TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82831 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Set 27, 2019 5:48 pm

Bem... Quanto à última pergunta, é graças à educação de qualidade na Suécia que existe o Gripen...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60639
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82832 Mensagem por Túlio » Sex Set 27, 2019 5:57 pm

Marechal-do-ar escreveu: Sex Set 27, 2019 5:48 pm Bem... Quanto à última pergunta, é graças à educação de qualidade na Suécia que existe o Gripen...
No duro? Então por que o Super Tucano, o KC-390, os Phenom/Praetor e os E-Jets não são de lá e sim de um País que nem sabe o que é "educação de qualidade"?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82833 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Set 27, 2019 6:19 pm

Túlio escreveu: Sex Set 27, 2019 5:57 pm
No duro? Então por que o Super Tucano, o KC-390, os Phenom/Praetor e os E-Jets não são de lá e sim de um País que nem sabe o que é "educação de qualidade"?
Porque esse país que não sabe o que é educação de qualidade, ou ao menos finge não saber e nega a universalização da educação de qualidade, criou um polo de excelência para uma elite chamado ITA que possibilitou o surgimento da EMBRAER.

Claro que o pouco destinado a esse centro não possibilita um projeto complexo e avançado como o Gripen, só projetos mais simples, como o Tucano, os E-Jets e o KC-390.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82834 Mensagem por Marcelo Ponciano » Sex Set 27, 2019 6:21 pm

gabriel219 escreveu: Sex Set 27, 2019 2:59 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Set 21, 2019 12:46 pm Economia quando gerida pelo Estado é política pública. E política pública pode ser de Estado ou de governo.
Como não temos nem sociedade, ffaa's, ou políticos que pensem o Estado nacional e não apenas a eleição, nada funciona direito por aqui desde sempre.
E o funcionalismo público tem passado por diversas transformações internas e externas desde os idos tempos de FHC.
E não vejo quais privilégios tenho, dado que meu contracheque e meu trabalho costumeiramente não me dão o retorno necessário no final do mês para viver com um mínimo de dignidade de qualquer cidadão. E isto já faz quase vinte anos.
Se alguma coisa tem de mudar no Brasil para a defesa ser levada a sério é começar pela sociedade. E a sociedade só muda com educação.
Mas a educação sozinha não muda a sociedade. E nem a sociedade sem ela.
Educação pública de qualidade e acessível a todos, do berço à beca.
Um dia a gente chega lá.

abs
Você precisa se decidir: a educação tem que ser de qualidade ou tem que ser pública, os dois não dá.
OOOOI??? Li isso mesmo?

Sei não, mas acho que o ITA é público!!!! Assim como é pública todas as 10 melhores universidades do país.

To com o FCarvalho nessa. O que falta é qualidade na educação e na informação em geral para o povão!!!




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60639
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82835 Mensagem por Túlio » Sex Set 27, 2019 6:25 pm

Marechal-do-ar escreveu: Sex Set 27, 2019 6:19 pm
Porque esse país que não sabe o que é educação de qualidade, ou ao menos finge não saber e nega a universalização da educação de qualidade, criou um polo de excelência para uma elite chamado ITA que possibilitou o surgimento da EMBRAER.

Claro que o pouco destinado a esse centro não possibilita um projeto complexo e avançado como o Gripen, só projetos mais simples, como o Tucano, os E-Jets e o KC-390.
Desculpes mas me parece que perdeste o ponto de referência: estes programas "de pobre" renderam trocentas vezes mais $$$ que as 3 "gerações" do Gripen (A/B, C/D e o que já tem de encomendas para E/F) juntas até agora. Um caça não tem "mais tecnologia" do que um Cargo ou E-Jet, apenas de um outro tipo/propósito. Basta ver que eles começaram e pararam nos turboprops, que aliás venderam MUITO MENOS do que os Bandecos e Brasílias...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60639
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82836 Mensagem por Túlio » Sex Set 27, 2019 6:38 pm

Marcelo Ponciano escreveu: Sex Set 27, 2019 6:21 pm
OOOOI??? Li isso mesmo?

Sei não, mas acho que o ITA é público!!!! Assim como é pública todas as 10 melhores universidades do país.

To com o FCarvalho nessa. O que falta é qualidade na educação e na informação em geral para o povão!!!
Tendo a crer que Educação (estamos meio OT, não?) começa um pouquinho antes das Universidades, e admito sem problemas que eu possa estar errado, mesmo lembrando que meu Professor de DR, Dr Leonardo Fetter Jr, nos falou que éramos uns sortudos porque a cadeira dele (que por acaso era a que eu mais gostava, muita História) seria extinta no final daquele ano letivo, para ser substituída por Português, que ninguém mais aguentava tanto juiz se queixando de petição mal redigida e cheia de erros de Português. Imagines, cupincha, o índio passava por oito anos no então primeiro grau, mais três no segundo e depois ainda tinha que aprender Português na Faculdade, é mole?

Mas que tale voltarmos ao Gripen e assuntos correlatos? Tem um tópico de Educação nos "Geraes"... :wink: 8-]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36351
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82837 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 27, 2019 7:22 pm

Só para lembrar, a Suécia era um país não alinhado desde sempre. Todos os projetos de aviões, assim como os caças lá projetados tinham como apêndice não serem vendidos para países envolvidos em querelas tipo leste x oeste ou norte x sul. Tanto que os Draken só são encontrados na Austria se minha memória não me trai, e os Gripen, apenas agora no começo do séc XXI com a saída do isolacionismo sueco, assumiu o desafio de se tornar um caça global.

Hoje, se repararam, estão voltando a pensar novamente em defesa nos mesmos termos do séc XX, não apenas do ponto de vista das políticas públicas, mas em nível de sociedade - olha só o livrinho distribuído no texto aí em cima. Algo muito caro ao suecos é o envolvimento, e a consciência, de todos os seus cidadãos no papel que tem em relação à defesa do país. E isso só é possível mediante um processo formativo desde os primeiros anos de idade. Algo que permitiu a eles fabricar aviões originais já nos anos 1930, e posteriormente, depois da GM II com projetos alemães, americanos e britânicos.

A Suécia foi uma das primeiros países a adotar caças a jato ainda nos anos 1950 na Europa, e também, um dos primeiros a dispor de um complexo industrial capaz não apenas de gerir como projetar os mais diversos sistemas em todo o escopo da área de defesa. Enquanto os europeus ainda batiam cabeça com os F-86 e F-104, os suecos tinham Draken e Viggen considerados como muito mais avançados do que qualquer coisa que havia nas forças aéreas europeias.

Nada disso foi feito à revelia de uma educação pública que funciona, de verdade, desde os anos iniciais até os Phd, e além.

Nenhum processo de investimento em P&D, ciência e tecnologia - e obviamente social, econômico e industrial - se sustenta sem a necessária perenidade, regularidade e longevidade que só uma política pública de Estado voltada para a Educação permite. Os suecos aprenderam essa lição cedo. Nós ainda estamos em dívida com este dever de casa até hoje.

E sim, educação pública, e de qualidade, do berço a beca, tem tudo a ver com o Gripen E/F. Afinal, sem ela não haveria pilotos, mecânicos ou controladores de voos, e menos ainda engenheiros, para dar conta de fazer eles funcionarem como manda está escrito no manual.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60639
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82838 Mensagem por Túlio » Sex Set 27, 2019 7:36 pm

FCarvalho escreveu: Sex Set 27, 2019 7:22 pm Só para lembrar, a Suécia era um país não alinhado desde sempre. Todos os projetos de aviões, assim como os caças lá projetados tinham como apêndice não serem vendidos para países envolvidos em querelas tipo leste x oeste ou norte x sul. Tanto que os Draken só são encontrados na Austria se minha memória não me trai, e os Gripen, apenas agora no começo do séc XXI com a saída do isolacionismo sueco, assumiu o desafio de se tornar um caça global.

Hoje, se repararam, estão voltando a pensar novamente em defesa nos mesmos termos do séc XX, não apenas do ponto de vista das políticas públicas, mas em nível de sociedade - olha só o livrinho distribuído no texto aí em cima. Algo muito caro ao suecos é o envolvimento, e a consciência, de todos os seus cidadãos no papel que tem em relação à defesa do país. E isso só é possível mediante um processo formativo desde os primeiros anos de idade. Algo que permitiu a eles fabricar aviões originais já nos anos 1930, e posteriormente, depois da GM II com projetos alemães, americanos e britânicos.

A Suécia foi uma das primeiros países a adotar caças a jato ainda nos anos 1950 na Europa, e também, um dos primeiros a dispor de um complexo industrial capaz não apenas de gerir como projetar os mais diversos sistemas em todo o escopo da área de defesa. Enquanto os europeus ainda batiam cabeça com os F-86 e F-104, os suecos tinham Draken e Viggen considerados como muito mais avançados do que qualquer coisa que havia nas forças aéreas europeias.

Nada disso foi feito à revelia de uma educação pública que funciona, de verdade, desde os anos iniciais até os Phd, e além.

Nenhum processo de investimento em P&D, ciência e tecnologia - e obviamente social, econômico e industrial - se sustenta sem a necessária perenidade, regularidade e longevidade que só uma política pública de Estado voltada para a Educação permite. Os suecos aprenderam essa lição cedo. Nós ainda estamos em dívida com este dever de casa até hoje.

E sim, educação pública, e de qualidade, do berço a beca, tem tudo a ver com o Gripen E/F. Afinal, sem ela não haveria pilotos, mecânicos ou controladores de voos, e menos ainda engenheiros, para dar conta de fazer eles funcionarem como manda está escrito no manual.

abs
MY CONGRATZ pela explicação. Posso discordar um pouquinho daqui e dali mas o conjunto é sodas de encarar sem que eu mesmo saia ME acusando de provocação e até de TROLAGEM. Pior, postaste estritamente ON TOPIC!!! :shock: :shock: :shock: :shock:

Sei admitir a "derrota", assim, e de novo

MY CONGRATZ!!!

Teu cupincha (morrendo de inveja :mrgreen: )


Túlio




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13516
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82839 Mensagem por gabriel219 » Sex Set 27, 2019 8:39 pm

Marcelo Ponciano escreveu: Sex Set 27, 2019 6:21 pm
gabriel219 escreveu: Sex Set 27, 2019 2:59 pm
Você precisa se decidir: a educação tem que ser de qualidade ou tem que ser pública, os dois não dá.
OOOOI??? Li isso mesmo?

Sei não, mas acho que o ITA é público!!!! Assim como é pública todas as 10 melhores universidades do país.

To com o FCarvalho nessa. O que falta é qualidade na educação e na informação em geral para o povão!!!
Então deixa eu ver se entendi: quando você cita o ITA e outras 10 universidades fazem as mais de 10 mil escolas Brasil a dentro serem boas?

Que interessante citar casos exclusivos pra gerar uma regra no sistema inteiro. Dá pra ter 10 mil ITA's?




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60639
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82840 Mensagem por Túlio » Sex Set 27, 2019 8:42 pm

Cavalheiros, sinto insistir mas já temos um tópico bem mais apropriado para o tema:

viewtopic.php?f=4&t=17256




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36351
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82841 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 08, 2019 9:12 pm

Há uma matéria na Revista Asas em banca que eu creio ser interessante a leitura pois trata da questão orçamentárias e financeira dos projetos do Gripen E/F e do KC-390.

Não vou me remeter a detalhes pois acho mais conveniente que cada um leia e tire suas próprias conclusões.

Para citar o que diz respeito ao caça sueco, bem, o organograma original já foi modificado, e agora além de receber apenas os caças em 2021, as entregas foram postergadas até 2026.

E pelo que está disposto na LDO 2020, como mostra a matéria, mal e porcamente metade dos recursos necessários solicitados pela FAB foi arrolado pelo ministério da economia para manter o programa segundo o novo cronograma.

Se nada for feito a nível de congresso, tanto o Gripen E/F como o KC-390 correm sério risco de terem seus cronogramas de entrega atrasados de tal forma que acabe por prejudicar o objeto do contrato, como de fato já aconteceu com o cargo da Embraer, que deveria ter começado suas entregas em 2016 e somente agora recebeu uma única aeronave de duas propostas.

Não há o que dizer sobre os impactos mais que negativos sobre o programa em termos comerciais.

Falar então de novos lotes para o Gripen E/F fica parecendo piada de mau gosto. :roll:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
GIL
Sênior
Sênior
Mensagens: 736
Registrado em: Dom Dez 28, 2008 8:17 am
Agradeceram: 131 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82842 Mensagem por GIL » Sáb Nov 09, 2019 5:35 am

Bolsonaro voltou com 10b de dolares da Arabia Saudita e no seu retorno foi ventilado que esse dinheiro seria usado em sua maior parte para projetos de infra-estruturas (ferrovias) e uma outra parte em importantes programas de defesa.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36351
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82843 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 09, 2019 3:49 pm

Isso meu caro Gil eu só acredito vendo. Propaganda de político é igual papel higiênico. Só usa uma vez e depois joga fora, mas continua tendo mil e uma utilidades.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13516
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82844 Mensagem por gabriel219 » Sáb Nov 09, 2019 9:36 pm

Flávio, este ano teremos rombo de R$ 120 bi, você quer que o Governo libere dinheiro e aumente o rombo?

Não se trata de defender o Governo, se trata de ter noção da realidade.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36351
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#82845 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 09, 2019 11:12 pm

Olá Gabriel.

Muitas coisas tem sido ditas e feitas em termos de contas públicas, mas as que realmente interessam para diminuir o impacto da má gestão do Estado referente a elas, estas, realmente nunca foram e não serão feitas, pois afetam os (muitos) privilégios e interesses da classe política e as das elites funcionais dentro da administração pública.

É aquela velha história, na hora que a coisa aperta de verdade, e sempre que alguém vem falar em reformas e arrumar a casa. a corda sempre estoura do lado mais fraco. Eu ouço esse tipo de conversa a mais de trinta anos. É só mais do mesmo como sempre.

Fazer o que... :roll:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder