O futuro da AAAe no Brasil

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36375
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10291 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 09, 2019 8:38 pm

Espero que essa ou outra negociação que venha a aparecer renda frutos concretos. Afinal, já estamos há tempo demais esperando pelo que parece ser um pequeno grande milagre na AAe.
Contudo, se os RBS-70 parece ser uma pequena grande revolução na AAe do exército, o que um BANSE não faria...

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36375
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10292 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 11, 2019 10:07 pm

Para quem está pensando em AAe comum, ao menos em nível de projeto, uma opção interessante, e que também partilhei no tópico sobre os misseis lá no fórum das aérea.

https://www.janes.com/article/81207/den ... ram-system

Sistemas que podem servir de base também para filtrar o que podemos dispor aqui e uma alternativa aos sistemas israelenses.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60648
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6367 vezes
Contato:

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10293 Mensagem por Túlio » Ter Jun 11, 2019 10:48 pm

De minha parte, se com todo o tempo e dinheiro gasto no A-Darter o Brasil não aprendeu nem a fazer o motor de pouca fumaça e as aletas de vetoramento de empuxo; se com o Piranha A e B não aprendeu a fazer nem cabeça de guerra e sensor de proximidade; se com o MSS 1.2 não aprendeu nem a fazer guiagem CLOS/ACLOS/SACLOS do tipo beam rider (no jamming) e uma fuselagem com aletas de guiagem dobráveis para caberem em um tubo de lançamento; e se por acaso aprendeu mas não sabe que, combinando tudo isso com o SABER se tem um sistema equivalente ou até superior ao BAMSE sem precisar copiar mais nada lá de fora, bueno, melhor parar com essas besteiras de torrar os nossos impostos querendo se juntar a estrangeiro para desenvolver coisas que depois vão ser deixadas de lado e tratar de comprar logo pronto.

Sei lá, cupincha, penso assim...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10294 Mensagem por knigh7 » Ter Jun 11, 2019 11:40 pm

O MAN e aquela fumaceira desgraçada :lol: :lol: :lol: :lol:

Imagem


(Atualmente os mísseis antinavios produzem bem menos)




FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36375
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10295 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 13, 2019 12:01 am

Túlio escreveu: Ter Jun 11, 2019 10:48 pm
De minha parte, se com todo o tempo e dinheiro gasto no A-Darter o Brasil não aprendeu nem a fazer o motor de pouca fumaça e as aletas de vetoramento de empuxo; se com o Piranha A e B não aprendeu a fazer nem cabeça de guerra e sensor de proximidade; se com o MSS 1.2 não aprendeu nem a fazer guiagem CLOS/ACLOS/SACLOS do tipo beam rider (no jamming) e uma fuselagem com aletas de guiagem dobráveis para caberem em um tubo de lançamento; e se por acaso aprendeu mas não sabe que, combinando tudo isso com o SABER se tem um sistema equivalente ou até superior ao BAMSE sem precisar copiar mais nada lá de fora, bueno, melhor parar com essas besteiras de torrar os nossos impostos querendo se juntar a estrangeiro para desenvolver coisas que depois vão ser deixadas de lado e tratar de comprar logo pronto.
Sei lá, cupincha, penso assim...
Eu tendo a crer meu caro Túlio, que o aprendizado feito nos últimos 30 e poucos anos deve ter permanecido em algumas poucas cabeças e, talvez, chegado a algum drive de computador em alguma biblioteca onde possa ser acessado por quem de direito e interesse.
Concordo que se durante todo esse tempo tudo isso poderia estar servindo hoje para desenvolver nossos próprios produtos não haveria porque estarmos buscando lá fora o que se teria em casa. Mas, alguma coisa deu errado...
Em pesquisa científica uma das coisas que você mais precisa para manter a validade e a atualidade dos dados e do próprio conhecimento é estar constantemente questionando e avaliando comparativamente os resultados. Até onde sei nós nunca fizemos isso, na prática. Então, entendo que o que temos são conhecimentos que não se desenvolveram na exata medida das nossas necessidades, e claro, do tempo decorrido desde então.
Ou seja, muito do do que foi fomentado até hoje em termos de P&D na área de defesa no Brasil não se tornou algo real para continuamente oferecer dados e exercícios concretos que pudessem abalizar sua evolução continua e portanto, gerar novas soluções e produtos. Ficamos, digamos assim, na fase de laboratório. Sabemos o que e como fizemos, mas não conseguimos evoluir a partir disso, ao contrário da industria sul africana, dentre outros exemplos, como a industria turca, de Singapura, Coréia, etc, etc.
Então, acho que o que o MD está, novamente, procurando por aí, são as parcerias necessárias para podermos tentar continuar (ou terminar?) o que começamos de um ponto mais adiante onde deveríamos estar.
Assim, para a imensa maioria dos projetos que vejo na industria de defesa sul africana, e que acompanho com muito interesse, e que podem interessar aos projetos da BID/MD aqui, a maioria deles hoje consta de insumos basicamente prontos, e que na verdade, salvo algumas exceções como o Marlin, tem necessidade de apor parcerias que ofereçam-lhe a capacidade financeira de evoluir ainda mais. Esse seria a nossa parte. Contrapondo não apenas dinheiro, mas tentando juntar a nossa expertise também. Eles tem produtos muito bons, assim como a industria de outros países ditos em desenvolvimento. O caso é conseguir aliar capacitação tecnológica e industrial a necessidade de permanente evolução dos produtos. Isso só podemos conseguir de duas formas: uma, fabricando e consumimos regularmente o que pesquisamos, e a segunda, é simplesmente comprando o que precisamos sempre que o tempo e a tecnologia demandarem. Ambas tem seus méritos e contrariedades.
Podemos fazer as duas coisas, mas a questão de fundo é que, alguns itens em defesa, como munição, acho que foi tu mesmo que deste esse exemplo outro dia em um debate, não lembro agora qual o assunto/tópico, tem de ser considerado como artigo de consumo básico. Neste aspecto, mísseis e seus sistemas de apoio, via de regra, entra nessa conta. Por quê? Bem, bombas inteligentes foi uma invenção dos anos 1960 do sec XX e, até a Guerra do Golfo I eram artigos de luxo e uma exclusividade de umas poucas forças aéreas. Estamos terminando a segunda década do sec XXI, e bombas inteligentes hoje qualquer um com uns trocados consegue comprar e até integrar até em caças de 2a geração. Não é mais luxo e nem mistério...
O que será que nos espera lá na frente...

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36375
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10296 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 28, 2019 12:46 pm

Copiado do P44. Eu não vejo nada demais em adpatar esse o Sosna sobre o Guarani. Pequeno, baixo peso, relativamente barato, sistema de guiagem simples, e com uma carga de mísseis efetiva e com alcance e altitudes adequadas a defesa aérea de colunas mec e bldas. Uma versão "PP" do Pantsyr mas com as mesmas qualidades.
Pena que seja russo...
P44 escreveu: Sex Jun 28, 2019 6:21 am Army 2019: Russia unveils new Sosna variant on BMP-3 chassis

Mark Cazalet, Kubinka - Jane's Defence Weekly
27 June 2019

Imagem
The Nudelmann Design Bureau unveiled the Sosna SHORAD system mounted on the BMP-3 chassis at Army 2019. Source: IHS Markit/Mark Cazalet

The Nudelmann Design Bureau unveiled the Sosna short-range air defence (SHORAD) system mounted on the BMP-3 chassis at the Army 2019 defence exhibition being held in Kubinka close to Moscow on 25-30 June.

The system was first shown publicly at Army 2018 mounted on the MT-LB chassis. The BMP-3 chassis has both a faster swim speed and greater ballistic protection than the MT-LB chassis.

The Sosna system is armed with 12 9M340 missiles, which are arranged in banks of six on either side of the turret. The missiles are two-stage, with a large booster first stage, and a dart-like unpowered guided second stage containing the warhead.

The Sosna system uses an infrared sensor for target detection and tracking, while the missiles operate on the laser-beam-riding guidance principle. This reliance on passive detection means that the Sosna does not trigger radar warning receivers and can be difficult to detect prior to missile launch. The system is capable of firing on the move.

https://www.janes.com/article/89554/arm ... -3-chassis




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36375
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10297 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 28, 2019 12:50 pm

Será que caberia em um M-113?

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1900
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 790 vezes
Contato:

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10298 Mensagem por arcanjo » Sáb Ago 10, 2019 8:43 pm

Artilharia Antiaérea demonstra operacionalidade e prontidão durante a Escola de Fogo de Instrução 2019

:arrow: https://defesabrasilnews.blogspot.com/2 ... nstra.html

Operação Sagitta Primus II – Artilharia Antiaérea realiza Exercício de Adestramento

:arrow: https://defesabrasilnews.blogspot.com/2 ... haria.html

Treinamento para atiradores do Míssil IGLA-S

:arrow: https://defesabrasilnews.blogspot.com/2 ... issil.html

Teste de aceitação de fábrica de itens do Sistema Msl AAe RBS 70

:arrow: https://defesabrasilnews.blogspot.com/2 ... itens.html

abs.

arcanjo




Editado pela última vez por arcanjo em Sex Jan 31, 2020 12:33 pm, em um total de 1 vez.
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36375
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10299 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 10, 2019 9:34 pm

Ao menos exercitar já é algo bom. Já que só tem tu, então vai tu mesmo.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36375
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10300 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 12, 2019 8:29 pm

A DEFESA ANTIAÉREA DA FORÇA DE AÇÃO RÁPIDA –ESTRATÉGICA: ESTUDO DO QUADRO DE CARGOSDA SEÇÃO DE AAAE DA FAR-E DA 12ª BRIGADA DE INFANTARIA LEVE AEROMÓVEL

CAP ART FREDERICO ELIAS DE ALMEIDA DOS SANTOS

http://www.bdex.eb.mil.br/jspui/bitstre ... strito.pdf




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36375
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10301 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 12, 2019 8:30 pm

APRESENTAR UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO RBS 70 NA BATERIADE ARTILHARIA ANTIAÉREA MECANIZADA PARA REALIZAR A DEFESAANTIAÉREA DE UMA BRIGADA DE INFANTARIA MECANIZADA NOSMOVIMENTOS RETRÓGRADOS

CAP ART THIAGO RIBEIRO DE ALMEIDA

http://www.bdex.eb.mil.br/jspui/bitstre ... lmeida.pdf




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36375
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10302 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 24, 2019 12:38 am



Por favor, alguém me diz que eu ouvi errado: são 4 homens para operar um único IGLA-S? É isso mesmo? :shock:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10303 Mensagem por Marcelo Ponciano » Ter Set 24, 2019 11:02 am

África do Sul: Denel é estratégica demais para falir?

https://www.defesaaereanaval.com.br/def ... para-falir
Se a Denel for para o brejo, vai junto o A-Darter e o protótipo de sonho que era uma AAAe nacional que muitos chegaram um dia a cogitar.




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36375
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10304 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 24, 2019 11:09 am

É uma estatal, não vai para o brejo. A empresa está passando por reformas administrativas que irão colocá-la novamente nos eixos.
Lamentável que nós não fomos capazes nesses anos todos de colaboração no A-Darter de avançar nas diversas áreas em que a Denel dispõe de expertise muito maior e melhor do que a nossa BID.
E não é só no que se refere à AAe. O cabedal tecnológico da empresa de longe supera e muito a tudo que temos aqui.
Agora é torcer para que a empresa se recupere e tenhamos oportunidade de melhorar e ampliar as parcerias.
Seria bom para todo mundo.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Lirolfuti
Sênior
Sênior
Mensagens: 2427
Registrado em: Sex Mai 18, 2012 6:12 pm
Agradeceram: 205 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#10305 Mensagem por Lirolfuti » Qui Out 03, 2019 12:04 pm

IMPORTANTE - Audiência Pública Sistema de Defesa Antiaéreo Brasileiro
Inusitada Audiência Pública sobre o Sistema de Defesa Antiaéreo Brasileiro na Comissão de Ciência e Tecnologia

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) faz nesta quarta-feira (2), às 10h, uma audiência pública para debater o Sistema de Defesa Antiaéreo brasileiro. O pedido para a audiência foi apresentado pelos senadores Chico Rodrigues (DEM-RR) e Eduardo Gomes (MDB-TO).

Foi convidado para o debate o chefe do Escritório de Projetos do Exército, general Ivan Ferreira Neiva Filho.

A reunião está marcada para acontecer na sala 15 da Ala Senador Alexandre Costa e terá caráter interativo, permitindo participação do público com perguntas e comentários.

Para perguntas acessar o link
https://www12.senado.leg.br/ecidadania/ ... a?id=17027

http://www.defesanet.com.br/doutrina/no ... asileiro-/




Responder