EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36335
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6211 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 09, 2023 9:57 pm

Não. A proteção conforme o documento pesa 1,2 ton. Com a UT30BR (18 ton), que a versão mais pesada do bldo, ele chegaria a 19,2 ton. Com a carga útil aproximada de 2,3 ton o Guarani pesaria até 21,5 ton.

Alguém aí sabe que diacho de placas são essas que ninguém vê o exército usando, e de quem é comprada :?: :roll:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13507
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6212 Mensagem por gabriel219 » Sex Fev 10, 2023 12:32 am

FCarvalho escreveu: Qui Fev 09, 2023 9:57 pm Não. A proteção conforme o documento pesa 1,2 ton. Com a UT30BR (18 ton), que a versão mais pesada do bldo, ele chegaria a 19,2 ton. Com a carga útil aproximada de 2,3 ton o Guarani pesaria até 21,5 ton.

Alguém aí sabe que diacho de placas são essas que ninguém vê o exército usando, e de quem é comprada :?: :roll:
Cara, acabei de colocar a imagem das placas, você não se dá o menor trabalho de analisar? Aqui vai mais diferenção, com ou sem, pra ficar mais óbvio:

com blindagem adicional
Imagem

sem blindagem adicional
Imagem

Por isso que ninguém te leva a sério nesse fórum.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36335
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6213 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 10, 2023 11:19 pm

meu caro, como estas, eu já vi dezenas de imagens com o veículo equipado com tais placas. todas elas para fins de marketing do veículo e nada mais.
então, a pergunta continua simples e aberta: quem é o fornecedor, e o EB possui tais placas de proteção de forma orgânica em suas OM ? Simples assim.
Se não sabe responder, abaixa o braço e dá a vez para outro.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13507
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6214 Mensagem por gabriel219 » Sex Fev 10, 2023 11:47 pm

Nem sei porque eu respondo, pois já foi dito aqui que as placas são importadas pela Iveco, mas o nível de Alzheirmer deve estar mais avançado que o imaginado.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36335
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6215 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 11, 2023 3:43 pm

Já falei. Não sabe responder passa a vez.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
marcusv
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 227
Registrado em: Sáb Fev 18, 2006 1:33 am
Localização: porto alegre
Agradeceram: 30 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6216 Mensagem por marcusv » Dom Fev 12, 2023 11:26 am

Alltec e a Rafael fizeram acordo de produção das placas cerâmicas para o Guarani. Agora c vingou e já produzem não sei.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13507
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6217 Mensagem por gabriel219 » Dom Fev 12, 2023 1:12 pm

marcusv escreveu: Dom Fev 12, 2023 11:26 am Alltec e a Rafael fizeram acordo de produção das placas cerâmicas para o Guarani. Agora c vingou e já produzem não sei.
Continuam sendo importadas pela própria Iveco. A Usiminas também se especializou em aço balístico para fornecer a Iveco, mas...




Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 495
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 334 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6218 Mensagem por Aim For The Top » Dom Fev 12, 2023 9:29 pm

Novas variantes do guarani sendo investigadas:

VBTE AMB-MSR
PORTARIA – EME/C Ex Nº 942, DE 12 DE JANEIRO DE 2023
Aprova a Diretriz de Concepção Integrada da Viatura
Blindada de Transporte Especial Ambulância Média
Sobre Rodas e cria o Grupo de Trabalho para
elaboração dos elementos de definição e do Estudo
de Viabilidade (EV) (EB20-D-08.062).
VBE CDT-MSR
PORTARIA – EME/C Ex Nº 943, DE 12 DE JANEIRO DE 2023
Aprova a Diretriz de Concepção Integrada da Viatura
Blindada Especial de Central de Direção de Tiro
Média Sobre Rodas e cria o Grupo de Trabalho para
elaboração dos elementos de definição e do Estudo
de Viabilidade (EV) (EB20-D-08.061).
VBC AAe – MSR
PORTARIA – EME/C Ex Nº 944, DE 12 DE JANEIRO DE 2023
Aprova a Diretriz de Concepção Integrada da Viatura
Blindada de Combate Antiaérea Média Sobre Rodas
e cria o Grupo de Trabalho para elaboração dos
elementos de definição e do Estudo de Viabilidade
(EV) (EB20-D-08.059).
VBE COM-MSR
PORTARIA – EME/C Ex Nº 945, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2023
Aprova a Diretriz de Concepção Integrada da Viatura
Blindada Especial de Comunicações Média Sobre
Rodas e cria o Grupo de Trabalho para elaboração
dos elementos de definição e do estudo de
viabilidade (EV) (EB20-D-08.063).
http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/bole ... 39&act=bre




Editado pela última vez por Aim For The Top em Dom Fev 12, 2023 10:48 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 495
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 334 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6219 Mensagem por Aim For The Top » Dom Fev 12, 2023 10:35 pm

Já existem modificações ao projeto inicial do guarani. As viaturas de produção mais recentes possuem uma placa de blindagem adicional para proteger a suspenção traseira.


Versão inicial de produção
Imagem

E mais recente durante a entrega do guarani de número 500
Imagem
Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36335
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6220 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 13, 2023 2:36 am

As versões Ambulância, Comunicação e Diretora de Tiro estavam previstas desde o início. Agora com o lançamento dos RO da PC, é questão de tempo elas virem na sequência. São veículos padrão em quase todas as OM operacionais conforme reza os manuais do EB.

Talvez aquela venda para os argentinos tenha suscitado algum favorecimento para fazer estás VBE saírem finalmente do papel. O interesse do EA nelas é natural, assim como demais eventuais compradores.

A VBE AAe não estava na lista inicial do projeto, mas faz tempo vem sendo comentada sua proposição. À luz dos últimos acontecimentos não é surpresa que o EB se interesse em tirar do campo teórico essa versão. A saber o nível da necessidade com que será tratada.

Fica agora praticamente só faltando a versão anti carro, que junto com as demais mobilizam as Cia Cmdo e Apoio.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13507
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6221 Mensagem por gabriel219 » Sex Fev 17, 2023 2:33 pm

O Exército Brasileiro, adotou, oficialmente a UT-30BR para o Guarani, segundo a portaria Nº 958, datado do dia 07 de Fevereiro deste ano.




Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6222 Mensagem por jambockrs » Sex Fev 17, 2023 2:38 pm

gabriel219 escreveu: Sex Fev 17, 2023 2:33 pm O Exército Brasileiro, adotou, oficialmente a UT-30BR para o Guarani, segundo a portaria Nº 958, datado do dia 07 de Fevereiro deste ano.
https://www.defesaaereanaval.com.br/exe ... tp-msr-6x6




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36335
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6223 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 19, 2023 2:56 pm

UT30BR é adotada e versão BR2 e antidrone devem sair do papel
Por Paulo Roberto Bastos Jr. -fev 18, 2023

https://tecnodefesa.com.br/ut30br-e-ado ... ment-40064

Tem algumas informações importantes que o Paulo Bastos destaca na matéria. A ver os seus desdobramentos.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36335
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6224 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 23, 2023 2:27 pm

Lendo a Diretriz de Concepção Integrada da VBC AAe MSR, é possível destacar os seguintes trechos relevantes:

1. Serão adquiridos dois tipos de viaturas com base na plataforma Guarani: unidade de tiro e controle e alerta(Rdr e COOAe);
2. A plataforma utilizará apenas mísseis, sendo o sistema adotado os equipamentos em uso de baixa altura no EB, no caso, o RBS-70NG;
3. Os veículos são para emprego nas BiaAAe das bdas mec e bldas;
4. Projeto contempla a aquisição total de 62 bldos, sendo 49 unde tiro e 13 na versão controle e alerta;
5. O GT tem prazo de 120 dias (1o de agosto) para apresentar relatório, podendo ser prorrogado por 30 dias, consecutivamente;
5. Não haverá aquisição de equipamento ou sistema via P&D;
6. Será buscada produtos e soluções via BID naquilo que for de necessário e adequado a escolha do sistema;
7. Os custos totais deverão ser apresentados no relatório, com a disponibilização de recursos sendo feita de forma a combinar oportunamente com a capacidade\diponibilidade orçamentária do EB;
8. A documentação produzida pelo GT tem caráter sigiloso.

Enfim, traduzindo em miúdos, o EB vai pegar o Guarani e usar ele como base para a versão transportável do RBS-70NG.

Imagem

A demanda para as Bia AAe a nível brigada, no papel, é de 4 baterias para a inf mec, 4 baterias para a cav mec e 2 baterias para a cav\inf blda.
Como este bldo será utilizado em nível seção, pode dizer que há a possibilidade de os BIM e RCM operarem seus próprios sistemas dentro das seções AAe nas CiaCmdoAp.
Em todo caso, atualmente, a 15a Bda Inf Mec possui uma bateria AAe orgânica para defesa a nível de GU. No caso das Bda Cav Mec, eu desconheço a existência de tal bateria, a não ser as que no manual devem existir a nível de SU e nos RCM.
No caso da cav\inf blda é estranho estar neste documento visto que veículos SL na forma dos Guepard são a dotação orgânica das Bia AAe existentes. O que um veículo sobre rodas faria ali é no mínimo de se pensar.
Se cada veículo de orientação e controle puder gestar 3 a 4 unidades de tiro, há a possibilidade de se obter até 16 baterias completas. Como o número desta versão está limitado a 13 unidades, é de convir que o número máximo de baterias operacionais será abaixo disso.
A ver como o EB irá dispor a organização destes veículos nas OM AAe mecanizadas, visto que apenas a 15a Inf Mec possui tal OM dedicada, com as demais ainda em estágio de adaptação a mecanização da tropa, e a cav mec não possuindo OM AAe orgânica a nível GU em dua dotação. Assim, é provável que a seção AAe da CiaCmdoAp da brigada possa ser aquinhoada com as VBC AAe MSR.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36335
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#6225 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 23, 2023 2:53 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder