Brasil na OTAN

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Você é a favor do Brasil entrar na OTAN?

Sim
22
39%
Não
34
61%
 
Total de votos: 56

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Brasil na OTAN

#61 Mensagem por knigh7 » Seg Nov 05, 2018 2:47 am

FCarvalho escreveu: Sáb Nov 03, 2018 1:14 pm Luís,, eu acompanho assuntos de defesa a uns trinta e poucos anos. E nesse meio tempo a única coisa que eu pude ter certeza de verdade é da nossa completa e total irresponsabilidade, alienação e despreparo político, social, econômico e militar nesta área.
Independente de quaisquer compromissos com país, região e/ou organizações. Simplesmente porque não temos maturidade para isso. Nem antes, agora ou depois.
Não temos compromisso sequer conosco, vamos ter com os outros?
Nada mudará na política de defesa no Brasil, com ou sem Bolsonaro. Afinal, nunca tivemos uma.

Abs
Carvalho, mas pertencendo a Aliança, isso força o investimento.

Para aquela missão na República Centro Africana, o EB tinha escolhido comprar o ATGM Spike. Ou seja, estamos cerca de 15 anos sem um ATGM depois que o Milan e o Erix foram retirados de serviço.

A FAB, enfim, graças aquela missão iria trocar os FLIR dos A-29 que são antigos e limitados.

O EB iria comprar o Iveco LMV, cujo processo estava enrolando e só comprado agora 16 com a verba do GIF do RJ.

O que eu estou querendo demonstrar é que é somente através de pressão (geralmente vindas de fora) é que o dinheiro aparece.

A OTAN não vai causar nenhum problema para nós. Não vamos de ter de abrir mão da soberania. E provavelmente, como o Luis Henrique disse, seríamos um parceiro dela, não membro.

Além de treinamento aprendendo todas as táticas, além de transferência de conhecimento que é só passados para membros e parceiros do grupo, seríamos forçados a aumentar o investimento em equipamentos e em treinamento.


A opção da OTAN é um modo de sairmos da merda que estamos. Senão, como não há pressão, nossas FFAA continuarão a gastar 80% do elevado orçamento com salários.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Brasil na OTAN

#62 Mensagem por Luís Henrique » Seg Nov 05, 2018 10:45 am

Viktor Reznov escreveu: Seg Nov 05, 2018 12:42 am
Luís Henrique escreveu: Sáb Nov 03, 2018 12:50 pm

Vocês estão exagerando. Não estão entendendo a diferença entre MEMBRO PLENO e PARCEIRO GLOBAL.

Os membros plenos são obrigados a entrar em guerra caso algum outro membro seja atacado. Se alguém atacar um membro pleno da Otan, estará declarando guerra contra TODA a Otan.

Mesmo assim, os membros podem escolher ficar FORA de conflitos, quando a iniciativa de ataque é de algum aliado.

Para o Brasil ser membro pleno, nós teríamos que mudar nosso país para o Atlântico Norte.

Estando no Atlântico SUL, o Brasil só poderia ser um PARCEIRO GLOBAL.
Neste caso a Aliança não é obrigada a nos proteger e nós, obviamente também não temos que proteger nenhum aliado.

O que causa confusão é que alguns países que não são membros plenos, são parceiros globais, mas possuem acordos com os EUA de proteção.
Como a Coreia do Sul e o Japão.

Por isso, quando o clima esquenta nessas regiões (Coreia do Norte, etc), o Presidente americano vem a público e diz que os ESTADOS UNIDOS vão proteger o aliado.
Eles não falam a Otan, e se estes países fossem membros plenos da Otan, nada precisaria ser dito.

Mas justamente por serem PARCEIROS GLOBAIS, esses países não possuem a proteção da Otan, por outro lado possuem acordos isolados com os EUA, que garantem a proteção do aliado.
Por isso vez ou outra os EUA declaram o firme compromisso em proteger esse países.
E ser parceiro Global facilita a aquisição de armamentos Americanos através da FMS-Comission? Como por exemplo umas 2 centenas de AIM-120D pro nossos futuros Gripens?
Muito provável que caso a FAB queira, nos seja liberado.
Ser um Parceiro GLOBAL da Otan aumenta o nível de confiança.

A Austrália comprou 450 AIM-120D.
A Coreia do Sul e o Japão compraram até o SM-3. Um míssil antibalistico com capacidade para derrubar satélites.

