A última aparição pública do modelo Y-20f-100 civil em 2018.
Desde então, já faz cinco anos que esta versão do Y-20 não deu mais as caras na China.
Não que o projeto esteja morto, mas até o momento, os chineses parecem mais interessados em fazer funcionar plenamente o recém lançado combo Y-20 e WS-20 para o mercado militar.
Assim que o motor tiver sido testado e aprovado para uso militar, exportações podem começar a acontecer e o avião ser disposto no mercado internacional.
Quem sabe no Paris Air Show 2025 ou em Farnborough 2026.
Isto dando certo, pode ser que o modelo para o mercado civil seja lançado para a próxima década já com a segunda geração aperfeiçoada dos WS-20.
Eu particularmente gostaria de ver ambos por aqui em uma LAAD da vida.
A ver.
Xian Y-20
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36447
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3152 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36447
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3152 vezes
Re: Xian Y-20
Povo vive dizendo aqui que não precisamos de cargo lift pesado militar, que o KC-390 e KC-30 resolvem tudo na nossa vida, etc.
Mas mandar LMV para Roraima levando quase um mês para chegar pegando estradão porque não tem dinheiro para mandar pela FAB pode.
Aliás, tem que avisar a FAB para botar uma porta de carga no tanker dela porque senão não cabe o "blindadinho" do EB nele.
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36447
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3152 vezes
Re: Xian Y-20
Já que a FAB não gosta e não quer material xing ling nas suas fileiras para não chatear os primos ricos, podemos então acertar com os chineses o desenvolvimento deste modelo aqui para a ECT fazer transporte de suas muitas encomendas, e ainda servir de quebra galho para o governo de plantão quando as próximas desgraças naturais ocorrerem.
Alguém ainda duvida de que a FAB precisa de um complemento para os KC-390 com maiores capacidades que ele?
Alguém ainda duvida de que a FAB precisa de um complemento para os KC-390 com maiores capacidades que ele?
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36447
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3152 vezes
Re: Xian Y-20
A falta que faz nessas horas.
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36447
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3152 vezes
Re: Xian Y-20
Pensando aqui sozinho com os meus botões, talvez uma forma de avaliar in loco todas as características do Y-20A - e até do Y-20B, se a FAB pedir com carinho - e sem os gastos inerentes às caríssimas campanhas de testes de voo e operacional, seria o caso do governo BR solicitar junto aos chineses ajuda na logística de transporte de todo o país para os suprimentos em vão na direção da região sul.
As tripulações seriam chinesas, claro, mas contariam com equipes de pessoal militar e civil das mais diversas áreas de interesse da FAB no avião. Tudo feito em completa integração e sob condições de controle rígidos elementares. Até o pessoal da Embraer poderia entrar de lambuja, mui discretamente.
No fim, o tanto que estes aviões voariam aqui pelo país inteiro levando os mais diferentes tipos de carga, pesos e volumes, nos traria um mar de informações que de outra forma não seria possível obter apenas com visitas protocolares e voos apáticos de demonstração.
Acredito mesmo que os chineses não se fariam de rogados em nos oferecer acesso a quase tudo que se refere ao avião, desde manuais, parte logística, técnica e operacional a fim de tentar vender o peixe deles por aqui, como hora estão fazendo na Nigéria. E como temos pessoal e indústria mais que gabaritado de sobra para avaliar tudo o que é de fato importante em um cargo militar que se preste a entrar nas fileiras da FAB, e ser usado nos seus esquadrões de transporte, esta oportunidade a meu ver seria literalmente irrecusável.
Afinal, não temos nada parecido por aqui, e norte americanos e europeus não tem nada para nos oferecer em termos semelhantes. Ou sequer nos ofereceriam, caso tivessem. Principalmente aqueles.
Quem sabe alguém lê estas linhas sem maiores pretensões e entende seu conteúdo como sendo uma ideia interessante.
As tripulações seriam chinesas, claro, mas contariam com equipes de pessoal militar e civil das mais diversas áreas de interesse da FAB no avião. Tudo feito em completa integração e sob condições de controle rígidos elementares. Até o pessoal da Embraer poderia entrar de lambuja, mui discretamente.
No fim, o tanto que estes aviões voariam aqui pelo país inteiro levando os mais diferentes tipos de carga, pesos e volumes, nos traria um mar de informações que de outra forma não seria possível obter apenas com visitas protocolares e voos apáticos de demonstração.
Acredito mesmo que os chineses não se fariam de rogados em nos oferecer acesso a quase tudo que se refere ao avião, desde manuais, parte logística, técnica e operacional a fim de tentar vender o peixe deles por aqui, como hora estão fazendo na Nigéria. E como temos pessoal e indústria mais que gabaritado de sobra para avaliar tudo o que é de fato importante em um cargo militar que se preste a entrar nas fileiras da FAB, e ser usado nos seus esquadrões de transporte, esta oportunidade a meu ver seria literalmente irrecusável.
Afinal, não temos nada parecido por aqui, e norte americanos e europeus não tem nada para nos oferecer em termos semelhantes. Ou sequer nos ofereceriam, caso tivessem. Principalmente aqueles.
Quem sabe alguém lê estas linhas sem maiores pretensões e entende seu conteúdo como sendo uma ideia interessante.
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)