Todos chupados até o osso.gogogas escreveu: Qua Ago 11, 2021 6:34 am Haverá muitos Black Hawks disponíveis nos próximos anos , o US Army pode ser a fonte do EB , muitos da versão L , podem ser comprados através do FMS !

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
Todos chupados até o osso.gogogas escreveu: Qua Ago 11, 2021 6:34 am Haverá muitos Black Hawks disponíveis nos próximos anos , o US Army pode ser a fonte do EB , muitos da versão L , podem ser comprados através do FMS !
Na mesma entrevista o Comandante da AvEx foi questionado se estavam voando a contento.FCarvalho escreveu: Qua Ago 11, 2021 12:40 pmEu acredito que urge mais do que modernizar a frota de helos, e modernizar a mentalidade do EB em relação a Avex. Os Bavex precisam ter uma estrutura que realmente diga respeito á realidade atual, e não que represente o que lhe gerou há quase 40 anos atrás. Precisamos superar isto com urgência.knigh7 escreveu: Ter Ago 10, 2021 9:50 pm A decisão pelos 16 helicópteros de manobra é para 2024 (ou próximo a isso, vc sabe como são as coisas aqui, né?).
Saem 8 Cougars (até o fim da década ) e 4 BH e entram 16 BH ou AW139.
Como eu escrevi dos 18 sendo transportados pelo BH (e próximo a isso no AW139), considerando a disponibilidade de 2/3, a AvEx vai ganhar 26 assentos. É o suficiente para completar a necessidade do 3º AvEx, o único que ainda não tem a capacidade de desembarcar um escalão de assalto aerotransportado. E por que haverá um incremento lá? Porque cada BAvEx precisa ter a capacidade de desembarcar um escalão de assalto.
Esse problema será sanado ANTES da AvEx ter um helicóptero de ataque dedicado.
Falando sobre escalão de assalto, esse é o maior problema do corte de KC-390: a Brigada PQD precisa de 18 KC-390 para desembarque do escalão. Mesmo se a FAB receber 16, com os C-105, levando em conta a diagonal de manutenção de ambos, não é suficiente. A FAB precisa de um pouco mais. Pelo menos 20.
Um Black Hawk novo, básico, não sai por menos de 21 milhões de dólares. Ou seja, o governo irá realmente financiar uma compra de pelo menos 336 milhões de dólares com a cotação atual, fora CLS e o outros adendos de uma compra assim? No curtíssimo prazo? Duvido. Até porquê, se comprarem para o EB, MB e FAB vão colocar a boca no mundo reclamando pelos seus. Essa conta simplesmente não fecha. Não nesta primeira metade da década. Mesmo se a escolha for pelo AW139 ainda assim a conta fica em mais de uma centena de milhões de dólares. Não tem como fazer isso sem criar um rebuliço entre as forças. Não vejo como. Todo mundo quer arrumar a sua vida em matéria de helos. Para ontem. E não esquecer que ainda temos a Helibrás, que obviamente não vai ficar parada olhando as forças comprarem BH a rodo enquanto tem-se uma linha de montagem aqui dos H225M e todo o investimento feito.
Se podem comprar 16 BH para o EB, com certeza podem também comprar outros 28 H225M que seria o suficiente para suprir as necessidades das 3 forças. Mesmo que a contragosto. Quem é o político que vai dizer não para isso lá em Minas Geais e Brasília? A ver.
Quanto ao KC-390, se o escalão de pqdt se trata de nível batalhão, 18 undes presumo é o que tem de estar disponível na rampa diariamente, 7/24, os 365 dias, correto? Menos que isso e não vamos a lugar algum.
Aliás, eu tenho aqui comigo que isso de cada Bavex transportar apenas uma companhia é superado, e deveríamos evoluir para a capacidade de transportar um batalhão inteiro por Bavex. Ou no mínimo as 3 cia inf de cada batalhão. Isso em matéria de helos nos dá por volta de 15 H225M por Bavex no primeiro caso, ou 21 no segundo, o btl completo.
Imagino que com os acréscimos necessários de undes para manter a disponibilidade acima, seriam necessários de 21 a 32 H225M por Bavex. Mas isto seria uma conta complexa e colocaria nas mãos dos franceses toda a nossa capacidade operacional de voo da Avex. Até por isso defendo a reorganização dos batalhões da aviaçãoo militar, de forma a acrescentar elementos que hoje não dispomos, como os helos de emprgo geral e pesados. Fica mais fácil e equilibrado dividir os fardos desta transporte com mais de um fornecedor.
Como já disse aqui várias vezes, um Mi171A2 pode levar até 37 tropas, enquanto o Mi-38 leva até 40. Para um Bavex, bastaria 16 e 14 undes, respectivamente de cada helo destes. Fazendo os acréscimos necessários, temos uma demanda teórica para 24 a 21 helos para cada Bavex.
Se conseguirmos dispor estes números pelos 4 Bavex atuais, temos em mãos uma boa oportunidade para negociar a total capacitação da Avex em termos de assalto aeromóvel a nível batalhão. Ou podemos continuar nos orgulhando de usar somente material OTAN/Stanag como se isso fosse a maior panacéia do mundo militar.
Aliás, os helos russos hoje podem ser montados de acordo com o gosto do cliente. Com ou sem recursos made in ocidente. Basta pagar.