E esses 3 países NÃO são membros da Otan, são PARCEIROS GLOBAIS.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7522
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Brasil na OTAN

#63 Mensagem por J.Ricardo » Seg Nov 05, 2018 1:42 pm

Acho que está tendo muita especulação em cima de uma simples opinião de uma ex-embaixador...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5242
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 502 vezes

Re: Brasil na OTAN

#64 Mensagem por delmar » Seg Nov 05, 2018 5:14 pm

Tenho a impressão, posso estar errado é claro, que alguns companheiros acreditam que o Brasil entrar na OTAN é como ser sócio de um clube VIP muito elegante, tipo GOLF COUNTRY CLUB, bem longe dessa "gentalha" aqui da América do Sul. Vamos participar do chá das cinco, comendo bolinhos e canapés, discutindo entre um bocado de bolinho e um gole de chá, política internacional em grande estilo. De uma hora para outra seremos aristocratas elegantes, lordes ingleses dos trópicos.
É um engano pensar em sócios ricos e elegantes, a OTAN admitiu muitos pobretões, como a Bulgária, a Romênia e a Albânia que estão com o pires na mão pedindo doações. .Pelo estatuto do clube o Brasil seria admitido apenas como, digamos "sócio Atleta". Poderia frequentar as dependências mas não ficaria para o chá das cinco, portanto sem bolinhos ou canapés. Por último estamos uns cinco anos atrasados, os EUA com Trump estão largando de mão a OTAN, os sócios já estão divergindo entre si, o Reino Unido está tendo chiliques. Como tratar o Irã é um exemplo.
Enfim a participação do Brasil é algo que não vai prosperar.Vamos ficar sem o sonhado chá das cinco.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Lirolfuti
Sênior
Sênior
Mensagens: 2427
Registrado em: Sex Mai 18, 2012 6:12 pm
Agradeceram: 205 vezes

Re: Brasil na OTAN

#65 Mensagem por Lirolfuti » Seg Nov 05, 2018 5:21 pm

Eu queria me iludir tanto ao ponto de acreditar que o Brasil entrando na Otan no dia seguinte nos tornaríamos uma potencia militar, mas a realidade se sobressai e diz que o soldado brasileiro vai continuar fazendo cri-cri em quartel e que continuaremos sendo uma força com núcleos de excelência.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36476
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3153 vezes

Re: Brasil na OTAN

#66 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 05, 2018 6:40 pm

Viktor Reznov escreveu: Seg Nov 05, 2018 12:47 am
FCarvalho escreveu: Sáb Nov 03, 2018 1:14 pm Luís,, eu acompanho assuntos de defesa a uns trinta e poucos anos. E nesse meio tempo a única coisa que eu pude ter certeza de verdade é da nossa completa e total irresponsabilidade, alienação e despreparo político, social, econômico e militar nesta área.
Independente de quaisquer compromissos com país, região e/ou organizações. Simplesmente porque não temos maturidade para isso. Nem antes, agora ou depois.
Não temos compromisso sequer conosco, vamos ter com os outros?
Nada mudará na política de defesa no Brasil, com ou sem Bolsonaro. Afinal, nunca tivemos uma.
Abs
Pensei na mesma coisa, me entendo por gente desde o fim da ditadura e acompanho assuntos de defesa já faz uns 16 anos, e desde de lá pra cá, uma constante tem se mostrado eternamente presente em todos os governos pós ditadura: orçamento pra defesa é despesa, não é investimento, é algo incômodo de se gastar, e se surge algum problema, empurra-se o mesmo com a barriga até chegar a administração seguinte. Vejamos como por exemplo a batata quente do desmembramento da Embraer, o Temer não vai decidir, isso já está claro, vai sobrar pro Jair Bolsonaro, e vai dar merda, porque em qualquer uma das duas solução, nós vamos perder e só numa solução a Embraer ganha.
Infelizmente a nossa historiografia militar nos leva para este lado. E não existem dados fáticos hoje e nem em prazo visível que nos mostre que haverá mudanças significativas neste quadro.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36476
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3153 vezes

Re: Brasil na OTAN

#67 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 05, 2018 6:43 pm

knigh7 escreveu: Seg Nov 05, 2018 2:47 am
FCarvalho escreveu: Sáb Nov 03, 2018 1:14 pm Luís,, eu acompanho assuntos de defesa a uns trinta e poucos anos. E nesse meio tempo a única coisa que eu pude ter certeza de verdade é da nossa completa e total irresponsabilidade...
Carvalho, mas pertencendo a Aliança, isso força o investimento.
Para aquela missão na República Centro Africana, o EB tinha escolhido comprar o ATGM Spike. Ou seja, estamos cerca de 15 anos sem um ATGM depois que o Milan e o Erix foram retirados de serviço.
A FAB, enfim, graças aquela missão iria trocar os FLIR dos A-29 que são antigos e limitados.
O EB iria comprar o Iveco LMV, cujo processo estava enrolando e só comprado agora 16 com a verba do GIF do RJ.
O que eu estou querendo demonstrar é que é somente através de pressão (geralmente vindas de fora) é que o dinheiro aparece.
A OTAN não vai causar nenhum problema para nós. Não vamos de ter de abrir mão da soberania. E provavelmente, como o Luis Henrique disse, seríamos um parceiro dela, não membro.
Além de treinamento aprendendo todas as táticas, além de transferência de conhecimento que é só passados para membros e parceiros do grupo, seríamos forçados a aumentar o investimento em equipamentos e em treinamento.
A opção da OTAN é um modo de sairmos da merda que estamos. Senão, como não há pressão, nossas FFAA continuarão a gastar 80% do elevado orçamento com salários.
Essa meu caro amigo Manuel, eu realmente vou pagar pra ver.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1900
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 790 vezes
Contato:

Re: Brasil na OTAN

#68 Mensagem por arcanjo » Qui Ago 01, 2019 2:01 pm

EUA designam oficialmente Brasil como um aliado prioritário extra-OTAN
Medida aproxima militarmente os países e facilita ao Brasil comprar armas e equipamentos de defesa dos EUA. Assunto tinha sido discutido entre os presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro durante encontro em Washington, em março

https://1.bp.blogspot.com/-2Hk0ITgvTss/XULdoiFgvxI/AAAAAAAACHo/muOtSqMA22E7PitF1vtKni3rNqWARgwzACLcBGAs/s1600/BrasilxEUA.jpg

Os Estados Unidos designaram oficialmente nesta quarta-feira (31) o Brasil como um aliado prioritário extra-OTAN, cumprindo uma promessa feita em março, durante encontro entre os presidentes dos dois países, Donald Trump e Jair Bolsonaro, em Washington.

Isso aproxima militarmente os países e facilita ao Brasil comprar armas e equipamentos de defesa dos EUA. Na América Latina, apenas a Argentina tinha esse título anteriormente.
Continuar lendo » https://defesabrasilnoticias.blogspot.c ... -como.html

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1900
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 790 vezes
Contato:

Re: Brasil na OTAN

#69 Mensagem por arcanjo » Qui Ago 01, 2019 9:11 pm

Nota conjunta do Ministério da Defesa e do Ministério das Relações Exteriores - Designação do Brasil como aliado prioritário extra-OTAN pelo governo dos Estados Unidos da América

Brasília, 1º/08/2019 - O governo brasileiro recebeu com grande satisfação a notícia de sua designação como “aliado prioritário extra-OTAN” (em inglês, Major Non-NATO Ally - MNNA).

O status de MNNA, formalizado ontem pelo Presidente do Estados Unidos da América, eleva a parceria estratégica com os Estados Unidos a um novo patamar de confiança e cooperação.

A condição de MNNA é conferida a número restrito de países, considerados de interesse estratégico para os EUA, e torna-os elegíveis para maiores oportunidades de intercâmbio e assistência militar, compra de material de defesa, treinamentos conjuntos e participação em projetos.

A base industrial de defesa brasileira poderá ser beneficiada pelo status de MNNA ao integrar-se de forma mais competitiva nas cadeias globais de valor de alta tecnologia do setor. Poderão ser discutidas opções de maior acesso ao mercado norte-americano e a financiamentos para produtos de defesa exportados pelo Brasil, além da participação em licitações e empreendimentos conjuntos.

Espera-se, ademais, a facilitação de trâmites para a aquisição de produtos de alta tecnologia necessários ao avanço de programas estratégicos nacionais.

Os projetos concretos decorrentes do status de MNNA serão negociados e definidos no âmbito dos mecanismos institucionais existentes de diálogo, consulta e coordenação diplomática e militar.

A cooperação com os outros membros da OTAN, alguns dos quais tradicionais parceiros estratégicos do Brasil, continuará sendo aprofundada nos respectivos planos bilaterais.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa https://www.defesa.gov.br/noticias/5893 ... da-america

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: Brasil na OTAN

#70 Mensagem por Wingate » Sex Ago 02, 2019 11:04 am

https://i.pinimg.com/236x/f5/fb/50/f5fb50c3593478c43bd958c92ff02b5f--history-posters-ww-posters.jpg


Wingate :shock:




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36476
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3153 vezes

Re: Brasil na OTAN

#71 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 02, 2019 11:08 am

Nem a pau Juvenal...

Abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7522
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Brasil na OTAN

#72 Mensagem por J.Ricardo » Ter Ago 06, 2019 10:37 am

FCarvalho escreveu: Sex Ago 02, 2019 11:08 am Nem a pau Juvenal...

Abs
Segundo o presidente "estamos alinhados com a política externa dos EUA", deu até calafrios... os pais da pátria se reviram no túmulo com uma frase dessas...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36476
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3153 vezes

Re: Brasil na OTAN

#73 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 06, 2019 11:44 am

Acredite-me JRicardo, para a cúpula militar, política e econômica deste país, o que o atual presidente fala, não se escreve.
Se é que me entendes...

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder