SYRIA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: SYRIA

#2566 Mensagem por knigh7 » Sáb Dez 26, 2020 5:15 pm





Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: SYRIA

#2567 Mensagem por EDSON » Dom Dez 27, 2020 1:55 pm

Ex-embaixador britânico sobre a continuação da guerra contra a Síria


Imagem


O ex-embaixador britânico na Síria, Peter Ford, entrevistou sobre as políticas que os Estados Unidos e a Grã-Bretanha continuam a seguir na Síria depois que ficou claro que Assad não poderia ser derrubado. Como muitos "ex", Ford fala com muita franqueza sobre a agressão à Síria.

Ex-embaixador britânico: a guerra na Síria continua com ocupação, sanções e propaganda dos EUA

O ex-embaixador britânico na Síria Peter Ford sobre como os Estados Unidos e seus aliados continuam a travar guerra com a Síria por meio de sanções sádicas, a ocupação militar ilegal dos EUA, o encobrimento da OPAQ e propaganda da mídia que esconde a brutalidade.
A Síria e seus aliados evitaram uma mudança de regime, mas os EUA e seus aliados continuam a atormentar a população síria com duras sanções em todos os aspectos da vida civil e da ocupação militar americana do celeiro do nordeste da Síria. Peter Ford, o ex-embaixador britânico na Síria, analisa o estado da guerra dos intermediários na Síria e a campanha de propaganda de cal em curso.
Convidado: Peter Ford, um veterano corpo diplomático britânico que serviu como Embaixador Britânico na Síria de 2003 a 2006.

DESCRIÇÃO

AARON MATE: Bem-vindo ao Pushback. Sou Aaron Mate. Peter Ford se junta a mim. Ele é um ex-embaixador britânico na Síria e agora copresidente da British Syrian Society. Peter, bem-vindo ao Pushback.

PETER FORD: Obrigado, Aaron. Estou honrado por estar no seu programa.

AARON MATE: Estou honrado em vê-lo e quero lhe perguntar muito.
Deixe-me começar com sua compreensão geral do estado atual da Síria. A maior parte da guerra por procuração acabou, mas agora uma nova frente surgiu - essas sanções econômicas que estão impedindo a reconstrução da Síria. E você ainda tem insurgentes no controle da grande província de Idlib, bem como da ocupação americana no nordeste da Síria. Como você geralmente avalia a situação na Síria agora, quase 10 anos após o início da guerra por meio de intermediários?

PETER FORD: Bem, as coisas realmente não mudam há um ano. Desde que as forças do governo sírio reclamaram uma parte do sul de Idlib em março, um impasse de fato surgiu. Neste ponto, o exército turco interveio e efetivamente encerrou as hostilidades. Mas hoje a situação é tal que as forças do governo sírio controlam cerca de 70% do território do país. Há um grupo de combatentes jihadistas no controle da província de Idlib e alguns locais nas províncias vizinhas, e você tem um grande - o que eu chamo de leste selvagem da Síria - um grande triângulo de terra por mil milhas. A fronteira turca e depois a fronteira com o Iraque, e na verdade é um protetorado dos EUA. Lá estão tropas americanas, apoiadas no terreno principalmente pela milícia curda, as chamadas Forças Democráticas da Síria.
E com sua presença, eles impedem o avanço das forças do governo sírio. Como resultado, o povo sírio está privado das enormes reservas de petróleo e grãos deste triângulo, território. Portanto, a guerra do ano passado foi mais uma guerra econômica do que militar.

AARON MATE: E o representante dos EUA que está deixando a coalizão anti-IS, enviado James Jeffrey, ele recentemente deu uma série de entrevistas nas quais expôs a estratégia dos EUA na Síria de forma bastante explícita. Eu quero citar para você o que ele diz.
Ele diz: "Na verdade, em primeiro lugar, é uma negação da vitória militar do governo de Assad ... E, claro, aumentamos o isolamento e a pressão de sanções sobre Assad, aderimos à linha de recusar ajudar na reconstrução, e o país precisa desesperadamente disso. Você vê o que aconteceu com a libra síria, você vê o que aconteceu com toda a economia. Portanto, foi uma estratégia muito eficaz. "
Quais são seus comentários sobre isso?

PETER FORD: Bem, é absolutamente repulsivo do ponto de vista moral. Isso é completamente chocante. Reconhecendo que a estratégia dos EUA era punir o povo sírio na esperança de chegar a Assad dessa forma.Esta política foi eficaz no sentido de que o povo sírio sofre todos os dias. Longas filas para pão, longas filas para gasolina. A política de sanções e negação de ajuda na reconstrução tem se mostrado eficaz, mas que tipo de políticas estão tentando imobilizar um país inteiro? Isso é um jargão porque nem funciona.
A experiência de 10 anos neste conflito mostra que o governo sírio é incrivelmente resiliente. Eles estiveram presos neste conflito muitas vezes e os retiraram principalmente porque garantiram o apoio das amplas massas da população síria. Assad não vai ceder à pressão econômica renovada.É completamente ilusório acreditar que essa política cínica e sem alma possa funcionar. Portanto, é um fracasso, mesmo em seus próprios termos, se o objetivo é provocar uma mudança de regime na Síria. Não vai funcionar. Enquanto isso, isso causa um sofrimento terrível. O sofrimento na Síria hoje é comparável ao que foi testemunhado no Iraque na véspera da guerra no Iraque.

AARON MATE: E esta situação no Iraque obrigou os dois coordenadores da ONU que controlavam esta política a renunciar porque chamaram a política dos EUA de sanções contra o Iraque de genocídio. Mas não vemos o mesmo protesto hoje sobre as sanções dos EUA à Síria, quando, como James Jeffrey declara abertamente, o objetivo é a reconstrução. Você poderia entrar em detalhes sobre as implicações materiais disso, o que significa no nível de base tentar reconstruir a Síria, já que há relatos de longas filas para obter pão e necessidades básicas, as pessoas não têm combustível, os médicos precisam contrabandear suprimentos médicos para o país.

PETER FORD: Isso mesmo. Os criadores das sanções, os governos ocidentais que aplicam as sanções, principalmente os Estados Unidos e o Reino Unido, afirmam que há benefícios médicos, mas esta é uma declaração cínica. Eles estão bem cientes de que, na prática, as sanções restringem os fornecedores. O que não é ... é impossível especificar o texto da legislação sobre sanções que proíbem o comércio de bens humanitários. No entanto, o efeito - em particular devido ao efeito dissuasor sobre os bancos - os bancos não entrarão em quaisquer transações em dólares com a Síria. E muitos, muitos fornecedores de dispositivos médicos estão se contendo. Até mesmo algumas organizações humanitárias, como a Anistia Internacional, que geralmente apóia governos ocidentais, reclamam disso. Isso é um escândalo. E a hipocrisia das reivindicações de benefícios médicos é de tirar o fôlego, Aaron.

AARON MATE: Eu quero saber mais sobre James Jeffrey. Ele também, ao sair, admitiu em outra entrevista que havia enganado a Casa Branca e o público sobre os níveis de tropas americanas dentro da Síria.
Ele disse: "Sempre brincamos com manequins para não deixar claro para os nossos líderes quantas tropas temos lá."
Qual é o propósito das tropas americanas na Síria agora? Trump foi muito franco ao falar sobre o roubo de petróleo da Síria. Mas qual é o objetivo geopolítico aqui? Porque não é apenas o petróleo em si, mas o que esse petróleo significa para a Síria. É também uma região que produz uma boa quantidade de trigo para a Síria. Comida, se bem entendi.

PETER FORD: Certo.As tropas estão presentes aqui principalmente como um impedimento, portanto, se as forças do governo sírio avançarem, podem encontrar vários soldados americanos, levando a uma intervenção massiva da Força Aérea dos EUA. É a isso que tudo se resume. Eles nem precisam de muitas tropas para estabelecer um cordão. No entanto, é interessante que os arquitetos dessa política no governo permanente dos EUA acharam necessário enganar o chefe do ramo executivo, o presidente, e mantê-lo no escuro sobre os números. Trump parecia ter a impressão de que havia algumas centenas de militares, quando na verdade o número era mais de dois, três, quatro mil.Portanto, o engano que está ocorrendo - em todos os níveis - faz de mim, como ex-embaixador e membro do sistema britânico, uma impressão avassaladora. Eu acho isso completamente incrível.
Mas Jeffrey está certo em sua avaliação cínica de que a presença dessas forças cria uma grande vantagem geoestratégica para os Estados Unidos, no sentido de que confunde os russos que estão tentando normalizar as condições na Síria. Então, se você tomar como ponto de partida que todo o objetivo da guerra é evitar que a Rússia ganhe, então sim, essa política é eficaz até certo ponto. Mas se você disser, como muitos políticos dizem, que o objetivo é encerrar o conflito, então o oposto é verdadeiro.
Essencialmente, Jeffrey estava falando sobre o plano A dos EUA, como ele o chamou, para prolongar o conflito, para evitar uma resolução em termos que podem não favorecer a solução preferida dos EUA - livrar-se de Assad. Este é o plano A; ele foi muito franco sobre isso. O plano B era estabelecer algum tipo de regime fantoche ; ele não deu muitas pistas sobre quem realmente substituiria Assad. E isso não é surpreendente, porque o Plano B é uma caixa vazia. Ninguém espera; não há Mandela nos bastidores na Síria. Há um grupo de fanáticos islâmicos contra os quais os Estados Unidos estão supostamente lutando. Este é o plano B.

AARON MATE: Qual você acha que foi o propósito da guerra por procuração? Você foi o Embaixador britânico na Síria de 2003 a 2006. Em seguida, falou-se de desentendimentos entre Assad e o Ocidente. Isso não aconteceu. Por que você acha que os EUA e seus aliados gastaram tanto dinheiro e energia nesta guerra por meio de intermediários? O New York Times o chama de um dos programas de ação secreta mais caros da história da CIA. De acordo com o The Washington Post, a CIA tinha um orçamento de quase US $ 1 bilhão por ano para uma guerra por meio de intermediários na Síria. Qual você acha que era o objetivo?

PETER FORD: Ok, vou lhe dizer que não é.Não é política dos EUA estabelecer um governo democrático na Síria, porque não há perspectiva para isso, desde que os EUA apóiem ​​efetivamente os fanáticos islâmicos e enquanto apoiem regimes em outros países do Oriente Médio, como o regime feudal da Arábia Saudita. Não, não se trata de democracia. É ajudar Israel, por um lado, e marcar pontos contra a Rússia, por outro. E no final das contas, da perspectiva dos Estados Unidos, é aqui que está toda a guerra.
Israel, aparentemente, porque a Síria era rebelde, insistindo no retorno a Israel de seu território perdido - as Colinas de Golã - e dando firme apoio aos palestinos. Portanto, a Síria nunca poderia ser perdoada por esses pecados. E por 50 anos a Rússia e a Síria têm sido muito próximas. Mas tenho certeza de que se a Síria em algum momento se oferecer para mudar de cavalo, os Estados Unidos apoiarão Assad hoje.

AARON MATE: Eu queria saber sua opinião sobre o escândalo OPAQ. Foi disso que falei em detalhes: inspetores da OPCW investigando um suposto ataque com armas químicas na cidade de Duma em abril de 2018. Essa foi a base para os ataques dos Estados Unidos à Síria no mesmo mês. As provas desses inspetores foram retidas e retirados da investigação. E essas acusações de ataques com armas químicas na Síria foram muito importantes para a narrativa geral usada para apoiar a guerra fantoche e agora justificam sanções contra a Síria que deveríamos impor sanções a este regime que usa armas químicas contra seu próprio povo. Eu me pergunto se você acompanhou essa polêmica sobre a Duma e a supressão das próprias descobertas da OPAQ e de seus próprios pesquisadores, e o que você acha?

PETER FORD: Sim, armas químicas na Síria, o problema foi muito jogado com a questão que está sendo jogada com o Iraque. E, no mundo, a amnésia para o Iraque, arma inexistente de destruição em massa, é a prova do dossiê de Colin Powell apresentado à ONU. É como o Dia da Marmota quando você ouve alegações sobre o uso de armas químicas por Assad.
Primeiro, seria inútil para Assad usar armas químicas; só poderia ser um gol contra. Se ele quisesse provocar uma intervenção ocidental séria, não teria seguido um caminho diferente. Você tem que ser incrivelmente perverso ou iludido para acreditar que Assad poderia ter sido tolo o suficiente para fazer uma coisa - usar armas químicas - que poderia ou possivelmente levaria à sua destruição.
E eu simplesmente não posso acreditar porqueo que vimos, estou bastante convencido, é uma fraude elaborada. Uma série de boatos. É muito significativo que nenhum dos alegados casos de uso de armas químicas tenha sido investigado in loco por qualquer uma das Nações Unidas ou outras investigações internacionais, com uma exceção - a Duma. Por que a Duma? Por ser um pedaço de território que as forças governamentais conseguiram ocupar imediatamente após o suposto incidente, os Estados Unidos e seus aliados não conseguiram deter os investigadores internacionais. Isso não os impediu de bombardear a Síria; eles continuaram sem esperar que os investigadores internacionais chegassem ao local.E uma vez que testemunhamos uma tentativa elaborada de fornecer uma base lógica e uma justificativa a posteriori para sanções, as políticas brutais que discutimos anteriormente.

