VENEZUELA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13548
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: VENEZUELA

#9946 Mensagem por gabriel219 » Seg Dez 11, 2023 6:52 am

knigh7 escreveu: Dom Dez 10, 2023 9:41 pm No tocante a transferência de Brigadas de Cavalaria Mecanizadas, Gabriel, na minha opinião deveria ir para RR e não Rondônia pois há a 4ª Bda de Cav Mec em MS.
Então, podemos concordar que RR teria que ter três Brigadas, sendo uma Bda Sl (os três Batalhões em Roraima, com o de Sl Amv ser transformado num tipo de Btl OpEsp), uma Bda Lv (essa equipada com um RCB e QUATRO Btl Inf Lv Motorizados) e uma Bda Cav Mec. Teríamos aqui tropas de Selva para atuar na fronteira Noroeste de Roraima, Inf Lv para atualizar em operações defensivas e Cav Mec para atuar nos flancos, junto com um esquadrão de drones CAT 3 e helicópteros de ataque, além de 3 GACs na região, haveria um poder de fogo considerável para suportar umas 24-48 horas de combate até a chegada dos reforços.

Outra medida urgente é quanto a infraestrutura da região Norte, precisamos pensar numa ponte que ligue a BR-230 em Humaitá e a outra seria interligar Santarém com Manaus, pois é inadmissível que tenha que ser dado volta por Humaitá e Porto Velho pra chegar em Manaus. Essas duas medidas transformariam dias em horas de deslocamento.

Por isso que vivo falando aqui, não dá pro EB reduzir a tropa que tem, mas sim acabar com os TGs e com OMs fora de Brigadas, remanejar todo mundo para Brigadas, criar novas e contratar até mais pessoal pra tais novas Brigadas. Só o CMA e o CMN, necessitam de umas quatro, talvez cinco Brigadas, onde algumas delas poderiam ser remanejadas do Sul, onde há uma concentração indefensável.

O ideal mesmo seria reduzir a MB em 30-40 mil e esse número ir pro EB, ou algo próximo a isso. Pelo buraco que temos em nosso território, seria necessário remanejar umas 6 Brigadas, várias OMs e criar mais 7.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36518
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: VENEZUELA

#9947 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 11, 2023 1:15 pm

Marcelo Ponciano escreveu: Dom Dez 10, 2023 10:25 pm O que a corte internacional decidiu foi um pedido de liminar, nele a Guiana pleiteava que a Haia deveria proibir o referendo. Haia não acolheu o pedido de proibição do referendo, apenas determinou que a Venezuela não deveria tomar nenhuma atitude direta sobre a anexação até que o a causa seja julgada. Portanto, não foi uma vitória da Guiana como a mídia propagou, foi um acolhimento parcial bem menor do que o postulado pela Guiana.
A única "vitória" da Guiana, por assim dizer, na corte foi ela se declarar competente para julgar o caso. A Venezuela argumentava que Haia não detém competência jurídica para decidir a questão (competência, no direito, é aquele que detém o poder para decidir algo), pois a Venezuela queria uma negociação bilateral. Mas em 2017 a Corte de Haia entendeu que detém sim poder (competência) para julgar a causa, julgamento que ainda não ocorreu.
Mas veja que, se a Guiana aceitar negociações bilaterais diretas, e algo efetivamente for decidido, tecnicamente a única vitória da Guiana em Haia vai por água abaixo. E não tem motivo para a Guiana sentar na mesa de negociações bilaterais se não estiver disposta a ceder algo. Se a intenção for insistir no julgamento em Haia eles não precisam de uma reunião bilateral para isso, é só continuar de braços cruzados.
Por fim, sobre o "Uti Possidetis" ser usado contra nós, para que isso seja possível primeiro aquele que o reclama tem que ser um país soberano. Se um país soberano ocupar território brasileiro com indivíduos étnicos é possível sim a aplicação do "Uti Possidetis". É por isso que desde a década de 50 todos os governos brasileiros intensificaram a interiorização da população brasileira. Parte dessa estratégia envolveu a construção de Brasília, a construção da Belém-Brasília (conjunto de BRs que ligam Brasília a Belém) e a BR 040, que liga Brasília ao Rio de Janeiro passa do por Minas Gerais. Bem como tantos outros planos de ocupação da Amazônia desenvolvidos nos governos militares. Você não pode usar o "Uti Possidetis" para criar um país que ainda não existe. E se a região estiver ocupada por brasileiros, nenhum país terá êxito em usá-lo contra nós. Essa é a estratégia desde então.
A Guiana com certeza não irá sentar-se com a Venezuela para tomar decisões bilaterais, pois sabe que não tem força para colocar na mesa suas próprias convicções e impô-las como medida de referência.

