Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
pewdiepie
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 180
Registrado em: Sáb Fev 03, 2018 12:36 pm
Agradeceram: 60 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#181 Mensagem por pewdiepie » Sex Dez 30, 2022 7:25 pm

jambockrs escreveu: Sex Dez 30, 2022 3:46 pm Meus prezados
Pilotos de caças AF-1 da Marinha ganham simulador de voo
Novo simulador do AF-1 deverá proporcionar treinamento dos pilotos de caças em vários procedimentos na Marinha
Imagem
Marinha mantém atividade dos caças AF-1 Skyhawk mesmo sem porta-aviões - Marinha do Brasil
Fico imaginando como será a dinâmica de funcionamento desses simuladores.

"Vamos iniciar o módulo de combate ar-ar, ativem os scripts do míssil Sidewinder"
"S-Senhor... os nossos A-4 não possuem essa capacidade"

"Ora bolas, tudo bem... vamos para o módulo de guerra anti-superfície, ativem os scripts dos bons e velhos Mavericks"
"S-Senhor..."




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60616
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6352 vezes
Contato:

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#182 Mensagem por Túlio » Sex Dez 30, 2022 8:17 pm

pewdiepie escreveu: Sex Dez 30, 2022 7:25 pm

Fico imaginando como será a dinâmica de funcionamento desses simuladores.

"Vamos iniciar o módulo de combate ar-ar, ativem os scripts do míssil Sidewinder"
"S-Senhor... os nossos A-4 não possuem essa capacidade"

"Ora bolas, tudo bem... vamos para o módulo de guerra anti-superfície, ativem os scripts dos bons e velhos Mavericks"
"S-Senhor..."

Maverick eu não sei mas pelo menos Sidewinder tinha, se não me engano era o Lima.


Imagem




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
pewdiepie
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 180
Registrado em: Sáb Fev 03, 2018 12:36 pm
Agradeceram: 60 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#183 Mensagem por pewdiepie » Sáb Dez 31, 2022 9:49 am

Túlio escreveu: Sex Dez 30, 2022 8:17 pm
pewdiepie escreveu: Sex Dez 30, 2022 7:25 pm

Fico imaginando como será a dinâmica de funcionamento desses simuladores.

"Vamos iniciar o módulo de combate ar-ar, ativem os scripts do míssil Sidewinder"
"S-Senhor... os nossos A-4 não possuem essa capacidade"

"Ora bolas, tudo bem... vamos para o módulo de guerra anti-superfície, ativem os scripts dos bons e velhos Mavericks"
"S-Senhor..."

Maverick eu não sei mas pelo menos Sidewinder tinha, se não me engano era o Lima.


Imagem
Algum disparo real? Ou apenas mock-ups?




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60616
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6352 vezes
Contato:

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#184 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 31, 2022 12:51 pm

pewdiepie escreveu: Sáb Dez 31, 2022 9:49 am
Túlio escreveu: Sex Dez 30, 2022 8:17 pm


Maverick eu não sei mas pelo menos Sidewinder tinha, se não me engano era o Lima.


Imagem
Algum disparo real? Ou apenas mock-ups?
É triste dizer mas A ÚNICA fuente que achei foi... UM VÍDEO DO CAIAFA!!! [081] [081] [081] [081]

Para minimizar teu sofrimento com toda aquela conversa mole de listinha de internet, deixei direto no ponto em que menciona os AAMs e, por incrível que possa ser, CONCORDO com o ponto de vista dele: havia Sidewinders (e era o Lima mesmo) mas ou foram disparados em exercícios ou já perderam a validade, e não há nenhum outro integrado à vetusta aeronave.





"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36256
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3134 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#185 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 31, 2022 1:31 pm

Talvez, e bota talvez nisso, os Phyton IV e Derby da FAB sejam repassados ao VF-1 quando os F-5EM de Anápolis começarem a dar baixa, já que os Gripen E\F serão equipados com outros IRIS-T e Meteor.
Mas isso depende de uma negociação, e do interesse, de ambas as forças em fazer a doação e recepção destes sistemas, que obviamente não teriam problema nenhum em ser integrados à arquitetura de sistemas israelense diposta nos A-4.
Com apenas 6 caças disponíveis, sendo 3 biplaces, ceder uma dúzia de mísseis de cada tipo não deve ser algo impossível para a FAB. Se é que vale a pena a esta altura do tempo fazer tal integração, visto a pouca vida restante destas aeronaves.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60616
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6352 vezes
Contato:

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#186 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 31, 2022 2:34 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Dez 31, 2022 1:31 pm Talvez, e bota talvez nisso, os Phyton IV e Derby da FAB sejam repassados ao VF-1 quando os F-5EM de Anápolis começarem a dar baixa, já que os Gripen E\F serão equipados com outros IRIS-T e Meteor.
Mas isso depende de uma negociação, e do interesse, de ambas as forças em fazer a doação e recepção destes sistemas, que obviamente não teriam problema nenhum em ser integrados à arquitetura de sistemas israelense diposta nos A-4.
Com apenas 6 caças disponíveis, sendo 3 biplaces, ceder uma dúzia de mísseis de cada tipo não deve ser algo impossível para a FAB. Se é que vale a pena a esta altura do tempo fazer tal integração, visto a pouca vida restante destas aeronaves.
A ver.
O que te faz crer que uma Força que nem sequer revalidou uns míseros (mas baratos) Sidewinder Lima (os Papa-4 até vai, pois já eram Bravo revalidados e algo despiorados [003]) o vá fazer com Python e Derby, muito mais caros e cuja operacionalidade já deve ter entrado legal no conceito de DUVIDOSA? Para não mencionar os custos adicionais de INTEGRAÇÃO, pois atualmente os "caças" da MIRJ não possuem nada referente a estes mísseis... 🙄




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4831
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 637 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#187 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Dez 31, 2022 2:57 pm

Túlio escreveu: Sáb Dez 31, 2022 2:34 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Dez 31, 2022 1:31 pm Talvez, e bota talvez nisso, os Phyton IV e Derby da FAB sejam repassados ao VF-1 quando os F-5EM de Anápolis começarem a dar baixa, já que os Gripen E\F serão equipados com outros IRIS-T e Meteor.
Mas isso depende de uma negociação, e do interesse, de ambas as forças em fazer a doação e recepção destes sistemas, que obviamente não teriam problema nenhum em ser integrados à arquitetura de sistemas israelense diposta nos A-4.
Com apenas 6 caças disponíveis, sendo 3 biplaces, ceder uma dúzia de mísseis de cada tipo não deve ser algo impossível para a FAB. Se é que vale a pena a esta altura do tempo fazer tal integração, visto a pouca vida restante destas aeronaves.
A ver.
O que te faz crer que uma Força que nem sequer revalidou uns míseros (mas baratos) Sidewinder Lima (os Papa-4 até vai, pois já eram Bravo revalidados e algo despiorados [003]) o vá fazer com Python e Derby, muito mais caros e cuja operacionalidade já deve ter entrado legal no conceito de DUVIDOSA? Para não mencionar os custos adicionais de INTEGRAÇÃO, pois atualmente os "caças" da MIRJ não possuem nada referente a estes mísseis... 🙄
O pessoal tá achando que é só conectar esses mísseis ao A-4, acessar o site da Rafael, baixar e instalar os drivers para o mesmo. Plug and Play!


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60616
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6352 vezes
Contato:

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#188 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 31, 2022 3:15 pm

FIGHTERCOM escreveu: Sáb Dez 31, 2022 2:57 pm

O pessoal tá achando que é só conectar esses mísseis ao A-4, acessar o site da Rafael, baixar e instalar os drivers para o mesmo. Plug and Play!


Abraços,

Wesley
Esqueceste da palavra mágica, cupincha véio: FREEWARE!!! [003] [003] [003] [003]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36256
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3134 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#189 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 31, 2022 4:40 pm

Túlio escreveu: Sáb Dez 31, 2022 2:34 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Dez 31, 2022 1:31 pm Talvez, e bota talvez nisso, os Phyton IV e Derby da FAB sejam repassados ao VF-1 quando os F-5EM de Anápolis começarem a dar baixa, já que os Gripen E\F serão equipados com outros IRIS-T e Meteor.
Mas isso depende de uma negociação, e do interesse, de ambas as forças em fazer a doação e recepção destes sistemas, que obviamente não teriam problema nenhum em ser integrados à arquitetura de sistemas israelense diposta nos A-4.
Com apenas 6 caças disponíveis, sendo 3 biplaces, ceder uma dúzia de mísseis de cada tipo não deve ser algo impossível para a FAB. Se é que vale a pena a esta altura do tempo fazer tal integração, visto a pouca vida restante destas aeronaves.
A ver.
O que te faz crer que uma Força que nem sequer revalidou uns míseros (mas baratos) Sidewinder Lima (os Papa-4 até vai, pois já eram Bravo revalidados e algo despiorados [003]) o vá fazer com Python e Derby, muito mais caros e cuja operacionalidade já deve ter entrado legal no conceito de DUVIDOSA? Para não mencionar os custos adicionais de INTEGRAÇÃO, pois atualmente os "caças" da MIRJ não possuem nada referente a estes mísseis... 🙄
Mas isso depende de uma negociação, e do interesse, de ambas as forças em fazer a doação e recepção destes sistemas, que obviamente não teriam problema nenhum em ser integrados à arquitetura de sistemas israelense diposta nos A-4.
Se é que vale a pena a esta altura do tempo fazer tal integração, visto a pouca vida restante destas aeronaves.
Acho que essas partes respondem a tua pergunta.
No mais, penso que muito já foi falado e publicado sobre o possível destino dos Skyhawk do VF-1. Por agora eu só acredito vendo em qualquer opção que for apresentada como suposta solução para eles.
Como já disse, estes caças com apenas 6 undes não vão durar muito mais tempo. A MB sabe disso, o MD deve saber também. Se o atual governo não deu trela para o assunto, resta saber se o próximo o fará em seu tempo, ou se continua tudo na mesma.
No caso de nada mudar, o que a MB tem em mãos são 6 caças que vão continuar servindo de escola básica para a aviação de caça naval, mantendo a doutrina e formando novos pilotos até que eles possam ser substituídos por um modelo novo, ou usado que se preste a mais do que servir como avião de instrução.
Me parece que a substituição deles deve ser feita somente quando a FAB conseguir resolver todos os seus problemas com o novo lote do Gripen, de forma a tentar envidar um terceiro lote para o VF-1, o que poderá ocorrer já no início da próxima década talvez.
Os A-4 não sobreviverão a esta década para ver os anos 2030. Disto eu tenho certeza.
E se ninguém mais compreende a importância deles para a aviação naval, ao menos o comando da marinha tem.
No Brasil ter ou não defesa aérea nunca foi objeto de preocupação de ninguém mesmo. Por que se incomodariam com os caças da marinha agora :?:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60616
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6352 vezes
Contato:

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#190 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 31, 2022 5:29 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Dez 31, 2022 4:40 pm Por que se incomodariam com os caças da marinha agora :?:

Hmmmmm... porque nem sequer são CAÇAS? [003] [003] [003] [003]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4831
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 637 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#191 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Dez 31, 2022 7:13 pm

Túlio escreveu: Sáb Dez 31, 2022 5:29 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Dez 31, 2022 4:40 pm Por que se incomodariam com os caças da marinha agora :?:

Hmmmmm... porque nem sequer são CAÇAS? [003] [003] [003] [003]
Depois dessa, vou ali tomar uma...

Imagem


Abraços galera!




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
papagaio
Avançado
Avançado
Mensagens: 555
Registrado em: Ter Fev 17, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 34 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#192 Mensagem por papagaio » Sáb Dez 31, 2022 7:21 pm

Eu tive a oportunidade de participar de uma campanha de lançamento de Sidewinder pelo VF-1 e isso faz MUITO tempo.
Na época servia no HS-1 e foi deslocada uma aeronave SH-3 com mergulhadores para servir de aeronave SAR.
O míssil era lançado na área da Barreira do Inferno, Rio Grande do Norte, com todo apoio da FAB.
Era utilizada uma aeronave biplace, sendo um piloto da MB e outro da FAB (do Ensaios em Voo).
O alvo era um Flare lançado por um helicóptero (se não me engano, era um Esquilo da FAB).
Ao longo dos anos isso se tornou rotina, nesse aspecto, era realizada uma campanha anual e foram lançados diversos mísseis.
Foram adquiridos pouco mais de 200 Sidewinder que vieram com as aeronaves do Kwait e os mísseis foram remotorizados por uma empresa nacional (não lembro, acho que Mectron, mas posso estar enganado).
Tenho quase certeza que eram AIM-9G e NÃO AIM-9L.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36256
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3134 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#193 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 31, 2022 7:30 pm

papagaio escreveu: Sáb Dez 31, 2022 7:21 pm Eu tive a oportunidade de participar de uma campanha de lançamento de Sidewinder pelo VF-1 e isso faz MUITO tempo.
Na época servia no HS-1 e foi deslocada uma aeronave SH-3 com mergulhadores para servir de aeronave SAR.
O míssil era lançado na área da Barreira do Inferno, Rio Grande do Norte, com todo apoio da FAB.
Era utilizada uma aeronave biplace, sendo um piloto da MB e outro da FAB (do Ensaios em Voo).
O alvo era um Flare lançado por um helicóptero (se não me engano, era um Esquilo da FAB).
Ao longo dos anos isso se tornou rotina, nesse aspecto, era realizada uma campanha anual e foram lançados diversos mísseis.
Foram adquiridos pouco mais de 200 Sidewinder que vieram com as aeronaves do Kwait e os mísseis foram remotorizados por uma empresa nacional (não lembro, acho que Mectron, mas posso estar enganado).
Tenho quase certeza que eram AIM-9G e NÃO AIM-9L.
O que eu soube à época era que se tratavam de AIM-9H nas quantidades mencionadas por ti.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36256
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3134 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#194 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 31, 2022 7:34 pm

Túlio escreveu: Sáb Dez 31, 2022 5:29 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Dez 31, 2022 4:40 pm Por que se incomodariam com os caças da marinha agora :?:
Hmmmmm... porque nem sequer são CAÇAS? [003] [003] [003] [003]
Caças eles são. E não o deixam de ser pela condição de não possuir os armamentos que podem portar.
Lamentável que uma questão tão simples, quase frugal, tenha permanecido tanto tempo sem solução, ou sequer foi considerada na modernização das poucas unidades selecionadas.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60616
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6352 vezes
Contato:

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#195 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 31, 2022 7:41 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Dez 31, 2022 7:34 pm
Túlio escreveu: Sáb Dez 31, 2022 5:29 pm
Hmmmmm... porque nem sequer são CAÇAS? [003] [003] [003] [003]
Caças eles são. E não o deixam de ser pela condição de não possuir os armamentos que podem portar.
Lamentável que uma questão tão simples, quase frugal, tenha permanecido tanto tempo sem solução, ou sequer foi considerada na modernização das poucas unidades selecionadas.
CAÇAS agora usam prefixo "A" (Attack)? É o dele desde o princípio, seguido pelo nº 4. Mas OK, que sei eu... [003] [003] [003] [003]

PS.: pensava que o F (Fighter) nº 4 fosse este:


Imagem


[018] [018] [018] [018]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Responder