AARON MATE: O que você acha do relativo silêncio da mídia sobre isso? Escrevemos muito sobre isso na Zona Cinza. O falecido Robert Fisk cobriu ligeiramente esse assunto para o The Independent; ele realmente desembarcou na Duma logo após o suposto ataque e encontrou evidências de cenas sendo representadas no hospital. Mas mesmo que as evidências desses inspetores tenham vazado desde então. Portanto, tornou-se claro para o público que os inspetores que foram à Duma chegaram a uma conclusão completamente diferente da que foi tornada pública, as principais evidências e dados foram censurados e descobertas falsas e não confirmadas foram inseridas para informar falsamente o público. que foi essencialmente um ataque químico à Síria. Mas, mesmo assim, a mídia em sua maior parte, especialmente no Ocidente, quase nada diz sobre essa história.

PETER FORD: Bem, além de ser um ex-diplomata britânico, também sou um ex-funcionário da ONU. Trabalho para a agência de refugiados das Nações Unidas no Oriente Médio há oito anos e isso não me surpreende nem um pouco. Porque eu vi de dentro do mecanismo da ONU como as potências ocidentais, e especialmente os Estados Unidos, estão torcendo os braços. Você não pode ter uma carreira de muito sucesso na ONU se às vezes transforma os Estados Unidos em um inimigo sendo honesto. E, portanto, sempre será extremamente fácil para uma organização como a OMS manipular os Estados Unidos e seus aliados, incluindo meu próprio país. Muitas vezes eles fazem isso junto com seu pessoal.
Mas às vezes alguém, uma pessoa honesta e decente, entra na rede, e foi exatamente o que aconteceu neste caso. Eesses senhores redigiram um relatório afirmando que encontraram evidências que correspondiam ao incidente encenado e não ao incidente real. E desde então eles foram denegridos, condenados e intimidados. E a campanha contra a verdade continua e continua.

AARON MATE: Bem, a propósito, recentemente houve uma série de podcasts da BBC chamada “Mayday” que entrevistou você. Foi nojento para mim também. E ele dedicou um episódio à verdadeira difamação desses inspetores da OPCW, tentando justificar a alegação de que houve um ataque químico na Duma. Mas o resto da série se concentrou em restaurar a imagem dos Capacetes Brancos e de seu falecido fundador James Le Mesurier, um ex-oficial militar britânico. E os "capacetes brancos" realmente desempenharam um papel nesses incidentes de ataques químicos, porque tanto no caso da Duma quanto no ano anterior em Khan Sheikhoun, os "capacetes brancos" transmitiram os dados e as evidências que foram usados ​​nos relatórios finais, chamados justifique a narrativa. que houve um ataque químico. E no caso da Duma, há até evidências de que que os "capacetes brancos" estiveram envolvidos na encenação de uma cena em um hospital na Duma, a fim de criar a falsa impressão de que um ataque químico havia ocorrido. E há até um produtor da BBC chamado Riam Dalati, que afirma ter encontrado evidências de que a cena do hospital foi definitivamente encenada com os capacetes brancos, embora ele nunca tenha postado. Mas estou interessado em sua opinião sobre os "capacetes brancos", quem são e seu papel nas acusações de ataque químico na narrativa geral da guerra por procuração na Síria.

PETER FORD: Os capacetes brancos desempenham um papel absolutamente crítico nos esforços do Ocidente para minar a Síria com essas acusações de uso de armas químicas. Acho que basicamente o que aconteceu é que os governos ocidentais perceberam isso, após a estreia no Iraque, que se eles fossem usar declarações sobre ADM, armas químicas, o que quer que seja, novamente, eles teriam que mostrar algum tipo de "arma fumegante".
E esse é o papel dos "capacetes brancos". Eles criaram fotos falsas dos incidentes falsos que constituem a arma fumegante. E isso é absolutamente necessário para que a propaganda justifique o bombardeio e a implacável pressão econômica e militar sobre a Síria. Sem esses chamados depoimentos, vídeos encenados, relatos de testemunhas oculares fornecidos por "Capacetes Brancos", esta história seria ainda menos confiável do que é agora. Mas este é um pequeno investimento para o governo dos EUA e outros países ocidentais em comparação com suas taxas. Eles financiam Capacetes Brancos cerca de US $ 50 milhões por ano. Isso é pequeno em comparação com o que eles consideram uma vantagem para colocar a Síria de joelhos.

AARON MATE: E eu tive que salientar que os "capacetes brancos" são conhecidos em todo o mundo como um grupo de resgate. E fazem documentários sobre eles. Um deles até ganhou um Oscar. E há imagens deles resgatando civis de edifícios bombardeados pela Síria ou Rússia, o que cria uma narrativa muito forte deles como nobres salvadores. No entanto, o que emergiu dos relatos dentro da Síria, bem como da história da morte do fundador dos capacetes brancos, James Le Mesurier, é um lado mais sinistro: há um vídeo deles trabalhando ao lado de jihadistas, incluindo execuções em cidades controladas por jihadistas. No caso de Le Mesurier, ele estava envolvido em fraude financeira. Ele admitiu isso por e-mail pouco antes de sua morte. E há até perguntas sobre como ele morreu. Considerado suicídio, mas ele também possivelmente apenas caiu de seu prédio. Não está claro, mas como você se sente sobre quem Le Mesurier realmente foi e o que os capacetes brancos realmente fizeram na Síria?

