Coronavirus

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2397
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 680 vezes

Re: Coronavirus

#3391 Mensagem por EduClau » Dom Jan 24, 2021 3:26 pm

No começo e por um tempo fui meio incrédulo com essa epidemia (ainda tenho minhas dúvidas e teorias), mas tenho tomado conhecimento de casos demais de muitas pessoas, mais ou menos próximas, uns quatro conhecidos faleceram.

A doença evolui de modo diferente, um colega que estudou comigo chegou com uns 50% do pulmão comprometido no começo da tarde, por sorte o médico já internou e no início da noite já estava com mais de 75% segundo ele, ficou 16 dias internado e agora, vários meses depois (acho que até devo ter postado a história aqui na época), ele está fazendo fisioterapia pois a chance de desenvolver fibrose é alta.

Minha esposa é da saúde e um médico que trabalha com ela contraiu, ficaram em estado grave ele a esposa e a sogra (que faleceu), ele já é idoso mas era ativo e ela fala que é impressionante o estado que ele ficou, um lado do corpo semi paralisado e agora usa bengala.

Outro amigo da minha idade (baterista da minha banda) também teve, junto com a esposa, a maior queixa dos dois foram dores de cabeça muito fortes que não passavam com nada, sem maiores consequências ao que parece, idem outra pessoa de minhas relações na época do natal ficou bem ruim, essa semana agora outro conhecido que estava meio sumido apareceu e disse que também ficou duas semanas em UTI e quase morreu, ainda não está bem.

Chama atenção nessa nova escalada de casos países como Portugal ou Alemanha que passaram pela primeira onda sem a gravidade de outros como BR e EUA agora apresentam números altos de mortos, a maioria da Europa e Américas convergiu e está chegando ou passando dos 1000 mortos/milhão. Era de se esperar que se algum protocolo de tratamento ou medicação tenha tido alguma eficiência mediana ele já estaria disseminado e não parece ser o caso.

sds.




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8636
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: Coronavirus

#3392 Mensagem por prp » Dom Jan 24, 2021 7:19 pm

Túlio escreveu: Dom Jan 24, 2021 2:27 pm
P44 escreveu: Dom Jan 24, 2021 2:10 pm O "Milagre Português" superou a "Hecatombe Brasileira", hoje, no número de óbitos por milhão de habitantes.
Caí duro quando li a notícia: vinte e poucos mortos POR MILHÃO num dia específico: PUTZ, aqui a qualquer dia morre mais gente/milhão por tiroteios ligados ao tráfico de drogas e outros tantos por overdose, fora mais um tanto que é surpreendido furtando/roubando para sustentar o vício e reage (ou seja, morre trafica, adicto, ladrão e gente decente, que não é só puliça).

Mas o perigo é o coronga... [079] [079] [079] [079]
Em 2019 foram 40 mil mortes violentas no país.
Em menos de um ano o coronavirus matou mais de 200 mil pessoas.

O problema em que enfiamos é que toda hora um solta uma falsa simetria ao vento e os incautos pegam como verdade absoluta.
Quando é só um de um forum qualquer não tem problema, o buraco é mais em baixo quando isso é feito por quem tem poder de influência sobre milhões de brasileiro.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: Coronavirus

#3393 Mensagem por Túlio » Dom Jan 24, 2021 7:31 pm

prp escreveu: Dom Jan 24, 2021 7:19 pm
Em 2019 foram 40 mil mortes violentas no país.
Em menos de um ano o coronavirus matou mais de 200 mil pessoas.
Melhorou muito, então, pois em 2016, segundo o próprio Ministério da Saúde foram mais de 300 mortes por milhão (causas violentas). Segundo Gergely Hideg, do Small Arms Survey, no entanto, ano passado foram mais de SETENTA MIL pessoas mortas violentamente, ou seja, pelo jeito voltamos aos mais de 300 por milhão....
prp escreveu: Dom Jan 24, 2021 7:19 pm O problema em que enfiamos é que toda hora um solta uma falsa simetria ao vento e os incautos pegam como verdade absoluta.
Quando é só um de um forum qualquer não tem problema, o buraco é mais em baixo quando isso é feito por quem tem poder de influência sobre milhões de brasileiro.

FATO! Eis aí a diferença entre o Túlio no DB e o Átila nas grandes redes. [009]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8636
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: Coronavirus

#3394 Mensagem por prp » Dom Jan 24, 2021 7:48 pm

Túlio escreveu: Dom Jan 24, 2021 7:31 pm
prp escreveu: Dom Jan 24, 2021 7:19 pm
Em 2019 foram 40 mil mortes violentas no país.
Em menos de um ano o coronavirus matou mais de 200 mil pessoas.
Melhorou muito, então, pois em 2016, segundo o próprio Ministério da Saúde foram mais de 300 mortes por milhão (causas violentas).
prp escreveu: Dom Jan 24, 2021 7:19 pm O problema em que enfiamos é que toda hora um solta uma falsa simetria ao vento e os incautos pegam como verdade absoluta.
Quando é só um de um forum qualquer não tem problema, o buraco é mais em baixo quando isso é feito por quem tem poder de influência sobre milhões de brasileiro.

FATO! Eis aí a diferença entre o Túlio no DB e o Átila nas grandes redes. [009]
Esse número que você postou deve ser de todas as causas violentas, inclusive acidentes de trânsito.
Eu coloquei causas violentas porque assim estava descrito na reportagem. Mas na verdade em 2019 foram em torno de 40 mil assassinatos. (2019 são os dados mais recentes). Desconheço outra causa morte ligada ao tráfico e facções criminosas.
O IPEA tem dados de 2017, sendo que neste ano teve uma média de 31 assassinatos por 100 mil habitantes de um total de 65 mil assassinatos em 2017.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: Coronavirus

#3395 Mensagem por Túlio » Dom Jan 24, 2021 7:56 pm

prp escreveu: Dom Jan 24, 2021 7:48 pm

Esse número que você postou deve ser de todas as causas violentas, inclusive acidentes de trânsito.
Eu coloquei causas violentas porque assim estava descrito na reportagem. Mas na verdade em 2019 foram em torno de 40 mil assassinatos. (2019 são os dados mais recentes). Desconheço outra causa morte ligada ao tráfico e facções criminosas.
O IPEA tem dados de 2017, sendo que neste ano teve uma média de 31 assassinatos por 100 mil habitantes de um total de 65 mil assassinatos em 2017.
Não, o termo usado foi HOMICÍDIO (claro, alguém deve ter passado por cima de alguém com um caminhão de propósito também, vai saber). E ano passado foi pior ainda, voltamos aos mais de 300 por milhão, e repito: HOMICÍDIOS!




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8636
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: Coronavirus

#3396 Mensagem por prp » Dom Jan 24, 2021 8:06 pm

Túlio escreveu: Dom Jan 24, 2021 2:27 pm
P44 escreveu: Dom Jan 24, 2021 2:10 pm O "Milagre Português" superou a "Hecatombe Brasileira", hoje, no número de óbitos por milhão de habitantes.
Caí duro quando li a notícia: vinte e poucos mortos POR MILHÃO num dia específico: PUTZ, aqui a qualquer dia morre mais gente/milhão por tiroteios ligados ao tráfico de drogas e outros tantos por overdose, fora mais um tanto que é surpreendido furtando/roubando para sustentar o vício e reage (ou seja, morre trafica, adicto, ladrão e gente decente, que não é só puliça).

Mas o perigo é o coronga... [079] [079] [079] [079]
Então é isso mesmo.
Túlio escreveu: Dom Jan 24, 2021 7:56 pm
prp escreveu: Dom Jan 24, 2021 7:48 pm

Esse número que você postou deve ser de todas as causas violentas, inclusive acidentes de trânsito.
Eu coloquei causas violentas porque assim estava descrito na reportagem. Mas na verdade em 2019 foram em torno de 40 mil assassinatos. (2019 são os dados mais recentes). Desconheço outra causa morte ligada ao tráfico e facções criminosas.
O IPEA tem dados de 2017, sendo que neste ano teve uma média de 31 assassinatos por 100 mil habitantes de um total de 65 mil assassinatos em 2017.
Não, o termo usado foi HOMICÍDIO (claro, alguém deve ter passado por cima de alguém com um caminhão de propósito também, vai saber). E ano passado foi pior ainda, voltamos aos mais de 300 por milhão, e repito: HOMICÍDIOS!
Você está certo, são trezentos homicídios por milhão de habitantes (anual) no Brasil.
O Coronavirus ultrapassou 1000 mortes por milhão de habitantes (menos de um ano de pandemia).




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Coronavirus

#3397 Mensagem por knigh7 » Dom Jan 24, 2021 8:08 pm

Penguin escreveu: Sáb Jan 23, 2021 11:10 pm

- A Anvisa aprovou a Coronavac e nas palavras dela atestou a qualidade, segurança e eficácia da vacina. Entre os milhares de testados com a vacina no Brasil e no exterior não houve nenhuma complicação de saúde. Logo ela foi considerada segura. O mesmo não se pode dizer da CQ e HCQ em dosagem elevadas necessária para ter algum afeito antiviral.

