficiente para ser adestrado em novas coisas quando é preciso.
E pasmem, é muito mais barato de comprar e manter que cavalo e jumento, que são dois bichos trabalhosos da porra.
Mas, o pasto é de vocês, não meu. Vocês que sabem quem melhor alimentar, sem faltar no final do mês.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2380
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 676 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2862 Mensagem por EduClau » Qui Abr 18, 2024 8:25 pm

P44 escreveu: Qui Abr 18, 2024 4:51 pm Porque carga de água iriamos passar de cavalo para burro , do F16 para o gripas?
A resposta pra essa pergunta é outra: quanto vai ter de dinheiro da NATO?

Apesar de que sempre pode pingar alguma coisa por cessão de bases ao tio Sam. Mas as vezes não alcança, à sua época queriam F-5 por Lajes mas só chegaram mesmo os A-7.

Dia desses li um comentário em outro fórum que o último caça que Portugal escolheu e comprou foi esse:

Imagem

Sds




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37836
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2863 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Abr 19, 2024 6:53 am

EduClau escreveu: Qui Abr 18, 2024 8:25 pm
P44 escreveu: Qui Abr 18, 2024 4:51 pm Porque carga de água iriamos passar de cavalo para burro , do F16 para o gripas?
A resposta pra essa pergunta é outra: quanto vai ter de dinheiro da NATO?

Apesar de que sempre pode pingar alguma coisa por cessão de bases ao tio Sam. Mas as vezes não alcança, à sua época queriam F-5 por Lajes mas só chegaram mesmo os A-7.

Dia desses li um comentário em outro fórum que o último caça que Portugal escolheu e comprou foi esse:

Imagem

Sds
E agora está a escolher de uma forma directa o F35, assim num primeiro contrato serão adquirido inicialmente 20 F-35A (logística e infraestruturas) em MR e continuação de 20 F-16V-, sendo que no futuro o objetivo é mais 20.

Os A7 foram oferecidos pelos EUA, porque a tarefa da FAP nesse tempo resumia-se a controlar o trafego marítimo e possivelmente a reforçar Itália, ou seja, tudo missões em que a melhor opção era um Caça Bombardeiro com bastante capacidade e autonomia. O A7 era perfeito para tal.

Imagem

Uma curiosidade, a FAP tinha decidido adquirir 32 Dassault Mirage 5 e obteve a autorização do governo por causa da ameaça dos MIG em África. Havia o receio de que G91 não fossem o suficiente, apesar dos Pilotos Portugueses serem muito superiores a tudo o que havia nos países vizinhos. Devido ao 25 de Abril e ao fim da guerra, os mesmos já não forma adquiridos.

Imagem




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37836
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2864 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Abr 19, 2024 7:08 am

FCarvalho escreveu: Qui Abr 18, 2024 8:24 pm
P44 escreveu: Qui Abr 18, 2024 4:51 pm Porque carga de água iriamos passar de cavalo para burro , do F16 para o gripas?
Porque ele faz o mesmo trabalho que o jumento do F-35 faz, e que o cavalo do F-16 não topa mais fazer sem dar coice semana sim, semana não, no coitado do cavaleiro.
Ademais, o burro sueco é mais esperto e menos dispersivo, reclama menos, responde na hora quando pedem, e ainda é educado o suficiente para ser adestrado em novas coisas quando é preciso.
E pasmem, é muito mais barato de comprar e manter que cavalo e jumento, que são dois bichos trabalhosos da porra.
Mas, o pasto é de vocês, não meu. Vocês que sabem quem melhor alimentar, sem faltar no final do mês.
Dizer que um caça 4.5 faz o mesmo que um de 5ª geração é no minimo esticar e muito a corda. O Gripen é um caça muito interessante, moderno com o seu radar Leonardo Raven ES-05, o IRST SkyWard da mesma empresa, o armento diverso que pode ser adquirido para o caça, etc.

Já os F-35 que em principio iremos adquirir virão no padrão Block 4 com o Engine Core Upgrade (ECU) do motor P&W F135, o porão de armas modificado para permitir o transporte de 6 AIM-120), a integração do MBDA Meteor, o novo radar AN/APG-85, melhorias nos sistemas de arrefecimento, novo armamento, etc, será um mundo à frente. Não tem como comparar!




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37836
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#2865 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Abr 19, 2024 7:15 am

De outro fórum.
No âmbito da FA, 5.0, existem vários planos, que a ser cumpridos irão tornar a FAP uma força aérea, diria que de pequena/média dimensão e com capacidade interessante, vou desvendar um pouco o véu:

-O contrato inicial de 20 F-35A Lightning II, com novas munições, como sejam JSOW, JDAM-ER, AIM-120D, AIM-9X, entre outras, com o padrão 4F;
-Upgrade para F-16V-, do PA I, com incorporação do SABR (AESA), nova suite EW, munições JSOW e possivelmente JASSM;
-Aquisição de drones MALE, tipo MQ-9B;
-Aquisição do 6º KC-390;
-Inicio dos estudos para substituição dos P-3C, por P-8A, entre 4 a 5 aeronaves;
-MLU dos EH-101;
-Aquisição de sistemas de transporte estratégico/reabastecimento (A-400M ou KC-767), este ultimo recorrendo a transformação de aeronave civil;
-Aquisição de helicópteros, com missão específica de CSAR/Missões especiais;
-Instalação de 2 ER nos Açores;
-Estudos para aquisição de sistema de defesa aérea baseado no solo a alta altitude, ficando a muito baixa, baixa e média a cargo do EX;
-Operacionalização da BA nº8, com construção de facilidades e abrigos, para uma esquadra de combate;
-Novo campo de tiro, a construir no Alentejo;
-Novo sistema de CI3 e migração futura para CI4;

Cps,




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder