ALX versus Pilatus PC-21

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Quem é o melhor: ALX ou Pilatus PC-21

Esta enquete foi concluída em Qua Fev 16, 2005 12:19 am

ALX Super Tucano
17
81%
Pilatus PC-21
4
19%
 
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Carlos
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ALX versus Pilatus PC-21

#1 Mensagem por Carlos » Qua Jan 26, 2005 11:48 pm

Olá a todos,

Estava dando uma olhada no Pilatus PC-21 que deve ser o grande concorrente do Super Tucano no mercado internacional. Não sei o bastante sobre o Pilatus, mas parece que possui características muito parecidas com o nosso Super Tucano.


Cabine:

Super Tucano:

Imagem

Pilatus PC-21:

Imagem


Aeronaves:

Pilatus

Imagem


Super Tucano

Imagem


Dados técnicos.

Pilatus

Crew: Two
Dimensions: Length 36 ft 8.5 in (11.19 m); Height 12 ft 10 in (3.91 m); Wing Span 28 ft 9 in (8.77 m); Wing Area 160.38 sq ft (14.9 sq m)
Engines: One Pratt & Whitney Canada PT6A-68B turboprop rated at 1,600 shp (1,200 kW) (1962 ESHP thermodynamic)
Weights: Basic Empty 4,960 lb (2,250 kg); Maximum Take-off (acrobatic) 6,834 lb (3,100 kg); Maximum Take-off (utility) 9,370 lb (4,250 kg)
Armament: Four underwing hardpoints and one centreline hardpoint for various stores.
Performance: Maximum operating Speed (VMO) 370 kts (685 kph); Maximum operating Mach number 0.72 M; Design dive speed 420 kts/0.8 M; Maximum level speed 340 kts at 10,000 ft (3,048 m); Speed at sea level in cruise power 300 kts; Stall speed less than 80 kts (gear and flaps down); Maximum rate of climb at sea level in excess of 4,000 ft/min (1219 m/min); Service ceiling 38,000 ft (11,580 m); Range with full fuel, on typical training sortie, in excess of 700 nm (805 mls, 1295 km).

Super Tucano.

Dimensions

Wingspan 11.14m ,Length 11.42m, Height 3.90m, Empty weight 2,420kg
Super Tucano Pratt and Whitney Canada PT6A-68A turboprop, 969 kW
ALX Pratt and Whitney Canada PT6A-68/3 turboprop, 1,600shp
Propeller Hartzell five blade, constant speed, reversible pitch propeller.
Fuel capacity 695 litres
Performance
Range over 1,500km
Endurance 6hrs 30mins
Cruising speed 530km/h
Maximum speed 560km/h
Manoeuvrability +7G and –3.5 G
Maximum takeoff weight, clean 3,160kg
Maximum takeoff weight utility 4,918kg
Rate of climb 4,750 ft/min
Weapons
Hardpoints 5
Maximum external load 1,500kg
Guns two wing-mounted 12.7mm machine guns
Other Weapons general purpose bombs and guided air-to-air and air-to-ground missiles
FLIR AN/AAQ-22 SAFIRE


O Super Tucano parece melhor, já que foi criado tendo como base o ambiente úmido da amazonia. O Pilatus pode levar armamento em quatro cinco pontos duros, mas nunca o vi com armamentos.

Qual a opinião de vocês?

Fontes:

http://www.airforce-technology.com/projects/pc_21/

http://www.airforce-technology.com/proj ... er_tucano/

http://www.spotter.com.br/militar/Militar_0261.jpg




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#2 Mensagem por Sniper » Qui Jan 27, 2005 10:17 am

Sem bairrismo pelo fato de ser Brasileiro, mas sem dúvidas os dois são ótimos aviões! Cabines modernas de 4ª geração... Não sei sobre as características de armamento do Pilatus muito menos se ele pode disparar mísseis ar-ar. Fico com o ALX Super Tucano por ele ser mais robusto tendo em vista os requisitos de operação para ambientes quentes e úmidos (o terror dos componentes eletrônicos! :twisted: )
Pode disparar mísseis ar-ar, e existem rumores de tambémpoder disparar bombas guiadas do tipo Lizard (não se tem confirmação!)

Abraços!




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#3 Mensagem por Luso » Sáb Jan 29, 2005 7:28 pm

O ALX seria um excelente substituto para o fraquinho Epsilon da Força Aérea Portuguesa. Ficaria muito contente ao ver esse avião brasileiro com a Cruz de Cristo.

Cumprimentos.




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#4 Mensagem por Paisano » Dom Jan 30, 2005 10:37 pm

Aleluia!!! Até que enfim o homem conseguiu chegar ao Defesa Brasil!!! :lol:

Seja bem-vindo Luso. [009]




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ALX Vs. PC-21

#5 Mensagem por Guilten » Dom Fev 06, 2005 4:00 pm

Fala Galera,

Sinceramente, nunca tinha visto este Pilatus antes, apesar de já ter lido sobre ele e saber que a fábrica planejava desenvolver um concorrente para o ALX. Confesso que fiquei impressionado com o PC-21, mas isso não significa que eu prefira ele ao ALX.
Gostei muito do Design do avião suíço, muito arrojado, esguio e limpo. Também achei interessante sua aviônica, no estado-da-arte, "full glass cockpit". Mas formei meu juízo sobre a questão analisando alguns argumentos:
- Realmente, o desenho do PC-21 é bonito, mas isso não quer dizer que ele funcione. Não sou engenheiro, mas acho que o visual "parrudo" do ALX seja mais funcional para suas missões. O avião suíço e bonito, mas parece meio frágil, fica difícil imaginar ele fazendo acrobacias completamente armado de mísseies e bombas, uma coisa que o ALX faz rotineiramente.
- Segundo, não acho o PC-21 mais moderno que o ALX só por ele possuir mais um EFIS. Isso é redundante em minha opnião, parece jogada de Marketing, pois até o F-16 Block 50/52 possui dois DISPLAYS, e nem por isso deixa de ser um senhor avião. Pra min o ALX faz a mesma coisa, ou até mais, com menos.
Então, querendo ou não parecer um nacionalista cego, sem dúvida nenhuma fico com o ALX. Em minha humilde opnião, ele não deve nada para o PC-21, e tomara que a Embraer e também a FAB continuem a realçar suas qualidades operacionais, por que vale a pena.

Abraços!!




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#6 Mensagem por Barao Vermelho » Qui Fev 10, 2005 3:15 pm

Caros amigos,
sem duvida são duas notaveis aeronaves.
No aspecto de avionicos, ambas se equivalem, sendo que não vejo o PC-21 como uma aeronave de combate, ele passa a impressão de ser fragil, talves excelente para treinamento de pilotos, ao quanto que o ALX é sem duvida uma aeronave de combate, muito mais robusta, um caçador de verdade.

Sem palavras, prefiro o ALX.




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#7 Mensagem por nemesis » Sex Fev 11, 2005 1:54 am

os dois são bons aviões, mais com certeza o alx se enquadra perfeitamente no teatro de operações sulamericano, mais quanto ao pucara argentino? quais são suas capacidades, alguem ja oviu falar de algum dogfight entre o tucano e esse vetor as vezes tão esquecido pela literatura aeronautica brasileira? e se ele não foi esquecido alguem pode me indicar alguma biografia....




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#8 Mensagem por Barao Vermelho » Sex Fev 11, 2005 8:45 am

Caro Amigo Nemesis,
em 1998 tive a oportunidade de dar manutenção nos motores de duas aeronaves Pucará, da FAA a qual me cativou em diversos pontos, os quais valerão o evio de uma foto do projeto para a EMBRAER.

Saliento que gostei muito da aeronave, certamente a EMBRAER, dentro desse projeto poderia fazer coisa muito melhor usando a eletrônica do ALX, Radar do AMX, Motores mais potentes, Hud, introdução de uma boa blindagem, tipo a já desenvolvida para o ALX etc...

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#9 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Fev 12, 2005 12:44 am

Barao Vermelho escreveu:Caro Amigo Nemesis,
em 1998 tive a oportunidade de dar manutenção nos motores de duas aeronaves Pucará, da FAA a qual me cativou em diversos pontos, os quais valerão o evio de uma foto do projeto para a EMBRAER.

Saliento que gostei muito da aeronave, certamente a EMBRAER, dentro desse projeto poderia fazer coisa muito melhor usando a eletrônica do ALX, Radar do AMX, Motores mais potentes, Hud, introdução de uma boa blindagem, tipo a já desenvolvida para o ALX etc...


Olá Paralamas (hehehe, que piada podre...),


A Embraer usar o CONCEITO do Pucará, até seria plausível, obviamente se ela tivesse quem bancasse e comprasse o produto.

Entretanto, o projeto do Pucará é oriundo da Déc. de 60, e como tal, é TOTALMENTE ultrapassado! Seria o equivalente à modernizar o projeto do Bandeirante!

Mas, certamente o IA-58D, ou "Pucará Delta", uma MLU desenvolvida pela LMAASA é bastante interessante, e torna o uso do Pucará ainda operacionalmente eficiente, no restante de vida útil que lhe resta!




Atte.
André R. Finken Heinle

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#10 Mensagem por nemesis » Sáb Fev 12, 2005 1:40 pm

valeu barão :wink:




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#11 Mensagem por Barao Vermelho » Seg Fev 14, 2005 10:36 am

Caro FinkenHeinle,
a aeronave Pucara Delta ou MLU, como o amigo fala nada mais é que o mesmo projeto do Pucara
só que com uma nova suíte instrumental e novos motores, e alguns ajustes na estrutura,
ficando esta aeronave fiel em cerca de 95% ao projeto ariginal.
O processo de modificação do qual participei, foi classificado como Pucará MLU ou Pucará Delta OK!
Uma das aeronaves foi fotografada na época para uso em uma portagem da revista Aero Espacio.


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Abraços....




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Re: ALX versus Pilatus PC-21

#12 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jun 02, 2021 10:46 am

PC-21 – What it's Like to pull 7.5 G's in the Next Generation Trainer with a Test Pilot?





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

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Re: ALX versus Pilatus PC-21

#13 Mensagem por Cassio » Qua Jun 02, 2021 12:59 pm

Está comparação não faz sentido sem ter em mente uma pergunta.... Para qual missão?




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Re: ALX versus Pilatus PC-21

#14 Mensagem por Túlio » Qua Jun 02, 2021 5:37 pm

Cassio escreveu: Qua Jun 02, 2021 12:59 pm Está comparação não faz sentido sem ter em mente uma pergunta.... Para qual missão?
Notes que a comparação começou e terminou em inícios de 2005 :!:, meses antes de ATÉ EU me registrar no DB. Há outros tópicos mais apropriados para isso, assim, o nosso ganda @cabeça de martelo recebe o seu merecidíssimo prêmio:

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