Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira
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Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira
Encontrei uma apresentação mais recente sobre os projetos da força aérea, com algúns projetos que me eram desconhecidos.
https://www.gov.br/defesa/pt-br/assunto ... ileira.pdf
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Re: Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
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Re: Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira
Mais informações sobre projetos do DCTA e FAB:
https://www.sislaer.fab.mil.br/terminal ... uivo=35161
https://www.sislaer.fab.mil.br/terminal ... quivo=9069
https://www.sislaer.fab.mil.br/terminal ... uivo=35161
https://www.sislaer.fab.mil.br/terminal ... quivo=9069
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Re: Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira
finep.gov.br/images/noticias/2023/22_09_2023_Projetos_e_empresas.pdf
-AEL SISTEMAS S.A.
Coexecutora: AEROMOT AERONAVES E MOTORES S/A
-Guiamento, controle e navegação com aplicação
em mísseis, foguetes e veículos não tripulados
terrestres/aéreos/navais
-Navegação multisensores em contexto de degradação de
GNSS
envolvimento do ieav
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- FCarvalho
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Re: Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira
Imagina só os avanços que teríamos na área de ciência e tecnologia se defesa fosse um assunto sério no Brasil.
Se educação já não é, imagina se fosse.
Mas, segue o barco. Devagar um dia quem sabe a gente chega lá nesse tal de país do futuro.
Se educação já não é, imagina se fosse.
Mas, segue o barco. Devagar um dia quem sabe a gente chega lá nesse tal de país do futuro.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
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Re: Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira
na apresentação do exercíto nos 5:12 horas da live, há uma nova imagem do MICLA-BR pendurado em um f-5.
- knigh7
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Re: Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira
FONTE: SaabLink BR-2: O sistema de enlace de dados táticos brasileiro
O enlace de dados tático se transformou numa ferramenta indispensável para as forças armadas em todo o mundo para o compartilhamento de informações e funções de comando e controle.
No Brasil, o sistema Link-BR2, que é o futuro datalink brasileiro, foi concebido pela Força Aérea Brasileira e encontra-se em fase final de certificação e será integrado também no caça F-39 Gripen.
O desenvolvimento do Link-BR2 é gerenciado pela Comissão Organizadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e executado pela empresa brasileira AEL Sistemas. O objetivo é fornecer um sistema tático de enlace de dados, com capacidade de tráfego de informações em tempo real, de forma criptografada, entre os vetores aéreos, tais como as aeronaves F-5M, A-29, E-99, os caças F-39 Gripen, e os centros de comando e controle no solo.
Este projeto coloca o Brasil como uma das poucas nações do mundo com capacidade para autonomamente desenvolver e implementar sistemas desta categoria.
“O Link-BR2 é um complexo sistema que incorpora um Data Link Tático com avançadas capacidades de Comando e Controle, que coloca a FAB definitivamente na era da Guerra Centrada em Redes (Network Centred Warfare – NCW). Em fase final de certificação, o Sistema é fruto de uma visão de longo prazo da FAB, que busca além da vanguarda tecnológica, a soberania em se comunicar de forma segura em qualquer ambiente. Para a AEL Sistemas é motivo de muito orgulho e uma responsabilidade muito grande desenvolver e integrar o Sistema em avançadas plataformas aéreas tais como o Gripen, contribuindo para a soberania do Brasil”, declarou a AEL Sistemas.
No Gripen, o Link-BR2 se mostra como mais um ativo capaz de oferecer vantagens em um cenário operacional em favor da força que o utiliza numa área de conflito. O compartilhamento de dados, imagens, vídeos e mensagens em maior volume e velocidade, de forma encriptada e segura, assenta a informação em tempo real, garantindo assim superior consciência situacional.
A troca de informações em tempo real permite que os caças possam utilizar dados provenientes de outras plataformas e sensores operando no mesmo cenário de batalha, tais como radares instalados em outras plataformas, seja em um navio, em uma bateria de mísseis ou de um avião de vigilância. Desta forma, os caças podem operar em modo silencioso, com seus emissores em modo passivo, não emitindo sinais e tornando mais difícil a sua detecção pelo inimigo e ainda assim sendo capaz de orientar os seus mísseis contra alvos no ar, no solo ou no mar, apenas recebendo as informações compartilhadas.
Para o piloto inserido no cockpit do caça, antes da decolagem, na fase de planejamento, e durante o desenrolar do voo, o conhecimento da disposição das forças aliadas e oponentes contribuem na tomada de decisões táticas que maximizam o sucesso da missão.
“O sistema está sendo desenvolvido por mais de 50 engenheiros das mais variadas áreas, focados principalmente em protocolos de comunicação, sistemas de rádio, redes e aplicações aeroembarcadas”, concluiu a AEL. O projeto representa um grande avanço tecnológico para o Brasil e vai permitir maior eficácia nas missões dos caças Gripen e demais aeronaves em operação no país.
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Re: Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira
O datalink BR2 irá se expandir também para EB e MB. Mas antes temos de conseguir terminar seu desenvolvimento, e garantir que ele tenha os recursos necessários para evoluir e se tornar um sistema maduro e pronto para avanços posteriores.
É um dos projetos estratégicos da FAB, assim como o RDS, encabeçado pelo EB também em desenvolvimento pela AEL.
É um dos projetos estratégicos da FAB, assim como o RDS, encabeçado pelo EB também em desenvolvimento pela AEL.
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A. Sapkowski
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Re: Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira
Se eu fosse a FAB, ficaria de olho para o futuro a longo prazo nestes dois projetos.
Bozdogan BVR Missile (Turquia)
Astra BVR Missile (Índia)
\
Podemos negociar muitos produtos e serviços interessantes, assim como parcerias com turcos e indianos. É só saber claramente o que se quer, e assumir os riscos correspondentes de quem quer ser um pouco mais livre em suas decisões no futuro.
E na minha opinião, não deveríamos abrir mão do A-Dater tão facilmente quanto a FAB o fez.
Bozdogan BVR Missile (Turquia)
Astra BVR Missile (Índia)
\
Podemos negociar muitos produtos e serviços interessantes, assim como parcerias com turcos e indianos. É só saber claramente o que se quer, e assumir os riscos correspondentes de quem quer ser um pouco mais livre em suas decisões no futuro.
E na minha opinião, não deveríamos abrir mão do A-Dater tão facilmente quanto a FAB o fez.
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Re: Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira
AIAB Discute Programa para o Desenvolvimento do GPS Brasileiro
Associação destaca importância da iniciativa para estruturas críticas do país
https://www.defesaemfoco.com.br/aiab-di ... rasileiro/
Associação destaca importância da iniciativa para estruturas críticas do país
https://www.defesaemfoco.com.br/aiab-di ... rasileiro/
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Re: Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira
Nasce proposta para criar o GPS brasileiro
16 de outubro de 2023
Na última quarta-feira, 11 de outubro, o Senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) protocolou um projeto de lei (PL) que tem como objetivo a criação do Programa de Desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Posicionamento Global, o GPS brasileiro, seguindo o exemplo de outros países que já estabeleceram suas próprias plataformas.
https://geocracia.com/nasce-proposta-pa ... lataformas.
16 de outubro de 2023
Na última quarta-feira, 11 de outubro, o Senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) protocolou um projeto de lei (PL) que tem como objetivo a criação do Programa de Desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Posicionamento Global, o GPS brasileiro, seguindo o exemplo de outros países que já estabeleceram suas próprias plataformas.
https://geocracia.com/nasce-proposta-pa ... lataformas.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira
Só rindo mesmo de um negócio desses. Existe uma razão pela qual a União Européia inteira teve que se unir pra criar e financiar o Galileo e a Rússia sofre com pontos cegos e sombras na cobertura do Glonass. O Brasil que nem capacidade de fabricar foguetes e lançar satélites por contra própria, não vai ter nunca condições pra lançar uma rede própria de GPS.FCarvalho escreveu: ↑Sex Out 27, 2023 6:56 pm Nasce proposta para criar o GPS brasileiro
16 de outubro de 2023
Na última quarta-feira, 11 de outubro, o Senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) protocolou um projeto de lei (PL) que tem como objetivo a criação do Programa de Desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Posicionamento Global, o GPS brasileiro, seguindo o exemplo de outros países que já estabeleceram suas próprias plataformas.
https://geocracia.com/nasce-proposta-pa ... lataformas.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
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Re: Os Projetos Estratégicos e de P&D da Força Aérea Brasileira
O sistema não precisa ser necessariamente global, pode ser regional de forma a cobrir todas as áreas consideradas estratéticas e de interesse para a defesa e outros setores nacionais.
Atualmente a MB classifica, por exemplo, o mar do caribe, o atlântico sul, e o pacífico ao longo da américa do sul como áreas estratégicas.
Não vejo maiores problemas tecnológicos que não possamos superar para este fim específico. O problema como sempre é a briga para ver quem vai ser o pai da criança. Sem isso, é só mais um projeto dos muitos que temos no congresso que servem apenas para encher gavetas e o ego de quem propôs.
Atualmente a MB classifica, por exemplo, o mar do caribe, o atlântico sul, e o pacífico ao longo da américa do sul como áreas estratégicas.
Não vejo maiores problemas tecnológicos que não possamos superar para este fim específico. O problema como sempre é a briga para ver quem vai ser o pai da criança. Sem isso, é só mais um projeto dos muitos que temos no congresso que servem apenas para encher gavetas e o ego de quem propôs.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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