Marinha belga

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36380
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Marinha belga

#46 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 02, 2021 10:41 am

Podendo ou não a MB está se obrigando a reaver suas capacidades de guerra anti minas com o lançamento da base em Itaguai e a força de submarinos indo para lá também. Aratu eu nem sei porque ainda existe já que não há nada ao norte do estado do RJ a não ser forças distritais.
Não seria nada demais transferir o que se tem em Aratu para a nova base no RJ posto que os principais ativos da MB estarão lá, e precisarão necessariamente da proteção da força de minagem e varredura.
Ao menos até que um dia a MB consiga finalmente se desvencilhar do "mau costume" de ser uma marinha de um porto só.
Quem sabe um dia.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 537
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 322 vezes

Re: Marinha belga

#47 Mensagem por Viking » Qui Dez 02, 2021 4:04 pm

FCarvalho escreveu: Qui Dez 02, 2021 10:41 am Podendo ou não a MB está se obrigando a reaver suas capacidades de guerra anti minas com o lançamento da base em Itaguai e a força de submarinos indo para lá também. Aratu eu nem sei porque ainda existe já que não há nada ao norte do estado do RJ a não ser forças distritais.
Não seria nada demais transferir o que se tem em Aratu para a nova base no RJ posto que os principais ativos da MB estarão lá, e precisarão necessariamente da proteção da força de minagem e varredura.
Ao menos até que um dia a MB consiga finalmente se desvencilhar do "mau costume" de ser uma marinha de um porto só.
Quem sabe um dia.

Prezado colega

Em ARATU, que fica praticamente a meio caminho entre os portos e terminais marítimos das regiões sul/sudeste e norte/nordeste, dai a sede da FoMiVr. O objetivo da força e manter livres os acessos aos portos, terminais marítimos e bases navais.
Em ARATU além dos navios varredores existem as seguintes instalações, algumas no estado da arte, em termos de guerra de minas:
1. Estação de desmagnetização, uma das duas do hemisfério sul;
2. Centro de manutenção de minas navais;
3. Laboratórios de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de guerra de minas, entre eles de acústica, magnetização, eletrônica, mecânica, física, química. Estes laboratórios são guarnecidos por cientistas civis e militares. Poucas pessoas conhecem estes laboratórios.
4. Estaleiro soberbo, com elevador de navios, que tem sido responsável pela longevidade da classe ARATU.

Em minha opinião a sede continuaria em ARATU, ampliada e modernizada, e haveria um esquadrão em Itaguaí e outro em Natal. Submarinos podem bloquear com minas os principais portos, terminais e campos de exploração de petróleo do pais.

Sds




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36380
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Marinha belga

#48 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 02, 2021 9:44 pm

A questão Lord é que a MB não consegue manter sequer a base de Aratu hoje, e com essa mobilização da ForSub em Itaguaí, no mínimo deveríamos possuir lá tanto quanto se dispõe em Salvador. Mas nós não temos sequer um cronograma a ser discutido em termos de soluções para a força de minagem e varredura.
Se a tal segunda base da marinha saísse do papel, uma nova base destes navios poderia ser instalada em São Luís, como aventado à época, e poderia ficar responsável pelas área do 4o DN enquanto Aratu ficaria com os 2o e 3o DN. A nova base em Itaguaí seria responsável pelas regiões sudeste e sul. Ao menos assim teríamos uma melhor disposição de meios para proteger efetivamente o litoral sem ter que lançar mão do velho expediente de escolher entre cobrir a cabeça ou os pés.
Um base de desdobramento em Santa Catarina também seria muito bem vinda, e oportuna.
Mas isso sou eu aqui pensando com os meus botões.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder