Capacidade de Mobilização

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
motumbo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 211
Registrado em: Qui Dez 19, 2013 10:14 am
Agradeceram: 36 vezes

Re: Capacidade de Mobilização

#76 Mensagem por motumbo » Ter Dez 24, 2013 10:01 am

Claro que é uma metáfora que eu fiz, mas me perdoem, 20mil novos fuzis para um pais do nosso tamanho com 200mi de habitantes, é bem pouquinho, vale ressaltar as declarações de um Gel do EB, em certas regiões estamos como na idade da pedra, nos estamos mal, muito mal, é só isso que eu estou tentando dizer.




Imagem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Capacidade de Mobilização

#77 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 24, 2013 10:34 am

Motumbo, por mais que acredites que estejamos mal, também não podes querer que simplesmente de uma hora para outra o assunto defesa seja alçado as mais altas instâncias da política nacional.
Nem nos sonhos mais idílicos de qualquer militar ou civil que conheça o tema isso seria passível de credibilidade, e deves saber que isso é quase que impossível de acontecer no Brasil.
Se nem durante as guerras nas quais nos vimos envolvidos a defesa foi tratada como assunto de Estado, mas simplesmente como um assunto incômodo pela sociedade, políticos e governo, imagines então nestes tempos sôfregos de paz ingênua que vivemos.
Não me interpretes mal, mas tu poderia dispor de um pouco mais de têmpora nos teus cometários, pois muita coisa que fazes alusão aqui são temas debatidos até a exaustão ou que não são passíveis de um discurso retórico sem embasamento.
Nossa capacidade de defesa não é a ideal? Sim ela não é. Na verdade nunca foi. E nem se poderia esperar outra coisa de um país com a nossa história.
Mas convenhamos, também não somos tão absortos que não possamos dar conta de nós mesmos, ao menos no TO de entorno, que é a América Latina, que afinal é onde as nossas principais HE's são/estão voltadas.
Para além desta área, qualquer capacidade a mais que tivermos, já será muito bem vinda, visto a expansão de nossos interesses mundo afora.
Mas uma coisa de cada vez. Não estamos e nem vamos entrar em guerra na semana que vem.
Temos tempo, graças a Deus, de tomarmos quem sabe ainda um pouco de vergonha na cara e quiçá consciência e responsabilidade com a nossa própria defesa. Mas isso não depende somente de políticos enrustidos e declarações frívolas de civismo.
E nem de arroubos inúteis de inconformidade com o que aí está.
A responsabilidade pela defesa do país é de todos nós, quer gostemos ou não do governo e/ou de qualquer siglas partidárias.
Afinal, na hora que precisar, tenhas certeza que ninguém vai te perguntar o que tu achas ou pensas sobre as mazelas da defesa. Simplesmente todos nós vamos fazer, cada um o que lhe cabe.
Seja com um FAL de 40 anos, com um IA-2 novinho em folha, ou com uma simples pedra na mão.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
BRAZIL7.62
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 179
Registrado em: Qua Out 04, 2006 2:24 pm
Agradeceram: 16 vezes

Re: Capacidade de Mobilização

#78 Mensagem por BRAZIL7.62 » Ter Fev 17, 2015 11:06 pm

Pessoal.boa noite.

Se acordássemos da nossa letargia diplomática perante a situação do mundo Árabe a respeito do Estado Islâmico.
Qual contribuição em termos militares teríamos a oferecer? 06 de amx? Hospitais de Campanha?
Fuzileiros navais e Pqdt?
gostaria da opinião dos amigos aqui do fórum.
Abracos,




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Capacidade de Mobilização

#79 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Fev 17, 2015 11:49 pm

Super Tucanos.

Mas, ainda assim, preferia ficar longe daquilo lá.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Capacidade de Mobilização

#80 Mensagem por Bolovo » Qua Fev 18, 2015 12:20 am

BRAZIL7.62 escreveu:Pessoal.boa noite.

Se acordássemos da nossa letargia diplomática perante a situação do mundo Árabe a respeito do Estado Islâmico.
Qual contribuição em termos militares teríamos a oferecer? 06 de amx? Hospitais de Campanha?
Fuzileiros navais e Pqdt?
gostaria da opinião dos amigos aqui do fórum.
Abracos,
Nada disso. Itens básicos para as populações atingidas pelo EI. Quanto mais longe o Brasil ficar disso, melhor. Não foi a gente que criou esse problema, foi o ocidente (EUA+Europa), então eles que lutem, morram e se virem para resolver isso.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Capacidade de Mobilização

#81 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 18, 2015 7:45 pm

Se mantivermos ações de apoio à ajuda humanitária já será de bom tamanho.
Agora não pensem ajudando ou não o Iraque estamos fora do alcance das ações do ISIS.
Estes lunáticos já deram mais que provas de que não estão interessados em simplesmente montar o seu acampamento no deserto, viver como no século VI e tudo bem...
É bom ficarmos de olhos bem abertos. Afinal, o seguro morreu de velho.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Capacidade de Mobilização

#82 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Fev 18, 2015 8:35 pm

FCarvalho escreveu:Se mantivermos ações de apoio à ajuda humanitária já será de bom tamanho.
Agora não pensem ajudando ou não o Iraque estamos fora do alcance das ações do ISIS.
Estes lunáticos já deram mais que provas de que não estão interessados em simplesmente montar o seu acampamento no deserto, viver como no século VI e tudo bem...
É bom ficarmos de olhos bem abertos. Afinal, o seguro morreu de velho.

abs.
1) Não são lunáticos, são fanáticos, existe uma diferença bem grande entre os dois, a principal, as ações do primeiro são imprevisíveis, do segundo não, ignorar essa diferença da um vantagem enorme ao inimigo;
2) A ISIS tem muita força onde a população é sunita, e chega a ser inútil tentar combate-los nesses locais, sem apoio local eles tem pouca ou nenhuma força, a comunidade muçulmana na América do Sul é pequena demais para eles fazerem qualquer coisa;
3) A guerra parece fortalece-los mais do que enfraquece-los, se for o caso o melhor jeito de combater é evitar o combate, e não jogar mais lenha na fogueira.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Capacidade de Mobilização

#83 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 02, 2020 9:04 pm

Como não achei o tópico específico sobre o SMO coloquei aqui já que é o mais próximo do assunto.
Este posto do nosso colega explica como é o serviço militar no Japão. Achei bem interessante que mesmo sendo um país muito desenvolvido do ponto de vista social e econômico ainda há quem se interesse pela vida castrense.
akivrx78 escreveu: Qua Set 02, 2020 2:14 pm Tem uma lei que limita o número de recrutamento por ano criada nos anos 50/60 porque sempre sobrava verbas no MD destinada a pagar os salários de novos recrutas.

Como o serviço não é obrigatório tem ano que tem mais candidatos do que vagas e tem ano que não se consegue preencher as vagas eles vão abolir a lei que limita as vagas e o dinheiro que sobrar do orçamento vai ser utilizado quando tem mais candidatos do que vagas disponíveis, já deveriam ter feito isto a muito tempo...
A força terrestre sempre tem o maior numero de candidatos, para quem quer seguir carreira existe muitos benefícios, mesmo saindo do serviço se pode optar para a reserva 1 reserva 2 ou reserva 3.
Reserva 1 se apresenta a cada 3 anos para um treinamento de 50 dias e se recebe um benefício ate os 49 anos.
Reserva 2 tem que prestar serviço 5 dias por ano os dias você pode escolher pode ser de dia ou noite se recebe um benefício mensal ate os 49 anos.
Reserva 3 tem que prestar serviço 30 dias por ano você pode escolher pode ser de dia ou noite se recebe um benefício mensal ate os 49 anos este paga um benefício mais alto.
abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder