Marinha de Portugal

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Marinha de Portugal

#5236 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Mar 21, 2024 9:37 am

Só pelos SM400 já valia a pena comprar as 4 Holland, estes NPO são melhores equipados do que qualquer Fragata Portuguesa e a maior parte por esse mundo fora.

:arrow: https://www.radartutorial.eu/19.kartei/ ... 00-v01.pdf




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

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Re: Marinha de Portugal

#5237 Mensagem por EduClau » Qui Mar 21, 2024 10:21 am

P44 escreveu: Qui Mar 21, 2024 9:11 am
EduClau escreveu: Qui Mar 21, 2024 6:50 am

Não percebo, não eram os planos da Marinha deixar as fragatas e operar só o PNM, NPOs e NPCs?

Sds
Como dizem aí, o CEMA é lelé da cuca
Também me parecia uma ideia estranha, mas quem sou eu pra criticar...

Sds

pd: a Holland é fixe.




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Re: Marinha de Portugal

#5238 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Mar 26, 2024 9:03 am

PereiraMarques escreveu: Despacho n.º 3189/2024
Defesa Nacional - Marinha - Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada
Procede à subdelegação de competências no diretor de Navios, António Fernando dos Santos Rodrigues Mateus, no âmbito do processo aquisitivo de dois navios reabastecedores de esquadra e logísticos.

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe ... -857348387


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Re: Marinha de Portugal

#5239 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 26, 2024 12:17 pm

Mandem um convite para a MB que eles vão todos alegres de mala e cuia fazer sombra ao projeto de vocês, com chances até de propostas de compra e construção em estaleiros portugueses, como off set pelos KC-390. :mrgreen:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: Marinha de Portugal

#5240 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mar 27, 2024 8:47 am

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Despacho n.º 3263/2024, de 27 de março
Publicação: Diário da República n.º 62/2024, Série II de 2024-03-27
Emissor: Defesa Nacional - Marinha - Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada
Parte: C - Governo e Administração direta e indireta do Estado
Data de Publicação: 2024-03-27

SUMÁRIO

Procede à subdelegação de competências no diretor de Navios, António Fernando dos Santos Rodrigues Mateus, no âmbito do processo aquisitivo de Material de Fornecimento do Estado e Serviços de Fornecimento do Estado para os Navios Patrulha Oceânicos.

TEXTO

Despacho n.º 3263/2024


Considerando que através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 146/2022, de 29 de dezembro, foi autorizada a prossecução do programa de aquisição de seis novos navios patrulha oceânicos (NPO), ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 2.º da Lei de Programação Militar.


Considerando que o programa NPO, viabilizará o empenhamento de meios navais oceânicos nos espaços marítimos sob soberania, jurisdição ou responsabilidade nacional, e viabilizará também o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos pelo Estado Português, no âmbito da salvaguarda da vida humana no mar e da busca e salvamento marítimos, bem como em missões de capacitação operacional marítima dos Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e uma contribuição mais expressiva em operações de segurança cooperativa no âmbito da Iniciativa 5+5 e da União Europeia (UE).


Considerando que, em 29 de dezembro de 2023, foi celebrado, entre a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional e a West Sea - Estaleiros Navais, Unipessoal, L.da, o contrato relativo à “Construção de seis navios de patrulha oceânicos (NPO) da classe "Viana do Castelo", para a Marinha Portuguesa.


Considerando que o programa NPO comporta, para além da componente relativa à construção dos seis navios em fase de execução, uma componente complementar que, pela sua especificidade e cariz eminentemente militar, deverá ser adquirida diretamente pela Marinha como Material de Fornecimento do Estado e Serviços de Fornecimento do Estado (MFE/SFE), para posterior integração a bordo.


Considerando que através do Despacho n.º 2160/2024 de 9 fevereiro, da Ministra da Defesa Nacional, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 41 de 27 de fevereiro, foi autorizada a realização da despesa referente à componente de Material de Fornecimento do Estado e Serviços de Fornecimento do Estado (MFE/SFE), até ao montante de 106.000.000,00 EUR tendo sido delegado no Chefe do Estado-Maior da Armada, a competência para a prática de todos os atos subsequentes.


Assim,


Nos termos do disposto no n.º 4 do Despacho n.º 2160/2024 de 9 fevereiro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 41 de 27 de fevereiro, em conjugação com a Resolução do Conselho de Ministros n.º 146/2022, de 29 de dezembro e o disposto nos artigos 44.º a 47.º do Código do Procedimento Administrativo, determino o seguinte:


1 - Delego, com faculdade de subdelegação, no Diretor de Navios, Contra-Almirante António Fernando dos Santos Rodrigues Mateus, a competência para a prática de todos os atos a realizar no âmbito dos procedimentos pré-contratuais relativas à aquisição do Material de Fornecimento do Estado e dos Serviços de Fornecimento do Estado até à sua conclusão com a outorga dos contratos, bem como todos os atos a realizar no âmbito das respetivas execuções contratuais até à sua completa execução, incluindo o exercício dos poderes de conformação contratual, autorizações de pagamento e cumprimento das obrigações fiscais.


2 - O presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura, ficando ratificados todos os atos entretanto praticados no âmbito da presente subdelegação de competências.


1 de março de 2024. - O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, Henrique Eduardo Passaláqua de Gouveia e Melo, Almirante.




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Re: Marinha de Portugal

#5241 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 27, 2024 2:05 pm

Se eu entendi corretamente vão dispor 106 milhões de euros para comprar os navios de patrulha. Mas a que quantidade corresponde tal valor?
No caso de ser o equivalente a uma única unidades destes navios, isso não está muito caro para apenas um navio de patrulha :?:




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Re: Marinha de Portugal

#5242 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mar 27, 2024 2:14 pm

FCarvalho escreveu: Qua Mar 27, 2024 2:05 pm Se eu entendi corretamente vão dispor 106 milhões de euros para comprar os navios de patrulha. Mas a que quantidade corresponde tal valor?
No caso de ser o equivalente a uma única unidades destes navios, isso não está muito caro para apenas um navio de patrulha :?:
São 106 milhões são somente para comprar o CMS, radares, sonares, armamento, etc. Os 6 NPO vão custar 50 milhões de euros cada um (300 milhões no total) e o contrato já está assinado.




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Re: Marinha de Portugal

#5243 Mensagem por P44 » Sex Mar 29, 2024 10:17 am

Se alguma vez forem construidos




Triste sina ter nascido português 👎
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Re: Marinha de Portugal

#5244 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Abr 03, 2024 11:07 am





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Re: Marinha de Portugal

#5245 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Abr 05, 2024 10:38 am

Cerimónia de Encerramento do CCCXXI Curso de Paraquedismo

O Curso foi frequentado por militares do Exército e da Marinha.
No dia 13 de março, decorreu no Regimento de Paraquedistas, em Tancos, a Cerimónia de Encerramento do CCCXXI Curso de Paraquedismo, presidida pelo Comandante do Regimento de Paraquedistas, Coronel Rasteiro Fernandes.

Este foi o primeiro curso de paraquedismo a incluir formandos do Agrupamento de Mergulhadores da Marinha, contando ainda com militares do Destacamento de Ações Especiais, também da Marinha, e com militares da Força de Operações Especiais do Exército.

O Curso teve início a 04 de setembro de 2023 e foi frequentado por 28 militares.

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https://www.exercito.pt/pt/informacao-p ... icias/6483




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Re: Marinha de Portugal

#5246 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Abr 06, 2024 6:39 am

Descrição: 3023016407 - 3007 - NRE001 - CONSTRUÇÃO DE DOIS NAVIOS REABASTECEDORES DE ESQUADRA

Opções: Não Descrição das opções:
Tipo de Contrato Principal:
Aquisição de Bens Móveis Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos) Objeto principal Vocabulário Principal: 34510000 Preço base s/IVA: 100.000.000,00 EUR
7 - INDICAÇÕES ADICIONAIS O contrato envolve aquisição conjunta (satisfação de várias entidades)? Não O contrato é adjudicado por uma central de compras? Não
8 - TÉCNICAS O concurso destina-se à celebração de um acordo-quadro? Inexistência de acordo-quadro É utilizado um leilão eletrónico? Não
9 - LOCAL DA EXECUÇÃO DO CONTRATO País: Portugal NUT III: PT170 Localidade: União das Freguesias de Laranjeiro e Feijó Distrito: Setúbal Concelho: Almada Freguesia: União das Freguesias de Laranjeiro e Feijó
10 - PRAZO DE EXECUÇÃO DO CONTRATO Prazo de execução do contrato: 1275 dias Previsão de renovações: Não
11 - FUNDOS EU Têm fundos EU? Não
12 - DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO Habilitação para o exercício da atividade profissional: Sim Tipo: Outros
Outros: Remete-se para as peças do procedimento
Descrição: Remete-se para as peças do procedimento
13 - CONDIÇÕES DE APRESENTAÇÃO
Plataforma eletrónica utilizada pela entidade adjudicante:
URL para Apresentação: https://www.acingov.pt
Admissibilidade da apresentação de propostas variantes: Não autorizado
Prazo para apresentação das candidaturas: 27-04-2024
Prazo para a decisão de qualificação: 44 dias a contar do termo do prazo para a apresentação das candidaturas
Requisitos mínimos de capacidade técnica: Para efeitos de aferição da capacidade técnica os candidatos devem apresentar nos termos do artigo 165.º
comprovativos:
1. De serem portadores de qualificações ISO no domínio da gestão, do ambiente, segurança e saúde no trabalho, nomeadamente: a. Dos sistemas de gestão da qualidade da empresa com os requisitos da NP EN ISO 9001: 2015; b. Dos sistemas de gestão ambiental da empresa com os requisitos da NP EN ISO 14001:2015; c. Dos sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho da empresa com os requisitos da NP EN ISO 45001:2019.
2. Da existência de recursos humanos nos seus quadros portadores de Security Clearance (credencial de segurança) a envolver no projeto e construção de matérias que exijam classificação de segurança, no contexto Nacional e/ou NATO (North Atlantic Treaty Organization), ou apresentando um declaração de compromisso de honra indicando que até à data de outorga de contrato iniciará junto do Gabinete Nacional de Segurança, ou equivalente do país de origem o processo de credenciação dos recursos humanos necessários à execução das tarefas que exijam classificação de segurança.
3. De terem realizado nos últimos 10 (dez) anos, o projeto de 1 (um) navio militar (com funções logísticas) acima de 1500 toneladas de deslocamento, para a Marinha, de países NATO ou da União Europeia (UE).
4. De terem realizado nos últimos 10 (dez) anos, a construção de 1 (um) navio militar (com funções logísticas) acima de 1500 toneladas de deslocamento, para a Marinha, de países NATO ou da União Europeia (UE).
Requisitos mínimos de capacidade financeira: Para efeitos de aferição da capacidade financeira os candidatos devem apresentar, nos termos do artigo 164.º n.ºs 4 e 5 e dos artigos n.ºs 165.º e 179.º do CCP, o valor médio do volume de vendas de bens e ou serviços relativos aos exercícios concluídos dos últimos 3 (três) anos fiscais (2021, 2022 e 2023 caso não existam contas já aprovadas relativas ao ano de 2023 devem ser demonstrados os anos 2020, 2021 e 2022) com um valor igual ou superior a um terço do valor do presente procedimento sem IVA, ou, apresentar a declaração bancária de acordo com o modelo constante do anexo VI ao CCP, ou, no caso de o candidato ser um agrupamento ou um consórcio, um dos membros que o integram ser uma instituição de crédito que apresente documento comprovativo de que possui sede ou sucursal em Estado membro da União Europeia, emitido pela entidade que exerça a supervisão bancária nesse Estado.

...

https://dre.tretas.org/pdfs/2024/04/01/dre-5698879.pdf




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Re: Marinha de Portugal

#5247 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Abr 11, 2024 11:18 am

Seria uma excelente opção para ser usada pelo D. João II.
Defence 360° escreveu:Esta fotografia da 🇮🇱 @ILAerospaceIAI indica que o veículo submarino não tripulado autónomo BlueWhale (ELI-3325) da 🇮🇱 Elta Systems esteve em 🇵🇹. O sistema BlueWhale foi desenhado para coletar informação, realizar guerra anti-submarina, e detectar e neutralizar minas navais.
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Re: Marinha de Portugal

#5248 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Abr 11, 2024 1:46 pm

Defence 360º escreveu:Mergulhadores do Destacamento de Mergulhadores Sapadores n°1 (DMS1) da 🇵🇹 @MarinhaPT desativaram dois engenhos explosivos de fósforo do tipo "Marine Marker", encontrados junto às ruínas do Palácio Sotto Mayor em 🇵🇹 Troia.
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Re: Marinha de Portugal

#5249 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Abr 12, 2024 12:14 pm





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Re: Marinha de Portugal

#5250 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Abr 19, 2024 8:50 am

As VdG recusam-se a morrer e a Marinha/governo recusam matá-las... temos zumbis/mutantes para 200 anos sem problemas!*

Please note RFP Milestone Dates and required documents to be included in bids as noted in the
Bidding Instructions as follows:
Milestones:
1. Bidders’ Conference Registration Due: 30 April 2024
2. Bidders’ Conference: 13-17 May 2024
3. Last Bidder Questions: 2 June 2024
4. Bid Closing: 30 June 2024

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Speed

As a reference, the current performance of the propulsion installation of the ship is:
- Max. continuous with two Diesel Engines 18,2 kts
- Max. continuous with two Gas Turbines 33,2 kts

Autonomy

The ships must maintain as is a mission endurance of 20 days for a complement of 184 persons.
The ships must have a fuel autonomy of up to 9.6 days traveling at a speed of 18 knots (4,143 nautical miles) maintaining a margin of fuel of 30%
Radar cross sections (RCS)

By principle, in case of major structural modifications, the ships RCS must be reduced as much as possible by means of changing the geometrical profile of the open-deck equipment, without the use of any Radar Absorbing Material (RAM), taking into account the following guidelines:
a. Elimination of any unnecessary holes, cavities or portholes;
b. Elimination of unnecessary small components, including them in the main body of the equipment;
c. Elimination of unnecessary components on the open deck, locating them in the interior;
d. Maximize the transverse inclination towards the centre line aiming to achieve an inclination of 12.5º with the vertical inwards;
Maximize the longitudinal inclination towards amidships aiming to achieve an inclination of 15º with the vertical inwards.

Infrared (IR)

By principle, the IR signature must be reduced as much as possible by using standard insulation materials approved by the NSPA, and correspondent certificate according IMO MSC.307(88) Fire test Procedure (FTP) code certification must be provided in accordance with Annex C.

Underwater noise

Underwater noise must be reduced as much as possible, and no equipment must be a source to significantly increase the underwater noise, taking into account the following guidelines:
a. Airborne noise reduction;
b. Structural vibrations reduction by means of using adequate mounts;
c. Installation of noise reduction insulation;
d. Installation of viscoelastic materials to decks and flooring (if required);
e. Adequate fixation of pipes and cables;
f. Reduction of fluid velocity within pipes (if required).


* referência a "Fallout".




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