Guerra das Malvinas / Falkland

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36379
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Guerra das Malvinas / Falkland

#1846 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 10, 2022 1:06 pm

knigh7 escreveu: Qua Jan 05, 2022 11:36 pm Na minha opinião, a ameaça de jogar bombas nucleares em Córdoba não passavam de um meio de intimidação ao comunista Mitterrand da anticomunista Thatcher afim de conseguir a frequências dos Exocet para jamming.
A Royal Navy simplesmente mandou 68 navios + os 3 SSN disponíveis (os outros 2 estavam em manutenção) Classe Valiant/Churchill)+ 62 navios mercantes de apoio. O grosso da Armada estava concentrada naquele fim de mundo.
A União Soviética poderia lançar mão de várias alternativas para aniquilar quase toda a Força Naval da segunda maior marinha da OTAN.
Acho que a grande maioria das armas nucleares consistiam de cargas de profundidade ( pois os SeaHarriers não eram certificados para leva-las) afim de combater numa eventualidade submarinos soviéticos (eles também utilizavam submarinos a diesel) que por ventura tentassem atacar a Força-Tarefa tentando se passar como uma Marinha aliada dos argentinos. Embora houvessem o registro das assinaturas acústicas, a URSS, caso atacassem poderiam negar e exibir seus SSN no Hemisfério Norte.
Interessante que até hoje ainda tem quem se pergunte o que o Brasil iria fazer caso o DC-10 da Varig tivesse sido derrubado sobre o Atlântico Sul.
Bem, os números falam por si mesmos. E eu duvido que o almirantado (governo) naquela época não tivesse a exata dimensão do que estava acontecendo bem no mar bem a nossa frente.
Ficam as especulações e os jogos de guerra para quem gosta deles.
Pensar que o Brasil reagiria de forma militar a aquele evento é no mínimo desconhecer o ambiente da época.
Para não falar do que a US Navy e/ou USAF fariam no Atlântico Sul caso de um hipotético ataque brasileiro as forças navais britânicas fosse perpetrado.
Iria sobrar com certeza para todo mundo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Guerra das Malvinas / Falkland

#1847 Mensagem por J.Ricardo » Seg Jan 10, 2022 3:06 pm

Não iria acontecer nada, a república acostumou o Brasil a levar chute na bunda e continuar andando.
O caso mais ressente foram as refinaria de gás que a Bolívia tomou e depois pagou o valor que quis.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60648
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6367 vezes
Contato:

Re: Guerra das Malvinas / Falkland

#1848 Mensagem por Túlio » Seg Jan 10, 2022 3:25 pm

J.Ricardo escreveu: Seg Jan 10, 2022 3:06 pm Não iria acontecer nada, a república acostumou o Brasil a levar chute na bunda e continuar andando.
O caso mais ressente foram as refinaria de gás que a Bolívia tomou e depois pagou o valor que quis.
Tem coisa de bem antes da república, como a Cisplatina, Sacramento e o Pirara (perdemos território em todos), com seu auge na Questão Christie, quando a RN obliterou a Baía da Guanabara e apresou navios Brasileiros, e o D. Pedrinho fez cara de paisagem.

Não tem santinha nesse puteiro, meu grande cupincha monarquista... :lol: :lol: :lol: :lol:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Guerra das Malvinas / Falkland

#1849 Mensagem por J.Ricardo » Seg Jan 10, 2022 4:51 pm

Mas pelo menos teve peleja.
O que importa é ter peleja, você nunca pode deixar barato um chute no traseiro. :lol: :lol:




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60648
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6367 vezes
Contato:

Re: Guerra das Malvinas / Falkland

#1850 Mensagem por Túlio » Seg Jan 10, 2022 5:25 pm

J.Ricardo escreveu: Seg Jan 10, 2022 4:51 pm Mas pelo menos teve peleja.
O que importa é ter peleja, você nunca pode deixar barato um chute no traseiro. :lol: :lol:
Onde dependeu do Pedrão teve mesmo (mas apanhou igual), já com o Pedrinho levaram o que quiseram e ele ali, choramingando "MANHÊ!!!" [081] [032] [082]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9253
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 582 vezes

