Os dados do perfil da distância no D3 são classificados. O AIM-120D3 incorpora hardware e software atualizado, principalmente na seção de orientação, o projeto visa a substituição dos componentes eletrônicos obsoletos, isso capacitará o míssil a melhorar sua eficácia contra alvos modernos. Como o D3 incorpora melhor capacidade de processamento através dessa atualização integrada isso permite estender o tempo de voo do míssil através de uma trajetória e altitude mais eficiente, por causa dos dados classificados eu pelo menos não sei se o míssil vai passar dos 200 km, eu diria que é bem provável, mas obter maior alcance através de software atualizado não deve ajudar a incrementar um aumento expressivo da distância percorrida, o hardware que foi atualizado não inclui as seções do foguete, a otimização do D3 é através do software adicionando um processamento melhorado para estender o tempo de voo por uma trajetória melhor calculada e uma navegação mais eficiente e adicionando maior precisão por meio de melhorias dos sistemas de guiagem em campo.
Acredito que essa informação vai ser desclassificada quando essa mesma atualização for testada na versão exportável do AIM-120C8.
A atualização no D3 não aumenta a quantidade de propelente ou alteração nas seções propulsoras do míssil, o que certamente incrementaria um maior alcance em excelência per se - onde aqui eu teria certeza dessa afirmação do alcance maior de 200 km, isso está sendo realizado em outros projetos como o AMRAAM-AXE e o AMRAAM-ER(seção dianteira do AIM-120C7 e a seção propulsora de um ESSM) que serão os mísseis complementares do AIM-260, o AMRAAM-ER tem +2x massa propulsora do que um AMRAAM regular, em determinadas trajetórias isso permite lançar o míssil +-2x mais longe do que um AIM-120D, ou seja, estamos falando aqui de alcance de 250-300 km sob condições de lançamentos otimistas.
AMRAAM-ER:
AMRAAM-AXE:
https://aviationweek.com/defense-space/ ... xe-concept