PETER FORD: Sim. Um personagem interessante. Na verdade, mal posso esperar pela adaptação para o cinema. A BBC acaba de tweetar esta série de rádio de 15 partes. E tenho certeza que será um filme fantástico e podemos nos divertir com o elenco. Eu digo que estou interpretando a mim mesmo, por favor, se vocês estão ouvindo, cineastas. A propósito, sei que já existe um magnata de Hollywood interessado, e ele está por trás do financiador da série da rádio BBC. Talvez Tom Cruise jogue Le Mesurier de graça.
Mas todo esse "quem fez isso", sobre quem chutou ... ou como Le Mesurier encontrou sua morte, é, eu acho, uma distração bastante divertida da história real.Ele está claramente interferindo com seus conselheiros de segurança britânicos. Afogar-se não é a melhor opção de carreira. E roubar grandes quantias de dólares não era muito inteligente. Então eu acho que tenho certeza que é por isso que a série da BBC foi encomendada pelos curadores do Le Mesurier, porque eles tiveram que caiar não apenas os capacetes brancos, mas também James Le Mesurier.

AARON MATE: Sim, eles também me atacaram e atacaram meu colega Max Blumenthal. Você teve uma entrevista difícil com eles. E foi interessante que na série sobre "capacetes brancos" eles também decidiram dedicar um episódio inteiro ao incidente com Duma. E eu realmente aprendi com isso que os "capacetes brancos" na verdade confirmavam várias coisas.
Em primeiro lugar, os "capacetes brancos" transmitiram o testemunho e as evidências do incidente na Duma. Além disso, o fundador dos Capacetes Brancos afirmou ter dado as coordenadas dos corpos das vítimas encontradas na Duma. Ele alegou tê-lo entregue à OPAQ e que essas coordenadas foram entregues ao governo sírio, embora eu nunca tenha visto nenhuma confirmação oficial em qualquer lugar de que o local da sepultura tenha sido divulgado.
Então, para mim, este podcast deu alguns novos detalhes interessantes e apenas levantou mais questões. E uma de suas fontes era um cara anônimo que afirma trabalhar para a OPCW e atacou os inspetores informantes. Ele também atacou o primeiro CEO da OPCW, José Bustani, que os defendeu. E isso me fez pensar que quem estava por trás dos capacetes brancos provavelmente também relacionou esse suposto funcionário da OPCW com a BBC. Estou me perguntando se você tem alguma opinião sobre isso.

PETER FORD:Sim, sinto-me encorajado pelo fato de os governos ocidentais terem feito grandes esforços com uma ferramenta de propaganda - a companhia de televisão estatal britânica BBC. É muito gratificante que nossos esforços sejam considerados tão prejudiciais à estratégia do capacete branco. E, como mencionei antes, eles são essenciais para todos os esforços. Se os "capacetes brancos" forem desacreditados, toda a estratégia começa a ruir. Portanto, os ataques dessas pessoas são normais.

AARON MATE: Com a saída de Donald Trump e a chegada de Joe Biden, você vê alguma perspectiva de mudança de política em relação à Síria? O secretário de Estado de Biden, é claro, será Tony Blinken, que tem sido um forte defensor do aumento da mediação dos EUA na Síria na guerra, ainda mais do que foi feito no final das contas. Como você avalia qual será a estratégia dos EUA sob Biden e você acha que haverá algum desvio da estratégia de Trump?

PETER FORD: Definitivamente, não estou otimista. Acho que é mais provável que a situação piore do que melhore.
Provavelmente veremos apenas uma continuação do status quo. A política atual será simplesmente expandida. Ou seja, a política descrita pelo Embaixador Jeffrey: uma tentativa de prolongar o conflito, impedir Assad de obter uma vitória militar, a continuação da guerra econômica, tentar colocar Assad de joelhos e forçá-lo a assinar uma nota de suicídio que seria a aceitação de eleições nos termos dos EUA. Estou confiante de que essa política continuará.
Mas a questão permanece se a política se tornará ainda mais aventureira e intervencionista, com uma base de vários milhares de soldados já ocupando partes da Síria. Temo muito que Biden possa ficar tentado a aumentar esses números, colocar pressão militar sobre as forças do governo sírio e criar mais zonas de exclusão aérea. Na verdade, já existe uma zona de exclusão aérea em um grande triângulo de território ocupado pelas forças dos EUA e aliados curdos. Uma tentativa poderia ser feita para criar uma zona de exclusão aérea em Idlib, o que seria irônico. Isso significaria que os EUA ... bem, a Força Aérea dos EUA seria a ala aérea da Al Qaeda.
Mas já vimos isso durante o conflito na Síria. Portanto, definitivamente não estou otimista. E temo que as coisas possam piorar. Trump, apesar de todos os seus erros, repetidamente tentou seriamente reduzir - até mesmo parar - a presença militar dos EUA na Síria, mas um governo profundo o impediu. Sim, esta não é uma perspectiva muito boa.

AARON MATE: Peter Ford, ex-embaixador britânico na Síria e agora copresidente da British Syrian Society, muito obrigado.

PETER FORD: Muito obrigado, Aaron. Você fez algumas perguntas interessantes lá.

AARON MATE: Estou tentando fazer isso. Eu realmente aprecio o seu tempo. Então obrigado.





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36477
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3153 vezes

Re: SYRIA

#2568 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 27, 2020 8:37 pm

A ver se as coisas mudam na Síria quando o Joe chegar a Casa Branca.

Aliás, não creio que o exército sírio não marche para o leste por causa dos americanos. Eles não fazem isso porque não tem como, ainda, controlar todo o pais sem tirar tropas da frente oeste do país onde são mais necessárias, e obviamente, da defesa de Damasco.

Mas como os russos pela região já algum tempo, eles mataram dois coelhos com uma só pedrada, já que tiraram dos curdos a liberdade literal que tinham, e ainda limitaram a dos americanos, que não andam mais a vontade por lá. Não sem a sombra russa por perto.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: SYRIA

#2569 Mensagem por knigh7 » Qui Jan 14, 2021 12:49 pm





Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9343
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: SYRIA

#2570 Mensagem por Brasileiro » Qui Jan 14, 2021 2:25 pm

FCarvalho escreveu: Dom Dez 27, 2020 8:37 pm A ver se as coisas mudam na Síria quando o Joe chegar a Casa Branca.

Aliás, não creio que o exército sírio não marche para o leste por causa dos americanos. Eles não fazem isso porque não tem como, ainda, controlar todo o pais sem tirar tropas da frente oeste do país onde são mais necessárias, e obviamente, da defesa de Damasco.

Mas como os russos pela região já algum tempo, eles mataram dois coelhos com uma só pedrada, já que tiraram dos curdos a liberdade literal que tinham, e ainda limitaram a dos americanos, que não andam mais a vontade por lá. Não sem a sombra russa por perto.
Se o exército sírio marchar a leste o mesmo vai ser massacrado de forma implacável e não vão nem saber de onde estarão vindo as bombas. Duvido que vai acontecer.

O que eles precisam é da ajuda turca. Como assim? Se a Turquia envia uma invasão maciça no norte, os americanos não vão fazer nada, isso se não bateram em retirada, como já fizeram. Os curdos quando se sentiram traídos neste aspecto, abriram tudo para os russos.
Nessa situação aceitam ajuda do exército sírio e deixam os americanos no vácuo. E assim, meio que na parceira, o SAA entra do outro lado, assume as fronteiras, levando os russos junto, e o exército americano se retira por ficar exposto e sem função.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60687
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6377 vezes
Contato:

Re: SYRIA

#2571 Mensagem por Túlio » Qui Jan 14, 2021 2:38 pm

Brasileiro escreveu: Qui Jan 14, 2021 2:25 pm
FCarvalho escreveu: Dom Dez 27, 2020 8:37 pm A ver se as coisas mudam na Síria quando o Joe chegar a Casa Branca.

Aliás, não creio que o exército sírio não marche para o leste por causa dos americanos. Eles não fazem isso porque não tem como, ainda, controlar todo o pais sem tirar tropas da frente oeste do país onde são mais necessárias, e obviamente, da defesa de Damasco.

Mas como os russos pela região já algum tempo, eles mataram dois coelhos com uma só pedrada, já que tiraram dos curdos a liberdade literal que tinham, e ainda limitaram a dos americanos, que não andam mais a vontade por lá. Não sem a sombra russa por perto.
Se o exército sírio marchar a leste o mesmo vai ser massacrado de forma implacável e não vão nem saber de onde estarão vindo as bombas. Duvido que vai acontecer.

O que eles precisam é da ajuda turca. Como assim? Se a Turquia envia uma invasão maciça no norte, os americanos não vão fazer nada, isso se não bateram em retirada, como já fizeram. Os curdos quando se sentiram traídos neste aspecto, abriram tudo para os russos.
Nessa situação aceitam ajuda do exército sírio e deixam os americanos no vácuo. E assim, meio que na parceira, o SAA entra do outro lado, assume as fronteiras, levando os russos junto, e o exército americano se retira por ficar exposto e sem função.
Eu pensaria duas vezes, os Republicanos amam DINHEIRO, os Democratas amam SANGUE (dos outros, de preferência :mrgreen: ): aposto que o futuro (espero eu, vai saber) POTUS Biden vai restabelecer coisas de que hoje sentimos muita falta, tipo o Big Stick que nos permitia ODIAR DE PAIXÃO os EUA... :lol: :lol: :lol: :lol:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Poti
Avançado
Avançado
Mensagens: 466
Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 124 vezes

Re: SYRIA

#2572 Mensagem por Poti » Seg Jan 18, 2021 5:19 pm

FCarvalho escreveu: Dom Dez 27, 2020 8:37 pm A ver se as coisas mudam na Síria quando o Joe chegar a Casa Branca.

Aliás, não creio que o exército sírio não marche para o leste por causa dos americanos. Eles não fazem isso porque não tem como, ainda, controlar todo o pais sem tirar tropas da frente oeste do país onde são mais necessárias, e obviamente, da defesa de Damasco.

Mas como os russos pela região já algum tempo, eles mataram dois coelhos com uma só pedrada, já que tiraram dos curdos a liberdade literal que tinham, e ainda limitaram a dos americanos, que não andam mais a vontade por lá. Não sem a sombra russa por perto.
Carvalho, acho que a presença americana é um real impeditivo. O que os Sírios podem fazer nas localidades ocupadas pelos americanos? Atirar neles? Expulsá-los à força?
É possível para o exercito sírio expulsar localidades com algumas dezenas de americanos? Certamente sim, mas e depois?
Para fazer uma comparação, se o Mike Tyson está sentado jantando, posso ir lá e dar um tapa na cara dele? Posso, mas e depois?

EUA é um gigante militar e qualquer soldadinho isolado, não é um soldadinho isolado e sim um tentáculo de um enorme polvo.




Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7468
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 93 vezes

Re: SYRIA

#2573 Mensagem por FOXTROT » Dom Abr 25, 2021 10:02 am

Um incidente que não teve repercussão aqui, porém, está envolto em mistério e é muito grave.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
https://internacional.estadao.com.br/no ... %20vizinho.




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7468
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 93 vezes

Re: SYRIA

#2574 Mensagem por FOXTROT » Dom Abr 25, 2021 10:12 am

http://www.hispantv.com/noticias/asia-o ... sia-israel

Sistemas de guerra rusos paralizan la Cúpula de Hierro israelí
El sistema de guerra electrónica de Rusia, Krassuja-4.


Informe enfatiza que el sistema de guerra electrónica de Rusia paralizó el sistema antimisiles israelí Cúpula de Hierro en el reciente ataque lanzado desde Siria.

El ejército israelí informó el jueves que un misil lanzado desde Siria cayó en el sur de los territorios ocupados, activando así las sirenas de ataque aéreo cerca del reactor nuclear israelí, Dimona, situado en el norte de desierto del Néguev (sur de Palestina).

Rusia instala sistemas de guerra electrónica en Siria ante Israel
“Rusia ha utilizado con éxito su equipo de guerra electrónica contra el sistema antimisiles israelí Cúpula de Hierro”, ha reportado este sábado el portal web ruso de aviación Avia.Pro.

Cúpula de Hierro israelí, más débil que nunca: No pudo interceptar ni solo un misil
La fuente ha añadido, asimismo, que ninguno de los 12 complejos pudo interceptar el sistema de misiles de defensa aérea S-200 ruso lanzado desde el país árabe.

‘Cúpula de Hierro israelí, ineficaz ante misiles de la Resistencia’
Por su parte, en unas declaraciones públicas, el ministro de asuntos militares israelí, Benny Gantz, reconoció el jueves que los intentos de Tel Aviv por interceptar el misil fracasaron, “este es un caso un poco más complejo”, subrayó.

“Ataque a Dimona reveló talón de Aquiles de defensa israelí” | HISPANTV
“Ataque a Dimona reveló talón de Aquiles de defensa israelí” | HISPANTV
El reciente ataque con misiles cerca de la planta nuclear Dimona reveló la incapacidad y el “talón de Aquiles” de los sistemas antimisiles de Israel, reza un informe.


Rusia ya tiene desplegados una serie de sistema de guerra electrónica en la ciudad de Tartus (oeste de Siria) para que misiles israelíes no alcancen sus objetivos en el país levantino.

Después de dicho ataque, la defensa antiaérea del Ejército de Siria informó que repelió un ataque con misiles del régimen de Israel contra las inmediaciones de Damasco, la capital.

Sin embargo, la incapacidad de Israel para dar una respuesta adecuada a los ataques con misiles no es una novedad y no se limita al caso de Siria, pues un portavoz del ejército israelí ha confirmado este sábado que el Cúpula de Hierro solo pudo interceptar 6 de 36 cohetes lanzados desde la Franja de Gaza.

shz/fmk/hnb




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
ECorreia
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 265
Registrado em: Qui Fev 22, 2018 12:31 am
Agradeceram: 50 vezes

Re: SYRIA

#2575 Mensagem por ECorreia » Ter Jun 08, 2021 6:52 pm

World
Syrian defenses intercept Israeli missile strike over Damascus -state media
Reuters
June 8, 2021
6:30 PM -03


Syrian air defenses on Tuesday intercepted an Israeli missile strike over Damascus, the Syrian capital, state media reported, while military defectors said the missiles may have targeted Iranian-backed militias.
https://www.reuters.com/world/middle-ea ... 021-06-08/




Avatar do usuário
ECorreia
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 265
Registrado em: Qui Fev 22, 2018 12:31 am
Agradeceram: 50 vezes

Re: SYRIA

#2576 Mensagem por ECorreia » Qui Jun 10, 2021 8:40 pm





Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: SYRIA

#2577 Mensagem por knigh7 » Ter Out 12, 2021 4:58 pm





Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: SYRIA

#2578 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 06, 2021 11:25 pm

Hoje à noite o porto de Latakia foi atacado por caças israelenses. A base aérea russa de Khemeimim fica a apenas 20km.


Qualquer dia a AAAe russa de lá reage. Não quero nem ver o rolo que vai dar...

O.mundo está ficando cada.vez mais quente.





Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: SYRIA

#2579 Mensagem por knigh7 » Sex Jan 07, 2022 7:53 pm

07.01.2022
MORE THAN 30 RUSSIAN AIRSTRIKES HIT ISIS CELLS IN CENTRAL SYRIA

https://southfront.org/more-than-30-rus ... ral-syria/




Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 708
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceram: 185 vezes

Re: SYRIA

#2580 Mensagem por LM » Seg Jan 24, 2022 7:35 pm

=> https://fb.watch/aKUMSojLfm/

RUSSOS E SÍRIOS EM OPERAÇÃO AÉREA
Síria
24 de Janeiro de 2022

Na primeira missão operacional conjunta das Forças Aéreas Russas e Sírias, levada a efeito a 24 de Janeiro de 2022, podemos assistir às actividades, a partir da Base Aérea de Khmeimim (que partilha infra-estruturas com o Aeroporto Internacional Bassel Al-Assad, em Latakia), de aeronaves russas Sukhoi Su-35 ("Flanker-E"), Sukhoi Su-34 ("Fullback"), e de um Beriev A-50U ("Mainstay"), um importante recurso de AEW&C ("Airborne Early Warning and Control", "Sistema Aéreo de Alerta e Controlo"); e, a partir da Base Aérea de Al-Dumayr, a 40 Km a nordeste de Damasco, de caças sírios Mikoyan-Gurevich MiG-23 ("Flogger") BN/MLD e MiG-29 ("Fulcrum") SMT/M.

Os Su-35 aparece equipados com mísseis ar-ar Vympel R-77 ("AA-12 Adder"), de longo-alcance, guiados por radar; e R-73 ("AA-11 Archer"), de curto-alcance, guiados por infra-vermelhos. Os Su-34 aparecem equipados com conjuntos de 4 bombas convencionais, não guiadas, OFAB 250-270, de 250 Kg; e, na extremidade das asas, com "pods" Khibiny (L-175V) de contra-medidas electrónicas (ECM). O Beriev A-50U, com o seu radar sobre a fuselagem, com um diâmetro de 9 metros, e com um tripulação de 15 elementos, consegue um alcance de detecção de 650 km para alvos aéreos e de 300 km para alvos terrestres. A unidade do A-50 que surge no vídeo é conhecida como o "33 Red" (c/n 0043454618, l/n 41-05), e estava antes afecto ao 144.º apsDRLO ("Airborne Early Warning Aviation Regiment), sediado em Ivanovo-Severny, na Rússia.

Esta missão levou estes recursos russos e sírios em patrulha até à zona de fronteira nos Montes Golã.

Vídeo via Ministério da Defesa da Federação Russa




Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Responder