Re: Guerra das Malvinas / Falkland

#1851 Mensagem por Suetham » Sáb Jul 23, 2022 12:50 pm





Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4835
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: Guerra das Malvinas / Falkland

#1852 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Ago 15, 2022 8:33 am

O Brasil não havia cedido alguns Bandeirulhas? :?
El Perú y su actuación durante el conflicto por las Malvinas

Entre los países que apoyaron a la Argentina durante el conflicto, se pueden distinguir entre aquellos que apoyaron materialmente a nuestro país, tales los casos de: Israel, Libia (5) y Perú, por ejemplo; y la situación de aquellos estados que brindaron apoyo diplomático como: Perú, Venezuela, Cuba, Brasil, Nicaragua, República Dominicana y Panamá (6). Cómo se puede apreciar, Perú fue un estado que ayudó a la Argentina en ambos aspectos. en este trabajo nos avocaremos, principalmente, al estudio de la ayuda prestada por el Perú a la Argentina, tanto en el plano material, como en el diplomático, teniendo en cuenta, además, que dicha ayuda fue siempre desinteresada.

https://www.zona-militar.com/2022/08/14 ... -malvinas/




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60648
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6367 vezes
Contato:

Re: Guerra das Malvinas / Falkland

#1853 Mensagem por Túlio » Seg Ago 15, 2022 9:35 am

FIGHTERCOM escreveu: Seg Ago 15, 2022 8:33 am O Brasil não havia cedido alguns Bandeirulhas? :?
El Perú y su actuación durante el conflicto por las Malvinas

Entre los países que apoyaron a la Argentina durante el conflicto, se pueden distinguir entre aquellos que apoyaron materialmente a nuestro país, tales los casos de: Israel, Libia (5) y Perú, por ejemplo; y la situación de aquellos estados que brindaron apoyo diplomático como: Perú, Venezuela, Cuba, Brasil, Nicaragua, República Dominicana y Panamá (6). Cómo se puede apreciar, Perú fue un estado que ayudó a la Argentina en ambos aspectos. en este trabajo nos avocaremos, principalmente, al estudio de la ayuda prestada por el Perú a la Argentina, tanto en el plano material, como en el diplomático, teniendo en cuenta, además, que dicha ayuda fue siempre desinteresada.

https://www.zona-militar.com/2022/08/14 ... -malvinas/
A intenção do texto é bem clara, exaltar a amizade entre Argentina e Perú (que deve ter ficado meio arranhada ao anos depois, a Argentina ser pega vendendo armas a um dos inimigos do seu aliado, o Equador - eu lembro dos jornais da época, até aqui foi escandaloso); curioso mesmo é ver o Galtieri praticamente fazendo uma PROFECIA:
(...) y, lo que pasa, doctor, es que nosotros no vamos a cambiar. ustedes votaron (la resolución) del TIAR. Nosotros no vamos a cambiar la soberanía por nada, doctor, eh… mire doctor, en Argentina, después de ciento cincuenta años, un año o dos no le preocupa. Lo que me preocupa es que no sea un año, sino ciento cincuenta años más
Caraca, parece que o hôme sabia do que estava falando, alguém acredita que as Malvinas sejam recuperadas ainda neste século?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4835
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: Guerra das Malvinas / Falkland

#1854 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Ago 15, 2022 1:29 pm

Túlio escreveu: Seg Ago 15, 2022 9:35 am
FIGHTERCOM escreveu: Seg Ago 15, 2022 8:33 am O Brasil não havia cedido alguns Bandeirulhas? :?
A intenção do texto é bem clara, exaltar a amizade entre Argentina e Perú (que deve ter ficado meio arranhada ao anos depois, a Argentina ser pega vendendo armas a um dos inimigos do seu aliado, o Equador - eu lembro dos jornais da época, até aqui foi escandaloso); curioso mesmo é ver o Galtieri praticamente fazendo uma PROFECIA:
(...) y, lo que pasa, doctor, es que nosotros no vamos a cambiar. ustedes votaron (la resolución) del TIAR. Nosotros no vamos a cambiar la soberanía por nada, doctor, eh… mire doctor, en Argentina, después de ciento cincuenta años, un año o dos no le preocupa. Lo que me preocupa es que no sea un año, sino ciento cincuenta años más
Caraca, parece que o hôme sabia do que estava falando, alguém acredita que as Malvinas sejam recuperadas ainda neste século?
Se a intenção era exaltar a "amizade" entre Argentina e Peru, por que citar a Líbia? Israel eu até entendo, porque teve aquela triangulação com o Peru para a venda de armamento.

Para mim foi omissão proposital mesmo.

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60648
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6367 vezes
Contato:

Re: Guerra das Malvinas / Falkland

#1855 Mensagem por Túlio » Seg Ago 15, 2022 2:30 pm

FIGHTERCOM escreveu: Seg Ago 15, 2022 1:29 pm
Se a intenção era exaltar a "amizade" entre Argentina e Peru, por que citar a Líbia? Israel eu até entendo, porque teve aquela triangulação com o Peru para a venda de armamento.

Para mim foi omissão proposital mesmo.

Abraços,

Wesley
Foi apenas a minha opinião, nada mais; e deve ser mesmo meio duro, para um Argentino mais ou menos da minha idade, ter que olhar para cima para poder ver a nossa Defesa, quando em minha juventude olhavam (bem) pra baixo, tale a disparidade em favor deles.

No pré-Malvinas e, em certos pontos, mesmo no pós, nem dava para comparar: era nós de M-41 de segunda mão e eles de TAM novinho feito em casa; era nós de Oberon e eles de IKL e depois TR, tudo antes de termos sequer um IKL; era nós procurando caça até na China e eles continuavam mais fortes no ar, mesmo com todas as perdas que tiveram; a disparidade chegou a ser tanta que, enquanto ambos os Países operavam um NAe da classe Colossus, o nosso só tinha uns bimotores a pistão, enquanto o deles tinha Skyhawk com Shafrir 2 e Super Etendard com Exocet. Nem existia ainda Fórum de Defesa ou mesmo internet, mas lembro do complexo de inferioridade que sentia.

Vai olhar hoje... 🙄




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4835
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: Guerra das Malvinas / Falkland

#1856 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Ago 15, 2022 4:16 pm

Túlio escreveu: Seg Ago 15, 2022 2:30 pm
FIGHTERCOM escreveu: Seg Ago 15, 2022 1:29 pm
Se a intenção era exaltar a "amizade" entre Argentina e Peru, por que citar a Líbia? Israel eu até entendo, porque teve aquela triangulação com o Peru para a venda de armamento.

Para mim foi omissão proposital mesmo.

Abraços,

Wesley
Foi apenas a minha opinião, nada mais; e deve ser mesmo meio duro, para um Argentino mais ou menos da minha idade, ter que olhar para cima para poder ver a nossa Defesa, quando em minha juventude olhavam (bem) pra baixo, tale a disparidade em favor deles.

No pré-Malvinas e, em certos pontos, mesmo no pós, nem dava para comparar: era nós de M-41 de segunda mão e eles de TAM novinho feito em casa; era nós de Oberon e eles de IKL e depois TR, tudo antes de termos sequer um IKL; era nós procurando caça até na China e eles continuavam mais fortes no ar, mesmo com todas as perdas que tiveram; a disparidade chegou a ser tanta que, enquanto ambos os Países operavam um NAe da classe Colossus, o nosso só tinha uns bimotores a pistão, enquanto o deles tinha Skyhawk com Shafrir 2 e Super Etendard com Exocet. Nem existia ainda Fórum de Defesa ou mesmo internet, mas lembro do complexo de inferioridade que sentia.

Vai olhar hoje... 🙄
Relaxa man!

Mas tenho comigo que eles não gostam de admitir que nós os ajudamos naquele período. Talvez seja humilhação demais para o ego deles. Vai entender.

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
prometheus
Avançado
Avançado
Mensagens: 516
Registrado em: Sáb Jul 04, 2020 11:07 am
Agradeceram: 66 vezes

Re: Guerra das Malvinas / Falkland

#1857 Mensagem por prometheus » Dom Out 01, 2023 8:48 pm





Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

Re: Guerra das Malvinas / Falkland

#1858 Mensagem por Guilherme » Sex Out 27, 2023 12:06 pm





Responder