Com relação ao Utis Possidetis, qualquer um lá fora que esteja interessado em arrumar uma confusão aqui para controlar um pedaço da região pode utilizar este argumento simplesmente apontando o dedo para as populações indígenas, que não seriam, convenientemente, consideradas brasileiros, mas, etnias diferentes dentro da sociedade brasileira, e que, por estarem aqui muito antes de qualquer europeu, tem mais direito à terra do que qualquer um que chegou depois.

É um argumento pífio e cheio de contradições, além de errôneo e subjetivo, o que pode denotar interpretações as mais variadas e convenientes que se queria dar a ele. E isso já foi argumentado antes contra nós, pelo menos desde os anos 1990. E bem mais de uma vez.

Ademais, brasileiros na região norte é o que menos se encontra nas áreas de fronteira, e longe das grandes capitais. A densidade demográfica aqui é ladeira abaixo desde sempre, e todas as ações de povoamento que se fez aqui desde a colonização tiveram respostas parciais e intempestivas. Notar, a maioria da população nas fronteiras é formada justamente por reservas indígenas demarcadas e\ou áreas de proteção ambiental e parques de preservação.

A última tentativa de povoamento da região norte foi feita nos anos 1970\1980 com o projeto calha norte e os PEF, que deu em nada, como havia de se esperar. O programa até hoje existe, mas ninguém sequer lembra dele e muito menos sabe para o que serve, mas o EB faz questão de manter ele lá, mesmo com resultados pífios e orçamentos mais que limitados.

Como na matéria postada aqui sobre a invasão do estado de Roraima, é simples entrar naquele estado e fazer o que tiver que fazer cortando as raríssimas linhas de comunicação que se tem. E o EB está se lixando para isso, visto que mantém na verdade apenas o 7o BIS ali, e ainda assim uma OM até outro dia de tipo II, ou seja, se nem os militares tratam com seriedade as HE que eles mesmos inventam na cabeça, imagine-se lá fora o pessoal vendo tudo isso que está acontecendo agora e pensando... essa gente é muito lesa mesmo. :roll:

Aliás, eu iria um pouco mais longe do que o proposto pelo autor do texto. Ainda que contando com apenas metade da frota de Su-30 e F-16, seria mais que suficiente e possível à FAV elaborar um plano para destruir todas as pistas das bases áreas de Manaus, Belém, Boa Vista, além das pistas em São Gabriel da Cachoeira e Barcelos, e até Tefé, onde ficam os BIS mais perto das suas fronteiras com o Brasil. As pistas de Santarém e Macapá também estão ao alcance da aviação de caça venezuelana. Juntos com as pontes indicadas, eles podem muito bem fazer ataques sem aviso a todas estas localidades, e deixar o EB e a FAB sem conseguir chegar perto do TO da Guiana, e ter mais tempo, inclusive, para alocar mais tropas para aquele país via território brasileiro. E não temos absolutamente nada aqui para nos defender de algo assim, simplesmente porque alguém em Brasília acha que guerra é problema dos outros e que isso não acontece aqui, a começar pelos próprios militares, que deixaram a região ao léu há décadas.

