MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#61 Mensagem por Marcelo Ponciano » Dom Set 29, 2019 7:33 pm

gabriel219 escreveu: Sex Set 27, 2019 9:32 pm Não dá pra aproveitar o corpo do míssil pra absolutamente nada. É um Exocet MkII e só.

O MAR é muito mais promissor e tem mais opções de transformá-lo em outra coisa
Da para aproveitar o corpo como plataforma universal de testes de sensores, pelo menos. O corpo de um MTC deve ser pelo menos 10 vezes mais caro por conta do tipo de propulsão.

Mas ainda assim o MANSUP continua sendo relevante. Em uma batalha nem sempre pode ser necessário usar um caríssumo missil de cruzeiro de 300km para atacar o inimigo. Se por ventura, no contexto da batalha, o inimigo estiver no raio de alcance do MANSUP é preferível usar ele. Ter variedade de armas não seria problema não fosse o eterno perrengue orçamentário em que vivemos. O MANSUP só se torna um problema na medida em que, considerando o orçamento, esse dinheiro seria melhor empregado no MTC naval.




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#62 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 29, 2019 8:04 pm

Como eu disse, o Manup, goste-se dele ou não, irá servir de base para o reequipamento dos navios que sobrarem na esquadra e quiçá nas Tamandaré. E os testes do míssil apresentaram desempenho bastante satisfatório em relação ao que era esperado do projeto em si.
Obviamente que não será divulgada nenhuma informação que seja considerada classificada.
Assim, me parece oportuno que se dê tempo ao tempo para que o míssil mostre realmente a que veio.
O transformar o MTC em um míssil anti-navio exigirá um trabalho de reengenharia que não pode se dizer necessariamente fácil. São conceitos e aplicações diferentes.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#63 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Set 29, 2019 10:19 pm

Túlio escreveu: Sáb Set 28, 2019 11:30 pm
Quá! Até o SS-80, que é menor e mais leve, tem maior alcance e ogiva mais poderosa que esse trambolho, além de se poder recarregar o ASTROS três vezes só com eles para dar o preço do disparo de um só desses buscapés de luxo da Imperial. E eu não sou tão otimista quanto tu, Gabriel, já erraram tanto que bobear e nem os eletrônicos prestam.
Sem o objetivo de defender o MAN-SUP (e ciente do risco de ser mal interpretado :roll: ) o SS-80 segue uma trajetória balística, sem gastar muito combustível para sustentação e se aproveitando de altitudes elevadas com reduzida resistência do ar, o MAN-SUP segue o curso rente a água, onde o ar é mais denso e ele ainda tem a sustentação, eles não são comparáveis.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#64 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 30, 2019 12:22 pm

Quando o MTC estiver pronto e operacional no EB, provavelmente a Avibrás irá se virar para a MB e suas demandas.
Até porque, como já disse aqui, e renovo, a marinha será a maior operadora deste míssil e família aqui no Brasil.

A ver as possibilidades:

MTC > mar - mar - anti-navio
MTC > sub - mar - anti-navio
MTC > ar - mar - anti-navio (caça)
MTC > ar - mar - anti-navio (helo)
MTC > mar-terra - míssil de cruzeiro
MTC > ar-terra - míssil de cruzeiro
MTC > sub-terra - míssil de cruzeiro

Como se pode ver, são pelo menos 7 versões para a marinha. Não me consta que a Avibras tenha hoje capacidade, ou vontade, de desenvolver todas essas versões ao mesmo tempo quando se sabe que ela está totalmente envolvida no Mansup.

Ademais, seria muito mais fácil e menos bem mais barato desenvolver tudo isso aí a partir de um míssil pronto e operacional, do que fazer isso a partir de algo que nem passou da fase de protótipo.

Enfim, o MTC cedo ou tarde será um potencial produto a ser adquirido pela MB, mas isso não o será para a amanhã ou semana que vem. E se na próxima década a MB decidir desenvolver novas versões anti-navio do Mansup das acima expostas, com certeza a Avibras terá a sua cota de participação. Estará lá, aprendendo, colaborando, aperfeiçoando, fazendo a sua parte. E obviamente ganhando com as vendas para a própria MB. E o que vier depois disso para a empresa já é lucro.

Há sim, não conheço o estado dos estoques de mísseis da MB, mas a julgar pelo nosso histórico, com certeza ele não deve ser dos melhores. Mau comparando com o EB e FAB, devemos ter no máximo estoques para fazer crer que dispomos de munição, e só.

Então, me parece que o Mansup não deve ser de todo assim uma má ideia.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13510
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#65 Mensagem por gabriel219 » Ter Out 01, 2019 7:03 am

No Cavok saiu uma reportagem afirmando - ao menos entendi assim - que o MTC ar-solo terá três tipos de guiagem, incluindo radar e infravermelho (EO/IR)?

Se for isso mesmo, é um sonho sendo realizado, com a FAB desenvolvendo também seu míssil antinavio e uma câmera EO/IR de aproximação, diminuindo drasticamente o CEP.




Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#66 Mensagem por Marcelo Ponciano » Ter Out 01, 2019 9:26 am

É uma informação excelente mesmo. Resta saber se isso ja está sendo testado, quem sabe ja aproveitando alguma coisa do MANSUP, ou se ainda está na prancheta.

Sempre que se falava em MTC diziam que ele teria uma trajetória predeterminada. Possuindo guiagem por radar e outra guiagem passiva será de fato a concretização dos nossos maiores sonhos.




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9337
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#67 Mensagem por Brasileiro » Ter Out 01, 2019 11:50 am





----------------
amor fati
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#68 Mensagem por Marcelo Ponciano » Ter Out 01, 2019 12:05 pm

Maravilha, então é pra valer mesmo. Meu maior medo é que depois da notícia inicial as coisas se esfriassem por um tempo.




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#69 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 01, 2019 12:57 pm

Marcelo, não fazes ideia do rebuliço que um desenvolvimento como este, além do MTC em si, causa na seara das relações exteriores e da defesa no nosso TO sul-americano, e mais ainda, extra-regional.
Se alguém vir o tópico do Geopolítica Brasileira, eu deixei um link sobre uma matéria do programa nuclear brasileiro e a iniciativa do governo está tomando.
Agora, juntem as coisas e vocês verão o quão complicado é para os militares falarem abertamente no desenvolvimento de armas mais sofisticadas e/ou de tecnologias aeroespaciais e por aí vai.
A sociedade em geral não faz a mínima ideia do quão difícil e das (muitas) pressões o país sofre para desenvolver tecnologias.
Todo mundo lá fora tem interesses no Brasil. E a maioria, tenha certeza, não combinam com os nossos de maneira nenhuma, pelo contrário.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60639
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#70 Mensagem por Túlio » Ter Out 01, 2019 1:45 pm

Coisas assim atrapalham seriamente os bondo$o$ intere$$e$ dos Europeus pela virgindade da Amazônia e seus pobres indiozinhos, que querem passar a eternidade na Idade da Pedra, isso é coisa que todo Europeu sangue bão sabe, só nós, uns subdesenvolvidos, é que não. E não vamos esquecer que tanto os nossos novos SSKs são Franceses quanto o futuro SSN (bobear e o Macron ou quem as suas vezes fizer resolve rasgar essa parte do contrato porque mimimi) e, como este último deriva diretamente do Barracuda, há um outro fator que deve deixar os caras de cabelo em pé:

Ambos, Scorpène e Barracuda, são capazes de lançar mísseis de cruzeiro como o Scalp-EG a partir dos tubos de torpedo, não precisando dos denunciadores silos verticais, tornando-se assim SSGK e SSGN!

O Scorpène acho que não tem mais como voltar atrás mas eu já estaria procurando outra parceria para completar o casco e sistemas do SSN, pois algo me diz que o Françuá vai dar pra trás: levantar bandeira branca pra Alemão tudo bem, estão acostumados, agora...pra uns sudacas piolhentos assassinos de índios e incendiários de florestas e ainda por cima comandados por faxixtxx???




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#71 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 01, 2019 2:32 pm

Eu creio que os franceses podem ser muita coisa, mas menos burros a ponto de rasgar dinheiro.
O pessoal politicamente correto pode até fazer barulho, pichar embaixada, jogar ovo em ministro, fazer passeata eco-psicodelica e coisas afins, mas no final o que vale é a real politik. E essa não queima notas de cem dólares em charutos como Wall Street.
Ademais, negócios são entre Estados e não entre presidentes ou partidos políticos. Ao menos na Europa as coisas são tomadas neste nível. E franceses e alemães são principais defensores, mesmo tendo de lidar desta forma com países estilo cachorro morto como o Brasil, na visão deles, claro.
Enfim, uma coisa é não gostar do presidente do país, que é tão passageiro quanto as sua verborragia e ideologias, outra é fazer negócios com os militares, que não por acaso, podem até passar, mas valores, regras, planos e visões, estas permanecem de geração em geração.
Arrumar briga com os almirantes de agora é preparar terreno fértil para pinico na mão com os almirantes do futuro, que não por acaso estão vendo tudo isso aí da janela da varanda de casa à beira mar.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#72 Mensagem por nveras » Ter Out 01, 2019 2:40 pm





Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1944
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#73 Mensagem por gusmano » Ter Out 01, 2019 3:59 pm

Dúvida, os demais misseis da mesma categoria possuem essa forma tb ? Ele me parece um tanto quanto "gordo" nas imagens.

abs




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60639
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#74 Mensagem por Túlio » Ter Out 01, 2019 4:05 pm

gusmano escreveu: Ter Out 01, 2019 3:59 pm Dúvida, os demais misseis da mesma categoria possuem essa forma tb ? Ele me parece um tanto quanto "gordo" nas imagens.

abs
Este míssil obviamente não está sendo desenvolvido para o F-5, que nem tem pilone para 1,5 tons. Assim, uma parte dos histéricos desmentidos da FAB deve ser verdade: botaram o motor num pod desativado para testar seu comportamento em voo supersônico. Notar que o AMX não oferece essa opção, logo...GRIPEN!!! Se for pra chutar, boto todo o meu $$$ no F.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: MICLA-BR, o míssil de Cruzeiro da Força Aérea!

#75 Mensagem por denilson » Ter Out 08, 2019 4:02 pm

Só eu que penso que ligar uma turbina presa em um pilone seria um desastre?
foi uma desculpa esfarrapada para justificar o vazamento da informação




Responder