- A Anvisa ainda não aprovou a Sputnik V (a tendência é que aprove, pois diversos outros países já aprovaram).
- A mesma Anvisa não aprovou o uso de CQ/HCQ e ivermectina, ozônio, homeopatia, cachaça com mel, vodka, catuaba, masturbação* e outros para combater a Covid. A menos que saia um novo estudo com aceitação metodológica e que seja aprovado, insistir com esses tratamentos é perder tempo e colocar vidas em risco.

Duplo padrão seria concordar com a segurança de uma vacina ainda não avaliada e aprovada pela Anvisa como a Sputnik V e concordar com esses tratamentos sem comprovação de eficácia (segurança não passa, pois CQ/HCQ e outros em dosagens altas são perigosos). No momento em que a vacina tem seu uso aprovado, não há sentido em falar em duplo padrão.



*:
Imagem

Então vamos pegar o relatório da ANVISA que está acessível ao público?
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assunto ... al-4-1.pdf

Eu vou colocar o capítulo da eficácia e segurança da CoronaVac na íntegra e por favor não picote e não pince frases, ok?

Imagem

Imagem


E pelo trabalho da FioCruz o Governo Federal nunca foi contra a vacinas para o COVID.




Editado pela última vez por knigh7 em Dom Jan 24, 2021 8:36 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Coronavirus

#3398 Mensagem por knigh7 » Dom Jan 24, 2021 8:13 pm

Brasil passa Índia proporcionalmente em doses da vacina da Covid-19 aplicadas

Anna Satie, da CNN em São Paulo


https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021 ... -aplicadas




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: Coronavirus

#3399 Mensagem por Túlio » Dom Jan 24, 2021 8:17 pm

prp escreveu: Dom Jan 24, 2021 8:06 pm
Você está certo, são trezentos homicídios por milhão de habitantes (anual) no Brasil.
O Coronavirus ultrapassou 1000 mortes por milhão de habitantes (menos de um ano de pandemia).
Vou te dizer um negócio: eu não acho que o coronga é uma PIADA, apenas também não sou sensível a nenhum tipo de HISTERIA e desta eu zombo SIM.

Claro que é uma doença, mas é brabo de levar a sério com o carnaval que andam fazendo. Penses na "Espanhola", que matou dezenas de milhões em um só ano (e a população mundial era de cerca de 1/4 da atual), e na AIDS, que passou décadas com taxa de letalidade acima dos 90% e vejas se tem comparação.

Não é nem nunca foi sobre Saúde.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Coronavirus

#3400 Mensagem por knigh7 » Dom Jan 24, 2021 8:30 pm

Túlio escreveu: Dom Jan 24, 2021 8:17 pm
prp escreveu: Dom Jan 24, 2021 8:06 pm
Você está certo, são trezentos homicídios por milhão de habitantes (anual) no Brasil.
O Coronavirus ultrapassou 1000 mortes por milhão de habitantes (menos de um ano de pandemia).
Vou te dizer um negócio: eu não acho que o coronga é uma PIADA, apenas também não sou sensível a nenhum tipo de HISTERIA e desta eu zombo SIM.

Claro que é uma doença, mas é brabo de levar a sério com o carnaval que andam fazendo. Penses na "Espanhola", que matou dezenas de milhões em um só ano (e a população mundial era de cerca de 1/4 da atual), e na AIDS, que passou décadas com taxa de letalidade acima dos 90% e vejas se tem comparação.

Não é nem nunca foi sobre Saúde.
E no meio da década de 80 nem a Ciência conhecia direito as formas de transmissão da AIDS...ainda não se sabia se poderia passar com um beijo ou gotículas de saliva (podia ter uma lesão na gengiva, etc).




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: Coronavirus

#3401 Mensagem por Túlio » Dom Jan 24, 2021 8:59 pm

knigh7 escreveu: Dom Jan 24, 2021 8:30 pm
E no meio da década de 80 nem a Ciência conhecia direito as formas de transmissão da AIDS...ainda não se sabia se poderia passar com um beijo ou gotículas de saliva (podia ter uma lesão na gengiva, etc).
Aí é que está, as pessoas nem vivenciaram a época e portanto, do alto de sua vasta sabedoria Googlesca, não têm a menor ideia da nóia em que vivíamos; no começo era chamada de Praga Gay (pelos próprios GAYS, alguns dos quais espalhavam que o vírus tinha sido criado nos EUA para exterminá-los) até que começou a morrer muié e até criança (especialmente recém-nascidos, problema que suspeito existir até hoje) e ninguém sabia com certeza se era só através de contato sexual ou se outros fluidos (como o suor) também transmitiam.

Eu, que já era AP, tinha que algemar e conduzir preso segurando na algema suada e morrendo de medo de pegar esse troço (necas de luvas) e, pesteado, ter que ouvir alguém cochichando "PQP, então o Túlio é viado?" ainda por cima. Foi quando comecei a doar sangue e a ÚNICA época em minha vida na qual cheguei a considerar SUICÍDIO, pois preferia morrer assim do que ir murchando e ser zoado por uma coisa que nunca fui. Bastava me ligarem do Banco de Sangue para ter o que chamávamos na época de "conversinha" e eu ia estourar os miolos. Nos 90 um Colega chamado Orguim doou, recebeu um telefonema no serviço e o cochicho começou, ninguém queria mais trabalhar com ele; como era um grande cupincha e me jurou que nunca tinha dado a bunda (sem problemas para acreditar, um negão feio como um demônio mas que tinha uma lábia FEROZ, pegava gata que nem eu conseguia), fui com ele ao Banco de Sangue, onde explicaram que era HEPATITE!

Deu trabalho pra segurar o infeliz (eu já era vacinado), pois queria quebrar tudo lá, especialmente a cara do Médico e da recepcionista que fez a ligação, pois depois de um grande MEDO vem uma grande RAIVA. No trabalho mais treta e dê-le eu a amansar o hôme, porque briga num ambiente onde todo mundo está armado não costuma acabar bem.

Aliás, se curou da hepatite e é meu Amigo até hoje. Mas só quem viveu aqueles dias SABE o que é paranóia por um troço desgraçado de letal e que ainda deixa a gente com uma baita má fama antes de bater as botas; quem passou por aquilo, a meu ver, tem todo o direito do mundo de achar que os chorões de hoje não passam de uns frutinhas, que veem um filminho no YT, umas tabelinhas e já saem aos gritinhos agudos de "AI MEU DEUS AI MEU DEUS AI MEU DEUS". [057]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2397
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 680 vezes

Re: Coronavirus

#3402 Mensagem por EduClau » Dom Jan 24, 2021 9:27 pm

Perdi um conhecido e uma amiga pro HIV, fazem uns 20 anos, o duro da moça é que ela era casada com um noia picador que passou pra ela e o infeliz tá por aí até hoje (a última noticia do desgracado é que tinha se mudado pro interior).

Sds.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: Coronavirus

#3403 Mensagem por Túlio » Dom Jan 24, 2021 9:38 pm

EduClau escreveu: Dom Jan 24, 2021 9:27 pm Perdi um conhecido e uma amiga pro HIV, fazem uns 20 anos, o duro da moça é que ela era casada com um noia picador que passou pra ela e o infeliz tá por aí até hoje (a última noticia do desgracado é que tinha se mudado pro interior).

Sds.
Isso me lembrou dos então chamados (pelo menos aqui no RS) "Vampiros da AIDS" que, após receberem sua sentença de morte (ser avisado de que tinha o bicho era o mesmo que dizer "melhor ir comprando um caixão"), tentavam passar para o máximo possível de pessoas; como existia quem tinha o troço mas não desenvolvia sintomas (lembra algo atual, não? 8-] ), as outras pessoas pegavam, caguetavam e era descoberto que o cara sabia que tinha a doença e transmitia de propósito. Foi gente em cana por causa disso, e o "tratamento" dado pelos outros presos fez o que a doença não tinha conseguido... ☠




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Coronavirus

#3404 Mensagem por Penguin » Dom Jan 24, 2021 9:49 pm

Túlio escreveu: Dom Jan 24, 2021 8:59 pm
knigh7 escreveu: Dom Jan 24, 2021 8:30 pm
E no meio da década de 80 nem a Ciência conhecia direito as formas de transmissão da AIDS...ainda não se sabia se poderia passar com um beijo ou gotículas de saliva (podia ter uma lesão na gengiva, etc).
Aí é que está, as pessoas nem vivenciaram a época e portanto, do alto de sua vasta sabedoria Googlesca, não têm a menor ideia da nóia em que vivíamos; no começo era chamada de Praga Gay (pelos próprios GAYS, alguns dos quais espalhavam que o vírus tinha sido criado nos EUA para exterminá-los) até que começou a morrer muié e até criança (especialmente recém-nascidos, problema que suspeito existir até hoje) e ninguém sabia com certeza se era só através de contato sexual ou se outros fluidos (como o suor) também transmitiam.

Eu, que já era AP, tinha que algemar e conduzir preso segurando na algema suada e morrendo de medo de pegar esse troço (necas de luvas) e, pesteado, ter que ouvir alguém cochichando "PQP, então o Túlio é viado?" ainda por cima. Foi quando comecei a doar sangue e a ÚNICA época em minha vida na qual cheguei a considerar SUICÍDIO, pois preferia morrer assim do que ir murchando e ser zoado por uma coisa que nunca fui. Bastava me ligarem do Banco de Sangue para ter o que chamávamos na época de "conversinha" e eu ia estourar os miolos. Nos 90 um Colega chamado Orguim doou, recebeu um telefonema no serviço e o cochicho começou, ninguém queria mais trabalhar com ele; como era um grande cupincha e me jurou que nunca tinha dado a bunda (sem problemas para acreditar, um negão feio como um demônio mas que tinha uma lábia FEROZ, pegava gata que nem eu conseguia), fui com ele ao Banco de Sangue, onde explicaram que era HEPATITE!

Deu trabalho pra segurar o infeliz (eu já era vacinado), pois queria quebrar tudo lá, especialmente a cara do Médico e da recepcionista que fez a ligação, pois depois de um grande MEDO vem uma grande RAIVA. No trabalho mais treta e dê-le eu a amansar o hôme, porque briga num ambiente onde todo mundo está armado não costuma acabar bem.

Aliás, se curou da hepatite e é meu Amigo até hoje. Mas só quem viveu aqueles dias SABE o que é paranóia por um troço desgraçado de letal e que ainda deixa a gente com uma baita má fama antes de bater as botas; quem passou por aquilo, a meu ver, tem todo o direito do mundo de achar que os chorões de hoje não passam de uns frutinhas, que veem um filminho no YT, umas tabelinhas e já saem aos gritinhos agudos de "AI MEU DEUS AI MEU DEUS AI MEU DEUS". [057]
De fato havia uma paranoia.
Tirando os grupos de risco que se expunham por opção e que eram a maioria dos infectados (sexo sem proteção e usuários de drogas injetáveis), de fato também havia gente que involuntariamente estava mais exposto do que outros: gente que precisava de transfusão de sangue, pessoal médico e pessoal de segurança. Ou seja, quem lidava com o sangue alheio no trabalho.

O problema de doenças como o Covid é que podem infectar facilmente como uma gripe e possuem capacidade de causar estrago em um número relevante de pessoas.

Hoje a mortalidade é menor que durante a gripe espanhola porque o nosso grau de conhecimento é muito maior que naquela época.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Coronavirus

#3405 Mensagem por knigh7 » Seg Jan 25, 2021 12:18 am

Túlio escreveu: Dom Jan 24, 2021 9:38 pm
EduClau escreveu: Dom Jan 24, 2021 9:27 pm Perdi um conhecido e uma amiga pro HIV, fazem uns 20 anos, o duro da moça é que ela era casada com um noia picador que passou pra ela e o infeliz tá por aí até hoje (a última noticia do desgracado é que tinha se mudado pro interior).

Sds.
Isso me lembrou dos então chamados (pelo menos aqui no RS) "Vampiros da AIDS" que, após receberem sua sentença de morte (ser avisado de que tinha o bicho era o mesmo que dizer "melhor ir comprando um caixão"), tentavam passar para o máximo possível de pessoas; como existia quem tinha o troço mas não desenvolvia sintomas (lembra algo atual, não? 8-] ), as outras pessoas pegavam, caguetavam e era descoberto que o cara sabia que tinha a doença e transmitia de propósito. Foi gente em cana por causa disso, e o "tratamento" dado pelos outros presos fez o que a doença não tinha conseguido... ☠
Lembro-me que a minha escola obrigava a todos durante as aulas a assistirem a uns documentários sobre a AIDS.Até foi uma psicóloga falar sobre o assunto (E na década de 80, sendo que ainda havia controvérsia quanto ao modo de transmissão)...

Naquela época, o infectado em geral passava por 3 fases (pois era uma sentença de morte):

1-O choque;
2-A fase da revolta: ele tendia a passar para os outros (por isso que era para nós termos cuidado) porque achava que foi sacaneado, injustiçado;
3-A fase da resignação e volta à espiritualidade, quando ele já estava em fase terminal.




Responder