Fazer o que se Defesa no Brasil não é assunto sério nem para as ffaa's.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36518
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: VENEZUELA

#9948 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 11, 2023 1:25 pm

knigh7 escreveu: Dom Dez 10, 2023 10:03 pm Sempre souberam. Mas o cargo de Ministro da Defesa no Brasil ou é ocupado por políticos que não entendem do assunto ou é ocupado por militares (que por sua vez o objetivo no cargo é defender os interesses corporativistas).
Eu estava vendo que o 61º BIS de Cruzeiro do Sul (AC) é também do tipo II, ou seja, só tem 2 Cias de fuzileiros. Olha as distâncias de um batalhão para o outro na região e nem assim tratam de colocar 1 Cia a mais.
E se gente for começar a pesquisar mais as unidades militares no Norte vamos encontrar mais casos. Os militares do EB vão dar "n" desculpas para isso. O que eles não querem mesmo é sair do conforto do Sul e do Sudeste e das praias.
Esta é a situação da imensa maioria dos BIS e das OM que estão na região há anos.
Como não canso de repetir aqui, são 6 brigadas, e apenas 2 são completas. As demais mendigam equipamentos e suporte, ou se viram com o pouco que tem ou recebem.
Notar que antes o EB falava em defender a região como um todo, agora a conversa já é de defender a foz do Amazonas.
Ou seja, o que já não era muito importante, ficou desimportante de vez. E ainda por cima querem defender o litoral do Pará e Amapá com uma brigada espalhada de São Luís a Macapá. E sem todas as subunidades componentes necessárias.
Eu lamento, e muito, que mesmo este imbróglio agora com a Venezuela não trará nenhuma novidade para cá em termos de melhorias nas condições das tropas aqui.
Pode até fazer propaganda, discursos e debates sobre a falta de tudo aqui, mas vamos acabar na mesma vala comum de tudo que não diz respeito aos pequenos interesses palacianos de Brasília.
Nós não existimos aqui. A não ser quando somos necessários para manter o status quo político eleitoral.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36518
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: VENEZUELA

#9949 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 11, 2023 1:35 pm

Marcelo Ponciano escreveu: Dom Dez 10, 2023 10:30 pm Tenho pensado sobre isso todos os dias. Quanto tempo levaria para transportar tudo pela FAB? Obrigado pela resposta.
Quero acreditar que a logística militar, munida de relatórios de inteligência, tenha desenhado cenários de urgência x custo, dos quais opta-se pelo mais barato para o mais caro a depender do agravamento. Assim, por exemplo, se ao chegar em Anápolis ou Brasília, e a situação se agravar, o resto do transporte pode ser via área.
Mas isso sou eu ingenuamente depositando minha fé na logística e na inteligência militar brasileira. Espero não estar gastando minha fé em vão....
Segundo a imprensa, o exército alegou falta de verba para poder levar os veículos de avião para Roraima. Não duvido que seja, pois o orçamento do EB não comporta nada fora do estreito planejamento sobre custeio das operações planejadas anualmente, e que já é mínimo.

As muitas operações realizadas em apoio aos demais órgãos civis do governo via de regra não saem do bolso do MD, mas são pagas a ele pelos interessados. O que tem de missão ACISO, MMI e SAR, além de outras de apoio aos ministérios, gasta mais tempo e gasolina dos helos e aviões da FAB, EB e MB do que qualquer atividade militar.

Por outro lado, esta situação é ilustrativa do tipo de urgência que se vê desde Brasília em relação ao restante do país. Fosse no sudeste, sul ou até no nordeste, curral eleitoral de muitos, estes veículos já estariam no TO em questão rapidamente. Mas como é em Roraima, esse lugar que ninguém sabe que existe e onde fica, além de ser longe pra c...lho, ou mesmo se é Brasil, pode esperar que não tem problema.

Dois pesos e duas medidas. É assim que funcionam as coisas para quem não mora de Brasília para baixo.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1952
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: VENEZUELA

#9950 Mensagem por gusmano » Seg Dez 11, 2023 1:52 pm

FCarvalho escreveu: Dom Dez 10, 2023 9:46 pm Fiquei curioso e fui olhar as distâncias aéreas entre Santa Maria\RS e Boa Vista\RR, que é de aproximadamente 3.687,4 km. O KC-390 tem velocidade de cruzeiro de 870 km\h.

Tal percurso poderia ser feito pelo avião da Embraer em cerca de 4 horas e 15 min com dois LMV como carga.

Uma perna completa de ida e volta duraria aproximadamente 8 horas e 40 min, considerando 25 min na pista para descarregamento dos veículos e reabastecimento.

Com apenas 2 KC-390 seria possível fazer o transporte destas 16 viaturas em pouco mais de 36 horas de operações interruptas. Se uma terceira aeronave fosse acrescida à operação, isto poderia ter sido feito em apenas 27 horas.

Mas com a FAB dispondo de apenas 6 aviões até o momento, com o sétimo sendo incorporado recentemente, e com todos eles envolvidos em todas as missões de transporte, inclusive internacionais, que hora estão sendo requeridas pelo governo, e pelo próprio exército na direção de Roraima, a sua disponibilidade para o transporte destes veículos, mesmo sendo de 80% das missões, como dito pela Embraer, tornar-se bem complicada.

De qualquer forma é no mínimo questionável que o EB tenha que transportar seus veículos em caráter de urgência por mais de 4 mil km de estradas entre os dois extremos dos país e isto não tenha sido motivo de ao menos uma chamada do MD em uma das comissões de defesa do congresso, a fim de explicar o porque de tal escolha. Obviamente muito mais cara, dispendiosa, demorada e totalmente incoerente com as necessidades da situação no norte do país.

Dizer que é falta de verba é até brincadeira, senão, ofensivo com o bolso do contribuinte e a inteligência do populacho.

Mas eu acabo crendo que nem EB e muito menos Brasília estão pouco ou nada preocupados a opinião pública, desde sempre.
O X é que essa questão de urgência só existe na internet.

SE fosse realmente urgente, tinha ido de avião, desmontado, ou não. Mas não é... sem falar que ainda serve para aquilo que falamos algumas páginas atrás..cria uma fumaça na opnião pública que facilita passar um ou outro projeto na area de defesa.

[]´s




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: VENEZUELA

#9951 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 11, 2023 5:16 pm

vídeo divulgado há pouco






Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1952
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: VENEZUELA

#9952 Mensagem por gusmano » Seg Dez 11, 2023 5:45 pm

MArinha tá pronta...

Se precisar, em uns 3 ou 4 meses chega com algo "de peso" por lá.


[]´s




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: VENEZUELA

#9953 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 11, 2023 5:58 pm

Como meios de combate só temos condições de mandar submarinos. Se tentarmos com escoltas, teríamos de mandar aquelas que atiram e precisam ser rebocadas e aquelas que não precisam ser rebocadas mas não atiram.
(como em 1.963...)

As FFAA brasileiras precisam lançar um livro entitulado: "A Arte de Pegar por Décadas uma Montanha de Dinheiro do Contribuinte e Não Funcionar".




Avatar do usuário
jeanscofield
Avançado
Avançado
Mensagens: 390
Registrado em: Sáb Mar 03, 2012 9:00 am
Agradeceram: 36 vezes

Re: VENEZUELA

#9954 Mensagem por jeanscofield » Seg Dez 11, 2023 6:06 pm

knigh7 escreveu: Seg Dez 11, 2023 5:58 pm Como meios de combate só temos condições de mandar submarinos. Se tentarmos com escoltas, teríamos de mandar aquelas que atiram e precisam ser rebocadas e aquelas que não precisam ser rebocadas mas não atiram.
(como em 1.963...)

As FFAA brasileiras precisam lançar um livro entitulado: "A Arte de Pegar por Décadas uma Montanha de Dinheiro do Contribuinte e Não Funcionar".
O problema é que grande parte desse dinheiro vindo dos contribuintes serve pra bancar as mordomias da caserna e as gordas pensões e aposentadorias.




Imagem
Avatar do usuário
pewdiepie
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 183
Registrado em: Sáb Fev 03, 2018 12:36 pm
Agradeceram: 62 vezes

Re: VENEZUELA

#9955 Mensagem por pewdiepie » Seg Dez 11, 2023 6:27 pm

knigh7 escreveu: Seg Dez 11, 2023 5:58 pm Como meios de combate só temos condições de mandar submarinos. Se tentarmos com escoltas, teríamos de mandar aquelas que atiram e precisam ser rebocadas e aquelas que não precisam ser rebocadas mas não atiram.
(como em 1.963...)

As FFAA brasileiras precisam lançar um livro entitulado: "A Arte de Pegar por Décadas uma Montanha de Dinheiro do Contribuinte e Não Funcionar".
Ta maluco de mandar as porcarias que a MB chama de fragatas? Os SU-30 venezuelanos disparam KH-31 e as novas lanchas estão equipadas com mísseis iranianos. Não temos capacidade para defender esses vasos quebrados que a MB chama de fragatas.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: VENEZUELA

#9956 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 11, 2023 8:22 pm

É bom vc reler. Eu escrevi que as nossas escoltas não estão em boas condições.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4845
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 645 vezes

Re: VENEZUELA

#9957 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Dez 11, 2023 8:27 pm

knigh7 escreveu: Seg Dez 11, 2023 5:58 pm Como meios de combate só temos condições de mandar submarinos. Se tentarmos com escoltas, teríamos de mandar aquelas que atiram e precisam ser rebocadas e aquelas que não precisam ser rebocadas mas não atiram.
(como em 1.963...)

As FFAA brasileiras precisam lançar um livro entitulado: "A Arte de Pegar por Décadas uma Montanha de Dinheiro do Contribuinte e Não Funcionar".
O bom dessas tretas é que escancaram toda a merda: desde a falta de equipamentos até a má gestão dos recursos.

Torcendo para a Venezuela aloprar e o nosso Congresso abrir uma CPI. Seria o máximo!


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: VENEZUELA

#9958 Mensagem por Marcelo Ponciano » Seg Dez 11, 2023 10:07 pm

knigh7 escreveu: Seg Dez 11, 2023 5:58 pm Como meios de combate só temos condições de mandar submarinos. Se tentarmos com escoltas, teríamos de mandar aquelas que atiram e precisam ser rebocadas e aquelas que não precisam ser rebocadas mas não atiram.
(como em 1.963...)

As FFAA brasileiras precisam lançar um livro entitulado: "A Arte de Pegar por Décadas uma Montanha de Dinheiro do Contribuinte e Não Funcionar".
Certa vez li em algum site de defesa que na guerra naval só existem dois tipos de navios, os submarinos e os alvos 🤣

Não detenho conhecimento suficiente para rebater a frase, mas adoro ela.

Se for verdade a MB tá bem para uma guerra, é só posicionar nossos alvos como distração enquanto nossos subs acertam os alvos inimigos 🤣




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: VENEZUELA

#9959 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 11, 2023 11:03 pm

Mandando 2 subs para lá e com a ajuda da parafernália de sistemas ISR dos americanos (com certeza eles nos ajudariam, aliás eles já devem estar nos passando informações) poderíamos infernizá-los.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36518
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: VENEZUELA

#9960 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 12, 2023 12:01 am

CPI no congresso para discutir Defesa. Isso não vai terminar em pizza, mas em uma baita festa em um puteiro, de luxo, claro.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder