Guarda Costeira/Fluvial

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

O Brasil precisa de uma Guarda Costeira/Fluvial?

Sim
74
62%
Não
31
26%
Talvez
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10%
Outras respostas
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Re: Guarda Costeira/Fluvial

#331 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 08, 2024 2:00 pm

Deviam mandar um carta para o comando da MB para ver se ela acolhe alguns destes projetos.
Se a marinha portuguesa consegue pagar por eles, a MB também pode.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: Guarda Costeira/Fluvial

#332 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 09, 2024 12:03 pm

A partir da Série VARD 100 até o último modelo, todos os navios do tipo OPV da VARD Fincantieri estão dentro do que a MB projeta ser as características do futuro NaPaOc BR.

O estaleiro já produz e opera no Brasil, sendo um dos concorrentes para o projeto da extinta CV-3, atual classe de fragatas Tamandaré da marinha.

https://vardmarine.com/gallery/vard-7-110/



O VARD 125 é o ápice dos modelos que o estaleiro italiano propõe ao mercado, e com certeza, com preços e custos bem acima do que o orçamento da MB pode arcar.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: Guarda Costeira/Fluvial

#333 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Fev 14, 2024 11:33 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
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Re: Guarda Costeira/Fluvial

#334 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Mar 21, 2024 7:57 am

Adm.Interna PT escreveu:4 embarcações “Coastal Patrol Boat” adquiridas pela @GNRepublicana para reforçar a vigilância, fiscalização e controlo da fronteira marítima, bem como aumentar a atuação na fronteira marítima externa da UE, sob a égide da @Frontex.
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Construído por - https://view.publitas.com/p222-9622/cat ... ibs/page/1




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Re: Guarda Costeira/Fluvial

#335 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Mar 22, 2024 6:41 am





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Re: Guarda Costeira/Fluvial

#336 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Abr 11, 2024 11:52 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

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Re: Guarda Costeira/Fluvial

#337 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Mai 14, 2024 3:27 pm

<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="fr" dir="ltr">Assaut des commandos marines contre un navire de pêche brésilien récalcitrant et pratiquant la pêche illégal au large de la Guyane française 🇫🇷 <a href="https://twitter.com/hashtag/COS?src=has ... w">#COS</a> <a href="https://twitter.com/hashtag/CommandoMar ... oMarine</a> <a href="https://twitter.com/hashtag/ForcesSp%C3 ... nçaises</a> <a href="https://t.co/4Gcz5VEmAF">pic.twitter.co ... </p>&mdash; Forces Spéciales Françaises ⚜️ (@ForceSpecialeFr) <a href=" 14, 2024</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

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Re: Guarda Costeira/Fluvial

#338 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mai 15, 2024 1:11 pm

KV HOPEN (NPO Norueguês com 10,400 t):

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Re: Guarda Costeira/Fluvial

#339 Mensagem por akivrx78 » Dom Mai 19, 2024 6:56 pm


120m 3500t classe Miyako terceiro navio nome Yaeyama


120m 3500t classe Miyako segundo navio nome Oosumi


20m 26t classe Sasakaze 2 geração


140m 6742t classe Shunko segundo navio nome Asanagi


140m 6742t classe Shunko terceiro navio nome Yumihari mais 1 em 2025


134m 5500t Classe Itsukushima nova classe


150m 6500t classe Reimei quarto navio nome Shikishima 2 geração mais 1 encomendado 2025


120m 3500t classe Miyako quarto navio nome Amami mais 2 em 2025 e mais 2 em 2026


96m 1500t classe Kunigami vigésimo segundo navio nome Hateruma 2 geração


96m 1500t classe Kunigami vigésimo primeiro navio nome Wakasa


43.5m 206t classe Shimoji decimo primeiro navio nome Kamui mais 1 encomendado 2026

Imagem
96m 1500t classe Kunigami vigésimo terceiro navio nome Irabu 2 geração a troca de nomes causa uma confusão que nem a mídia reportou o lançamento deste navio, mais 4 desta classe para ser encomendado este ano em incorporação em 2027.


A guarda costeira japonesa pretende substituir mais de 30 navios até 2026, eu não sei porque eles estão renomeando navios da ativa com nomes novos e navios novos estão nomeando com nomes que foram substituídos.




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Re: Guarda Costeira/Fluvial

#340 Mensagem por akivrx78 » Seg Mai 20, 2024 5:57 am

O Japão conseguirá proteger a 6ª maior área de água do mundo com menos pessoas do que a Polícia da Prefeitura de Kanagawa?
02/02 (sexta-feira) entrega às 12h01

O Japão é uma das principais nações marítimas do mundo, mas há poucas pessoas que possam explicar a Guarda Costeira do Japão? O Sr. Takahiro Okushima, ex-Diretor Geral da Guarda Costeira do Japão, explicará sobre esta organização que protege os mares do Japão, que têm problemas com países vizinhos como as Ilhas Senkaku, as Quatro Ilhas do Norte e Takeshima.

*Este artigo é um trecho editado de "The Unknown Japan Coast Guard - Security Front Line", de Takahiro Okushima (publicado pela Wani Books).

Áreas marítimas ao redor do Japão que são fonte de conflito

O Japão é um país insular cercado por oceano por todos os lados. Como o Japão não tem contato terrestre com países estrangeiros, suas fronteiras com países estrangeiros estão naturalmente localizadas no mar.

Por outras palavras, o limite exterior da ZEE*, que se estende para fora do mar territorial, torna-se a fronteira com um país estrangeiro.

*Zona econômica exclusiva: Os direitos soberanos sobre as atividades econômicas, incluindo a exploração e desenvolvimento de recursos naturais, a investigação científica do oceano, a instalação e utilização de estruturas artificiais, a proteção e conservação do ambiente marinho, etc., são reconhecidos pelo estado costeiro.

Para ser franco, a ZEE do Japão é na verdade, apenas uma declaração do governo japonês de que “a área até este ponto é a ZEE do Japão”, e não é uma linha definida no âmbito do Tratado Marítimo Internacional.

De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (oficialmente conhecida como Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar), que constitui a base da ordem jurídica internacional para o direito do mar, a zona econômica exclusiva é definida como O estabelecimento é permitido dentro de um raio não superior a 200 milhas náuticas (aproximadamente 370 km) da linha limite entre a terra e a superfície da água.

Por outro lado, se a área marítima entre dois países opostos for inferior a 400 milhas náuticas, ou seja, se cada lado reivindicar 200 milhas náuticas, elas se sobreporiam no meio, então, para alcançar uma solução justa, o direito internacional deve ser utilizado. O Artigo 74 da Convenção estipula que os limites devem ser determinados por acordo.

Por outras palavras, os países oponentes devem discutir e decidir fronteiras.

No caso do Japão, estas conversações não foram resolvidas porque têm problemas com a China, a Rússia e a Coreia do Sul relativamente às Ilhas Senkaku, às Quatro Ilhas do Norte e a Takeshima, respetivamente. Por outras palavras, ao abrigo da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, não existem fronteiras entre estes três países.

Por outras palavras, as águas que rodeiam o Japão são sempre uma fonte de conflito.

Além destas questões, há também problemas com a pesca ilegal por parte de navios de pesca estrangeiros nos mares que rodeiam o Japão, incluindo o Banco Yamato, na parte central do Mar do Japão, e com o não consentimento japonês de navios de pesquisa estrangeiros. ocorreram vários incidentes, incluindo atividades de pesquisa marinha não autorizadas, barcos de pesca japoneses sendo capturados e fuzilados e até mesmo contrabando de drogas ilícitas.

A Guarda Costeira do Japão está na linha de frente respondendo a uma ampla variedade de questões marítimas, trabalhando 24 horas por dia, 365 dias por ano, protegendo os mares do Japão mesmo neste momento.

Qual é o orçamento e a capacidade de pessoal da Guarda Costeira do Japão?

O Japão é uma das principais nações marítimas do mundo, com um vasto mar territorial e uma ZEE de 4,47 milhões de quilômetros quadrados (aproximadamente 12 vezes a área terrestre nacional de 380.000 quilômetros quadrados). Ocupa o 61º lugar no mundo em termos de área terrestre, mas ocupa o 6º lugar no mundo em termos de área total de água, incluindo águas territoriais e ZEE.

Então, qual é o tamanho do orçamento e do pessoal da Guarda Costeira do Japão, que protege estes vastos direitos e interesses marítimos? Todos vocês sabem?

O orçamento é de 243,1 bilhões de ienes orçamento para o ano fiscal de 2023 e a capacidade é de 14.681 pessoas.

A Guarda Costeira do Japão divide o país em 11 regiões e utiliza o seu orçamento e pessoal, bem como os seus 474 navios e 92 aeronaves, para manter a ordem pública e garantir a segurança nos mares ao redor do Japão (também do "Relatório de Segurança Marítima 2023").

No entanto, mesmo listando esses números, você não conseguirá ter uma noção da escala da situação.

Muitas vezes é feita uma comparação com a Força de Autodefesa Marítima do Japão, que também protege os mares do Japão, mas a Guarda Costeira do Japão não chega nem perto do tamanho da Força de Autodefesa Marítima do Japão, tanto em termos de orçamento como de pessoal. O orçamento da Força de Autodefesa Marítima para o ano fiscal de 2023 foi de 1.646,7 bilhões de ienes, o número de efetivos é 45.141 (do site do Ministério da Defesa "Defesa e orçamento do Japão - Resumo da solicitação de orçamento para o ano fiscal de 2023") e o número de aeronaves é também mais que o dobro.

Mesmo em comparação com a Agência Nacional de Polícia, que é a mesma agência de aplicação da lei (agência policial), em termos de capacidade, os três principais departamentos de polícia de províncias são o Departamento de Polícia Metropolitana (43.486 pessoas), a Polícia da Província de Osaka (21.474 pessoas) e Polícia da Prefeitura de Kanagawa (10.000 pessoas). Isto é um pouco mais do que o 4º lugar da Polícia da Província de Aichi (13.554 pessoas) (do ``Livro Branco da Polícia de 2023'', o número de policiais por província).

Se você compará-los assim, verá que a Guarda Costeira do Japão não é uma agência governamental muito grande.

No entanto, em comparação com quando foi criada em 1948, quando a agência tinha 188 navios, menos de 10.000 funcionários e nenhuma aeronave, a Guarda Costeira do Japão cresceu significativamente em seu poder. Pode-se dizer que o papel desempenhado pela Guarda Costeira do Japão tem crescido com o passar do tempo.

Na verdade, o orçamento para o ano fiscal de 2023 será o maior de sempre e será aumentado com base na "Política de Fortalecimento das Capacidades de Segurança Marítima" com base na nova estratégia de segurança nacional decidida em Dezembro de 2022. (aumento de 20 mil milhões de ienes em relação ao orçamento do ano anterior) atraiu a atenção da mídia.

Nos últimos anos, o orçamento da Guarda Costeira do Japão continuou a aumentar a uma taxa de alguns por cento (2 a 3 mil milhões de ienes) todos os anos, mas no ano fiscal de 2023, o orçamento aumentou quase 10%. Além disso, o montante está programado para aumentar no futuro, o orçamento inicial para o ano fiscal de 2027 foi decidido aumentar em aproximadamente 100 mil milhões de ienes em relação ao nível do ano fiscal de 2023 de 223,1 mil milhões de ienes. Por outras palavras, o orçamento anual aumentará em média 20 mil milhões de ienes, o que significa que o orçamento crescerá numa ordem de grandeza em comparação com antes.

Para ser honesto, neste momento não temos orçamento ou poder suficiente para proteger os direitos e interesses marítimos da 6ª maior ZEE do mundo, mas esperamos crescer e tornar-se uma organização de dimensão adequada no futuro.

https://news.yahoo.co.jp/articles/495d2 ... f567c59305


Solicitação de orçamento da Guarda Costeira do Japão para o ano fiscal de 2024, a maior de todos os tempos para investigar atividades de evacuação em ilhas remotas em preparação para emergências

No dia 24, a Guarda Costeira do Japão anunciou o seu pedido de orçamento para o ano fiscal de 2024. O valor total foi de 275,9 bilhões de ienes, o maior de todos os tempos, um aumento de 13% em relação ao início do ano fiscal 2023. Pela primeira vez, o governo incluiu 60 milhões de ienes para cobrir os custos de pesquisas e preparação de equipamentos para evacuar residentes de ilhas remotas por barco-patrulha em caso de emergência.

O Plano de Proteção Civil da Guarda Costeira do Japão estipula que, no caso de um ataque armado, navios de patrulha e outras embarcações serão utilizados para transportar residentes e suprimentos de emergência, caso a capacidade de transporte civil seja insuficiente. Pela primeira vez, o projeto estudará o número de moradores que podem ser acomodados em cada barco-patrulha e modificações nas cabines, além de considerar métodos de identificação de moradores e procedimentos de embarque.

A fim de aprofundar a cooperação com as Forças de Autodefesa, foram também reservados 100 milhões de ienes para medidas contra a intercepção de comunicações.

Além disso, 3,94 bilhões de ienes serão gastos na construção de quatro novos grandes navios de patrulha para fortalecer a postura de segurança das Ilhas Senkaku (cidade de Ishigaki, província de Okinawa), e a base de operação da grande aeronave não tripulada Sea Guardian será transferida da Base Aérea Marítima de Hachinohe da Força de Autodefesa na província de Aomori Um total de 1,59 bilhão de ienes foi incluído no custo. O destino da realocação está indeciso.

Resumindo antes de 2022 a JCG estava construindo novos navios e esticando a vida útil de navios velhos, o novo plano 2022 estipula a continuidade de substituição de navios que estão previstos para serem substituídos e os que já deveriam ter sido substituídos e tiveram a vida útil esticada, antes o orçamento crescia de US$20 a 30 milhões por ano, a partir de 2023 passou para US$200 milhões por ano.






Desde 2010 quando teve o choque entre o navio da JCG e o pesqueiro chines, a China começou a enviar navio de sua guarda costeira para perto das ilhas, no início eles somente se aproximavam e voltavam, com o passar dos anos cada vez mais eles se aproximavam cada vez mais perto, hoje eles entram constantemente dentro das 12 milhas náuticas.

Porem ambas as guardas costeiras sempre mantinham seus localizadores desligados, a partir de 2023 a guarda costeira chinesa passou a ligar seus localizadores a intenção seria demostrar que estão presentes na região, no vídeo se questiona de o porquê a JCG também não liga seus localizadores no vídeo tinha 2 navios da JCG com localizadores ligados, mas na realidade tinha 6 navios dela na area, a explicação seria que se manter os localizadores ligados o oponente pode monitorar facilmente a rotina operacional da guarda costeira japonesa.

Vem dai a necessidade de ampliar o orcamento pois como o local fica longe se necessita cada vez mais de navios maiores para permanecer por maior tempo patrulhando a regiao se baixar a guarda eles assumem o controle.




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